Rastreamento Internacional
Categoria(s) colaboração, compras online (manual) |
por Ana Farias |
Há um tempinho atrás eu estava checando com uma vendedora do exterior os valores de frete pro Brasil, quando recebi esta notícia, que venho dividir com vocês hoje.
Começou assim: ela me explicava que tinha parado de enviar pro Brasil porque muitos pacotes estavam sumindo no trajeto. Até aí, não é novidade, todo mundo sabe que os nossos correios estão uma bela porcaria e não é de hoje (aliás, recomendo a leitura desse post do Makeupalooza). E tem a política do PayPal, que estorna o valor da conta do vendedor quando o pacote não chega ao comprador, então é até compreensível a decisão dela.
Mas, pôxa, eu queria muito aquele produto e ela acabou concordando em mandar pro Brasil, desde que o envio fosse com rastreamento. Achei justo. Pedi o preço do Priority, velho amigo. Ela mandou o preço do Express e comentou que o Priority não poderia ser porque não tem rastreamento.
Oi? Como assim, não tem? Tem sim, tenho certeza! Bom, nessa de tem-não tem, ela me manda o link dos correios americanos e eu quase caí dura quando constatei que realmente o Priority, quando enviado em Flat Rate Envelope ou na Small Flat Rate Box, não tem rastreamento. Por favor, não me xinguem pela tradução horrorosa do Google, ok?
Fonte
Mesmo com a tela dos correios americanos (USPS) continuei com a pulga atrás da orelha, pois eu sempre pedi pelo Priority e sempre acompanhei no site dos correios brasileiros o pacotinho. Será que os correios daqui seriam tão desorganizados a ponto de oferecer o rastreamento por engano? Liguei no SAC dos correios, e a resposta foi mais ou menos a seguinte:
Senhora, é isso mesmo. O envio dos EUA por Priority não tem número de rastreamento. O que pode ter acontecido é que o remetente pagou uma taxa extra para ter o rastreamento em determinado pacote, mas normalmente não tem.
Infelizmente, a resposta dos correios também não ajudou muito, pois não consegui confirmar que taxa seria essa. Liguei de novo hoje de manhã (para ver se pegava outra atendente mais esclarecida), mas informaram que se consta esta informação no site do USPS, então é isso mesmo. Ou seja, ficaram em cima do muro e não elucidaram nada.
Pelo sim, pelo não, resolvi postar pra gente prestar atenção quando escolher o Priority Mail International, já que, quando vier no Flat Rate Envelope ou na Small Flat Rate Box, que é justamente o que se usa para encomendas menores, ele não tem rastreamento.
Então, não custa nada confirmar com o vendedor, antes da compra, se o envio é com ou sem rastreamento.
Fica o alerta!
Renata Kelly (colaboradora)