usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

A Equação Custo x Risco x Benefício (Parte 2)  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




No último post, falei que comprar no exterior pela internet não é só uma questão de se encontrar o menor preço, mas também de ponderar sobre os problemas que podem acontecer ao se optar pela compra. Não se trata apenas de pensar em termos de custo x benefício, mas também de risco x benefício.

Hoje vou contar como encaro essas compras, e em quais situações assumo riscos. Mas ó, gente, esse post não é uma recomendação, estou apenas contando minhas venturas (e desventuras) net afora, ok? Se você faz o tipo ansiosa e se descabela esperando o pacotinho, fica a dica: faça o que eu digo, não faça o que eu faço. ;)

Minha Regra nº 1: Teoria do Whisky

Meu critério pra delimitar essas compras online é bem rigoroso. Tenho pavor de juros no cartão de crédito, então nunca me excedo. Fico com um olho nas novidades e outro na cifra do carrinho de compras. Chamo isso de Teoria do Whisky, conhecem? É uma metáfora (óbvio! rs) mas funciona assim: todo mês eu me programo separando o dinheiro do leite e o dinheiro do whisky. O do leite é o do essencial, do que eu preciso pra morar, comer, vestir, etc, sem passar perrengues. O do whisky é o excedente, aquilo que posso gastar sem ficar apertada no final do mês. Não importa se é R$30 ou R$300, mas pra dormir tranqüila só assumo riscos com o dinheiro do whisky.

Minha Regra nº 2: Vale a Pena Assumir os Riscos?

Às vezes vale. Na semana passada comentei sobre a dinâmica dos perfis conservador, moderado e arrojado de quem aplica na bolsa, e expliquei que nas compras internacionais pela internet a sistemática é parecida: quanto maior o risco, maior o ganho, e vice-versa.

E como eu, Renata, faço? Pondero sobre a equação custo x riscos x benefícios em cada caso.

Pra coisas bem baratinhas e pequenas, tipo esmalte, batom ou pincel, eu encarno o perfil arrojado e arrisco mesmo, pra turbinar o ganho. Peço o frete mais baratinho que tiver, mando o seguro às favas e seguro-na-mão-de-deus, no melhor esquema hoping for the best, but expecting the worst! Nunca me falhou (exceto no caso fatídico da máquina-portátil-fazedora-de-bainhas). Mas é uma aposta, percebem? São riscos que eu assumo para que o preço fique matador. Lembrando que só faço essas loucuras porque antes de qualquer coisa apliquei a Teoria do Whisky, que já é um contra-freio prévio.

Mas se for uma coisa mais cara, muda tudo. Incorporo imediatamente o perfil conservador, e me cerco até os dentes com as ferramentas de precaução. Afinal sou doida, mas não a ponto de rasgar dinheiro, né?!

Só que cada cabeça é uma sentença. Então se você faz o tipo conservador e não consegue dormir até que receba o pacote, use sempre o frete com rastreamento e contrate o seguro de transporte, mesmo que a compra seja pequena.

Minha Regra nº 3: Avaliando as Encomendas como um Todo

Como eu disse no post passado, segurança não cai do céu. Ou pagamos pra mitigar os riscos ou teremos que assumi-lo eventualmente. Mesmo no perfil conservador, o risco de ter algum problema está presente. Claro que é um risco bem menor, mas ainda é um risco.

E como eu faço?

Ao invés de me descabelar por causa de 1 (único) pacote, avalio essas encomendas como um todo: os brindes que recebi anteriormente, os descontos para as próximas compras, a diferença de preços com relação ao Brasil, a sorte quando não passa pela Receita e por aí vai. Em 95% dos casos, é um bom negócio, mesmo com a tributação (e olha que o Conrado não está perdoando um pacotinho meu, o danado!).

Entenderam meu raciocínio? Então ao invés de ficar lamentando aquele pacotinho que está demorando, eu procuro olhar o cenário global. E, no final das contas, o meu saldo é positivo, por isso continuo comprando lá de fora.

E vocês, como fazem?

Renata Kelly (colaboradora)

19 comentários

Eu nunca comprei nesses sites do exterior, mais por medo do que não confiar nos produtos, pois como você disse vale muito a pena. Qual site indicaria pra uma pessoa beeeeemmmm conservadora? hehe

Oi Renata, eu continuo me lamentando pelo pacote que nunca chega! hahaahha
bjs Jó

Oi Querida! Amo essa série q vc ta fazendo e super concordo com tudo!

Sou arrojada, e não tenho mto medo não, mas nunca tive, eu comprava pela Internet coisas qdo ninguem comprava. Então nunca fui conservadora, sou até um pouco louca talvez. ehehehe


Atualmente estou com 3 comprinhas pra chegar de lá, e inclui: roupa, sapatos, cosmeticos e por aí vai...mas assim, tudo em doses homeopáticas e lembrando sempre se AQUELE produto compensa o risco e se por aqui não acho nada mais em conta.

Bom, é isso!!!

Beijo beijo..

Até agora assumi o risco de compras virtuais, em geral. Acreditem, não é só site gringo que dá problema. Tive problema com 2 sites daqui do Brasil que nunca mais volto a comprar.

Quanto às compras nos sites internacionais, fui taxada uma vez somente de talvez 12 compras e até ontem nunca tinha tido problema com desaparecimento de encomenda. Demora um pouco, às vezes, mas chega. Infelizmente foi até ontem... Uma das minhas encomendas que estava esperando consta no site dos Correios que foi entregue, mas no entanto, não recebi nada na minha casa. Já abri uma ocorrência por telefone nos Correios e vou ver como vai terminar a situação.

Tenho pelo menos mais umas 4 encomendas para chegar e agora estou com bastante receio, pois nenhuma tem rastreio. E geralmente, compro sem rastreio, mas vou pensar 2x antes de fazer isso.

É... Vou ter que me agarrar com a mão de Deus.

Tarcisia, isso já aconteceu comigo! Foi na época que ainda ficava enlouquecida esperando caixa, daí acompanhava o rastreamento direto. Vi de manhã que o pacote tinha saído pra entrega, e fiquei naquela ansiedade. Deu 18h nada do pacote, mas no site constava como entregue. Fui até no outro condomínio (um quilômetro daqui) ver se tinham deixado lá. No dia seguinte liguei pro correio desesperada, e fiquei uma hora no telefone sendo transiferida, até que descobriram o problema: o carteiro colocou como entrega concluída, mas na verdade não tinha tido tempo de passar aqui em casa. E deve ter levado um sabão e me odiado muito, pq só fui ver a cor da caixa dois dias depois!

Espero que seja algo do tipo acontecendo com vc tb.

beijoca!

Olá Amiga, tudo bem?
Compras online são sempre um risco, mas dependendo da oferta até vale a pena =)
Você tá sabendo da promoção de Dia dos Pais que tá rolando no blog da AkakiaRJ? É legal porque, além de garantir o presente do seu pai, você ainda garante um kit pra você também! Dá uma passadinha lá pra saber mais =)
http://bit.ly/bCGn7q

Beijos!

eu faço exatamente igual a vc!kkkkkkkkk!

Isabella Rabello   says 28 de julho de 2010 às 15:53

Tb adoto a "Lei do Whisky". Sério, todo mundo tem que ter um orçamento pessoal, nem que seja o mais básico de todos, tipo Receita x Despesa. Isso ajuda demais a saber quanto realmente temos pra gastar no mês.

O meu orçamento é bem avançado pq já faço tem algum tempo, então já sei que mês que vem, por exemplo, terei que tirar um pouco da poupança, pq terei algumas coisas extras pra pagar. Porém, essa poupança foi feita ao longo do tempo, justamente com o que sobrava de alguns meses para situações de imprevisto. Nunca se sabe quando passaremos mal ou qdo surgirá um niver de última hora.

Oi, Renata!
Um little help!
Tô querendo comprar um óculos de $98 doletas no site shopbob.com... após fazer as contas todas de quanto ele custa aqui e quanto custará com o imposto de 60%, ainda vale a pena. Minha dúvida é... o envio: tem duas opções: UPS e USPS, a primeira rastreável e líquida e certa, pelo que li, que vou ser taxada. já o USPS não tem track number, mas há uma remota esperança de pelo fator sorte, apesar de já imaginar a tua resposta queria um help teu... :)
Obrigada!

