usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Cuidados Com a Pele do Corpo - Parte 1  

Categoria(s)

por Ana Farias




Por que não cuidar da pele do corpo com o mesmo carinho que temos com a do rosto?

Essa pergunta, feita pela Giovana, farmacêutica da Dermage, abriu a palestra sobre cuidados com o corpo no último Trendy Meeting do Rio. Pra explicar tudo bem direitinho pra gente, ela dividiu a aulinha em quatro tópicos: Pele, Cuidados Básicos, Nossas Amigas (celulite, estrias, flacidez), e Mitos&Verdades. Claro que o título “nossas amigas” foi por minha conta, mas entendam: sou do grupo que acredita que se não se pode com eles, o jeito é unir-se a eles. Ou, no caso, elas.

Nossa idéia é que esses meetings, ou encontrinhos, sejam mais que uma oportunidade de socializar com as leitoras – coisa que por si só já vale atravessar a ponte! Queremos que eles sejam fonte de informação também, e por isso essa (pardon my french) parceria com a Dermage é sempre tão comemorada aqui no blog.

Então, pra quem não esteve por lá, aqui vai um mini-resumão do que foi dito, visto, feito...

A PELE

Maior órgão do corpo, responsável por proteger o organismo e por controlar nossa temperatura, a coitada sofre no inverno. Primeiro porque a gente não cuida dela direito, segundo porque no frio a gente usa muita água quente pro banho – um dos fatores que causam ressecamento, além de abrir os poros, piorar quadros alérgicos, retirar toda a hidratação natural da pele, ou seja, a treva. A temperatura ideal é a fria (segundo a Giovana, não pode ser quente, mas a partir de uma certa temperatura mais friazinha tanto faz – o que faria diferença mesmo seria uma água mega gelada).

Mas não é só a água quente que pode provocar o ressecamento da pele: o clima, o excesso de substâncias químicas, o envelhecimento natural, determinadas doenças (como psoríase e ictiose – acreditem, vimos fotos e não é uma coisa nada bonita! Além de poder ser fatal! O câncer de pele, dependendo do estágio, pode matar em até seis meses. Por isso é bom visitar um bom dermato, e fazer aquele acompanhamento das manchinhas).

E um toque importante pra quem não usa filtro: as marcas demoram dez anos pra aparecer na pele, ou seja, quem tem 20 anos e se acha a god damn superhero, é só esperar pra ver. O processo de envelhecimento, ou a aceleração dele, começa aí por volta dos 30 anos, por isso é MUITO importante cuidar bem de nossa pele.


CUIDADOS BÁSICOS

PASSO 1: LIMPEZA

A apresentação do sabonete não influencia exatamente o resultado. Mas seja ele líquido, em barra, em gel ou em espuma, o ideal é evitar os que contenham Lauril Sulfato de Sódio, substância extremamente irritante por conter muitos tensoativos.

Mas o que são os tensoativos? São detergentes presentes em produtos diversos, como sabonetes, detergentes de cozinha... Ou seja, substâncias desengordurantes.

Vamos entender a matemática:

A pele oleosa precisa de um sabonete que não acelere a produção de oleosidade, e que “desengordure” ao mesmo tempo. Então, o ideal é que os produtos sejam adstringentes, que contenham mais tensoativos. Já produtos umectantes, como a glicerina (que contém menos tensoativos), não são uma boa.

Já a pele seca precisa ser limpa, mas não “desengordurada”. Por isso, o sabonete ideal é um que não a resseque, que contenha menos tensoativos. No caso da pele do rosto, a dica é nem usar sabonete, e sim uma loção de limpeza.

Trívia: antigamente, todos os sabonetes eram feitos a partir de uma massa de gordura de origem animal. Pra fazer com que ela tivesse o formato mais durinho, usava-se muito detergente. Por isso sabonetes desse tipo são mais irritantes pra pele. Hoje em dia, temos a opção dos sabonetes feitos a partir de óleos vegetais, que, por exigirem menor quantidade desses elementos, causam bem menos irritação.


PASSO 2: ESFOLIAÇÃO

A camada de células mortas dificulta a penetração dos cremes, prejudicando a hidratação da pele. Por isso, a esfoliação é super necessária, e deve ser feita uma vez por semana. Através da esfoliação, as células mortas são removidas do corpo, os poros são desobstruídos e dão lugar à uma pele nova, limpa, sem asperezas e luminosa. A esfoliação promove uma limpeza profunda na pele, eliminando, além das células mortas, todas as impurezas absorvidas pela pele. [fonte: site da Dermage]

Mas como esfoliar corretamente?

Primeiramente, com um bom produto. Esses sabonetes esfoliantes, por exemplo, ajudam muito pouco. E se você não pode pagar por um produto de qualidade, não se desespere: aquela receita da vovó, com açúcar, serve também! A diferença é que um produto como o Compose Sugar, que foi mostrado pras meninas, mais do que esfoliar, oferece hidratação à pele – coisa que não vai acontecer com a pasta caseira.

A aplicação deve ser feita com a pele úmida, mas não molhada. Eu geralmente encosto a toalha na pele, pra sair o excesso de água. Mas também não deixo a pele seca, senão machuca. Aí é só aplicar o esfoliante por áreas, fazer movimentos circulares na pele, sem esfregar com muita força. Quando terminar, enxaguar. No caso do Compose, a pele fica super macia, nem parece que foi “raspadinha”. Dá pra sentir a diferença imediatamente.

Durante o encontro, conhecemos a nova fórmula do produto, com cheiro mais suave, e agora verde. O diferencial é que, ao contrário da fórmula antiga, ele agora pode ser usado no rosto e no corpo.



Acima, os 3 produtos da Dermage: o Compose para corpo no potinho branco maior, para o rosto no menor, e a nova composição no pote redondo.

Tem o fator principal, né, a mudança da cor (a linha antiga era feita com açúcar mascavo). Ninguém precisa falar as coisas claramente, mas a linha antiga me lembra uma das tiradas mais engraçadas do Carlson no Queer Eye For the Strait Guy. Mas, independente do aspecto, eu adoro os dois. O cheiro, fortíssimo, é uma delícia. Mas, preciso concordar com o pessoal da Dermage. Ele faz uma sujeirinha no banheiro – por causa da cor, por causa da consistência... Mas eu compraria o estoque dele inteirinho, se dinheiro disponível houvesse.

O novo Compose parece ser ainda melhor. Tive a impressão que a pele ficou ainda mais hidratada, e luminosa. Adorei e recomendo de olhos fechados. Se alguém usar e disser que não gostou, eu pago o prejú. Ok, isso é mentira. Mas não dá pra jogar dinheiro fora com esse produto não. Ele é muito bom mesmo.

Próximo post, passos 3 e 4: hidratação e proteção.

7 comentários

Eu amo esfoliantes!
Recomendo muito o da Granado de Calêndula e o de Mel e limão da L'Occitane, são maravilhosos e deixam a pele super hidratada!

Eu tenho o Compose antigo mas acho que ele não faz difereça nenhuma na pele, além de ser caro. Não comprarei novamente.

Ana,
Não conhecia nenhum desses produtos da dermage. Vou procurar nas lojas para ver direitinho o cheio e consistencia.
Querida, agora entendi porque vc é a Gemea Má, é pq vc é muito má influencia para meu cartão de plastico, sabia? Mau sapão, mau sapão!
Bjs lindona!!!

Débora, tenho o de castanha e amo!

Anônima, por mim faz maravilhas. É mais caro, mas vou comprar pra sempre!

Rê, esse é provavelmente o meu produto preferido da Dermage. Pode ir com fé que eu agarantcho! Me chama de qualquer coisa amiga, mas de sapo, não, tenho pavor! hahaha

eu adoooro esfoliantes!
e uma dica de um produto q nao custa absurdos e é OTIMO são so esfoliantes da natura.. a textura parecem graos de açucar e deixam a pele hidrata enqnto vc esfolia! meu favorito é o de cacau; ficadica! ;)

Ai, já usei!!!!!!

Maravilhoso também! Opção é o que não falta! Um dia faço um post com todos que já usei. :)

Resumindo esse post: excelente!!
Bem, eu gosto muuitão do esfoliante da Nivea com vitamina e, é perfeito e bem suave! A pele fica bem hidratada (por causa da vitamina e), luminosa, além de muiiito cheirosa!
Talvez algumas meninas não gostem justamente porque ele é muito suave, mas para mim cai muito bem porque minha pele é extremamente fina e outro mais forte com certeza causaria irritação.

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação