usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Twin da Bula: Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada...  

Categoria(s) ,

por Trendy Twins




Quem não me conhece desde a minha infância, não sabe que eu tenho o cabelo ruim. Sim, colegas. Eu tenho.

Mas o que é cabelo ruim? É cabelo crespo? Armado? Indomável?

Para mim não. Pra mim, cabelo ruim é aquele cabelo que não é nem liso nem enrolado, que não dá jeito, não tem forma, não é só lavar e deixar secar as madeixas ao vento. O meu é assim. Sempre precisa de escova e chapinha e ainda enrolo as pontinhas para não ficar esticado demais.

Quem nunca deixou de sair de casa porque estava chovendo e ia estragar a escova? Ou colocou uma sacolinha de supermercado na cabeça? O meu cabelo arrepia só de ouvir a Rosana Jatobá falar no Jornal Nacional que vai chover.

Então vamos lá.

Assim como a ditadura da magreza, existe a ditadura do cabelo liso. E mulher, quando o assunto é beleza, não poupa dinheiro e nem pensa em conseqüências. E vai a bonita no salão do fundo da casa da tia da vizinha fazer a tal da escova progressiva, que, ouvir dizer, deixa o picumã igual ao da Glória Pires (o cabelo mais lindo ever!!!).

Aí a cabeleireira pede a ela para colocar máscara e óculos protetores (tem umas que pedem para a freguesa tomar antialérgico antes!). E a bonita pergunta:

- "Mas para quê? Faz mal"?
- "Não, querida, é só por precaução."

Sabem o porquê da máscara, dos óculos, e do antialérgico?



A grande maioria das escovas progressivas contém formol. A "moça do salão" vai te dizer que "a concentração é permitida pela Anvisa" (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mentira.

A Anvisa só permite a utilização do formol em cosméticos como conservante, na concentração de 0,2% do volume do total do produto, e como endurecedor de unhas, com limite máximo de uso permitido 5%. Alguns salões por aí usam 20% de formol ou mais. Já li "receitas" de escova progressiva na internet com 37% de formol.

O que fazer então?

Pedir para ver a embalagem do produto, ler os ingredientes e se certificar de que ele tem a autorização para ser comercializado. Porque TODOS os alisantes devem ser autorizados pela Anvisa, e todos os salões de beleza devem ser licenciados pela vigilância sanitária local.

O processo de alisamento químico ou "relaxamento de cabelo" não acarreta danos à saúde, desde que o produto atenda às exigências estabelecidas na legislação sanitária, e que o procedimento seja realizado seguindo as orientações do fabricante. E por profissionais competentes, é claro.

Algumas substâncias ativas empregadas nos alisantes e autorizadas pela Anvisa:



ácido tioglicólico
hidróxido de sódio
hidróxido de potássio
hidróxido de cálcio
hidróxido de guanidina
hidróxido de lítio



Fique de olho na fórmula, colega, porque o barato pode sair muito caro. Ou melhor, o caro pode sair caríssimo!

Leia a bula, sempre! A menos que você queira ficar careca, o que, dos males, talvez seja o menor.

(Parênteses da Má:

Mulher é bicho doido, e, vamos combinar, até burro mesmo. A gente ouve falar disso quando o assunto é coração (quem aí nunca teve um relacionamento-oferenda?). Agora, quando o assunto é beleza... ui. O que se faz pra ficar bonita.

Sim, o resultado da progressiva é um cabelo naturalmente brilhoso, com balanço, macio e de novela por algumas semanas. Então simbora fechar os olhos. É válido ficar cega por um cabelo esvoaçante. O salão tem medo de multa e não faz mais? Não tem problema: é só ligar pra amiga cabeleireira que faz milagre a domicílio.

Ou seja, loucuras, muitas, são feitas com a desculpa da beleza. A progressiva me faz ficar bonita. Ponto. Não preciso, não quero saber de mais nada.

Mas a verdade, darling, vai continuar sendo uma só: o formol é uma substância altamente tóxica. Se a quantidade permitida é de 0,2%, e essa dosagem não alisa os fios, imaginem o quanto estão colocando no seu cabelo pro efeito ser liso total. E mais: nem sempre os cabeleireiros admitem a quantidade exata de suas misturas, além de termos sempre que contar com os espertalhões que lucram com substâncias proibidas, e podem inclusive adulterar qualquer rótulo sem o conhecimento dos profissionais. Ou seja, não dá pra confiar em ninguém. Então confie no bom senso.

Formol serve pra evitar decomposição de cadáveres, pra fazer assepsia de materiais cirúrgicos e dentários, e sempre existe o cuidado de evitar contato com a pele ou com o aparelho respiratório. Isso porque qualquer quantidade pode ser altamente irritante. Agora imaginem 20% de formol em contato com o seu travesseiro durante dois, três dias. E depois disso, durante meses no seu cabelo (o formol não sai com tempo, não, gente. Só com corte).

Saibam de alguns dos problemas associados ao uso do formol: irritação nos olhos e nas narinas, dor de cabeça, queda de cabelo, feridas no couro cabeludo, intoxicação, problemas respiratórios, lesão na córnea, e já houve até caso de morte. Fora o potencial cancerígeno da substância.

E, meninas, se isso não assusta, saibam de mais uma coisinha: o fio fica lindo por fora, é verdade. Mas é destruído por dentro, porque o formol destrói as moléculas que dão forma ao fio. Isso fica claro quando o efeito da escova passa. O fio não volta ao que era antes – dependendo do tipo de cabelo, pode ficar uó. Se pra alisar, o formol precisa destruir, então como o cabelo fica bonito? Isso acontece porque a fórmula da progressiva usa muita queratina, substância que envolve o fio numa capa. O cabeleireiro pode até dizer que ela “protege” o fio, mas isso é mentira. Só acoberta o estrago ocorrido durante algumas semanas.

Enfim, meninas, a escolha é sempre nossa. Que todo mundo quer ficar mais bonito, isso não é novidade, e é direito. Mas até que ponto é legal fechar os olhos pra um problema que pode nunca vir a acontecer, é verdade, mas que pode sempre ser evitado? Afinal, ao contrário do que muitos pensam, às vezes coisas ruins acontecem com a gente também. Não só com os outros. Vamos ser espertas, e buscar outras formas de domar os nossos fios, formas que não tenham cheiro de problema. ;)

Já dizia o filósofo: malandro é malandro, e mané é mané.

Fonte: revista Cláudia. A matéria é longa, mas vale a pena. E tem até sugestões de tratamentos alternativos à progressiva.

fim do parênteses da Má)


Por que os cabelos secos e/ou crespos geralmente não tem brilho?

Porque as cutículas do fio são mais abertas, o que faz com que o fio perca a hidratação natural e não reflita a luz, o que deixa o cabelo opaco, sem brilho. Então, basta tratar!

Para esquecer de vez da progressiva, podemos experimentar outros procedimentos:

- Escova Marroquina: composta, entre outras coisas, por argila branca. Promete tratar os cabelos e melhorar a textura sem alisar completamente. O cabelo pode ser lavado no dia seguinte, tem cheiro de baunilha e dura entre 3 a 5 meses. O tratamento é indicado para mulheres que estão com os fios sem vida, e promete um ascpeto de liso natural. Não há nenhuma contra-indicação.

- Escova Inteligente: trata o cabelo de uma forma não invasiva, proporcionando um selamento da cutícula, o que dá um aspecto mais liso aos fios. Porém é bom lembrar que ela não alisa o cabelo - nem temporariamente, nem de forma definitiva. O produto utilizado nas escovas inteligentes é considerado um cosmético, e tem a função de disciplinar o cabelo em até 70%. O resultado efetivo dependerá da estrutura natural e do estado no qual se encontram os fios. Já fiz e adorei (meu cabelo ficou mais fácil de escovar, com mais brilho e menos frizz), mas no cabelo da minha irmã não funcionou!

- De Açúcar: tratamento temporário que dura aproximadamente 10 semanas e não contém formol, nem amônia (o dilatador de cutícula). É um processo que consegue alisar delicadamente os fios. Para manutenção em casa, o cabeleireiro recomenda o uso de shampoo e condicionadores á base de extratos vegetais. Pode ser utilizada em todos os tipos de cabelos, gerando diferentes resultados. Não é manipulado, como as perigosas escovas progressivas. Faz uma perfeita selagem da cutícula, o que torna os fios menos vulneráveis à umidade, diminuindo o frizz. É indicada para quem faz muita química, quem faz muita escova e quem quer reduzir o volume temporariamente.

- De Diamante: promove uma texturização da estrutura do fio, proporcionando, de forma inteligente, condicionamento, proteção e efeito liso natural com brilho tridimensional. Ou seja, não alisa, é mais um texturizador do fio e que cria um efeito de brilho no cabelo, dando a impressão de estarem mais lisos. Já fiz e não valeu de nada!

- Queratinização e Nanoqueratinização: também não são alisamentos. Os dois tratamentos têm como princípio básico a reposição de queratina, cuja deficiência deixa os fios quebradiços e ressecados. A queratina é o principal componente do cabelo: mantém a hidratação e dá brilhos aos fios. Se as duas técnicas fazem a mesma coisa, qual é a diferença entre elas? A queratinização: as moléculas de queratina, presentes no creme usado no tratamento, são aplicadas diretamente sobre o cabelo (que estará com as cutículas abertas pelo xampu de limpeza profunda). Elas só conseguem penetrar em fissuras grandes, mesmo usando o calor do secador for usado para potencializar o efeito. Por isso, funciona apenas para fios muito danificados. A nanoqueratinização, em contrapartida, pode ser usada até para recuperar cabelos pouco ressecados ou quebradiços. O cosmético é colocado em uma moderna máquina conectada a uma escova retangular, que converte a queratina numa nuvem de vapor. A proteína é liberada por orifícios da escova, à medida que o profissional penteia o cabelo da madame. A finalização é feita com uma espécie de chapinha de cerâmica, que passada algumas vezes, mecha por mecha, fecha as cutículas e garante o efeito liso por mais tempo. (a já fez. Fica lindo durante uns dias).

- Plástica capilar: é bem parecida com a queratinização, só que mais "power". Dentre as soluções mais comuns, como progressivas, definitivas, inteligentes, cítricas e de chocolate, a escova tridimensional se destaca pela rapidez do processo, pela ausência de substâncias pesadas e pela proteção dos fios. Ao invés de alisar, a plástica renova o aspecto dos cabelos, dando ares mais saudáveis. Segundo especialista no tratamento, essa intervenção é feita em três etapas: queratinizazação através do calor, recuperação da estrutura interna e blindagem do fio. O resultado imediato desse procedimento é a manutenção do liso e a redução do volume. A aparência dos fios fica bem próxima a do natural do cabelo no seu melhor estado. Mais brilho, mais resistência e muito menos frizz também são coisas que se pode esperar. Esse é um tratamento indicado para todos os tipos de cabelo e dura até dois meses.

Conselho de amiga? Vá a um salão de confiança antes de besuntar o picumã com qualquer produto que a irmã da cunhada do amante do seu tio te indicou!

E força na peruca!

Correspondente (Gêmea) Especial Pri

Fonte: Site da Anvisa
Leia também: INCA (Instituto Nacional do Câncer)

44 comentários

O negócio é assumir os cachos e ser feliz.
Bom pra saúde, pro bolso e, principalmente, pra auto-estima.
Demorei muito pra me aceitar, mas agora sou feliz como nasci e não abro mão!

Eu faço texturização. De mais ou menos, três em três meses eu faço retoque na raiz. Não vejo muito falarem desse tipo de alisamento nos blogs. Enfim, eu faço no mesmo lugar há uns 3/4 anos, então já é de confiança e tal.

Bom, meu cabelo é liso escorrido e eu nunca tinha tido problema. Mas quando comecei a fazer luzes, alguns fios ficaram meio eletrizados e meu cabeleireiro sugeriu uma progressiva, e eu testei e gostei do resultado. Durou muuuuuuuuuuito tempo e não notei nenhum problema no cabelo depois.

Fiquei uns 2 anos sem mexer, até que achei que as luzes estavam novamente deixando os fios com frizz e ressecados. A sugestão foi a tal da Marroquina, com o papo de que tratava o cabelo e era menos agressiva e tals. Ok, lá fui eu fazer.

Olha, se arrependimento matasse eu estava dura agora. O troço destruiu completamente meu cabelo. Ficou opaco, duro, sem balanço, sem vida, quebradiço. Acabou MESMO, detonou, nunca vi nada tão devastador na minha vida.
Haja creme, massagem, nutrição, cuidados extras e tudo o mais. E mesmo assim, não voltou ao que era. Sorte que isso já tem um ano e ele está crescendo saudável.

Então, não pretendo fazer mais nenhuma dessas escovas. Mas se estivesse com uma arma na cabeça e fosse obrigada a escolher entre as duas, nem tenho dúvidas. Marroquina NUNCA mais. Se o formol faz mal, eu só fico imaginando o que eles botam nessa...

Nos ultimos 2 anos, fiz escova progressiva nas minhas viagens ao Brasil. Jah peguei a onda num momento pos-proibicao da Anvisa, entao as vezes que fiz foi naquela de a prima da amiga da vizinha que conhece alguem que faz em casa.
Realmente o efeito logo apos a escova fica sensacional, mas eu fiquei assustada com o quanto meu cabelo caiu, meus olhos arderam durante dias, couro cabeludo descascando etc.
Mas como moro em Londres e aqui nao tem, depois de um tempo sem fazer a "manutencao" da escova, os danos reais comecam a aparecer!
Acho que para muitas meninas que estao no Brasil, o procedimento ficou tao corriqueiro, que vao fazendo uma escova em cima da outra e acabam nao dando tempo pro cabelo mostrar os danos internos.
Jah faz mais de um ano desde que fiz a escova pela ultima vez no Brasil, e cortei meu cabelo bem mais curto, pra conseguir me livrar dos ultimos resquicios, e me cabelo nunca foi tao saudavel!
Escova nunca mais!
Bjs
Dri - Londres

Gente,
sem querer me meter em algo que não tenho informação, gostaria de dizer que a escova marroquina também tem Formol.
Eu fiz uma recentemente e o cabelereiro me confirmou que tem a 0,2%. Ele também falou que vários adulteram o produto original e fez questão de me mostrar que ele estava abrindo e usando o produto original. Só que a marroquina não tem queratina e tem argila, então trata mais os cabelos e não "mascara", como vcs falaram. Entendo toda essa preocupação com o formol e acho que vou passar a fazer uma escova nova da L'oreal que tem esse ácido "tioglicólico". Vcs conhecem?
Ah! Última coisa importantíssima: vcs colocaram aí no post que a guanidina é permitida certo? Mas um alerta: quem já fez escova com formol NÃO pode usar guanidina e vice-versa!! Foi o cabelereiro que falou também. Vcs podem falar sobre isso?
Abraços,
Denise

a Escova inteligente tbm tem formol, tanto que o olho arde um pouco quando vc aplica...
É outro produto que não vale a pena, pois embora o cabelo fiquei bonito por um mês mais ou menos, a medida que a escova vai saindo o cabelo vai ficando todo detonado, resseca muito mesmo vc cuidando.

Adoreeiii o post meninas!

Sempre me perguntam se eu não tenho vontade de ficar alisada pra sempre..rs

Mas não tenho coragem! Primeiro porque meu cabelo não é ruim, apenas tem volume que é algo que com certos cuidados dá pra controlar...

E outra, tem coisa melhor do que você poder mudar? Um dia liso...no outro com volume..no outro com cachinhos..é ótimo isso! Bem melhor do que ter a mesma cara todos os dias...o cabelo é a roupa que nós vestimos todo dia, porque não mudá-lo de vez em quando?!

Sou super a favor de cabelo natural...principalmente em negras, acho liiiindooooooooo quem se assume com o cabelo e cuida direitinho, porque esse tipo de cabelo requer mais cuidados! Bem melhor do que parecer ter algo que não é!

Enfim..cabelos é algo muito pessoal, mas acho que a saúde vem em primeiro lugar!! ^^

Beijosss

Assino embaixo de tudo que a Má falou. Denise Lopes, eu faço relaxamento com hidróxido de guanidina (que dizem ser o mesmo hidróxido de cálcio...) e fiz escova progressiva. Claro que meu cabelo ficou uma m...., mas como ele é bem resistente (thanks God), não quebrou todo, só em alguns lugares, e por baixo. Isso já tem mais de 2 anos e só agora estou conseguindo recuperar, com produtos top (Absolut Repair é coisdeDeus!), menos secador (e menos quente), zero chapinha e a inevitável tesoura. Mulherada, esqueçam essa tal progressiva de formol e afins! Uma hora o cabelo pede penico!

PS: Pri, ácido tioglicólico e tioglicolato de amônia são a mesma coisa??? Porque os relaxamentos da L'oréal (linha X-tenso) são feitos com esta substância, inclusive o X-tenso progressivo, a "progressiva" da marca....

Meninas, os procedimentos descritos no post são "como deveriam ser de verdade", mas nada impede que seja acrescido formol em qualquer um deles. Por isso é importante pedir ao cabelereiro para ver o frasco, ler a descrição dos ingredientes e ficar de olho no que o profissional está fazendo. Quanto às incompatibilidades, elas existem e são muitas, pois estamos falando de QUÍMICA, já explodi muitos vidros nas minhas aulas de química por misturar coisas que não poderiam ser misturadas!
Achei duas matérias bem legais falando mais sobre as "escovas":

http://www2.uol.com.br/cabelos/reportagens/revolucao_das_escovas.html

http://revistamarieclaire.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,1061715-1742-2,00.html

Meninas... adoro a foto desses leões! rsrsrs
É... cabelo é um problema, quando não se tem ele liso! Veja meu caso: japa com cabelo ruim! Dependo da escova progressiva, chapinhas e etc. Ninguém merece! Mas depois de alguns danos, acho que vou voltar para a escova gradativa que não tem formol e não agride os fios! Fazer o quê? Bjuuuuuuuus e parabéns pelos posts sempre bem didáticos!

Normalmente, as cabeleireiras aplicam as escovas e dizem que elas não tem formol, mesmo as inteligentes, a escova marroquina, e outras, mas a maioria dos produtos são alterados depois de terem recebido o registro da anvisa, ou seja, só ter o selo da anvisa não adianta em nada. O cara aprova o produto e depois manda fazer o produto com formol, ou até mesmo acrescenta o formol "na mão" mesmo.

Eu estou experimentando uma escova progressiva de confiança, é a escova nadeb (www.nadeb.com.br), logo estarei postando o resultado dela no meu blog. Eu gostei muito, não tem nadica de nada de formol (a não claro os 0,2%, que é a mesma coisa que nada), e posso dizer isso porque não usei luvas para aplicar no meu cabelo, e não fez nada nas minhas mãos.

O resultado não é alisar o cabelo, mas a textura ficou incrível, uma sensação de super hidratação, e eu faço escova mais fácil, e se passo a chapinha fica perfeito (é que não gosto muito de passar chapinha sempre, meu cabelo é muito fino)

Vou aplicar no cabelo da minha mãe para testar tb. E assim que der publico no meu blog.

A triste realidade é que para ficar liso, não tem jeito a não ser dar uma destruída no fio do seu cabelo, seja com o formol ou com outro tipo de química.

beijossss

Caroline, não são a mesma coisa. O ácido tioglicólico é mais agressivo e vem sendo substituído pelo tioglicolato. O ácido é usado normalmente em tratamentos de olheiras. A X-Tenso é à base de tioglicolato, mas em concentrações mais baixas do que as dos alisantes vendidos em perfumarias, ou seja, ela alisa menos, só dá aquela "assentada" mesmo.

Só pra confirmar o q algumas garotas já disseram, a escova marroquina e a inteligente tem formol sim, o permitido 0,2%, mas tem. Já fiz as duas e realmente o cabelo fica lindo por um tempinho depois fica ressecado do meio para as pontas.
O meu cabelo fica liso pq antes da marroquina e da inteligente fiz alisamento com tioglicolato de amônia.
Mas agora estou pensando em testar uma marca nova q diz q não tem formol (a QOD) ou então vou ficar só no alisamento com amônia mesmo.
Acho super legal quem assume os cachos, mas não posso fazer isso, pois não tenho cachos. Infelizmente, meu cabelo é sem forma é um ondulado de ondas curtas, sem definição, com muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito volume. Então só vai na química mesmo.
Ah, mas hidrato bastante.
Bjs

Ah, só complementando.
Todas essas escovas deixam a raiz suuuuperrr oleosa. Muito mesmo. O meu cabelo sempre foi seco e ressecado, mas depois das escovas ficou com a raiz super oleosa.

Meninas, acho que é a primeira vez que comento aqui...
Fiz progressiva uma única vez no meu cabelo (que é como o da moça aqui de cima, sem definição, seco e MUITO volumoso). O resultado nos primeiros 15 dias foi ótimo, meu cabelo ficou lindo. Depois disso, quebrou todo, perdeu totalmente o brilho e armou mais do que o normal. Ou seja, progressiva nunca mais!

Isso já tem uns 4 anos... Depois disso eu vinha travando uma guerra com os meus fios, gastando muitos dinheiros em produtos e nada dava jeito. Aí me indicaram uma tal de escova Vitalise (não sei se é a mesma de alguma já citada aqui). Com certeza ela tem um pouquinho de formol, mas é bem pouquinho mesmo, pq eu mal senti o cheiro enquanto fazia e deu um resultado maravilhoso. Meu cabelo tá liso estilo Glória Pires (o cabelo mais lindo ever!!! [2]), sem volume algum, muito macio e brilhoso.
Mas, como tb disse a moça ali em cima, a raiz fica oleosa rapidinho... Só que qdo eu penso em todos os prós e esse único contra (pelo menos até o momento), me considero 100% satisfeita.
Só resta saber se o efeito continua sendo tão bom com outras aplicações, já que essa é a primeira, feita há um mês.

Mas gostei demais do post, faz a gente pensar um pouco nessa nossa mania de não medir as consequencias qdo se trata de beleza.

É isso, meninas!
Beeeejo!
=*

Ainda bem que vcs fizeram este post, eu fico meio abismada com a proliferação de progressivas por aí. Esse negócio é MUITO perigoso. Tomara que agora as meninas pensem um pouco antes de fazer isso.
E pensar que quando eu era pequena (anos 80) a mulherada era doida pra fazer permanente!

Bacana o post de vocês!
Mas é bom deixar claro que em alguns salões de beleza, os tratamentos não correspondem àquilo que a gente ouve falar.Tipo: já faz uns 3 anos que faço progressiva no meu cabelo... Dia desses, em uma das aplicações, preocupada com essa história de formol, peguei o frasco e fui verificar toda a composição quiímica do babado. Mas qual não foi minha surpresa quando vi o nome: Escova Queratinizada! Ops? De onde foi que tiraram que era progressiva? E não tinha nada de formol na fórmula! Realmente, esse produto não cheira mal (acho o cheiro até bom, embora seja muito forte) e o cabelo fica super macio e brilhoso. Além disso, dura eras! Tipo, só sai quando o cabelo cresce... Eu só retoco a raiz de 4 em 4 meses e olhe lá.

Enfim, muitas vezes as cabeleireiras, principalmente as mais 'simples', acham que tão fazendo uma coisa quando na verdade é outra.
Por isso, peçam sempre pra olhar a fórmula quimica do produto que vão aplicar na sua cabeça!

Bjinhos!

Hoje de tarde fui fazer a tal selagem térmica, sem ter idéia do que era. Eu até ia perguntar aqui se era a mesma coisa que queratinização dos fios, mas não deu tempo.

Só pra situar vcs: Durante uns 2 anos fui escrava da progressiva. Parei de fazer há uns 8 meses. Como tbm sou escrava da tinta (pra cobrir os brancos que insistem em nascer), a coisa foi ficando ruim. Cada vez pior. Gastei montes de dinheiros com xampus, condicionadores, leave-in, na tentativa de recuperar o viço e o brilho. Mas meu cabelo é muuuito fininho e o estrago de anos de progressiva já estava feito. É a velha história: progressiva é ótima, MAS... uma hora a "conta" chega. A minha chegou, óbvio!

Agora estou tentando com tratamentos mais suaves recuperar o dano. Por isso, marquei a selagem termica. Como disse a LiaLima logo acima: cada cabelereira chama de um jeito. Tem que olhar a formula, cheirar (quem já aplicou a progressiva, vai conhecer o cheirinho do formol, nem que seja bem tiquinho!). A selagem termica me pareceu ser a escova queratinizada (embora eu nunca tivesse feito a escova queratinizada antes, portanto, estou supondo). Não tinha formol [sim, enfiei o narigão no pote], mas o cabelo tá bem macio. Vai resolver de primeira? Claro que nao. Milagre não existe, não adianta querer se enganar. Tem que ser aos pouquinhos, cuidando, parando de agredir o fio, até ele se recuperar e crescer.

Só pra que nao fique duvida, o que eu fiz hoje (que chamaram de selagem termica - e eu acho que foi uma escova queratinizada) foi a aplicação de queratina; depois selou na chapinha; lavou de novo; passou um creminho leave-in; secou no secador e c'est fini.

Gostei do resultado. Tá brilhando, tá com volume e tá macio. E, por ora, isso é tudo que eu posso esperar depois de tanto agredir meu cabelo (por pura falta de conhecimento).

Tenho que ter paciencia agora pra corrigir a bobagem de anos, nao tem jeito. Ah! E parei com a tinta normal. Agora estou comprando tonalizante e rezando para o cabelo se dar bem como ele.

Bjs!

Meu cabelo é meio liso, só que de tanto pintar, fazer luzes e etc ele fica meio armado. Eu fiz progressiva em novembro de 2006, com muito formol, não gosto nem de lembrar da aplicação, arde tudo, dá falta de ar ... mas depois que ficou pronto ficou ótimo! Aí engravidei e tive que ficar sem mexer no cabelo e deu pra sentir o estrago ... super seco, arrepiado, terrível mesmo.
Tive que cortar pra acabar com isso, aí resolví arriscar uma nova, a inglesa. Muito boa, ao que me parece não leva nada de formol, nem guanidina, nem tiogolato, leva albumina, do ovo. Não alisa, mas como meu cabelo já é meio liso, deu uma forma super natural nele. Uma belezinha!

Acho que o post valeu para alertar principalmente sobre os riscos do formol. E outra coisa: 0,2% de formol não faz o MENOR EFEITO em termos de alisar os fios.

Meeeu.... Primeira vez que fiz luzes no cabelo e vi o efeito do descolorante, pedi pra cabelereira fazer um tratamento legal para hidratar o fio, posto que sou preguiçosa pra sessões de hidratação... Ela veio com uma história de cauterização, que ficaria lindo, tal e tal... Eu confiei e ganhei feridas ENORMES no couro cabeludo, que demoraram muito pra sair! Legal descobrir uma alergia assim não?
Depois disso fiquei ligada em tudo que passam no meu cabelo, e pra tratar dos fios faço a Escova Marroquina, que, no meu cabelo, fica bem legal mesmo...

Oi Pri,
Eu amei o post, estou fazendo o curso de cabeleireira profissional e sou uma amante incondicional de cabelos. O que tenho visto de lorotas de profissionais, inclusive renomados, não está no gibi.
Fiz um post no "eu amo cabelo" sobre como cada química funciona e pelo visto não foi bem recebido pois choveu e-mail questionando o que eu disse, as pessoas gostam de se enganar e é em cima dessas pessoas que muitos fazem fortuna.

Beijocas...

Ahh esse é o link para o pots: http://euamocabelo.blogspot.com/2009/04/escova-de-que.html

Carlinha, adorei seu post! Muito esclarecedor!

beijinho,

Vou ler djá, Carlinha! Outra coisa: quando a gente sabe o que está falando, "deixe que riem, que falem, o que é que tem?" Seu dever de informação foi feito. Parabéns!

Geeeeeeeeeeeeente, tô postando com a ID do nosso blog, mas sou eu, a Pri!Hahahahaha!

Ah gente,
além disso, é importante também, além dos cuidados externos, os internos!!!!!!
Teve uma época que meu cabelo tava quebrando fácil (muuuuito fácil, tipo na hora de desembaraçar eu achava que tinha ficado careca) aí coloquei a culpa na tal da escova (que eu achava que era prograssiva, mas na verdade era queratinizada) e fui correndo na dermatologista!
Resumindo, depois dos exames, descobri que o problema era que eu tava anêmica (!!!!)- falta de ferro no sangue- e por isso o cabelo (e as unhas) não tinha força, e quebravam fácil!
Entãooo se por acaso seu cabelo tiver problemático, fraquinho, ressecado, e não melhorar com tratamento, procura um dermatologista pra ver se não é falta de alguma coisa no organismo!
De novo: adoro o blog e adorei o post!
Bjinhos!

Meu cabelo é liso em cima e com cachinhos embaixo, eu sempre adorei ele até que... Uma cabeleireira errou o corte. Juro, foi a primeira vez que eu chorei por causa do meu cabelo, eu sempre cortava curtinho e com aquele pensamento "vai crescer!", mas dessa vez a cabeleireira tirou volume de trás e deixou na frente. Conclusão, estou usando arcos e faixas direto, senão fico um bozo perfeito...
Aí troquei de salão, para um de confiança da minha melhor amiga e lá farei essa escova inteligente, que vai tirar meus cachinhos por um tempo, mas pretendo fazer um corte diferente, bem curtinho atrás (nuca de fora) e com as pontas maiores na frente, mas assim que ele crescer eu vou deixar natural. Vou fazer a escova inteligente só para poder dar um corte decente ao cabelo e, assim, ele crescer melhor...

Quanto a progressiva, ouvi uma amiga dizer que no salão que ela faz não usam formol. É possível?

Beijoquitas.

Oi, Meninas !
Amei o post...tem uns dois anos que eu resolvi relaxar as madeixas...pior coisa que eu fiz...meu cabelo até caiu...acho que a cabelereira usou formol no meu cabelo...eu não sabia que o produto continha isso em sua fórmula, inclusive ela me escodeu a embalagem do produto, acredita ? Perdeu umacliente. Me arrependi de tal forma que hoje uso a cabeleira como ela é...nem lisa nem enrolada...simplesmente ela mesma...Levei 1 ano e 6 meses pra retirar aquele cabelo morto que ela me deixou.
Mudando de assunto, mas não muito...Linkei esse post no meu blog, pois falo de um creme de hidratação pras madeixas.
http://fofoletesnanet.blogspot.com/
Bijussss

Má, apaguei teu comentário sem querer...tava tão feliz que apertei no botão errado tanto o teu comentário quanto o da Paulinha Cavalvante...Momento burra rastejante mode POWER ON !
Beijusss

Má, comentário foi publicado. Eu é que sou pateta mesmo. kkk Beijuss

Li algumas meninas falando sobre a oleosidade na raiz depois que fizeram progressiva e afins.
Eu tenho o cabelo lisão e fino, à lá Glória Pires e a raiz é mega oleosa. Será que isso tem a ver com cabelos lisos?
Bjs

Lia Lima, você está certíssima!Deu até a idéia para um post!
Beijo!

mais uma vez parabenizo-as pela inteligência nas postagens de utilidade publica.

Vivo tentando convencer as amigas do quanto isso faz mal, o quanto é prejudicial e a médio prazo acabará com os fios, mas acabam se rendendo aos cabeleireiros que juram que progressiva trata o cabelo...

Como dizia minha sábia e maravilhosa avó:
"Quem não ouve a cuidado, ouve a coitado"

Oi, Pri,
Li todo o post e "acho" que vc não comentou sobre a escova inglesa(LONDON TREATMENT),que dizem que trata todos os tipos de cabelo,inclusive os com henê,mechas,relaxamento,tintura,descoloração etc.
Quero fazer essa escova,mas tenho receio de ficar com o cabelo mais ressecado do que está agora.
O meu cabelo é fino e eu faço luzes,mas elas estão deixando os fios sem brilho.
Já vi a embalagem do produto,mas não sei se tem algo que tipos não é legal ou estraga os fios a longo prazo...Acho que vc entenderia "bem melhor" do assunto.
Teria como vc "ler a bula" e traduzi-la p/ nós???
Valeu pelo post.
Bj.

Este comentário foi removido pelo autor.

Uaaaau mandei mensagem no post errado hahuauha
Me chicoteiaaaaaa

Abafa garotas, continuo amando esse lugar!

Bjs
Aramantha

Por favor me ajudem!!! Peguei uma formula de progressiva com formol. na internet que incluia 12% de formol, vit. A, vit. C protetor termico e queratina. Resultado: meu cabelo esta caindo horrores, um pedaço atras caiu todo e o restante esta caindo diariamente. Já passei shampoo anti residuos da biorene, mascara da natura pós quimica, queratina, ampolas e aquela pomada gigante de aminoácidos da Novex. Me ajudem a fazer parar de cair meus cabelos. Obrigada!!! Meu email é stellabenicio24@hotmail.com

olá por deus mi ajude. meu cabelo uso lithium depois de muito tempo usando guanidina.quando lavo ele fica horrivel seco, parece que estar todo moido.uso trivit,extre-map,xampoo sem sal.mi ajude o que estar acontecendo? meu e-mail é joana.ferreira65@yahoo.com.br

Por favor gente me ajudem. Meu nome é gileane, fiz selagem térmica já duas vezes. A dona do salão diz que é apenas um tratamento mas estou desconfiada, pois todas as vezes meus olhos ardem muito e meu nariz também.O que vocês acham?Será que estou realmente fazendo selagem ou é outra coisa?gsojbo1000@yahoo.com.br

Olá pessoal alguém tem algum comentario sobre a London?
Me indicaram mas, estou aprensiva.
Gostaria de saber se funcionar e se não há risoc de cair no lavatório. srrrs
bj
Ma,

olá!to precisando de ajuda!há 2 anos,de 6 em 6 meses,eu dou alisamento á base de guanidina,só que meu cabelo ficou horroroso,totalmente seco,oleoso e desde então ele parece não crescer.aí eu queria saber se eu posso substituir esse alisamento e por qual?
O que devo fazer??? se puderem me ajudar agradeço!!!
meu e-mail é:juliana.ribeiro81@yahoo.com

fiz uma texturizacao e n me dei bem as pontas ficaram esticadas aforca...o q acham deve fazer uma inteligente ou progressiva em cima p ver se melhora o aspecto?
agradeco Thais

Caras Amigas,

Fãço alisamento com a antiga pasta (shirley) sempre gostei do resultado, embora tenha que dar manutençao de tres em tres meses, fora que não alisa definitivamente, pos tem de ficar fazendo escova etc etc, mesmo assim nunca quis mudar, pois essas novidades de escova progressiva não da o mesmo aspecto que o alisamento com pasta dá. As escovas progressivas dependendo do cabelo, fica com cara de cabelo alisada o que não acontece com a pasta, pelo menos no meu caso. Enfim, gostaria de saber se existe profissionais em Londres que sabem trabalhar com a pasta. É muito dificil encontrar profissionais ja no Brasil. E se alguem souber do site da fabricante da pasta, eu agradeceria muito. Atenciosamente. Flavia

preciso MUITO saber do que eh feita a pasat Shirlei...hidroxido de calcio ou de aluminio???? quero usar,mas nao posso misturar as quimicas. me ajudem meninas, por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrr. ano novo de cabelos lisos urgenteeeeeeeeeee. rssssssssss

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação