usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Acne Juvenil, Acne Adulta e Rosácea - Começando a Conversa - Parte I  

Categoria(s)

por Vivi




Provavelmente uma das queixas mais constantes nos consultórios (e nas nossas lamentações privadas) a Acne e as marcas deixadas por ela, são chateações recorrentes que atingem pessoas de ambos os sexos e em todas as faixas etárias pós-adolescência.

A formação da Acne é estimulada por hormônios masculinos (que também estão presentes no organismo da mulher). Ao contrário do senso comum, ela não é fruto "da sujeira" acumulada sobre a pele. Mas é, sim, piorada por ela.

De acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBDC):

"As glândulas sebáceas são conectadas aos folículos pilosos (espécie de canalículos que contém o pelo); elas produzem uma substância oleaginosa chamada sebo que alcança a superfície da pele após seu esvaziamento através de uma abertura do folículo piloso.

Acredita-se que o sebo estimule as células da parede interna do folículo que, então, desprendem-se mais rapidamente e se agrupam formando um "tampão" na superfície da pele. A associação de sebo e células propicia o crescimento bacteriano no interior do folículo.

As bactérias em crescimento no interior do folículo podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular e, então o sebo, bactérias e células descamadas da parede do folículo derramam-se na pele causando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus - a "espinha".

A acne não é causada por sujeira. O ponto negro muitas vezes percebido na porção mais superior de um comedo nada mais é que substância oleosa (sebo) ressecada associada a células descamadas na abertura do folículo piloso e não sujeira como muitos acreditam."

Temida como um boato ruim, a Acne na Mulher Adulta é também muito comum e muitas vezes acaba considerada como uma herança maldita da adolescência, mas não é. Ela pode aparecer também em mulheres que nunca tiveram acne antes. Manifesta-se não apenas com as pústulas e comedões da acne vulgar (ou Juvenil), mas também como nódulos doloridos (que chamamos de 'espinha interna') e hipersensibilidade e vermelhidão da pele.

Rosácea é diferente de Acne


Apesar de constantemente comparadas, Rosácea e Acne são diferentes problemas de pele.

De causas ainda não conhecidas. a Rosácea atinge mulheres normalmente entre 30 e 40 anos (mas pode ocorrer também fora dessa faixa usual). Suas manifestações mais comuns são:

- pele avermelhada
- sensação de calor local
- vasos sanguíneos evidenciados

Em estágios avançados, pode apresentar elevações avermelhadas na pele, com ou sem pus, que podem evoluir para nódulos. E o temidíssimo nariz de batata (bulbous nose).


Quanto mais clara a pele, mais suscetível. Até mesmo por isso, a pele atingida por rosácea é ainda mais sensível aos efeitos negativos dos raios solares do que aquelas que têm Acne Juvenil, onde a radiação também é nociva, principalmente em relação às cicatrizes.


NO MEU CASO PESSOAL

Eu, Vivi, não tenho acne. Na adolescência tive nas costas e no colo (horrível, tenho marcas até hoje), mas não tenho acne adulta.

Em compensação, tenho rosácea. Li que ela também é conhecida na europa como 'herança Celta'. Bom, eu não tenho ascendência celta, mas certamente sou mais branca do que um Snow Flakes Kellog's, por isso confirmo na pele que quanto mais clara, mais sensibilizada ela fica.

Ainda bem que não sofro de alergias frequentes (imaginem, como eu iria usar tantos cosméticos???) como acontece com a Ana, sobre isso ela pode falar melhor que eu.

O presente de grego que a rosácea me reservou foram os vasos vermelhos. Mas juro que nunca mais reclamo dos vasos, depois que vi o nariz de batata. E ainda existem pessoas que falam que problemas de pele são frescura... Imaginem o quanto doem aqueles nódulos! Fiquei com pena, mesmo.

Em relação ao Laser, como não tenho cicatrizes de acne na face, não posso depor sobre isso em tom pessoal, mas já adianto que haverá post a esse respeito, porque foi, sem dúvida, o tópico que gerou mais dúvidas.

O que posso dizer é que os vasinhos da rosácea foram apagados do meu rosto e estou megablaster feliz por isso. ;)

Consulte:
Texto completo da SBCD
Acne - Sociedade Brasileira de Dermatologia


Próximo post:
Tratamentos
Controle e Prevenção
Cicatrizes

16 comentários

Eu tenho acne E rosácea (que bênção né?) mas ambas estão super bem controladas pois passo frenquentemente na dermatologista. Post muito explicativo, adorei! Bom para as meninas que tem esses problemas e não sabem identificar... inclusive, antigamente eu achava que ao invés de rosácea eu tinha dermatite seborréica, devido a um diagnóstico errado de outra médica. Uma sugestão de post também!
Bjos às Twins!

Aqui no sul é relativamente comum ver gente com rosácea...

OI Vivi!!!
Ótimo post e muito esclarecedor.
Só um errinho: quando vc diz "eu não tenho descendência celta" o correto seria dizer "ascendência".
Beijos
Andrea

eu tenho rosacea desde que nasci rs sorte que a minha tb é 'branda', só os vasinhos, sem espinhas, nariz de batata etc. e tem gente com muuuita sensibilidade, que mal pode usar maquiagem, tb não é meu caso. Espero q não piore quando eu engravidar, pq muita gente começa a ter nessa época. O ruim que os 500000 vasinhos na cara tb me incomodam d+. Eu já sou timida, daí fica muuito vermelha piora a situação. apresentar trabalho na faculdade é um inferno pra mim. E to doida pra ler sobre o laser q vc fez q deu certo, pq eu fiz 2 vezes, gastei um dinheirão, minha cara ficou enorme e com bolha da primeira vez e não vi diferença =/

Vivi, fala mais sobre vasinhos pq acho que eu tinha uma idéia errada sobre, pq o que eu pensava ser não teriam saído com o laser pq eles seriam veinhas mais aparentes.
Agora fiquei confusa rs, apesar da minha morenice consigo ver alguns vasinhos no rosto e me preocupam

Eu tenho acne... arg!
Mas eu tenho pouca acne e este é o problema. Minha espinha não dá pus nunca, fica só uma montanhazinha vermelha. Parece que está sempre sarando, já nasce sarando e fica um mês sarando. Estou sempre fazendo tratamento e a dermato fala que a minha pele é boa: só 5 espinhas e todas sarando! Aí eu mudo de dermato faço um monte de exames, uso um monte de coisas (já tomei roacutan, antibiotico, etc) e um ano depois continuo com 5 espinhas sarando e ela fala que a minha pele é boa...
Ai desculpe o desabafo, mas estou meio cansada.

Vivi,
Depois de ver este nariz eu tb nunca mais reclamo de nada!!!

Bjs.

Estou amando essa nova tag do blog. Você é muito corajosa, sofri a cada dia que você postava as fotos e agora vendo você linda, fico aliviada. Tenho 26 anos e minha pele está querendo mostrar que tem 15...cheia de espinhas... buáaaa e eu faço tratamento cerrado. Preciso mudar a alimentação, mas sou muito ansiosa e como muitooo, apesar de não engordar o sebo vai todo para o rostinho!
Beijooo

nossa, neu pensava que rosacea era acne, é bem mais serio né

por favor, faça um poste sobre veias na face, eu tenho algumas, e me encomedam, me deixam verde rsrs

bjs

Eu venho sofrendo muito com a acne da mulher adulta. Na adolescência tive uma acne levíssima, nunca foi um problema pra mim, mas agora, aos 25 anos, me vejo com a pele quase chegando no estado da foto que ilustra o post.

É muito triste, e é muito desanimador ao mesmo tempo, já que a maioria dos tratamentos não surte o efeito desejado. O Roacutan não controla os hormônios, os anticoncepcionais nunca tem o efeito desejado, os antibióticos só trazem outros problemas pro organismo, não fazem nada pela pele.

Estou nesta luta desde janeiro deste ano e até agora não vi melhoras, tem sido muito difícil pra mim principalmente com a aproximação do verão, já que sei que não terei coragem de ir à praia/piscina pra não ficar sem maquiagem.

Muito obrigada por esta série de posts, espero que ela traga alguma informação que me ajude!

Ótimo post, Vivi! Eu tenho acne adulta. Espinhas normais, cravos e espinha interna. Tenho também algumas marcas da adolescência. É péssimo, mas não sei se compensa fazer o tratamento, por causa dos efeitos colaterais.

Eu não tenho acne adulta, mas tive na adolescência e foi muito dificil. Ótimo post.

Tenho 26 anos e tenho acne, não como essas da foto, mas se eu deixar, de vez em sempre aparece uma espinha aqui e ali... the horror. Eu uso um antibiótico tópico chamado Clindoxyl Gel, melhorou 90%. Fico meses sem aparecer nada no rosto, de vez em quando aparece uma, mas nada fim do mundo.

Caraca! finalmente alguem falando da rosacea!
Esse problema me aflige ha 5 anos, e dei muito murro em ponta de faca pra conseguir achar os produtos certos pra poder me maquiar e nao piorar a rosacea. o trendy twins, o truques de maquiagem e o 2beauty me ajudaram bastante nisso e sou grata a eles.
hoje me considero expert em rosacea,e mais ainda na minha pele, sei o que funciona pra mim e o que nao funciona, e nunca mais reclamei da rosacea porque com a atitude correta ela melhora muito, para de arder que nem lenha no fogo.
agradecimento profundo a blogueira!

Sempre tive acne e espinhas, minha pele é oleosa, o couro cabeludo tb... enfim uma tragédia grega completa. O que resolveu os meus problemas foi o anticoncepcional diane.
Mas resolvi que vou engravidar, 6 meses sem tomar remédio...adivinha????? As espinhas vieram aos montes!
Como não posso tomar remédio nesse período o que estou fazendo até engravidar...limpeza de pele e peeling de cristal para reduzir a oleosidade. A dermatologista receitou um gel para secar as espinhas, 2 tipos de ácidos para q eu vá alternando a noite, e protetor solar MINESOL (ROC) p pele oleosa.

Bom bom não está... mas estou conseguindo conviver numa boa.

Ainda não sei como será qdo eu engravidar.

Espero q tudo melhore...hahahah...

bjos!

Tb sofro de rosácea. Depois que fiz 30 anos tudo começou, fiquei desesperada pq minha pele era muito bonita. No começo sofri, chorei... agora já me acostumei. O problema é que conforme os anos vão passando, os vazinhos vão aumentando. Comprei o Hidratante da Clinique (peles com rosácea) e não adiantou de nada, dinheirinho jogado fora. Adoraria se vc abordasse o tema novamente.
beijos

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação