usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Pra que Serve? Tônico e Adstringente  

Categoria(s)

por Vivi




Tônico ou Adstringente?

Tônico facial e adstringente são produtos diferentes, mas que diferenças são essas?

A gente acha uma salada de informações desencontradas web à fora, mas basicamente podemos resumir assim: um ativo adstringente tem a função de fazer aquela limpeza mais profunda no poro, retirar qualquer vestígio de oleosidade que pode ter resistido à limpeza normal. Os adstringentes tem como função diminuir o suor e a oleosidade da pele devido à contração dos poros (abertura da glândula sudoripara) e do óstio (abertura da glândula sebácea).

Alguns ativos adstringentes mais comuns encontrados nas fórmulas:

Arnica
Bardana
Cavalinha
Hamamélis
Hortelã
Maracujá
Menta
Pepino

Também podemos encontrar no mercado "tônicos adstrigentes", porque a definição de tônico é muito ampla, como veremos em seguida.

Na busca pela solução ideal contra o excesso de oleosidade, acabamos nos jogando em fórmulas adstringentes que contém muito álcool, ignorando que a tal refrescância na verdade é ardência e que esse choque vai provocar uma produção maior ainda de sebo, logo em seguida. Por que eles continuam fabricando produtos assim então? Ué, imagino que seja porque muita gente continua comprando. Por isso é tão importante conhecer seu tipo de pele e observar como ela se comporta realmente durante o uso dos produtos.

Tonificar é uma etapa do cuidado facial. Ela acontece depois da limpeza. O ato de tonificar significa ressaltar, dar ênfase, deixar mais vívido.

Por isso é comum a confusão. Tonificar é um ato, uma ação. O produto tônico contém vários ativos que, juntos, vão propiciar uma mudança visível na aparência da pele.

Os tônicos costumam ser divididos em:

Tônico hidratante - pele normal e seca
Tônico adstringente - pele mista ou oleosa

A função do tônico é reestabelecer o ph equilibrado na pele, eliminar possíveis toxinas, melhorar a micro-circulação na superfície cutânea, suavizar, acalmar e refrescar a pele.

Depois da sua aplicação, a sensação deve ser agradável, sem repuxamento ou ardência. Ele também é o responsável por prolongar a sensação de limpeza.

Depois da Limpeza e da Tonificação, a pele está protinha para receber os produtos da última etapa obrigatória de cuidado diário: a Hidratação e proteção contra radiação.

Álcool
Além de prejudicar a pele, desidratando-a e agredindo, provocando o efeito rebote na produção de sebo protetor, produtos que contenham álcool devem ser usados com cuidado por quem usa produtos antiidade.

Normalmente esses produtos contém algum tipo de ácido e a interação deles com o álcool acaba diminuindo sua eficácia. Em alguns casos podem inclusive provocar efeitos colaterais.

21 comentários

Muito bom ,eu msma nem sabia qual a diferença, e pra falar a verdade eu ateh usava o tonico pra retirar a maquiagem. hahahha

Não sei por que, mas eu sempre dispensei o uso do tônico. Eu costumo usar somente adstringente. Depois do post fiquei com vontade de comprar um pra ver se faz diferença mesmo :)

Leticia andrade   says 28 de outubro de 2010 13:20

Mas logo depois de lavar o rosto, agente usa o tonico ou o adstringete?

Eu tenho os 2, mas nao sei a ordem de usa-los, nem se posso usa-los junto!

help!
rsrs

Esses leites da vida, q dizem limpar a pele e são àlcool puro são tão pops que tem até embalagens coloridas, o conteúdo que não muda.

Gurias, eu sei que vocês já tão cansadas disso, mas poderiam fazer um post sobre bases? Tô com muita dificuldade pra encontrar uma que combine com a minha pele e tô cansada de gastar dinheiro tb... bjs

Vivi!

Seeeeeempre visito o blog, mas passo voando pelos comentários (shame on me)...

Mas tenho uma dúvida... Sabe o tônico anti-cravos da Clean'n'Clear? Li num blog, não lembro qual, que ele possui álcool... Desde então fico sem saber se lavo o rosto depois de passar ou se deixo lá agindo...

Contrariando o calor de Salvador, minha pele nunca foi oleosa (nem mesmo na zona T)ou seca... Mas como sou modelo e usam muita maquiagem no meu rosto, comecei a usar esse tônico... O problema foi que fiquei encanada achando que minha testa passou a brilhar nos dias mais quentes e como isso nunca aconteceu, não sei exatamente como proceder (eu uso a franja reta, mas nunca tive a testa oleosa)... Uso um sabonete da La-Roche Posay que a dermatologista indicou (pra meu irmão, que tem uma ou outra espinha), o tônico, protetor e mais nada.

Estou errando em alguma coisa ou não me dei bem com o anti-cravos?

Beeeeijo! AMO o TT!

ótimo post, vivi! sempre tive essa dúvida e ainda não tinha encontrado uma resposta confiável.
vc podia fazer um post com opções de tônico adstringente bons que não contenham álcool na formulação e com preços um tanto quanto acessíveis pra gte, ne??? eu ia adorar!!
bjos

É fundamental usar o produto certo para pele certa, eu até estava preparando um post sobre isso.
Vejo o pessoal se entupindo de make, sem tomar os devidos cuidados, que são fundamentais para quem quer manter a pele bonita por anos.

Beijos

Leticia
WWW.LETICIABRASIL.COM

Eu queria ser um pouquinho mais disciplinada com isso sabia!? sempre começo usando um tonico e adstringente... uso um tempo e depois começo a falhar na periodicidade. fico com preguiça.. mas sempre noto que faz diferença...

Ahhh com sorteio no meu blog! vou sortear uma paleta de 88 matte! Estou voltando a escrever lá! dá uma passadinha quando puder! Toh te seguindo viu!? beijos! http://mirzabraga.blogspot.com/

depois que comecei a tonificar minha pele, ela ficou muito melhor! mais limpa, menos oleosa e ajudou muito com os "breakouts" que eu vinha tendo....não dispenso mais!

Nada contra o tônico adstringente da TRACTA (sem álcool), mas gostaria de saber se há outras opções para pele oleosa.

Muitíssimo grata!

Carol.

Eu sempre tive esta dúvida e já usei de tudo: tônico adstringente com álcool e sem álcool, só adstringente ou então só tônico (será que era o hidratante? não sei só vinha escrito tônico). Enfim, minha pele é oleosa e nunca me adaptei a nenhum deles, por isso qdo vejo conselhos pedidno pra usar tônico depois da limpeza acabo pulando essa, parte. Como consumidora investigativa (uia!), vc poderia nos indicar algumas marcas que já testou ou já ouviu falar... No seu Diário de Pele sobre o CO2 notei que não fala sobre tônico...
Ah! Nunca havia comentado, mas adoro o TT e acompanho sempre... bjs

Qdo eu uso tonico, q no meu caso é adstringente.. minha pele fica mais oleosa no dia seguinte.. é horrível!! =/

Oiii tudo bem?? Tô com uma dúvida aqui, não sei se é o trendy twins ou o two dots que divulga sorteios na sexta....kkkkkkk

aí eu vim na cara de pau pedir pra divulgar meu sorteio...se nao for o trendy me avisa pra eu ir pedir la no dots?? hahah

meu sorteio é esse aqui:

http://itsmycircus.blogspot.com/2010/10/sorteio-lindo-colar-maria-santa.html


bjoks

Adorei o post! Tinha muita vontade de saber essa diferença direito.
Beijo!

Comprei há tempos atrás um adstringente. Logo em seguida fui à dermatologista e ela me disse para parar de usar imediatamente por causa do álcool. Então escrevi um mail ao fabricante, conhecido de todos nós, contando sobre o que a profissional falou e a resposta que tive foi que os produtos deles são formulados com acompanhamento de dermatologistas. Tudo bem, é assim que deve ser. Mas me pergunto: por que dermatologistas consultados por nós dizem que não se deve usar e dermatologistas do fabricante, aparentemente, não se contrapõem?

Na onda da pergunta da Cybele, o que vocês acham do "esfoliante líquido", que eu achava que era um tônico mas pelo que consta no rótulo não é, da Clinique, o passo 2 da linha 3 passos? Eu uso, e no começo senti uma mudança enorme na minha pele - para melhor, os cravos diminuíram, a oleosidade também, a pele ficou mais clara. Agora uso em dias alternados, porque como a oleosidade está mais controlada não vejo necessidade de usar todo dia. No entanto, eu sinto uma culpa enoorme ao passar o algodão no rosto, porque ele tem muito álcool! Comofas? :)

Luciana

legaal! dessa eu nem sabia ;) ótima dica (y)

Como já disseram nos comentários, tb sugiro um post sobre os tônicos e adstringentes que vc já tenha usado e gostado. Se é que já não há algum... bjus

Adorei esta explicação. Super útil e esclrecedora!
bjs Vivi

Amoras, acho que esse post merece um FAQ - com algumas questões do post anterior também - né? Deu pra perceber que são assuntos que geram várias perguntas, vou ampliar, então. ;)

Beeeijuuuussss!

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação