Post Na Lata
Categoria(s) off-topic |
por Trendy Twins |
Esse post é totalmente off-topic, e não é direcionado a ninguém em especial, mas a um tipo de atitude que a gente percebe de vez em quando nos comentários - nossos e de outros blogs.
Uma leitora da Paulinha perguntou outro dia se ela não recebia comentários maldosos no Sweetest Person. A resposta da blogueira foi tão boa, tão fina, que vale muito a pena ser lida. O link está AQUI.
Aproveitando o momento, eu e a Boa de vez em quando falamos nisso. A gente não recebe muitos comentários maldosos, ou muito maldosos. Mas às vezes rola um veneno, explícito ou não. Sou defensora de comentários moderados, apesar de achar isso uma chatice, porque não abro mais mão de ter controle sobre o que se escreve no blog. Ainda assim, até hoje apenas 3 foram apagados, um deles antes da moderação ser ativada, porque eram maldade gratuita. Todos os outros foram publicados, e, dependendo do caso, respondidos com educação, sem educação, ou simplesmente ignorados. Não permito ataque a leitoras (caso do primeiro comentário excluído), e não quero correr o risco de ver ataque a outras blogueiras, porque acho isso extremamente constrangedor.
Já vi por aí muito comentário preconceituoso, já vi deboche contra uma blogueira só porque ela tinha usado uma palavra que outro blog usa com frequência (palavra aliás que está no Aurélio, acorda Alice!), já vi muito ataque pessoal... Inclusive, semana passada alguém deixou comentário anônimo num post láááá do tempo de Cabral, me chamando de anta (eu disse que tinha adorado o produto tal, mas achado o site da marca meio cafoninha. "Cafoninha é você, sua anta". Só faltou acrescentar cara de melão). Mas o pior é quando vemos por acaso veneno de leitoras em caixas de comentários de OUTROS BLOGS! Gente, é o cúmulo? A pessoa se dar ao trabalho de fazer picuinha pelas costas? Como diz meu pai, fala sério, né? Que isso, sexta série? E, se não gosta, lê por quê?
A Paulinha falou muito bem: quem quer criticar precisa saber argumentar. E digo mais: se preparar pra receber uma resposta, né. Porque não adianta entrar na casa da pessoa, xingar a mãe dela (afinal, liberdade de expressão existe pra isso), e achar que tem o direito de se ofender se a dona da casa soltar os cachorros. Acho saudável discordar de uma opinião qualquer, o problema é como se faz isso. E também tem um detalhe: tem gente que nunca aparece pra concordar ou elogiar, só pra meter o pau, pra diminuir, pra fazer pouco.
Por coincidência, outro dia eu tava conversando com uma amiga sobre essa coisa da crítica pela crítica. Parece que pra se ter uma opinião favorável sobre uma coisa, é preciso atacar outra. Me lembrei de quando era criança, e, como gostava do Menudo, tinha que brigar com o grupinho de meninas que gostavam do Luis Miguel. Afinal, o Menudo era muito mais legal. E olha eu aqui agora, pegava juntos o Rick Martin e o Luis Miguel, com ou sem música, sem problemas (coragem eu tenho, o que eu não tenho é sorte).
Enfim. Que falem, que digam, que pensem. No final das contas isso não passa de recalque.
Má