Já recebeu produto errado do Morangão?
Categoria(s) colaboração, compras online (manual) |
por Ana Farias |
Compro no Morangão há muito tempo, já tenho até aquele descontinho eterno de 10% sobre o valor total da compra, que - no caso de perfumes - elimina o frete. Ó só que beleza! Só que estatística é uma coisa impiedosa, mais cedo ou mais tarde ia dar algum problema. E deu: vieram três produtos errados numa mesma leva. Vai ser pé frio assim lá longe...
Comprei lá o trio (xampu, condicionador e máscara hidratante) Repair Rescue da Schwarzkopf. Pedi o azul (para cabelos normais) e recebi o vermelho (para cabelos danificados).
Escrevi pra eles explicando o que aconteceu, e perguntando como poderíamos fazer.
Primeiro me respondeu a Rosalinda, dizendo que minha reclamação demandaria algumas verificações e que ela responderia em breve. Cá entre nós, essa expressão em breve deveria estar no dicionário com o significado de enrolômetro oficial, ou seja, ninguém vai te responder tão cedo e o seu problema vai cair no limbo.
Dito e feito! Passaram-se 8 dias e nada da Rosalinda me responder. Insisti, dessa vez com cópia pra Teresa, que respondeu com cópia pro Joe, que teoricamente deveria resolver o meu problema. Sentiram a trança, né?
Depois de muito vai e vem de emails, finalmente o Joe entendeu o problema e disse o óbvio ululante: que eu poderia escolher entre receber a grana de volta ou trocar o produto. Incrível! Precisei de 11 dias e 6 emails para que alguém me dissesse isso. E, muito resumidamente, o que rolou por email foi essa conversa:
- Tá ok, então eu quero trocar pelo Repair Rescue azul. Você pode verificar se tem dele em estoque?
- Temos sim, já vi no sistema.
- Joe, eu queria que você confirmasse direto com o estoquista se tem o azul para cabelos normais, pois o problema todo ocorreu justamente porque, na compra, o sistema confirmou o produto errado.
- Infelizmente, não temos como confirmar isso presencialmente, mas nosso sistema é confiável, blá-blá-blá.
Antevendo que eu ia receber tudo errado de novo, mudei de idéia e decidi pela devolução com reembolso. Pedi ao Joe que me dissesse como proceder.
Basicamente, eu deveria mandar para o endereço deles em Hong Kong os produtos intactos (até aí, ok), com cópia do Delivery Note, cópia desse email, e explicar o motivo pelo qual eu estava devolvendo. O envio deveria ser com rastreamento, mas sem ser courrier, pois este tipo de envio eles não reembolsam. E só quando os produtos fossem recebidos lá, eles reembolsariam, via PayPal, o valor dos produtos e o frete de volta.
Problema nº 1: Se HK fosse aqui pertinho, beleza. Mas com o vulcão atrapalhando as rotas de avião daquelas bandas (foi exatamente nesta época), o pacote ia levar meses pra chegar lá. Enquanto isso, eu ia ficar esperando o reembolso pra poder comprar o trio maravilha em outro canto. Isso sem falar no risco de chegar lá quebrado. E aí, será que eles aceitariam mesmo assim? Essa resposta não ficou nada clara no email dele e minha cota de Indiana Jones já estava estourada.
Problema nº 2: O trio, com a caixa, a nota, os emails e a explicação pesavam – juntos - quase 1 kilo. Fiz uma cotação rápida com os correios brasileiros e a voz anasalada do outro lado da linha disse: Senhora, pra Hong Kong esse peso vai ficar em torno de R$ 110.
Socorro, tira a faca! Eu já tinha investido R$ 130 nos produtos e agora ia ter que desembolsar mais R$ 110 pra devolver, sem saber ao certo quanto tempo ia levar e com o risco do treco quebrar ou extraviar no meio do caminho? Além do mais, os 3 vieram sem lacre. Eu nunca comprei nada da Schwarzkopf antes, então nem sei se os produtos vêm com lacre. Vai que, chegando lá, eles resolvem que sem o lacre não reembolsam e o negócio volta pra cá. Ah, não! Eu não estava a fim de colocar dinheiro bom em coisa incerta.
Olhei pros 3 produtos e achei que talvez fosse o caso de dar uma chance e eles. E assim fiz! Hoje estão no box do meu banheiro, já quase pela metade. E foi assim: recebi limões e só me restou fazer deles limonada!
E vocês? Quem mais teve que devolver produto?
Renata Kelly (colaboradora)