usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Tarde Fria + Leitura Obrigatória  

Categoria(s)

por Ana Farias




Trabalhando em mil posts ao mesmo tempo nos intervalos da maratona de Law&Order, tentando resumir em quatro ou cinco linhas os emails das 32 participantes do Desafio de Julho (gente, eu disse pra não escrever testamentooooo!!!!!!! Vocês me pagam! humpft), pensando nos mil textos que preciso ler, mais a vida própria que me chama pra balada...

Por que o dia não tem, sei lá, umas 60 horas, pelo menos?

Daí, pra dar um break, recebo essa diquinha da Pri, nossa Gêmea da Bula: o blog Cosmética em Foco, do farmacêutico Gustavo Boaventura.

O post Perguntas e Respostas Sobre Tratamentos Caseiros é imperdível! Nele, respostas pras seguintes perguntas:

1- Posso colocar ácido acetilsalicílico (Aspirina ou AAS) na minha máscara facial?

2- Uso leite de magnésia para remover a oleosidade da minha pele. Tem algum problema?

3- Uma amiga me contou que usa silicone de cabelo como primer para maquiagem. O que você acha disso?

Leitoras do Twins já sabem as respostas, e também o que pensamos de todas essas "dicas", no mínimo irresponsáveis. Mas vale a pena ler o texto engraçado do Gustavo. E repetir bastante pra quem não entendeu ainda também!

13 comentários

ah, eu vi ontem isso..e quase postei, heheh..
agora que até a Avon tem primer não tem mais desculpa, né..rsrsrs..

São os ossos do ofício. Se tem dúvidas, melhor perguntar que correr riscos. Fiz um juramento pela saúde da humanidade e orientar sobre o uso correto de medicamentos (e cosméticos tb, pq no tempo de Hipócrates eles ainda nem sabiam o que era pancake!) é parte dele.

gosto do blog, mas pq toda essa revolta e taxar como irresponsável? acho voces bem inteligentes, então não tem pq baixar o nível... minha opinião.

suzi

Suzi, acho que baixar nível é justamente o contrário do que estou fazendo, me desculpe. Quem repete esse tipo de dica está sendo muito irresponsável sim, e vou te dizer pq: QUALQUER produto pode causar reações alérgicas, em QUALQUER pessoa, a QUALQUER hora. Se um produto feito pra pele X pode causar alergia numa pessoa Y, então o que dizer de um produto que sequer foi feito pra ser usado na pele, me diz.

Não sou mais inteligente que ninguém, só procuro ser cuidadosa. Não vou dizer pra ninguém passar coca-cola no corpo e ir pro sol pegar um bronzeado bacana.

E, como diz o Gustavo no post dele, se vc tiver algum problema nem vai poder reclamar com o fabricante. Uso indevido é isso aí.

Cada cabeça uma sentença. A minha é essa, e não tenho pq esconder.

ps: tem um produto da Johnson's que eu adoro, e nuca me deu problema nenhum. Mas já faz um tempo uma menina postou as fotos do problema dela com o mesmo produto lá no Vende na Farmácia. Dá uma busca no blog delas, e depois vem dizer que isso não é assunto sério.

Se aquilo pode acontecer com um produto da Johnson, pode acontecer com qualquer coisa.

Na boa.

Ana adorei a resposta!!!
Gustavo - ja virei seguidora!
bjos

Nosssa... valeu pela dica.. realmente preciso de dicas desse tipo pq vivo com alergia... hj mesmo estou com o rosto parecendo um tomate na região onde passa blush e no nariz.. Fui usar Cetobeta, uma um creme que tenho sempre a mão, e pra minha surpresa o rosto ficou mais vermelho cor de jambo!!! Já vou virar seguidora do Gustavo agora mesmo!!! Preciso de ajuuuuuda!!!
E, não posso deixar de dizer, que acabei de ver aqui neste blog, mais um post super útil!!!

Gostei da dica de blog. Eu já me dei mal usando dicas "populares" e tive que gastar (caro!) para me recuperar da merda que fiz.

Mas gostaria de ver a opinião dele sobre o bepantol e suas mil e uma utilidades: usam nos lábios, creme de cabelo, olheiras, primer para cílios e até mesmo para diluir rímel já seco.

Beijos!

Queria saber o que ele acha sobre ficar usando o Bepantol em tudo que é lugar, inclusive nos lábios e olheiras! Acho um absurdo, afinal existe hidratantes, balms e cremes pra olheira pra que?

entendo sim sua preocupação e opinião, só não achei legal o jeito que a expressou.

a pessoa que falou de leite de magnésia e silicone estuda dermatologia, e até recebeu elogios de um conceituado dermatologista... eu acredito que cada profissional tem um tipo de opinião frente a determinados assuntos (é como os ginecologistas a favor X contra interrupção da menstruação). daí porque achei um pouco "demais" ou "desnecessário" simplesmente taxar de irresponsabilidade por ter uma opinião diferente (opinião essa baseada também em fatos científicos).

mas o blog é de vocês, então vai de cada um expressar como queira expressar, né? só pretendia fazer uma crítica construtiva mesmo.

suzi

Suzi, vamos lá.

Primeiro, a gente não começa crítica construtiva acusando o outro de estar baixando o nível.

Segundo, baixar nível pra mim é bater boca, é fazer bullying, é entrar no blog dos outros anonimamente e ser grosseira,... E até onde eu sei, o que eu disse foi que quem lê o twins conhece nossa opinião sobre esse tipo de dica, que pra mim é o mesmo que dizer pra pessoa escovar o dente com sabão de côco ao invés de comprar pasta de dente. É tudo sabão, não é mesmo, então vá no mais barato.

Não citei nomes. Essas dicas aí correm a internet, e já vi inclusive em blogs de blogueiras que gosto (e respeito) muito. Mas o que disse uma vez, e repito aqui, é que a gente tem que pensar muito no que fala, porque tem gente (e não estou falando de vc ou de ninguém em especial) que acredita em tudo que lê, não tem conhecimento necessário pra filtrar as informações e reconhecer que aquilo ali pode fazer mal.

Como eu disse aí em cima, tudo pode dar alergia. A primeira vez que usei a água termal da Sete, meu rosto ficou vermelho. Alguma coisa ali, naquele dia, fez com que aquilo acontecesse. Fiquei uns dois meses sem usar, já ia dar pra alguém, decidi testar de novo... não aconteceu nada. Passei a usar normalmente.

Ou seja, eu tenho alergia a certas coisas, de vez em quando ela brota do nada. Mas até hoje não passou de vermelhidão em alguma área. Mas existem zilhões de ativos, e às vezes a gente pode ser, sim, alérgica a alguma coisa presente num produto que todo mundo ama, sem saber. Vc pode ver que dificilmente a gente dá dica de maquiagem baratinha. Eu não coloco Ruby Rose nos meus olhos MESMO, não vou indicar pra ninguém.

Qualquer coisa, creme, maquiagem, esmalte, shampoo, qualquer coisa pode desencadear um processo alérgico, mesmo em pessoas que acham que estão imunes a isso. As pessoas têm que estar cientes disso.

Aí vou dizer, olha, silicone de cabelo é a mesma coisa que primer. Primeiro, não é. É só ler as explicações do Gustavo. E eu tenho um primer e um silicone de cabelos, ambos muito bons, aqui em casa, sei a diferença da textura dos dois produtos. Pode ter os mesmos elementos, mas o veículo com certeza é diferente. E vai que, de 10 mil pessoas que resolveram seguir a dica, uma tem uma reação muito braba. De certa forma, a culpa é minha.

O que eu digo não tem base científica, é opinião leiga. Eu me formei em Letras. E continuo com minha opinião: apesar das aulas de química, sabão é sabão, pasta de dente é pasta de dente.

Quanto a essas dicas que se espalharam pela internet, bom. Eu não faço isso na minha pele, e me recuso a indicar que vocês façam também. E se eu fosse dermato ou médica, com certeza seguiria esse mesmo encaminhamento.

A única coisa que eu disse, e não foi contra ninguém em especial, mas contra algo propagado net afora, é que repetir esse tipo de coisa é irresponsável. Pode ser que eu esteja errada. Mas continuo achando que responsável não é.

Aqui vai o link pra vc, do tal produto que eu adoro, mas que fez um estrago enorme na Bianca:

http://www.vendenafarmacia.com/2008/12/fwd-fotos-do-estrago.html

Produto testado, de laboratório conhecido, feito pra região em que ela usou...

beijinho, Suzi,

beijinho meninas

Meninas do Bepantol, aguardem post. A Pri tá fazendo uma pesquisa, okeis.

Passo bepantol em pasta nos lábios, quando estão rachadinhos. Mas não passo o líquido nos cílios nem que me paguem. Amo meus olhos.

Suzi, vou dar meu pitaco aqui porque sei que você é leitora constante e querida e expressou sua opinião, só isso. Também vou expressar a minha.

Desde muito tempo, desde sempre mesmo, a política do Twins é de não endossar o crossover de produtos. Se é para passar no pé, a gente passa no pé, se é pra passar nos cabelos, é pra lá que vai.

Eu sou, inclusive, o elo mais radical dessa prática e, com o tempo, acabei trazendo a Má pro meu lado, porque ela era a rainha do vamos testar, já que todo mundo está falando.

E a Pri da Bula não foi escolhida por acaso, só por ser querida e termos empatia desde o primeiro momento. Ela é nossa colaboradora por ser farmacêutica, especializada em cosméticos e compartilhar desse nosso ponto de vista.

Sei que houve profissionais (de saúde e biólogos) que endossaram a prática nos blogs. Eu li e comentei, inclusive, mas meus comentários sempre foram cortados.
É a postura profissional de cada um. Quem aceita, indica e prescreve sabe que está se responsabilizando por aquele cliente. E blog é pessoal e cada um se responsabiliza pelo seu e pelas idéias que ele difunde.

O Twins não recomenda, não indica e não endossa. Não temos nada pessoal contra as pessoas que têm opinião contrária, mas profisionalmente falando, não concordamos com a postura. Só isso.

No final, a escolha é do consumidor e ele deve saber a quem recorrer em caso de xabú.

Acredito muito em pesquisas e acho que se são gastas fortunas no desenvolvimento de produtos, não sou eu, Gêmea Boa da roça, que vou ficar inventando a roda e encontrando novas utilidades para as coisas.

Esse assunto sempre gera polêmica, mas considero uma polêmica construtiva, cheia de argumentos. Cada vez que ela surge, o assunto ganha mais dados e a informação fica mais rica.

É para isso que nós(investigadoras) servimos e é por isso que eles (profissionais, principalment os DESENVOLVEDORES) precisam estar com a matéria na ponta da língua :)

beijo, querida!

bom, desculpe se de alguma forma ofendi ou igualmente não me expressei bem no primeiro comentário, ana.
viviane, obrigada pela resposta também :)

e, sorry, mas comento "anonimamente" pq não tenho blog, nem conta em gmail, nem orkut, etc. mas sempre me identificava como "suzi".

beijo.

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação