usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Special Twin da Bula: Seu Tipo de Pele  

Categoria(s) , ,

por Trendy Twins




Dia desses estava lendo um post em um blog (sorry, não me lembro qual, leio trocentos blogs por dia, manifeste-se, dona do blog!) em que a autora dizia que sempre comprava o hidratante corporal pelo cheiro, e nunca lia para qual tipo de pele ele era indicado. Mas que quando começou a usar o indicado para o tipo de pele dela, voilà, descobriu as maravilhas que um hidratante pode fazer por nossas peles (aliás, vocês sabem que a pele é um órgão, e o maior do corpo humano? Eu não sabia disso até entrar na faculdade, O_o). E percebi pelos comentários que muitas meninas também compravam pelo cheiro e não liam os rótulos!

Então, a pedido das Gêmeas, vou começar uma série de explicações sobre ativos, tipos de pele, de cabelo, o que faz bem, o que é alergênico, etc, aqui no Twins. Quem tiver alguma dúvida pode me perguntar, mandar email ou deixar um comment no post mesmo.

Hoje a pergunta é:
você sabe qual seu tipo de pele?


Basicamente, existem 4 tipos de pele (que podem se ramificar em até 16 sub-tipos):
seca, normal, oleosa e mista.

Vamos à elas (resumidão, hein):

PELE NORMAL
- Aspecto liso e aveludado, relevo fino, não é brilhante;
- Flexível e elástica;
- Tipo de pele de criança;
- As glândulas sebáceas funcionam normalmente e tem um bom grau de hidratação;
- Suporta bem a maioria dos sabonetes, sem ressecamento nem sensação de ardor.
*Eu queria moooooooito essa pele!*

PELE SECA
- Em geral, fina, irritável e com tendência a vermelhidões;
- Tendência para rugas, linhas e estrias de desidratação;
- As secreções sebáceas podem ser retardadas, fazendo com que o equilíbrio hidrofílico (hidratação) fique desequilibrado;
- Não tolera qualquer tipo de sabonete (podem ocorrer irritações, sensações de ardor e ressecamento da pele após a lavagem do rosto);
- Vulnerável ao ar seco, frio e/ou quente.

PELE OLEOSA
- Em geral espessa, de aspecto brilhante, e poros dilatados (ódeo!!!!);
- Pode apresentar acne e pontos escuros (cravos);
- Transpiração excessiva;
- Pode apresentar vermelhidão e irritação quando submetida a tratamentos agressivos;
- A inflamação dos tecidos é conseqüência da proliferação de bactérias e oxidação do sebo em excesso (quando há bactérias no folículo piloso/sebáceo forma-se a espinha, e quando o sebo do folículo se oxida, forma-se o ponto preto).

PELE MISTA
- Não se trata de um tipo de pele definido, mas de uma alternância de zonas secas e oleosas;
- A zona "T” (testa, nariz e queixo) é mais oleosa, devido a abundância de glândulas sebáceas nesses locais, enquanto as zonas mais secas situam-se ao redor dos olhos e nas bochechas.

Quer saber qual seu tipo?
Nos sites da Vichy (www.vichy..com.br) e da Clinique (www.clinique.com.br) você pode fazer uma análise (de grátis!) bem legal da sua pele e descobrir qual o melhor tratamento.


Bom, é isso. Já vou avisando que essas informações são, apesar de sérias e com embasamento científico, de uma farmacêutica, e não de uma dermatologista, ok?

Beijo a todas e até o próximo post*!

Correspondente (Gêmea) Especial Pri

*aceito sugestões!!!

18 comentários

Oi, Pri!
Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos aqui no trendy. Suas contribuições serão valiosas!
Algumas dúvidas: essas descrições de tipos de pele estão se referindo à pele do rosto especificamente ou não, é a pele em geral?
A pele do rosto pode ser de um tipo diferente da pele do restante do corpo? Por exemplo, tenho a impressão de que a pele do meu corpo é seca (preciso hidratar sempre, com um hidratante bem consistente para que não fique com a aparência craquelada). Já o rosto não é assim. Não tenho problemas com oleosidade em nenhuma região. Se está muito quente, posso até suar, mas nunca fico com o rosto brilhando. Mas também não fico com a pele repuxando, descamando, nada disso. Só tive problemas assim quando era adolescente e não cuidava nem um pouco. Aí, no inverno, às vezes sentia o rosto um pouco ressecado. Daí fiquei pensando: será que a pele do meu rosto é normal??? Mesmo assim, sofro com os cravos (muuuitos) apenas na região do nariz. Ficaria bem feliz se vc fizesse um post no futuro sobre como se ver livre desse probleminha...
Desculpe pela profusão de dúvidas, hahaha... Mas é que a gente fica doida pra saber a opinião de alguém que entende...
Beijos!

Adorei esse post sobre hidratantes ;)
Vcs podiam tb fazer um post explicando sobre depiladores (cera, cremes, lâmina), principalmente para a área do rosto (sombrancelhas, buço) pois tenho alergia a cera nessa área e pra mim é bem complicado e já to sem saber o q fazer (já q tirar buço com pinça mata!).
bjuz queridonas :*

Pri, para o corpo sempre comprei pelo cheiro, mas agora além deste, uso um específico para a minha pele. Agora pro rosto nunca comprei pelo aroma e sim pelo que eu leio no rótulo. Agora existe pele complicada??? A minha alterna entre um tipo e outra, dependendo do "humor"!!! rssss
Bjos

Oiii adorei o post, porque a minha pele é uma coisa ESTRANHÍSSIMA...
A pele do meu rosto, segundo minha dermato é mista, zona T PURO OLÉO DE COZINHA e o resto seca, ai já viu dá um trabalhão, agora a pele do corpo, pernas principalmente, é seca...
Meu orgão é muito variado hahahahahhahahaha


PS: Eu sei em que blog você leu isso, foi no coisas de diva, conversa com ela, que ela vai te falar em que post foi. Beijos

Arrasou ameeeeeeeeeeeega !

Olá meninas!
Apesar da minha pele ser seca, é branca que só ela e com algumas tattoos espalhadas por aí...
Assim sendo, optei pelos dois hidratantes com FPS que temos pelas terras da banana: o Nívea e o novo Softlotion, da J&J.
Esse ultimo tem um perfuminho agradabilíssimo e FPS 15. Vale um post pra compartilhar com "crianças"!
Um beijo de uma seguidora silenciosa

Renata

Ai Pri, tô adorando sua participação!
Tenho a mesma dúvida da Cecília (rosto x corpo), me ajuda?
Beijos da Silver!

Ótimo post Pri.
Eu tb fazia igual a Karina K. para o corpo comprava pelo cheiro, mas para o rosto sempre procurei um pra pele sebosa, ops, oleosa.
Ah, eu tb queria muuuuuuiiito a pele normal, minha irmã é quem tem. Morro de raiva, pq ela não tem a mínima vaidade, não usa um creminho, um hidratante sequer, nada nada. E tem a pele do rosto linda, sem nenhuma espinha, nenhuma sarda nem manchinha (a minha é cheia de sarda) e nem sinal de óleo.
Bjs
Jis

Gostei muito do post! Acho que minha pele é mista... hahahaha
Faz um post pra gente sobre cabeeeelo =)

Beijos!

Flores,

A pele do corpo é diferente da pele do rosto, principalmente pela distribuição de glândulas sebáceas, assim como temos mais glândulas sudoríparas nas axilas e pés. Algumas pessoas suam em outras partes do corpo também, não é? Então. Cada caso é um caso. Eu por exemplo: tenho a pele do rosto super mega oleosa e minhas pernas e meus pés (principalmente) são muuuuuuuito secos. As alterações hormonais, alimentação, alterações de humor, estação do ano, tudo influi tanto na pele quanto no cabelo. Mulher sofre, amigas!O jeito é usar em cada área do corpo o produto certo e específico para o estado da pele naquela área. E aproveitando a deixa, cabelo não "acostuma" com shampoo não, o que acontece é que ele muda, assim como a pele, pedindo outro shampoo, específico para o "estado atual" do picumã!
Beijos!

Legal, Pri!
Isso é bom saber. Eu achava que tudo tinha que ser um tipo só (aff, quanta ignorância). Mas sempre que lia descrições sobre pele seca no rosto, achava que não cabia muito, mesmo não apresentando sinais de oleosidade. Informação valiosa. Thanks.

Opa, Pri! Estou com uma mega dúvida pairando na minha cabeça faz uma semana e não sabia a quem perguntar. Quando vi no fim do post "aceito sugestões" pensei que era uma boa hora pra isso. Se vc quiser me responder por comentário, ótimo, mas acho que seria um ótimo tema pra um post.
é o seguinte: fui no cabelereiro com minha amiga, e ela tem cabelos crespos e há uns 15 anos faz alisamento a base de tioglicolato de amônia. Eu indiquei esse profissional pra ela ir lá cortar pq ele me deu altas dicas e fiquei super feiz com o resultado. Daí ela pediu dicas pra ele tb tanto de produtos para tratamento quanto de químicas. Ela anda fazendo progressiva (c/ formol) desde ano passado, logo após o alisamento propriamente dito. Ele disse que ela não fizesse isso, porque as duas químicas se tornavam incompatíveis - tipos a amônia já existente, ia se combinar com o formol nos fios (ele usou uma explicação bem racional pra isso, mas n sei contar os detalhes) e não fazia disso uma escolha saudável para os fios. Disse mais: que o formol só saía do fio cortando! Eu pensei COMASSIM? já que é sabido desde sempre (pelo menos em orkut e sites, e outros cabelereiros) que ele sai com as lavagens, suor, sal... Eu perguntei pra ele "e no meu caso, posso continuar fazendo?" (meu cabelo só tem mechas). Ele disse que sim, que a progressiva foi mesmo feita pra cabelos com tinturas em geral, pois "pegam" mais.
Enfim, esse é o resumo da história. Minha amiga entrou meio que em desespero, pois ela tem medo de estragar o cabelo dela, já que já usa amônia há muitos anos e tava em uso com progessiva, inclusive tinha feito há uma semana atrás dessa visita. Eu não assimilei ate agora, não sei se acredito... pois ele foi a 1a. pessoa que eu já ouvi dizer isso. Ele aleghou que antes fazia esse procedimento: alisamento seguido de progressiva, mas depois que passou a estudar (ele é técnico da Matrix - um dos braços da L'oreal) ele viu que n era saudável.

