usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

RETOCAR OU NÃO - EIS A QUESTÃO  

Categoria(s)

por Trendy Twins




Vem de longe, lá da Grécia, a mania de perfeição. Simetria, formas geométricas, proporções. Parece que estamos falando de arquitetura, quando, na verdade, o assunto é beleza.

Na essência, o que eu entendo por beleza é harmonia. Tudo aquilo que agrada aos olhos. Os gregos consideravam belo aquilo que era matematicamente perfeito. Mas e daí, veja só a Grécia Antiga o que virou; um monte de mármore sobre mármore arqueológico. E os tais padrões de beleza deveriam estar enterrados bem fundo, junto com aquela nojeira toda que eram os banhos públicos (que não eram bonitos nem, muito menos, limpinhos).

Sei que da Grécia Antiga para o Photoshop rolou muita água. Mas o foco da discussão ainda é o mesmo: perfeição. Se antes era preciso esfolar o rosto com pedra pomes pra sumir com as células mortas, hoje é só clicar na ferrament Blur e sai rapidinho uma deusa para impressão.

Sabem do que mais? Eu também quero ser bonita. E acho que todo mundo deveria nascer com dois refletores estrategicamente posicionados, sei lá, acima da testa. Pra controlar a luz. E, de repente, usar as orelhas como rebatedores. Porque vocês sabem que luz boa é tudo, né? E que Giselinha, Naomi, Agnès e todas as outras não seriam nada sem a equipe de iluminação.

E sem os makeup artists, of course. Porque eu não sou ninguém sem rímel. Muito menos sem pore refiner. Deus me livre de um mundo sem minimizador de poros!!!

Não me orgulho das marcas do tempo, não. E mantenho meus pés atrás com quem ostenta com orgulho um bigodão chinês dizendo não se importar (será mesmo?). Eu me importo, sim. Não tenho $$ suficiente para usufruir de tudo que a modernidade disponibiliza hoje em questão de estética, mas se tivesse, ah, se eu tivesse...

Por outro lado, isso não me tira o sono. Nem a vontade de brincar. Afinal de contas, eu sou muito maior do que um punhado de poros dilatados, uma coxa celulitosa e uns pézinhos de galinha aqui e acolá. Eu sou mulher, gente! E vocês também.

A nossa beleza é construída em cima disso. De hormônios que flutuam, de cabelos finos ou grossos demais, de marcas de expressão, de acne vulgar, de acne tardia, de manchas senis. E esse deveria ser o grande barato, o nosso jogo de xadrez pra vida toda: nossa vontade contra o tempo. Ninguém ganha, ninguém perde. Porque esperta é aquela que sabe que o tempo pode ser moldado, diluído, transformado, de acordo com a nossa disposição em lidar com a realidade.

E retoque não é real. Vende revista, mas não é real. Faz fotos bonitas, mas não é real. O ruim do retoque é que ele vende o que não existe, o que não está lá. É uma beleza extrema, mas efêmera, que não resiste à água quente e muito menos ao espelho nosso de cada manhã. E que cedo ou tarde frustra, no momento em que se percebe que a realidade é diferente daquela mostrada no porta-retratos bonito.


Cuidem-se bem. Amem-se muito. Comam direito, protejam a pele, pratiquem exercícios. Construam uma beleza real e com fundações profundas. Beleza pra durar a vida toda e moldar-se de acordo com o tempo. Porque tem tempo, muito, muito tempo. Muito mais tempo do que um clique, que é só o que um editor de imagens pode te proporcionar.


Ah, antes que eu me esqueça:
Não, não vale usar fotos com tratamento de imagens ou feitas em estúdio nos nossos Desafios. Fica lindo, sem dúvida nenhuma. E nós sabemos muito bem que é uma prática comum no mundo da estética. Mas aqui nós temos que escolher, de acordo com alguns critérios. E é impossível julgar coisas que estão em níveis diferentes. Fotos retocadas ou trabalhadas não podem ser avaliadas lado a lado das domésticas. Ponto.


G.B.

9 comentários

Plac! Plac! Plac! [Isso são palmas, não tapas tá. rs]

Adorei o texto, mesmo!

É claro que um retoquezinho aqui e outro ali podem ser benéficos, principalmente se são "inhos". O que a gente vai falar pra uma mulher que tem os seios enormes, dão dores nas costas, baixa a auto-estima, deu de mamar e aí caiu tudo de vez? Que não pode entrar na faca? Claro que não.

E pra menina que já passou da época dos seios crescerem e se sente uma tábua (e de fato parece com uma)? Que não pode colocar silicone? Não! Mas iremos tentar abrir os olhos dela para que não se torne uma Pamela Anderson cover, né.

A mesma coisa pra quem de repente tem a pálpebra caída e um toquezinho de botox vai abrir o olhar, ou aquela que tem as gengivas enormes e sorri o famoso "sorriso gengival" e pode resolver com uma simples cirurgia e botox.

Agora, ficar com boca de pato, olho arregalado, maçãs do rosto duras e cheias... Não, não mesmo!

A medicina estética está aí pra fazer o bem, mas sem o bom senso.. hum.. acaba fazendo monstros.

E convenhamos, quem nunca viu uma mulher lá pelos seus 50/50 e poucos (a Madonna não conta!) ou até muito mais velha que isso, mas que se cuidou sempre, e achou bonita? Eu vejo várias!
Vejo mulheres bonitonas, com peles cuidadas e que as vezes nem aparentam a idade que tem, outras aparentam, mas com uma pele/cabelo/dentes saúdavel. É tão mais bonito, você começa até achar uma ruguinha ali ou aqui bonitinha.

Beijos
=*

Muito bom o texto! Hoje em dia as pessoas perderam a noção de que são humanas, portanto, lindamente imperfeitas! =)

Beijos.

Boa, você se superouuuuuu!!! Esse post está sem dúvidas o melhor do blog, e olha que eu já lí o arquivo de vocês inteirinho.
Você disse tudo o que passou pela minha cabeça quando ví as concorrentes do último concurso, por isso comentei tanto,tanto e tanto,e por isso que até me chatiei - achei a priori uma competição injusta! Fiquei com medo até que não enxergassem, afinal, muita gente estava elogiando as fotos supostamente alteradas, não sabia qual seria o posicionamento de vocês.
Estava falando com a Pri nestante sobre a questão da iluminação em uma foto.Uma menina falou que a foto dela era uma das piores, no entanto o único defeito que vi na foto dela foi a nitidez, já que ela estava MUITO escura e não valorizava em nada a make.
Todo mundo quer ser bonito,todo mundo quer ter poros menores,cabelos mais sedosos,etc e tal.Mas como já disse antes, somos feitos por humanos, por nossos papys e nossas mommys, não viemos com um photoshop incluído no nosso "sistema", e sabe de uma?Acho isso uma maravilha, porque isso que gera a diversidade que tanto nos embeleza.
Beijos.

CLAP! Azzarô no texto! :D

Magnífico!
Também fiquei com receio de comentar até mesmo por estar participando.
Eu sou do tipo que queria um "personal difuse glow" na minha vida, mas se as regras do concurso são claras elas devem ser respeitadas e se elas não agradam, que as pessoas não participem, fácil né.
Eu pela idade, ou pelo jeito de ser, ou pq sou professora, ou pq sou mãe, ou pelo conjunto total a obra, sempre acabo me cansando de gente que fura fila, não lê instruções, não respeita regras, claro que não sou perfeita, mas sou honesta!
Já mandei uma foto uma foto errada pra concurso, passei delineador e não podia, me desculpei por respeito ao perceber o erro, era a primeira participação, mas acho que a questão que faz as pessoas usarem recursos que não devem, sejam eles quais forem é o fato de só querer ganhar... Sei lá, meu tempo é escasso e eu participo pela curtição, pq antes de blogs ou orkut eu me "montava" e tirava foto pra curtir, mas essa falta de percepção de quem manda errado na participação burlando regras e igualmente a falta de percepção das pessoas que julgam trabalhos que supostamente nem deveriam estar aqui como os melhores me cansam, muito.
Esse post foi tudo de bom, e eu meio que já estava esperando uma manifestação formal de vcs sobre o assunto, pra variar, se superaram e acredito que o assunto tenha sido encerrado de uma bela forma.
BEEEEEEIJOOOOOOOOOOOS!

Falei desse post lá no blog,espero não ter problemas.Passem lá.

=*

Texto maravilhoso Boa!

Vc colocou uma delicadeza e uma força nas suas palavras que pensei como eu poderia comentar algo "tão tão" sem parecer piegas...enfim, vc disse tudo aquilo que nos mulheres sentimos ou sentiremos em algum momento de nossa vida...a corrida contra o tempo vs perfeição; sabemos que não existem vencedores nesse desafio, mas mesmo assim buscamos algumas compensações e, muitas vezes, atropelamos etapas e esquecemos de valorizar as nossas qualidades únicas e aproveitar a felicidade que é dar uma gargalhada sem medo de estar franzindo a testa ou formando uma nova marca no rosto. As marcas virão...mesmo que não desejamos...elas virão...por mais que nos cuidemos...elas aparecerão cedo ou tarde...o que faz toda a diferença é uma "briga" justa com o tempo...usar a inteligência e a modernidade que os nossos adorados cosméticos e make nos possibilitam e assim seremos mulheres bem resolvidas...mulheres com atitude e que sabem que qto mais se dá murro em ponto de faca, mais cabelos brancos e rugas surgirão rsrsrs.

Bom...amei a sua colocação e confesso que tirou um grande peso no meu coração (um pouco de drama hihihi), pois qdo vi as fotos do desafio me senti tão fora...que me deu vontade de não participar mais...afinal é um desafio brincadeira e não jogos mortais né! E se não fosse mais para ser pelo prazer de divertir como se fossemos divas da make up...era melhor não brincar mais...snif snif...mas agora passou...estou aliviada e reconfortada com as suas palavras...´PARABÉNS!
Boa sorte na escolha hoje!!!
Bjs

Lindo texto para uma bela bronca. Bjk.

Excelente o texto!!! Concordo não só com ele, mas com todas as opiniões acima, por isso não vou me repetir aqui.
Se foi isso mesmo que aconteceu - e tudo indica que sim - vcs estão certíssima em excluir, já que seria profundamente desleal competir com fotos "photoshopadas".
Eu acho que o grande barato desses concursos é justamente a criação/adaptação da make da modelo pra nós [mortais, imperfeitas e amadoras].
Eu curto mto ver as adaptações que a meninas fazem mostrando que não precisa ser identico ao da modelo, mas dando o seu toque pessoal. Aí entra o que a GB disse: beleza é a harmonia!
Saber diferenciar o que funciona para cada uma (formato do rosto, dos olhos, da sobrancelha, tom de pele, etc) e valorizar isso, pra mim, vale ouro nestes concursos!
Meu rosto é redondo, meus olhos não têm côncavo e tenho papadinha [abafa!], mas estou sempre buscando truques para conviver da melhor forma possível com as imperfeições. É aquela coisa, né? Já que não pode vencê-los, junte-se a eles, rsss!
Parabéns a todas as participantes que estavam liiindas e às Gemeas pela decisão!
Bjs, Renata.

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação