Aproveitando Que o Assunto Tá Fresquinho - O Boticário, O Retorno
Categoria(s) S.A.C. |
por Trendy Twins |
Minha mãe é uma pessoa muito simples. Nasceu na roça de Minas, trabalha desde sei lá que idade, veio pro Rio cedo pra trabalhar e ajudar no sustento das irmãs mais novas. É uma das criaturas mais sensacionais que eu conheço. Apesar de ser chatinha às vezes, e de contar histórias intermináveis, como já disse aqui pra vocês. Amo. De paixão.
Comecei falando dela não porque o Dia das Mães esteja próximo, ou porque ela seja minha (e mãe da gente é sempre a melhor), mas porque ela me ensinou uma coisa muito útil na vida: a gente ganha muito mais com educação e um sorriso do que na base do punho e da cara feia*.
É por isso que sou adepta do miguxês com as leitoras, da cortesia com as blogueiras (até que me ganhem pelo cansaço, pelo menos), e da crítica construtiva sempre. Acho que a vida fica muito mais leve assim. E legal.
Não digo nada disso à toa: hoje de manhã enviei um email para o S.A.C. do Boticário, dizendo que tinha tido uma experiência ruim na loja, e mandando o link com todas as outras reclamações que vocês deixaram no post abaixo. Sem grosseria, dando olá no início e agradecendo no final.
Pois digo pra vocês que passei praticamente a última hora inteira com a Suziane, que é responsável regional pelo treinamento do pessoal da empresa. Muito assustada, queria saber exatamente o que tinha acontecido, porque afinal de contas o atendimento direto faz parte do trabalho dela - e não ver um resultado positivo nessa hora deve ser mesmo frustrante.
Fiquei MUITO satisfeita com a conversa, porque pela primeira vez tive esse tipo de retorno de uma empresa. Ela agradeceu o feedback, disse que faria o impossível para, num trabalho de médio a longo prazo, mudar esse quadro, e fez um esclarecimento importante: a menina que fez a tal cara feia ao invés de mostrar um lindo sorriso cheio de dentes NÃO É A GERENTE da loja. A gerente estava de folga (era aniversário dela - e, sendo taurina, só pode ser muito gente boa! he). Ou seja, devia ser uma vendedora mais antiga que estava responsável pela loja.
Então é isso meninas: o que era minha reclamação virou nossa, já que o post com todos os comentários será levado ao conhecimento de pessoas que (oremos) levarão tudo isso em consideração e farão algo pra mudar o comportamento absurdo de parte das funcionárias da empresa.
Pra terminar, um toque: da mesma forma que a gente bota a boca no trombone (com mais ou menos delicadeza, de acordo com personalidade e onde exatamente o calo aperta) quando não somos tratadas como as rainhas que merecemos ser (afinal, "tamu pagaaaanuuuuu"), acredito que devemos deixar sempre claro quando o contrário acontece. Vocês não acham?
Digo isso porque tenho uma amiga muito chatinha (você sabe quem você é), que tá sempre com cara de whatever, e sempre desisto dela depois de indicar o décimo quinto produto de uma loja. Viro pra vendedora e digo, "amiga, o problema agora é todo seu". Fosse eu vendedora, fugiria toda vez que ela entrasse pela porta.
Então, se o trabalho foi bom, proveitoso, agradável, feliz, deixe claro. Retribua o sorriso. Diga que vai voltar, mesmo que não possa voltar (querer a gente quase sempre quer, né) . Agradeça. Afinal, a cara feia de uma vendedora aqui pode ter sido causada ali pela visita da minha amiga do parágrafo acima.
Sugiro que a gente se ajude, inclusive, fazendo uma pesquisa. Vendedores Agradáveis, Onde Os Encontrar?
A Clarissa já começou no post abaixo: Anita, vendedora do Boticário no Plaza Shopping em Niterói. E vocês, conhecem mais alguma? De qualquer outra empresa que seja?
Má
ps: fazer aniversário renova minha fé na humanidade, meninas. Me desculpem aí quem prefere o MODO Polyanna OFF! ;)
*a frase da minha mãe nem sempre se aplica ao atendimento em restaurantes! E é claro que, não se tratando de Madres Terezas de Calcutá, nem minha mãe, ou eu mesma, seguimos esse ensinamento o tempo todo! rs