Ai que vergonha, esse comentário ficou um post de tão longo... espero que vc não durma no meio da leitura! hahaha agradeço muito se vc me esclarecesse essa dúvida enooorme, que provavelmente é dúvida de muita gente. Mesmo após alguns anos, o formol ainda é uma polêmica.
Beijos!

Olá!
Minha pele, segundo minha prórpia classificação é seca. Resseca, descama e fica repuxando. Mas a dermato classificou como oleosa(?) e surpreendentemente os produtos pra pele oleosa funcionam muito mais. Só que todo teste que eu faço, dá seca!!! Minha pele é oleosa só pq eu tenho muito cravo e espinha?? (ai que nó na cabeça)
Bjocas

Bel, vou fazer um post sobre cabelos e químicas, ok?Porque esse assunto é complexo e complicado!

Fabi, pele com muito cravo e espinha não tem como ser seca!O que pode estar acontecendo é que você esteja usando produtos à base de álcool, que ressecam muito a pele (sabe aquele produtinho do frasco verde, da época que sua vovó andava de bicicleta e todo acha que limpa a pele que é uma beleza? Pois é, exemplo) ou limpando demais a pele, tipo esfoliando todos os dias e lavando mais que 3 vezes/dia. Aí até a pele mais oleosa fica repuxando!

Beijos!

Bel, formol só sai com corte. Os fios vão perdendo aquele efeito liso total, mas não voltam ao que eram antes. Tenho uma amiga que fazia progressiva direto, mas de uns meses pra cá começou a fazer London. A London é bem menos invasiva, e sai rapidinho. Daí que ela fica com o cabelo crespão em cima e hiper liso da metade pra baixo. Ou seja, linda.

bjk

Obrigada, Pri. Vou aguardar ansiosamente seu post! :)

Má, eu não sei te dizer que química contém essa London, só ouvi falar mesmo. Mas esse efeito que você citou de raiz crespa e o resto liso não procede pra mim como sendo efeito de formol. Eu faço escova progressiva com formol desde ano passado, já passei 4 a 5 meses pra refazer e não ocorre isso. Tudo bem, vão falar que "mas você não tem cabelo crespo", tá certo... meu cabelo é liso, sendo que ele tem um volume mais especial na parte de trás, ele fica "fofo", vamos dizer assim. E eu noto que o efeito vai saindo, mas meu cabelo nunca voltou com o volumão que ele tinha. E basta eu secar com secador pra que o efeito, mesmo que mais fraco com o tempo, ajude a dar uma alisada mais ou menos. Tenho uma prima que tem cabelos cacheados, com cachos mais abertos, e faz a mesma progressiva que eu há quase 2 anos, e a progressiva vai saindo aos poucos, não como crescimento. E ela não faz outra química de alisamento.
Por essa e por outras que eu não sei onde está a verdade de fato. Fica difícil saber. Só nos resta a Pri solucionar esse mistério! rs

Beijos!

Bel, acho que depende do fio. Fiz progressiva uma vez só, e realmente no meu caso saiu 'progressivamente" (só senti que o cabelo ficou pior do que tava antes, já que o formol acaba com o cabelo). Minha amiga tem cachos bem fechados, e a impressão que tenho é que o cabelo dela tá muito, mas MUITO pior do que antes. Ela usou formol durante muito tempo, ferrou com os fios. No caso dela, a parte do cabelo que ainda tem resquícios do formol tá mais lisa, bem mais lisa. Mas não aquele liso bonito da progressiva. Por isso que eu acredito no que seu cabeleireiro disse. De repente o formol fique lá no fio mesmo, e só saia com corte.

É isso mesmo, meninas. Química no cabelo só sai cortando o picumã. Você até pode achar que saiu, mas a bichinha tá lá dentro do fio fazendo rdtrago.

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação