A NATURA TE DESPREZA!
Categoria(s) S.A.C. |
por Trendy Twins |
Gente, se tem uma coisa que eu odeio é empresa que não valoriza os próprios clientes. Pior: que não valoriza sequer os próprios revendedores!
A Natura é uma dessas.
Não é a primeira vez que faço um pedido de produto que acabou de ser lançado, e acabo ficando na mão.
Povo da Natura, vamos ser inteligentes: se eu tenho 5 revendedores, cada um com 10 clientes, como posso lançar 50 unidades de um produto? E pior: pela metade do preço que pretendo cobrar no ciclo seguinte? Me expliquem a lógica de vocês, por favor.
Porque eu vou explicar a minha: vamos fazer continhas, tenho certeza que existe gente na empresa que é paga pra isso.
Avaliem o número de revendedores que vocês têm. Dentro desse número, a quantidade de gente que compra pra estocar.
Agora façam as contas do número de clientes que cada um desses revendedores possui. Se vocês forem inteligentes, vão dar uma margem pra mais, né, tipo colocar uma água no feijão, que é pra não deixar na mão quem coloca o nome de vocês na praça.
Depois disso tudo, pensem no que vocês estão lançando, e no potencial que esse produto tem de criar novos clientes: botem aí outra margem, pra conta ficar bem folgada. Ah, não se esqueçam de que a Natura é uma empresa conceituada e pode mais, meus amores, aproveitem pra jogar mais uns 20% em cima disso tudo aí que vocês já somaram. Afinal, é melhor sobrar pro próximo ciclo do que faltar, vocês não acham?
Agora, povo da Natura, vamos voltar pra mim. Se eu tenho 5 revendedores e 50 clientes, é óbvio que farei estoque de pelo menos umas 500 unidades do produto que pretendo lançar. Mas isso porque eu sou consciente.
Ah, sim, sigam meu exemplo hipotético apenas SE vocês estiverem pensando em qualidade de atendimento, né. Se o caso é "somos bons demais pra nos preocuparmos com isso, quem não conseguir comprar que chupe o próprio dedo", aí esqueçam tudo o que eu disse.
Mas isso é só pra dizer pra vocês, meninas leitoras, que estava aqui esperando ansiosamente pelos meus lápis duo (sombra e batom), que foram lançados no último ciclo pela metade do preço que terão normalmente, logo dando a possibilidade pras consumidoras de adquirirem dois pelo preço de um.
Mas não teve pra todo mundo não, gente. Só teve pra quem chegou primeiro.
A coitada da minha revendedora, que é um doce dos mais doces desse mundo, deixou de ganhar MUITO dinheiro com as encomendas que teve pra esse produto, além de ter tido que passar pelo CONSTRANGIMENTO de dizer pras clientes fiéis (dela E da empresa que ela representa) que o lápis tinha acabado.
Meu raciocínio funciona assim: se sou uma empresa séria e não tenho unidades suficientes, ou melhor, unidades DE SOBRA de um produto pra colocá-lo na praça, eu não faço o lançamento. Ainda mais com uma promoção dessas!
Na minha opinião, povo da Natura, a pior coisa que existe pra uma empresa é deixar um cliente insatisfeito.
Porque cliente insatisfeito faz o que eu vou fazer agora: vai comprar em outro lugar.
G.M.
ps: e nem adianta dizer que a demanda foi muito grande, que isso já devia fazer parte das expectativas da Natura em cima do produto.