Cosmeticamente Correto
Categoria(s) corpo |
por Vivi |
Pegando carona no foco ecofriendly, não dá para não chamar atenção para um fato que pode passar batido por muitas de nós: os esfoliantes com partículas plásticas.
Imaginem o volume de plástico jogado ralo à fora, todos os dias, por mulheres que pensavam apenas estar deixando a pele macia e lisinha!
Pode parecer que as partículas usadas nos produtos esfoliantes são minúsculas, mas imagine o tamanho de um peixinho. O que é infinitamente pequeno para nós é praticamente uma "pedra no rim" da fauna marinha, que acaba ingerindo esses resíduos em grandes quantidades. E o acúmulo do plástico no solo marinho - ou no fundo do mar, que é mais romântico... - forma uma crosta sintética, que já foi mapeada e tem preocupado pesquisadores no mundo todo.
O pesquisador Mark A. Browne, da Universidade de Sydney, sugere, na revista Women's Health de dezembro passado, que sejam utilizados esfoliantes naturais, a base de açucar e sal, que se dissolvem facilmente.
Nós, gathas brasileiras, temos muitas opções além dessas, com produtos constituídos por sementes da nossa riquíssima flora nativa.
Vamos ficar de olho nos rótulos e assim contribuir ativamente no esforço anti-destruição do nosso próprio ambiente.
Boa
Update: a Hélia perguntou nos comentários, mas acho que vale a pena esclarecer aqui. Para saber se um esfoliante tem plástico ou não, precisamos procurar a palavra mágica "polímero" na constituição do produto. Se tiver, é plástico.
Marcas amigas da natureza já abandonaram essa prática há tempo, mas alguns fabricantes ainda insistem em usar os plásticos, porque são mais baratos do que matéria prima natural autorizada.
Minerais pode! Minerais fazem parte da natureza.
ADENDO:
Complementando, com o gancho que a Eliana deixou nos comentários. Os polímeros a que me referi nos produtos são os sintéticos, ou seja, que não existem na natureza. Mais especificamente os plásticos.
Quanto ao make mineral, bom senso, né, gente. Lógico que temos que atentar a qualidade dos produtos que usamos. Os pós minerais sempre fizeram parte dos cosméticos, misturados aos outros elementos. Assim como o refinamento dos alimentos tiram seus nutrientes, vários 'químicos', quando inocentemente adicionados aos produtos tiram sua "pureza".