Sobre Atendimento: Tenso!
Categoria(s) S.A.C. |
por Ana Farias |
Minhas lindas, acabei de chegar em casa, tô tendo uma semana treva, e parei pra ver Hare Baba, ler os comentários do dia, tão cansada que nem entrei no banho ainda - devo confessar que hoje me vesti de vítima da moda: bermudinha jeans, meia-calça xadrez grafite e bota de saltinho fino.
Mas o que vim escrever aqui é que tô bege com alguns comentários sobre o atendimento nas lojas da MAC. Aliás, tô é nude!
Gente, que papo é esse de "se preparar psicologicamente" pra entrar em loja? Ter medo e/ou vergonha de vendedora?
Que isso, mulherada gata? NINGUÉM tem o direito de fazer vocês se sentirem pequenas, muito menos alguém que está sendo PAGO pra atender. Que PRECISA da comissão da venda.
Vendedor existe pra servir, da melhor maneira possível, quem entra no estabelecimento. Seja o cliente quem for, com cara de pobre (sem blush) ou com cara de phyna (com blush) - o dinheiro é o mesmo, o que varia é a quantidade. Seja cliente gente boa ou vodu de boutique, esteja ela de salto ou de havaianas, a OBRIGAÇÃO de todo vendedor é sorrir e dizer sim senhora, porque cliente tem sempre razão.
Pra quem trabalha com atendimento ao público: não estou defendendo mal comportamento de cliente, não. Gente sem educação é uó, de qualquer lado do balcão! E faço idéia do tipo de cliente que existe nesse mundo. Mas ó: vendedor tem que estar preparado pra tu-do. Rolando ofensa, o cliente perde a razão, e o gerente taí pra ser juiz. Caso contrário, cliente quer é comprar, e se é antipático ou não o problema é dele - vai ser seu problema só por uns minutos. Mas vendedor nenhum, NENHUM tem direito de ser antipático. Afinal de contas, quem é que tá pagando?
Pras clientes de uma forma geral: entrem na loja com a seguinte frase escrita na testa: "exijo ser bem atendida". Não é necessário ser nojentinha, nem entrar numas de mostrar atitude, ou de realmente se sentir superior. É entrar na loja disposta a ser simpática - alo-ou, gentileza gera gentileza, antipatia atrai antipatia. - e, se for mal recebida, deixar bem claro quem é quem ali. Eu sou a cliente, você é a vendedora, tira esse sorrisinho sarcástico da cara mal maquiada e me atende direito, ou então dá licença que eu vou procurar outra pessoa que entenda do babado, porque você não serve.
Sou adepta do tratar os outros como gostaria de ser tratada. Mas tem um limite, né.
Recebeu uma checada de cima a baixo? Espere a pessoa fazer contato visual novamente, e faça o mesmo com ela. Foi recebida com desdém ou grosseria? Pergunte se tem outra pessoa pra te atender. Foi ofendida? Diga que quer falar com a gerente. A pessoa tá abusante? Em último caso, rode a baiana, minha filha. Levar desaforo pra casa, ficar remoendo humilhação, isso é que não pode, hein.
E tem mais: você é dona do seu dinheiro. Tem poder de decisão sobre onde gastar. Já fui esnobada na Victor Hugo quando entrei pra comprar, e saí de lá de mãos vazias (não voltei nunca mais); já tive um atendimento meia boca no Boticário (eterno campeão do mal atendimento), e saí de lá com o que queria mesmo assim; já fui semi-ignorada na MAC de Ipanema, e só não comprei nada porque não tinha dinheiro no dia. Porque tem dias que você sabe o quer, e tem coisas que você sabe que não precisa. Aliás, a gente brinca muito com o verbo precisar, mas a gente não vive é sem água, sem comida e sem banho. Ficar sem um blush não vai tirar meu bom humor. Mas se eu quiser comprar, compro mesmo. Vou ficar sem o blush por causa de cara feia dos outros? Cara feia é fome.
Tudo bem que já me senti muito incomodada nessas situações, mas hoje o que sinto quando vejo uma vendedora me tratando mal, é pena. Pena do tipo de pessoa que está ali na minha frente, e não do fato de se tratar de uma vendedora, vejam bem. Parto do seguinte princípio: eu não sou um anjo, mas faço o possível pra ser cordial com as pessoas ao meu redor. Se eu sou capaz, todo mundo pode ser também. E se não quiser ser, ha, ser humano menor. Next!
Então, MANUAL DO BOM ATENDIMENTO:
O que é significa ser bem atendida?
1 - Antes de tudo, ser recebida na loja com respeito e ser tratada com interesse. Afinal, a pessoa de uniforme não sabe o alcance do seu cartão. Se não te der atenção, pode estar perdendo uma makeup addicted disposta a levar tudo o que não precisa pra casa. E voltar. Então, procure alguém disposto a te ouvir.
2 - Não ter que lidar com vendedora bancando a sabichona, desmerecendo sua opinião sobre os produtos. A gente lê, pesquisa, recebe dicas de todos os lados, de consumidoras tão interessadas quanto a gente. Internet é poder, gals. Somos compradoras bem informadas. Deixem isso bem claro na próxima vez que tentarem empurrar alguma coisa - e confiem no poder miguxo dos blogs e fóruns de belê, porque aqui ninguém vai ganhar nada em troca de uma dica. É conselho sem comissão.
3 - Ser atendida por pessoas que saibam que a primeira impressão é a que fica, e que cliente satisfeito sempre volta. E sempre indica. E que cliente é um ser volúvel: se for bem tratado hoje e maltratado amanhã, a primeira impressão vai pras cucuias. Já dizia um sabio amigo meu: "não tenho culpa da vida ruim de ninguém". Tá de mau humor? Pra tpm, maracujina. Pra todo o resto, terapia. Enfim, cliente merece sorriso, sempre (dente tem poder de desarmar cara feia, fica a dica - pra vendedoras e compradoras!).
...
Enfim, meninas, a gente costuma brincar dizendo que mulher que não usa rímel não tem dignidade, mas indigno de verdade é quem tem o hábito de medir com o olhar e tratar as pessoas pela etiqueta que ela (não) ostenta. Isso que é vergonhoso.
E um último toque, amigas da net: não se deixem afetar por essas pessoas. POR FAVOR não levem essas coisas pequenas pro lado pessoal, não dêem mais importância do que elas merecem. Não deixem que uma vendedora despreparada arrase com o dia de vocês.
Pra vendedora esnobe, estampem na testa: TE IGNORO!
Má