Ana,

Foi exatamente o que aconteceu comigo. Só que eu fiz uma reclamação nos correios e depois liguei para o gerente da segurança dos Correios (na verdade, o meu marido). Ele informou que teriam que dar conta da encomenda porque se não seria caracterizado crime de peculato. Menina, rapidinho o negócio se resolveu e no início da tarde o pacote já estava em minha casa. A pessoa dos correios falou que a pessoa responsável pela inserção de dados no sistema de rastreio se enganou. Mas, eu acho que o carteiro fez foi levar pra casa o serviço.
Só sei que se alguém tiver problema parecido vá atrás, ligue nos correios e faça a reclamação exigindo o nome da pessoa que recebeu e o nome do carteiro que entregou. Se não se resolver, vá à Polícia Federal e denuncie. Uma coisa importante: não demore a fazer tudo isso, pois quanto mais tempo demorar, mais chance do seu pacote desaparecer.

Beijos.

Ana,

mais uma coisa importante: o setor específico de segurança dos Correios é a GINSP. Procure o telefone da central dos correios na cidade e peça pelo telefone desse setor e faça a reclamação. Além de fazer também a reclamação pelo telefone que fica protocolada e tudo mais. No entanto, só dá para fazer isso se você tiver o número de rastreio.

Renata, estou amando esse série! kkkk Já contei aqui que na minha primeira compra, em um blog super maneiro, os 'competentes' sumiram com meu pacote! Ok...tudo bem eu rodei a baiana literalmente (pois sou soteropolitana) e ai consegui que eles devolvessem quase que 80% do valor da compra. Ai, prontinho, decidi não pedir mais encomendas via pac. Comprei na Cherry Culture, sem rastreio, foi mais legal por que não tive como ficar olhando toda hora o andamento e chegou em 26 dias. Ai recebi uma graninha extra e comprei um kit de pinceis sigma e clarooo a tão sonhada paleta de sombras com o Tio Coreano, essas comprinhas são recentes, falta muitooo para chegar.Acho que só na segunda semana de agosto que começarei a arrancar os cabelos.
Por fim, tô louca para comprar no Brigite Boutique, alguém já comprou lá?
Beijos!
Ah do wisque é muito boa viu? Eu fiz isso! Se sumir vou chorar menos... mas estou segurando nas duas mãos de Deus.
Meninas detalhe fiz uma compra na segunda em uma loja por e-mail a Audrey (porta make em acrilico) e chegou hoje! O detalhe é que a Fazenda abriu o meu pacotinho e averiguou o que tinha dentro e ainda passou o lacre deles...naum entendi nada. Mesmo de Sampa para Bahia eles analisam éam?

Olha eu estou me dando muito bem nas compras internacionais, só fui taxada uma vez, e já estou na 20a comprinha, mas não fujo por nada do meu orçamento, compro pouco, vou fazendo uma lista do que quero e espero pra comprar aos poucos, e quanto a espera das encomendas sou super tranquila, não fico desesperada com a demora já tive que esperar 68 dias pra chegar uma e no e-bay as vezes chega com 11 dias o que aconteceu com a última.
E olha que se fosse por experiência própria na minha 3 ou 4 compra internacional clonaram meu cartão e saíram comprando loucamente (era pra ter desistido nè?)mas não porque realmente compensa muuito e consegui resolver o problema a tempo!!! Aqui vai uma dica que a Renata já apontou mas foi nos comentários.
SEMPRE QUE FECHAREM UMA COMPRA EM QUALQUER SITE INTERNACIONAL OU BRASILEIRO, INCLUSIVE NO PAYPAL
DESCONECTE DA PAGINA, LOGOUT ENFIM TENHAM A CERTEZA QUE FECHARAM O SITE EM QUE ESTAVAM COMPRANDO OU PAGANDO.
Eu fui uma "tonta" e deixei aberto, por isso que me clonaram.
Beijosssss

Olá Renata, adorei o post, faço o mesmo que vc! rsrsrs
Faz pouco mais de 1 ano que compro nos sites gringos, já foram mais de 20 compras, cosméticos, maquiagens, roupas... normalmente compro em sites já testados por outras meninas e nunca tive uma encomenda extraviada e apenas uma taxada (culpa minha por causa do valor e do nº de produtos, mas mesmo assim economizei 40%)
Faz um tempinho descobri um site de perfumes que por causa dos baixos preços mesmo sem indicação resolvi arriscar e hj só compro meus perfumes lá, a entrega já demorou até 40 dias, porém a diferença de preço aqui no Brasil chega a 50%!
Em todas minhas compras arrisco o frete mais barato, porém tenho o cuidado de não ultrapassar os tais 50 dólares, já tive inclusive que dividir algumas vezes uma compra em duas, sei q esse valor ñ faz com que minha compra seja ou não taxa pela Receita, porém até hj deu certo e como dizem, em time que se ganha não se mexe...rsrsrs
Beijos prá todas as meninas.
Bianca Pascale.

Eu pelo menos fui taxada em 1 encomenda só de várias que eu já pedi, que fiz no strawberry... Mas foi no final do ano, demorou uma década pra chegar e quando chegou foi taxada... Já a ultima que eu fiz por esses dias chegou rapidinho se eu não me engano em uma semana, no morangão tbm... A unica que eu tive que teve problemão mesmo foi uma que fiz na nonpareil e não chegou, depois o pacofte foi pra lá e descobri que o erro foi meu, que não preenchi o nro da casa no endereço da entrega... Lembro que fiz em setembro a compra e foi chegar lá em janeiro, mas foi culpa minha mesmo rsrsrsr

Priscila, para uma pessoa beeeeem conservadora o ideal seria pedir daqui mesmo. Lá de fora, a mais conservadora ainda é o Morangão, que (apesar de um pouco mais caro para nós, brasileiras) garante o reembolso do imposto e tem "free shipping" com rastreamento.

Jó, esse teu pacotinho tá que nem o primeiro sutiã, a gente nunca esquece, hahahaha!

Tati Costa, eu tbm estou com 3 vindo por aí, mas só um tem rastreamento. Perfil Indiana Jones [quase] total!!!

Tarcisia, tô boba com a sua história. Ainda bem que deu tudo certo no final!

Akakia e Anomina, ponderando os riscos vale à pena sim!

Isabella, a Teoria do Whisky é velha amiga minha, hehehe, fui morar sozinha muito cedo, então zelar pelo orçamento sempre foi Regra Sagrada. Essa reserva de economias tbm é super importante. Bom saber que todo mundo tá comprando com moderação.

Ana Flavia, é aquilo mesmo de assumir o risco. Pelo UPS o desembaraço aduaneiro (leia-se a cobrança do tributo) é parte do processo de entrega, então é certeza de taxação dos 60% (imposto de importação) + ICMS (que varia conforme o estado + taxas administrativas, porém chega rapidinho. Já pelo USPS tem a chance de passar batido pela Receita (ou de só pagar os 60% sem ICMS), mas demora séculos e sem cósigo de rastreamento é risco bem alto se extraviar. Ta vindo pra mim uma armação de óculos (mas de grau, e de outro site) desse valor + ou -, mas pedi com rastreamento pelo USPS (risco mediano, pois sumir não some, mas a chance de ser taxada é de 99%, só um milagre me salva dessa, rsss!)

Lis, sou freguesa da Audrey aqui na Liberdade (agoro as caixas acrílicas de lá, são as mais bonitas e + baratas), mas essa da receita abrir o pacote de SP pra Bahia é novidade pra mim. Vivendo e aprendendo...

Vera, 20ª compra? Tô falando que tu tá me saindo a própria Indiana Jones, hahaha!

Bianca, que sorte a sua de só ter sido taxada 1 vez. Eu sou com frequencia, impressionante! eu acho que é aqui em SP que os fiscais estão metendo a caneta, pois minha mãe pede até elefante pardo pelo correio no RJ e não é taxada.

Acho que vou fazer uma enquete sobre os estados onde os fiscais são mais linha dura, o que vcs acham?

Bjs!

é realmente uma opção de riscos, eu prefiro calcular o preço junto com a taxação, só irei comprar se eu for capaz de cobris uma taxa, e que mesmo assim sobe dinheiro o fim do mes, para não passar perrengues, como voce disse no seu post, temos que separar dinheiro do leite do wisk e no meu caso, das multas tbm! kkk beijaoo

www.belezadoce.blogspot.com

Eu só compro praticamente em sites internacionais não tanto pelo preço, mas principalmente porque os produtos que quero não estão disponíveis no Brasil.

De toda a forma, os riscos são muito relativos. Quem garante, por exemplo, que ao sair de casa para comprar um produto em uma loja física brasileira eu não posso ser assaltado e ter um prejuízo muito maior do que se tivesse recebido um calote pela Internet?

Pois eh menina, abriram meu pacotinho!!! Hihihi. Ainda bem que tinha nota fiscal, simplesmente amei os acrílicos, estou apaixonada!! Mês que vem que em aguarde. Olha acho ótimo que vc faça um post sobre os temiveis aduaneiros beijos

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação