usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Cosmeticamente Correto  

Categoria(s)

por Vivi




Pegando carona no foco ecofriendly, não dá para não chamar atenção para um fato que pode passar batido por muitas de nós: os esfoliantes com partículas plásticas.

Imaginem o volume de plástico jogado ralo à fora, todos os dias, por mulheres que pensavam apenas estar deixando a pele macia e lisinha!

Pode parecer que as partículas usadas nos produtos esfoliantes são minúsculas, mas imagine o tamanho de um peixinho. O que é infinitamente pequeno para nós é praticamente uma "pedra no rim" da fauna marinha, que acaba ingerindo esses resíduos em grandes quantidades. E o acúmulo do plástico no solo marinho - ou no fundo do mar, que é mais romântico... - forma uma crosta sintética, que já foi mapeada e tem preocupado pesquisadores no mundo todo.

O pesquisador Mark A. Browne, da Universidade de Sydney, sugere, na revista Women's Health de dezembro passado, que sejam utilizados esfoliantes naturais, a base de açucar e sal, que se dissolvem facilmente.

Nós, gathas brasileiras, temos muitas opções além dessas, com produtos constituídos por sementes da nossa riquíssima flora nativa.




Vamos ficar de olho nos rótulos e assim contribuir ativamente no esforço anti-destruição do nosso próprio ambiente.

Boa

Update:
a Hélia perguntou nos comentários, mas acho que vale a pena esclarecer aqui. Para saber se um esfoliante tem plástico ou não, precisamos procurar a palavra mágica "polímero" na constituição do produto. Se tiver, é plástico.

Marcas amigas da natureza já abandonaram essa prática há tempo, mas alguns fabricantes ainda insistem em usar os plásticos, porque são mais baratos do que matéria prima natural autorizada.

Minerais pode! Minerais fazem parte da natureza.

ADENDO:

Complementando, com o gancho que a Eliana deixou nos comentários. Os polímeros a que me referi nos produtos são os sintéticos, ou seja, que não existem na natureza. Mais especificamente os plásticos.

Quanto ao make mineral, bom senso, né, gente. Lógico que temos que atentar a qualidade dos produtos que usamos. Os pós minerais sempre fizeram parte dos cosméticos, misturados aos outros elementos. Assim como o refinamento dos alimentos tiram seus nutrientes, vários 'químicos', quando inocentemente adicionados aos produtos tiram sua "pureza".


24 comentários

Muito importante isso! Esse tipo de preocupação realmente faz diferença!
As empresas de cosmético tinham que se ligar que isso é um grande diferencial, até no número de pessoas do planeta para consumir os produtos por eles fabricados.
A Natura é legal, tipo tem uma vibezinha Body Shop que eu amo, mas odeio pois não tem aqui!
Beijos

Nossa... nunca tinha atentado para esse fato. Mas como sabemos se nosso esfoliante querido de toda semana não possui partículas plásticas??? Atualmente estou usando um da Natura de cacau, que por sinal é D-I-V-I-N-O!!! Mas já usei mtas marcas que não sei se são ecofriendly.
Bjos!!!

P.S. Adoro o blog e leio todo santo dia.

Realizei um trabalho para a universidade onde falava sobre Marketing verde, como estudo de caso utilizei a Natura. A empresa realmente vem focando na idéia de preservação.
Qualquer dia eu posto alguma coisa do trabalho lá no meu blog. =]

O esfoliante de calêndula da Granado (http://www.granado.com.br/produtos/produto.aspx?cod_linha=6&cod=301) é ótimo.

Super bacana essa iniciativa.Já faz tempo que adotei os produtos da Natura justamente por esse fato.Bjs

Nossa fico muito triste quando me deparo com esses simples fatos que agridem a natureza.
Sei que tambem tartarugas marinhas comem plasticos que são jogados no mar e morrem.
Dói na minha alma saber que esses animais indefesos são vitimas da ignorancia de muitos.
Ligia
Americana-SP

enqto houver pessoas nesse mundão de meu Deus
que se preocuparem só com o seu próprio umbigo e quererem levar vantagem em tudo ainda vamos ter
empresas sacanas .....mas é só colocar o nosso conhecimento em ação pra evitar abusos,por isso o seu post é excelente...... é isso aí,qto mais gente envolvida na preservação mais conscientização do nosso meio.....Parabéns!

Procuro ser sempre eco-friendly, reciclo meu lixo, evito usar o carro ao máximo... mas nunca tinha pensado nisso, no plástico dos esfoliantes!
Não comprarei de novo, só os naturais! ^^

Gente, esse esfoliante da natura aqui ~> http://naturabrasil.submarino.com.br/detail/index.site?pid=21371237&cid=79392&pcid=79392 é a coisa mais deliciosa que já experimentei. Deixa a pele super hidratada, durante o banho mesmo, e tem um cheiro que é uma loucura!

O esfoliante que mais amo na face da terra é um de maracujá da Natura. O que esfolia são as sementes de maracujá trituradas. É um gel tão bom, mas tããããão bom que vcs nem imaginam. A pele fica uma seda.
Meu marido adora também, uma vez no mês eu dou um banho de esfoliante nele.

Oi adorei este blog, o que faço? Eu planto, planto de tudo, o terreno da minha casa parece mais uma selva. E se der mole, eu planto em qualquer lugar. Eu acho que nossa obrigação é preservá-la. Nós temos que fazer a nossa parte. Bjs.
tininha_rose@yahoo.com.br

Nossa, meninas!! Eu nunca tinha pensado nisso, adorei o post!!!
bjs

Nossa, meninas! Eu nao tinha pensado nisso, adorei o post!!

moça, queria te perguntar... onde você conseguiu um layout tão lindo assim?
aguardo resposta ^^
beijos!

Olá, adoro o blog de vcs! Estou ansiosa para conhece-las!
Tem selinho!
http://culturainutil2009.blogspot.com/
Bjos

Gente, post perfeito. To usando esfoliante da ekos, mil anos luz melhor que o skin so soft da avon. Ecologicamente correto ainda por cima... não preciso saber de mais nada.

Ahh meninas indiquei vcs para o dardos. bjooo

Você é uma pessoa ecofriendly? O que faz pra ajudar o planeta?

Ultimamaente tenho usado muito mais produtos em refil do que o regular!!!
sempre me preocupo com a reciclagem das coisas tambem!!!

Muito bom o post, a maioria das pessoas não tem consciência disso.

Um esfoliante muito bom é o Apricot Scrub da St. Yves, eles usam semente de damasco. Também não foi etstado em animais. Troquei o Theracne, indicado pela dermatologista por ele. Aliás, dermatologista adora passar coisas ecologicamente incorretas...

Para deixar o mundo mais ecofriendly, é importante que cada um faça a sua parte. Eu tento sempre fazer a minha, economizando no banho, reciclando as sacolinhas, não largando o lixo de qualquer jeito por aí e sempre que possível incentivando as pessoas a fazer o mesmo. :)

email: aishameriane arroba gmail ponto com

Sou ecofriendly de alma!!!

bjoos

Jé Nogueira
jessica_nogueiraluiz@yahoo.com

Tá, cheguei mega atrasada na leitura desse post, mas como bióloga/bioquímica chata, preciso desdizer a questão de "polímero = plástico"! Existem vários polímeros naturais, como a celulose, proteínas e DNA! Claro que hoje em dia se usam mais polímeros sintéticos, mas não é só no esfoliante... o mais comum é o PEG (polietilenoglicol) que é usado em laxantes, cremes, shampoos, lubrificante, pasta de dente, etc.
E quanto a maquiagem mineral ser natural, sugiro que leiam isso aqui: http://azsustainability.com/2008/06/23/how-natural-is-mineral-makeup/
Desculpa a chatice, mas não posso negar tantos anos de estudo, né? bj!

Obrigada, Eliana!
Complementei o post em relação aos polímeros sintéticos. Sobre o make mineral, acho que cabe mesmo o bom senso. Nem tudo é 100% bom ou ruim. E como o sucesso dos minerais está incomodando muita gente, é natural que comecem a aparecer os bad sides. Melhor pra nós, consumidoras, que podemos avaliar com mais dados os produtos oferecidos e escolher aquilo que melhor nos serve.

beijo!
Boa

Desejo e luto para mantermos um meio ambiente para zelar, por isso faço minha parte:reciclando o lixo, economizando agua, plantando arvores,cuidandopara que as pessoas não poluam as praias e se conscientizem da importancia de cultivar e manter o meio ambiente,tambem possuo um jardim no qual sempre sou visitada pelos passaros e cultivo minhas plantas.Tomo os cuidados necessarios que uma amiga ecologica deve ter,sou contra: queimadas, queima de pneus, lixo nos rios, consumo exagerado de energia eletrica e pessoas com maus habitos. A natureza pede ajuda! Somos responsaveis por ela e devemos sempre nos reciclar com bons habitos priorizando o meio ambiente.

Bianka Furttado
gattha_vada@hotmail.com

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação