Entrevista no Abril Mulher
Categoria(s) S.A.C. |
por Ana Farias |
Fizemos uma participação na matéria Novas gurus da maquiagem fazem sucesso na internet, no canal Mulher do site Abril.
Como a entrevista com a Laura Folgueira não seria publicada na íntegra, salvei a conversa pra vocês. É um papo longuinho, mas né, válido.
Grande parte da entrevista é sobre "negócios de beauté na internê", e acho que é bom abrir nossa opinião pra vocês. Seria muito bacana se fosse lido especialmente pelas blogueiras, porque gostaríamos muito de ouvir quem tá começando junto com a gente a lidar com esse mercado, de forma meio intuitiva. Lembrando a todas que opinião é pessoal e intransferível, e se for uma colocação inteligente não precisa ser feita de forma anônima (desprezo e falo mesmo). Aceitar opinião alheia é fácil, difícil é discordar sem atacar ou, talvez pior, distorcer o que foi dito pra provar o próprio ponto de vista.
Beijins
Twins
...
[tirei só a primeira pergunta, porque vocês já tão pra lá de cansadas de saber como começou o blog, néam!]
1 - Vocês gastam muito tempo com o blog, quer dizer, é como um “trabalho”?
Acho que podemos tirar essas aspas daí! Vemos o blog como uma janela para um nicho que gostamos muito, que é o jornalismo de beleza. O blog não é mais apenas um hobby, é um leque de possibilidades! Temos nos dedicado quase integralmente a ele e a trabalhos (freelas) que já conseguimos a partir dele. Somos redatoras, consultoras, pitaqueiras profissionais, e algo mais dentro desta novidade que é o universo da cosmética na internet.
2 - Qual o retorno que recebem hoje?
Além das oportunidades que surgem paralelas ao blog, o retorno financeiro do site, apesar de ainda tímido, existe. Afinal, recebemos pela venda de espaço publicitário (como banners). Mas raramente aceitamos fazer publieditoriais. Pra gente, muito mais importante, a médio e longo prazo, é o reconhecimento de um trabalho sério, mercadológico mesmo, de observação dos hábitos de consumo e do relacionamento indústria/consumidor. Felizmente, as empresas estão aceitando ouvir o que as consumidoras têm a dizer, por isso apostamos na condensação de informações feita no Trendy Twins, que é extremamente clasterizado. Nossas leitoras não têm apenas uma curiosidade normal sobre beleza, elas são consumidoras de fato, e interessadíssimas em obter informações que possam levá-las a uma escolha na hora da compra. Ou seja, são o público alvo de qualquer produto voltado para essa área, e nada melhor para o fabricante do que saber exatamente o que seu público quer. E é por meio de um relacionamento de extrema confiança entre as editoras e de seu público leitor que hoje isso é possível.
3 - Qual vocês acham que é, hoje, o papel dos blogs no mundo dos cosméticos?
O papel do blog enquanto canal de informação é importantíssimo, porque estreita o relacionamento entre quem vende e quem consome, com sua dinâmica e linguagem de fácil acesso. Mas existem alguns obstáculos. Primeiro, é preciso contar com o senso crítico do leitor, que não pode acreditar cegamente em tudo que lê, em qualquer lugar. Mas essa é uma questão cultural, que, acreditamos, se resolverá com o tempo, no desenvolvimento de uma relação mais madura, de discernimento, do internauta com a rede. E também existe um longo caminho na relação "tapas e beijos" entre blogs e empresas. É impossível pra gente falar sobre produtos sem citar nomes, não é mesmo? E então, de repente, ficou muito barato pra uma empresa fazer publicidade de seus produtos. Mande três canetas fofinhas para um blogueiro iniciante e entusiasmado, ou seja, inocente, e pronto: propaganda gratuita e de amplo alcance. Obviamente não acreditamos que seja função dos blogs fazer o papel de mídia publicitária tradicional. Mas também não achamos justo que se aproveitem da credibilidade de muitos blogueiros junto a uma multidão de leitores para a exposição gratuita das marcas. Então, se é um modelo novo de comunicação, é preciso criar um modelo novo de recompensa também.
4 - E os sorteios? Quase todos os blogs fazem, e são uma das coisas que atrai mais leitoras. Depois essas leitoras viram um público fiel? Como vocês fazem pra tentar fazer essas leitoras voltarem?
Acima de tudo, nosso foco é no conteúdo. Investimos sempre na troca de informação. Nós nunca colocamos condições para a participação dos leitores em promoções do blog (como ser "seguidor", ou assinante de feeds, twitter, Orkut, etc), justamente porque não acreditamos que a amarra vá fazer com que essas pessoas retornem ao blog após terem cumprido sua “obrigação” visando um “prêmio”. Quem volta, o faz porque quer, porque gosta do que está ali. Na nossa visão, um produto qualquer sorteado é apenas um presente que podemos oferecer em retribuição pela visita que recebemos, ou seja, pelo interesse naquilo que escrevemos. Fora nosso comprometimento com a qualidade de informação, os sorteios, encontros e promoções são as únicas coisas que podemos proporcionar. Mas o sorteio em si, isso é secundário no Trendy Twins. Não é o que move o blog, nem as leitoras fiéis que conquistamos. Resumindo, discordamos que os sorteios atraiam mais leitoras, ou que seja possível estabelecer um público fiel apostando nisso. O que atrai leitor é apostar num diferencial, e em trabalho de formiguinha, dia a dia. O Twins começou com três leitoras, e nós, “Gêmeas”, fomos duas delas durante um bom tempo! rs
5 - Como foi começar a se expor com um blog mais pessoal, onde vocês colocam fotos suas?
Nossa exposição não é nada exacerbada, mas não é por excesso de pudor, porque vemos qisso como uma coisa natural. Quando precisamos fazer um swatch de maquiagem, ou mostrar uma foto de evento, fazemos sem problema algum, sem vergonha de mostrar nossas cútis de 30+. Isso acontece porque as cucas por aqui estão em dia! A gente agradece os elogios, e sublima as críticas vazias, e vamos aí ganhando na comparação com as fotos de dois anos atrás, pra mostrar que hidratar é sempre uma coisa muito boa! (rs) E a gente tem consciência de que só a disciplina traz resultados e tentamos passar isso pras meninas, porque os anos passam para to-das. Confortáveis ou não, estamos ali de espelho, então tem que existir responsabilidade, sim, no cuidado com nossa pele (e saúde, principalmente, porque temos o maior cuidado em não repassar receitas loucas em nome da beleza!).
6 - Como e por que vocês tomaram a iniciativa de chamar mais meninas pra colaborar no blog?
Somos só duas, mas queremos abraçar o mundo! Infelizmente, o dia só tem 24 horas, e a gente precisa fazer muita coisa além de blogar. Além disso, temos consciência de que não sabemos tudo, por isso vamos atrás de quem sabe! Então, sempre na busca por um conteúdo mais abrangente, interessante, e, principalmente, embasado, tivemos essa idéia de chamar pessoas nas quais confiamos pra colaborar semanalmente, ou ocasionalmente.
7 - E, por fim, qual é, pra vocês, a parte mais divertida do blog?
Para Vivi: Ah, brincar de me maquiar, com certeza!!
Para Ana: Sem dúvida, me encontrar pessoalmente com as leitoras. É muito engraçado, porque eu sou mega tímida, e elas me imaginam A Gêmea Má. Mas tem essa sensação qualquer de intimidade, mesmo que eu nunca as tenha visto, que é muito legal.
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ps: sobre essa questão de blogs = trabalho, tem um post legal da Paulinha no Sweetest Person também.