usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Aumento de IPI nos Cosméticos - Futilidade Pública  

Categoria(s)

por Trendy Twins




É um texto longo, mas leiam, por favor, amores!

Desde a semana passada começou a circular um comunicado pela web, assinado por um representante da ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosmética, divulgando a possibilidado do Governo brasileiro aumentar a alícota de IPI para o setor de cosméticos e afins.

Como fazer barulho por nada não é nossa intenção, procurei saber por quem está envolvido no setor se o comunicado era verdadeiro ou não. A resposta é, como tudo no nosso país, a princípio é apenas um boato. Porém um boato com grande fundamento e assim, chances enormes de se tornar realidade.

Todos sabemos que o mundo atravessa uma tremenda crise econômica. Eu não vou ficar aqui explicando como diferenciar o sexo das lagartixas. O Governo brasileiro baixou as alícotas de IPI em diversos setores, para fomentar o consumo e evitar a famigerada recessão, que, em breve resumo, é quando a roda do Consumo, como um todo, para de girar. O cidadão não consome e a Indústria não vende. Se a industria não vende ela reduz o quadro de funcionários. Sem emprego a pessoa definitivamente não compra nada. Não comprando nada o Comércio se abala e as portas começam a se fechar, provocando mais demissões e daí por diante, até que tudo vire um caótico nó, com Economia paralizada.

Baixar taxas de juros e IPI nos setores de Construção, Automóveis, produção de eletro-eletrônicos e outras coisas é uma solução brilhante ( praticamente a única com efeito rápido) para aumentar o consumo.

Como ninguém aqui é bobo, sabemos perfeitamente que existe aquela coisa chamada Orçamento da União. Que, nada mais é, do que o valor que o Governo tem para manter todo o país em movimento, durante o período de um ano. Esse valor sempre é divulgado no início de cada ano. Ele é votado e aprovado de acordo com as contas apresentadas e a atividade econômica é o grande gerador de dividendos (GRANA, MONEY) para que isso aconteça. Vocês ficam dentro do seu orçamento previsto para o mês? Não, né. Então, o Governo também não.

Acontece que o nosso dinheiro e orçamento estourado, depende do nosso trabalho e da maneira como gastamos ou investimos esse dinheiro. O Governo não "trabalha". O Governo gerencia recursos, que são obtidos através dos impostos que todos os setores pagam. Os Municípios, os Estados e nós, Cidadãos, somos os provedores da folha de pagamento do Governo; seja através do consumo, seja através do pagamento direto de impostos (Leão, oi? ICMS? IPVA?IPTU?)

Dessa maneira, quanto ele reduz o valor do IPI que ele receberia de um setor (Construção, opr exemplo), aquele dinheiro fará falta no Orçamento do ano. O Governo vai apertar o próprio cinto e cobrir a despesa? Óbvio que não. Ele vai tirar de outro setor. Porque o último calo a ser pisado é o calo governamental, minhas queridas.

Para cobrir esse buraco no orçamento, o Governo brasileiro já aumentou os impostos sobre cigarros e bebidas alcóolicas. Nenhuma novidade até aí, porque esses são sempre os primeiros alvos, já que se tratam, praticamente, de drogas lícitas.

Agora, conforme sussurra a boataria, a mira do aumento nos impostos estaria no Setor de Cosméticos e Higiêne, considerado como aquele que negocia ítens supérfluos.

Eu não vou mesmo entrar na questão da superficialidade do batom ou do sabonete. Não vou mesmo. Só quero deixar muito clara uma opinião pessoal.

Alguém dentro desse Governo já olhou os números do Setor de Cosméticos? Ou ele é tão superficial que não merece um relatório? Tipo, esses números retirados do Comunicado da ABIHPEC:

"A carga tributária direta que agrava o setor, já é extremamente elevada. Abaixo o percentual de carga tributária em alguns produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), com base no Estado de São Paulo, incluindo todos os impostos sobre vendas: IPI, PIS/Cofins monofásico e ICMS da operação própria da Industria e da Substituição Tributária:

Perfume - 123,2%
Esmalte para Unhas - 98,0%
Batom - 94,0%
Cremes para Pele - 92,5%
Tintura para o Cabelo - 91,5%
Condicionador para o Cabelo - 78,6%
Desodorante - 62,0%
Shampoo - 60,6%
Sabonete - 57,4%
Absorvente Higiênico - 55,8%*
Papel Higiênico - 51,3%*
Protetor Solar - 50,2%
Fraldas Descartáveis - 47,7%
Escova Dental - 41,4%
Creme Dental - 37,8%

Conforme Instituto Euromonitor, já com dados consolidados do ano de 2008, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial, com 8,6% de participação no consumo mundial de produtos de HPPC, tendo a frente apenas os Estados Unidos e o Japão.
É o primeiro em desodorantes; o segundo em produtos para os cabelos, perfumaria, produtos masculinos, higiene oral, infantil, protetor solar e produtos para o banho; o quarto em maquilagem; e sexto em produtos para pele. As categorias de maquilagem e produtos para pele, em que o Brasil não se situa entre os dois primeiros, são, em geral, as que são agravadas com alíquota de impostos como mencionados acima de 94,0% a 98,0 e 92,5% respctivamente.

O Mercado de Consumo Brasileiro tem 8,6% do mercado mundial."


Em resumo, a análise superficial e preconceituosa de quem gerencia nossa economia, pode fazer com que milhares de brasileiros percam o emprego. Tudo porque eles só pensam no consumo de cosméticos em sua fase final, quando a moça passa o esmalte nas unhas. Mas não vêem (será que não?) que essa moça trabalhou na fábrica de embalagens, o marido na de adesivos, o filho faz estágio na agência de publicidade que tem a conta do esmalte... E que se o preço for alto demais, na casa dessa família, não é esmaltes que vai faltar, mas emprego.

Não podemos ficar caladas diante disso. Todos nós temos responsabilidades dentro da crise. Antes de nos rotular como consumidoras fúteis, refaçam suas contas porcas e parem de pagar passagens de avião para a família dos Excelentíssimos passar férias na Europa. Diminuam o valor do Auxílio Gabinete. Parem de pagar aluguel para políticos em geral, porque se a distância geográfica de Brasília é um empecilho para a carreira de um político, por que ele não pede para sair?

Eu aceito aumento de taxas de impostos em qualquer setor, qualquer um mesmo. MAS SÓ DEPOIS QUE O GOVERNO BRASILEIRO ENXUGAR O CABIDE DE EMPREGOS, OS GASTOS ABSURDOS COM A FOLHA DE PAGAMENTO E PARAR DE GASTAR MAIS DO QUE ARRECADA.

Quando as contas estiverem todas certinhas, translúcidas, eu pago mais, sem reclamar.

E aí, meninas, vamos fazer barulho? Comentem, divulguem, linkem. Ajudem a mostrar para esse pessoal que, se eles não entendem os números, nós entendemos. Se for preciso, a gente faz um desenho...

Boa

* para esses produtos eu queria saber qual a altenativa não-supérflua.

23 comentários

Era só o que faltava, viu, Vivi!
Como se os impostos desses país já não fossem mesmo extremamente abusivos!
Já estou aqui irritadíssima...
Ah, pasta de dente e papel higiênico são mesmo muuuito supérfluos! Folha de bananeira existe pra que, não é mesmo?
Aff!

Futilidade nada, gathas!Isso nos afeta terrivelmente....sim sim!
O consumo aumentou, o Brasil é um dos países que mais consome/investe em cosméticos, e o governo, nada bobo....

Gathas, quero deixar tbm um recado desabafo para vcs, que tbm já passaram por isso: vamos reforçar na Blogsfera, que deveria ser um ambiente amistoso, que esse negócio de posts anônimos e ofensivos é uó.Infelizmente, o MADAME tem problemas pois existe muita gente que não sabe respeitar o espaço do próximo!

Grande beijo, PAPO DE MADAME
www.papodemadame.com.br

São uns ABUSADOS.
Vou linkar e repassar sim.
bjs meninas.

Pois é! Se as pessoas se mobilizassem, esperneassem, exercessem esse lado indignado e clamador de justiça da cidadania, situações poderiam ser modificadas. Muito esclarecedor o texto e um posicionamento crítico perfeito. Onde eu assino? :-) Bjos!

Não precisa publicar, não sabia se tinha email para contato então resolvi colocar aqui.
A Sepha está com promoção no creme para olhos da Dior, o Dior Capture R60/80 Yeux (anti-rugas), de R$201,98 por R$98,99. Resolvi comprar pq estou sempre em busca do creme ideal para a área dos olhos. A validade é jan/2011, comprei com super medo de já estar pra vencer. Mesmo com o desconto ainda é carinho mas se funcionar vale a pena.
Bjos
Link: http://www.sepha.com.br/cat/tratamentos/1169.html

Estou revoltada!!!
Não por ser um aumento no setor de cosméticos, mas pelo mesmo motivo que a Boa... Pq eles não apertam o cinto nas regalias do Senado, Câmara e bibibis? Por que quem se ferra no final somos nós que fazemos essa porcaria toda girar?
Por que enquanto nos aventuramos em escolas e saúde publicas nossas "autoridades" e seus parentes estão nos tops particulares? Por que?

Por que eu como pagadora de impostos e todos aqueles tributos fico com a xepa? Por que?
Por que esses safados não podem pagar uma ninharia em uma passagem de avião do bolo deles, já que está tão cheio de dinheiro que eles estão ROUBANDO de mim e de você? Por que?

Por que pessoas que são "selecionadas" e muito bem pagas pra cuidar do bem-estar do povo só pensa no seu? Por que?

São tantos por quês... São tantas perguntas sem resposta... São tantos absurdos (vide o vale terno)...

Tem como saber de tudo isso, ler uma coisa como essa e se conformar?

Desculpem a forma com que escrevi tomada pelo ódio dos engravatados sem-vergonha que me envergonham e tomam meu ódio cada dia mais.

Em resposta a sua última pergunta: Acho que eles querem que a gente lave a bunda no bidê, use toalhinha higiência e lave o cabelo com Seda.

Ah sim, e tudo isso ainda gasta energia elétrica (porque quem vai lavar essas toalhas na mão e tomar banho frio?), que pelo que vi será aumentada no interior de SP.

Af!

Nem vou comentar mais >.<'''

Celinha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Catharine Hill Responde!":

Absurdo! Sabia que nós brasileiros temos que trabalhar mais de quatro meses somente para pagar impostos? E pra que? Pra encher a pança de nossos ilustríssimos políticos. É revoltante vc pagar imposto e não ver o retorno. Cadê o investimento na educação, saúde, segurança, etc? E agora querem aumentar impostos de um seguimento que cresceu absurdamente e gera milhares de empregos. É só olhar nas prateleiras dos supermercados a variedade de produtos de higiene e beleza que surgem quase todo dia, isso sem falar nas vendas internet afora. Fico louca em saber que em outros países, cosméticos de grife que aqui chegam custando uma fortuna, são vendidos lá fora por preço de Avon. Obrigada pelo desabafo Boa. Bjinhos.

Seda? Seda é luxo!
Esses salafrarios querem que lavemos os cabelos, tomemos banho, e lavemos as panelas com sabão de óleo reciclado!

Tô com sangue no zóio mermão!

É!!! Concordo que se a gente compra mais é melhor pra indústria que fatura mais (e contrata mais!), é melhor para os novos empregados que compram mais, e melhor para o governo que fatura mais (e terá então mais dinheiro em caixa para melhora na estrutura, educação, saúde e etc dos brasileiros! isso em teoria né?! afff).

Além de achar que absorvente e papel higienico é supérfluo, os nossos EXCELENTÍSSIMOS deputados acham ruim diminuir a cota de passagens para mulher, filho, sobrinho e piriquito, ao mesmo tempo que, os demitidos das empresas de cosméticos que pararam de vender, e demitem; os novos desempregados MUDAM DE CIDADE, não tem cota de passagens aèreas de 1ª classe para levar a família.

Além de ouvir que o deputado não pode deixar a mulher, pq é casado a vinte anos,eu ainda tenho que aceitar que muitas famílias são separados porque o pai/mãe/irmão tem que mudar de cidade em busca de emprego e sem cota!


É! NÃO ENTENDO MESMO!


ps: vou fazer um post desse e vou disseminar pela net!

Hoje ao ver este post, senti um grande orgulho em seguir o blog de vcs. Trendy Twins tb é utilidade pública ;)

De todas as fanfarronices dos políticos, uma que me irrita especialmente é esse ridículo auxílio moradia. O cara quer ser senador, morar na capital e ainda ser bancado! Ele que se mude pra lá, ué. E que pague aluguel (como eu pago). O resto dos abusos são tão absurdos quanto, mas este auxílio em especial é encarado com naturalidade, e eu fico abismada.

Quanto aos impostos, vamos ver que bicho que dá. Mas não duvido de nada.

É um absurdo o que se paga de imposto num cosmético, desde o mais caro até o barato!!! Realmente, meninas... é revoltante! Bjs

Adoro o blog de vocês é o meu preferido da “blogsfera” junto com o 2beauty da Marina. Vocês são ótimas, adoro vocês. Porque vocês são como nós, sentem “apertar” no bolso quando o IPI aumenta! Adorei o post que você colocou hoje porque mostra que não somos apenas mulheres superficiais. Mas acho que temos que reconhecer SIM que os cosméticos que compramos são supérfluos. Ninguém precisa de um gloss de 60 reais pra sobreviver. Isso acho que temos que reconhecer. De acordo com as leis da economia, que sinceramente não domino, o governo está tomando a atitude certa pra que o país não entre em uma crise que pode levar pessoas a não terem acesso a itens básicos como alimentação. Claro que nos revoltamos com a bandalheira que acontece no congresso. Mas acho que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, entende? Moro em Brasília então estou bem perto dessa sujeirada toda. Fico indignadíssima ao ver que pessoas que ganham dez vezes mais que eu viajam às minhas custas, sim eu pago viagens a Europa, contas de celulares de 14 mil reais pra cocotinhas que estão viajando pra Disney, entre outras coisas. Não deixo de comprar meu gloss de 60 reais, eu trabalho honestamente (muito!) e acho que tenho direito a me presentear com o que me faz feliz. Mas concordo com o governo que isso é um item supérfulo.
*Mais uma vez adoro vocês! Beijos.

Temos que protestar mesmo!
Além da carga tributária já ser absurda, nós mulheres ainda teremos que bancar mais esta conta (apesar de ganharmos menos que os homens).
Marise

Cássia, eu acho que o problema maior é que já se trata de um setor suuuper maltratado pelo valor dos impostos. E não dou razão pro governo justamente por causa de várias coisas que vc mesma citou, existe lugares pra se cortar gastos - apesar da gente saber que isso NUNCA vai acontecer (sou super cética em relação a políticos).

Se é futilidade ou não, não importa. Não é justo que a gente tenha que pagar ainda mais pelo que já é tão caro.

Além do que essa "futilidade" envolve empregos, que, como disse a Boa no post, ficam ameaçados...

Um beijo grande e obrigada pelo carinho! Fique à vontade pra discordar sempre, flor. Quem o faz com respeito é sempre bem-vindo (e publicado) no blog! ;)

Ana

AAAh como eu fico revoltada com esse governinho de m*!
Vivi, voltei a blogar, e já comecei linkando seu post lá no www.garotaatrapalhada.blogspot.com

Será que vocês poderiam me colocar denovo no Blogroll? Acho que depois que mudou o layout (sei que faz um tempo, mas so vi agora...) meu bloguinho sumiu...

Graaande beijo, estava com saudades imensas de vcs!

Obrigada, vocês são ótimas!!!
Beijos.

Nooooossa mãe! Mais de 50% no papel h. e nos absorventes??? O que eles querem, que a gente use confete como papel h. e rolha como absorvente?!
Sem noção.. Revoltante..

Vivi, faço minhas as suas palavras.
É revoltante a cidadã passar 4 meses trabalhando para pagar impostos e outros 4 trabalhando para pagar tudo aquilo que o governo DEVERIA fornecer com este imposto (saúde, educação, segurança, etc). Aí é covardia, né?

Semana passada pedi US$51 na Bleu Dame e a RF abriu meu pacote e tributou sobre $120. Cheguei nos correios e o imposto era mais de R$ 160,00. Tive um siricutico! Como disse a Ju: Tô com sangue no zóio mermão!

E, já que estamos entre amigas, alguém mais notou que depois que resolveram reduzir o IPI dos carros, a alfandega tá canetando T-U-D-O! Não sobra um pacotezinho pra contar historia, afff!

Realmente isto é um absurdo e não podemos deixar isto acontecer vamos fazer barulho meninas!!!!!!!!!!!!!!!!!! O Brasil é o país em que mais se paga imposto e menos se recebe em benefícios!!! Assim não dá!!!

REALMENTE O GOVERNADOR ROBERTO REQUIÃO QUER ACABAR COM A INDUSTRIA E COMERCIO DO ESTADO DO PARANA, COM A IMPLANTAÇÃO DA FAMOSA SUBSTUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO PARANA, PRECISAMOS DA MUDANÇA COM REDUÇÃO DE ALÍQUOTA IMEDIATA, SENÃO FAMOS QUEBRAR.

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação