Tratamento Anti-Frizz
Categoria(s) cabelos |
por Trendy Twins |
Pra quem sofre com frizz, uma notícia boa e uma ótima:
A boa é que aquele cebolinha nosso de cada dia indica que não estamos caminhando pra careca, que está tudo certinho com o crescimento dos fios – os espetadinhos são fios novos, que ainda não aprenderam a crescer pra baixo. Eu sei, grandes coisas. E não resolve o problema. Mãns...
A ótima dica quem nos deu foi a Marcinha, do República Brechó. A irmã dela, piveta de 14 anos, fez uma escova inteligente, e o cabelo, antes bem enrolado e super volumoso da raiz até as pontas, diminuiu demais de volume, e não sobrou frizz nem cebolinha pra contar história.
Super me interessei!
Pra quem ainda não conhece, as tais escovas inteligentes não têm muito a ver com as técnicas antigas de alisamento abaixo:
Exemplos ultrapassadíssimos: 1) o alisamento japonês, definitivo (pra livrar o cabelo dele, só deixando crescer), deixava o cabelo super esticado, e cheio de química pesada – o que enfraquecia demais os fios; 2) a escova progressiva, que dura até seis meses, mas tem a questão do excesso de formol, e aquela coisa do nojinho de ficar dias sem lavar a cabeça. Essa cabeleira aí é minha! Fiz só essa vez, depois me deu um puta medo. Por mais que tenha amado meus fios, não pretendo repetir.
Tem escova inteligente pra tudo que é paladar (chocolate, chocolate com menta, morango, marroquina, algas marinhas, light, chuchu... brinks!), mas ela nem alisamento é: trata-se de uma super hidratação que sela a cutícula, e é isso que dá um aspecto mais liso aos fios.
O grande diferencial é que essa técnica respeita o cabelo, reduzindo o volume sem deixá-lo chapado. Mas ela não “alisa”, apenas disciplina os fios. E o resultado do tratamento vai depender muito da estrutura de cada cabelo: os que são apenas ondulados ficarão lisos, os que são cacheados terão os cachos relaxados, os mais crespos ficarão mais macios, e por aí vai. Os fios ganham balanço e mantêm um caimento natural, sem pesar a aparência como se a gente tivesse passado ferro quente neles.
Fonte
A fórmula varia muito, mas é sempre rica em proteína, queratina, aminoácidos, e agentes hidratantes (como a castanha-do-pará). Essas substâncias reconstroem os fios, deixando-os mais resistentes e brilhantes. Como ela agride bem menos e não irrita tanto o couro cabeludo, pode ser utilizada inclusive por quem acabou de tinturar. E o mais legal: dá pra lavar as madeixas no mesmo dia, sem problemas.
Mas, como toda química, essas escovas podem causar danos a longo prazo, por isso usem com moderação. E não acreditem em promessas de que não existe formol na fórmula, porque é ele (ou outro componente químico tão poderoso quanto) o responsável por alterar a estrutura do fio, mantendo-o liso por mais tempo. Geralmente, existe até o,2% de formol nas escovas inteligentes (que possuem o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a Anvisa).
Fonte
O processo é o seguinte: o cabelo é lavado com shampoo anti-resíduos (que deixa as escamas abertas para que a queratina possa penetrar no fio). Com o cabelo apenas úmido, é feita a aplicação de uma máscara hidratante e alisadora (à base de queratina hidrolisada). Daí se faz uma escova, prancha; 20 minutos depois, uma segunda máscara, dessa vez doadora de brilho, que deve ser aplicada mecha por mecha, e deixada no cabelo por 30 minutos. Nova lavagem, e, depois da escova, você sai do salão cheirosa e pronta pra causar!
Famosas que já usaram:
Fonte
Quer ver como é feita a escova inteligente? Clique AQUI para ler instruções, e AQUI pra ver um vídeo.
Quer efeito liso-liso mesmo? Clique AQUI e conheça duas opções!
Mas lembrem-se: qualquer que seja a escolha das gatas, procurem fazer o tratamento com um profissional capacitado! Afinal, se der tudo errado e o cabelo cair, pelo menos você tem alguém pra processar! (brinks)
E você, amiga, já fez alguma escova inteligente? Qual? O que achou do resultado? Conta pra gente aê, que eu tô doidinha pra me jogar numa dessas!
Má
Ps: aliás, se alguém tiver dicas em Nikite, agradeço por demais!