POR UM FINAL FELIZ
Categoria(s) off-topic |
por Trendy Twins |
A gente costuma não ligar muito para dados. Dados nos transformam em apenas números e ninguém quer ser apenas mais um. Por isso, muitas e muitas vezes ignoramos as estatísticas.
Mas aqui vai uma que não pode ser ignorada: por ano, 40000 mulheres são diagnosticadas com Câncer de Mama no Brasil.
É um número grande demais. Assustador. Mas que se torna muito pior quando invertemos a situação e damos nomes aos números. Como é difícil imaginar um rosto conhecido e querido sendo afligido por essa doença, não é? Mas essas mulheres estão em todo lugar. Uma vizinha, uma amiga, uma mãe. Você.
Câncer é coisa muito séria, mas existem grandes chances de se chegar a um final feliz! Pra isso, precisamos lutar sempre para desmistificar os tabus que rodeiam a doença. Argumentar, sempre que possível, que é muito mais eficiente fazer exames regulares preventivos do que evitar dizer a palavra “câncer”. Bater na madeira também não cura, nem nos exime de desenvolvê-la.
Quanto mais cedo qualquer nódulo for descoberto, maior a possibilidade de cura. Fazer o auto-exame e encontrar um carocinho dá muito medo, mesmo. Mas só descobrindo logo esse nódulo será possível tomar as providências necessárias para que o tratamento seja iniciado com rapidez, garantindo um processo mais tranqüilo de transição pela doença.
Transição. Esse caminho aparentemente longo e tortuoso até a cura. Mas que precisa ser percorrido. E que maneira melhor de percorrê-lo, senão com o pensamento voltado para a conclusão de tudo, da melhor forma possível?
Ninguém aqui quer dizer que é fácil e nem poderia. Mas sabemos que a postura positiva, ainda que realista, e a compreensão dos tratamentos e possibilidades, tudo isso pode colocar um sorriso no rosto de quem atravessa essa situação. E de quem está ao lado.
É disso que precisamos ter consciência: informação é a melhor arma contra qualquer doença. É dela que vem a esperança. E sorrisos lindos como o da Ana, que tem uma história pra contar pra gente.
Essa história vocês conhecerão no próximo post.