TESTEI: CORRETIVOS EM CANETINHA
Categoria(s) make rosto |
por Trendy Twins |
Eu já estava devendo um post sobre corretivos há tempos. E eu não sei exatamente qual é o critério que uso pra pagar minhas dívidas de post, mas o fato é que nessa semana duas leitoras enviaram dúvidas sobre o mesmo corretivo: o Corretivo Facial Transformador Renew, da Avon.
Já tinha ouvido de outras pessoas a mesma queixa, só que de outro produto da linha de maquiagem Renew, a Base Transformadora. Assim, suspeitava que o problema fosse o mesmo e acabou que eu estava certa! Já explico.
Essa linha de maquiagem Transformadora Renew tem como objetivo tratar da pele ao mesmo tempo em que a colore. Vários artigos em revistas já demonstraram que não é bem assim. Mesmo contendo os ativos anti-anging em sua fórmula, o simples uso, mesmo que contínuo, de base+corretivo+pó+batom+sombra de tratamento, por si só, não terão concentração suficiente para reverter danos causados à pele. O que eles realmente fazem é reforçar a proteção contra o futuro envelhecimento, já que agem apenas superficialmente. Uma vitaminazinha para o colágeno, podemos dizer.
Vocês, garotas expertas, já devem saber que atualmente é possível colocar ativos de tratamento em micro-nano-partículas que se agregam às moléculas e vão lá pro poço fundo da nossa pele. Mas existem moléculas e moléculas. E estamos falando em maquiagem, portanto, o produto teria que ter uma concentração matadora de ativos para, por exemplo, renovar suavemente seu rosto a partir do seu pó compacto. Oi? Qual a quantidade necessária de pó para substituir uma camadinha de creme? Não compensa.
Estou dizendo tudo isso pra chegar ao ponto crucial: por que o corretivo em canetinha Renew vira pó quando seca e fica se soltando da pele? E pior, marcando toda e qualquer linha de expressão ou ruguinha que encontra pela frente?
Fiz essa pergunta para o SAC e estou aguardando a resposta. Mas eu já adianto, sem medo, meu palpite. Os ativos não estão homogeneizados na fórmula. Nem no corretivo, nem na base. São de densidades diferentes e enquanto uma parte consegue penetrar a pele, a outra se agrega na superfície, virando pozinho e deixando os poros e marcas aparentes, cheios de produto. Uma pena.
Vamos às comparações:
1 - Avon, Renew Corretivo Facial Transformador FPS15, bege claro
2 - Lancôme, Flash Retouche, 02
3 - O Boticário, Corretivo Flash Iluminador, 02
Todas com cores indicadas como 'claro'
Dá para perceber que o conceito de pele clara é bem amplo. Enquanto a Avon entende a pele clara como amarelada (tudo bem, é corretivo), a Lancôme entende como rosada (viva eu!) e o Boticário entende como uma pele clara de quem nasceu no Caribe.
Aqui vocês podem ver os poros da minha mão em todo seu esplendor! Resolvi testar nessa região por ser rica em furinhos, já que tirar fotos da minha própria região dos olhos, com a definição que o post exigia, seria beeeem difícil.Cliquem na foto para ampliar.
Acho que dá para enxergar claramente as diferenças entre os produtos, na imagem abaixo:
Essa foto foi feita uns dez minutos após a aplicação, com o produto já seco. Percebam a alta concentração na superfície onde foi aplicada o corretivo Renew. O produto da Lancôme se comportou lindamente, assim como o d'O Boticário. Infelizmente, a coloração desse último não condiz em nada com sua denominação de 'claro'. E foi o único que só saiu com demaquilante, já no dia seguinte - fiz o teste à noite.
Conclusão: se você tem pressa, não use o corretivo da linha Renew. Ele precisa ser aplicado com muito cuidado e cautela na hora de dosar a quantidade. Ou corre-se o risco de sair com circulos de pó esbranquiçado ao redor dos olhos. Se você é fera na maquiagem, tem uma certa habilidade e um tempinho pra se preparar, pode usa-lo com esponjinha ou pincel, para um efeito uniforme.
Se alguém teve uma experiência diferente com esses produtos, contaeee!!!
G.B.