usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Isso Não Está Me Cheirando Bem: No Poo/Low Poo  

Categoria(s) , ,

por Vivi




Eu sou indisciplinada e meio contrária às abstinências de coisas “normais”. Respeito quem adere, claro. Tipo ser vegetariana, vegana, viver de luz, etc. Mas esse tal negócio de não lavar os cabelos ou lavar esporadicamente eu não conhecia e achei meio nojentinho.

Tenho o couro cabeludo oleoso e os cabelos finos, então tenho (ou teria!) que lavar o picumã todos os dias. E a preguiça?Já contei para vocês que tenho o cabelo ruim, que requer escova a cada lavada, aí eu fico uns dias sem lavar e vira sebo puro. E me incomoda cabelo sujo (vou experimentar o tal do shampoo seco).

Eis que me deparo com um artigo de um colega farmacêutico (Gustavo Boaventura, do Cosmética em Foco) sobre o tal do No Poo/Low Poo. Pedi permissão ao colega e vou transcrever trechos dos ótimos artigos dele sobre o assunto:



“Se você tem (ou conhece quem tenha) cabelos cacheados ou ondulados e nunca ouviu falar sobre No Poo e Low Poo, está na hora de se situar melhor sobre o grande movimento capilar do século 21 (se situa, Priscilla!)! E por que não dizer a grande revolução na valorização dos cachos?


Em 2002, a cabeleireira norte-americana Lorraine Massey, sócia-proprietária da rede de salões Devachan, publicou o livro Curly Girl, relatando a sua descoberta no tratamento dos cabelos cacheados após testar em si mesma suas crenças.


A técnica
Trata-se de uma técnica de lavagem dos cabelos que não utiliza shampoo (No Poo) ou que o utiliza moderadamente e com formulações suaves (Low Poo), e mantém-se a hidratação dos fios com o condicionador e finalizador. Acredita-se que, dessa forma, durante a lavagem dos cabelos a proteção lipídica natural do couro cabeludo e cabelos não será demasiadamente removida junto com as sujidades acumuladas no dia-a-dia.

O que pode e o que não pode
No livro Curly Girl, Lorraine diz sobre o que pode e o que não pode ser usado em cabelos que fazem este tipo de tratamento.

O importante desse assunto é levar os consumidores a lerem os rótulos dos produtos que compram e entender o que estão comprando. Segue abaixo a lista das substâncias permitidas e as desaconselhadas, segundo sua nomenclatura internacional de ingredientes cosméticos e em sua tradução para o português. Além disso, há uma convenção internacional de se listar a composição em ordem decrescente de concentração das matérias-primas que constam naquele produto cosmético. No Brasil, as empresas sérias e que respeitam seus consumidores mantém esse padrão na composição de seus produtos.

Shampoo: evitar os que contenham Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauril éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate (Lauril éter sulfato de sódio).
Sugere o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas. Também é sugerido utilizar produtos que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo). Não é necessário shampoo com agentes condicionantes (tipo 2 em 1), pois tudo será compensado com o uso do condicionador.

Condicionadores: é aconselhado evitar o uso de condicionadores que contenham silicones, ou seja, substâncias que terminem em -cone. Os cabelos necessitam de emolientes, umectantes, proteínas e hidratantes, por isso deve-se procurar por essas substâncias nos rótulos dos produtos.

· Emolientes: Shea Butter (manteiga de karité), óleos vegetais, olive oil (óleo de oliva) e óleos de castanhas;

· Umectantes: Panthenol (D-Pantenol ou Pró-vitamina B5), Glycerin (Glicerina) e Sorbitol (Sorbitol);

· Hidratantes: Aloe vera (Aloe vera ou Babosa), Aminoacids (Aminoácidos, não cita nenhum especificamente);

· Proteínas: Wheat (Trigo) e Soy (Soja). (A autora não cita, mas encontrar o termo Protein já é um bom indício);

. Gel fixador: Preferencialmente géis transparentes ou semitransparentes, sem corantes. Deve conter PVP (Polyvinylpyrrolidone ou Polivinilpirrolidona), PVP/VA (Vinil Acrylate ou Acrilato de vinila).


Então “comofas”?
"Como vou higienizar o couro cabeludo e os cabelos sem utilizar shampoo?" É a primeira pergunta que todos se fazem ao conhecer as técnicas No Poo e Low Poo. Frequentemente as consumidoras que fazem a técnica No Poo, queixam-se de coceira ou da sensação de sujeira na cabeça. Já existem produtos específicos para essa técnica, mas para quem também quer cortar gastos, o Gustavo sugere duas técnicas para quem não quer usar ou usa esporadicamente shampoo:

Técnica 1: Solução de bicarbonato de sódio
Preparo: misture vigorosamente uma colher de sobremesa rasa (aprox. 5g) em um copo americano (200mL) de água filtrada ou destilada - não adianta e nem precisa colocar mais que isso. Misture até a água ficar límpida novamente. Isso pode demorar um pouco.

Aplicação: aplique a solução nas raízes, massageando-as bem com as pontas dos dedos. Faça isso em todo o couro cabeludo, principalmente na testa e região atrás das orelhas. Em seguida enxágue bem até ter certeza de que removeu toda a solução.

Justificativa química: a solução de bicarbonato de sódio tem pH básico, portanto, ela seria capaz de neutralizar o sebo natural, que é composto de ácidos graxos. Além disso, o bicarbonato faz uma leve ação local como se fosse um sabão de sódio (só que muito mais fraco).


Técnica 2: Solução de ácido cítrico
Preparo: misture o suco de um limão grande em um copo americano de água filtrada ou destilada.

Aplicação: passe essa solução suavemente na extensão dos fios, massageando-os.

Justificativa química: os tensoativos catiônicos presentes nos condicionadores e cremes leave-on, aderem muito fortemente à fibra capilar, por terem caráter catiônico (positivo) enquanto o cabelo tem caráter aniônico (negativo). Eles não prejudicam o cabelo, pelo contrário, são eles os responsáveis por deixar os cabelos macios e sedosos, pois neutralizam as cargas negativas, já que cargas iguais se repelem. Consequentemente, eles ajudam (e muito) a reduzir o frizz. O ácido cítrico presente no limão tem a capacidade de agregar-se ao tensoativo catiônico (formando um quelato) removendo o excesso da fibra capilar. Além disso, a solução tem pH ácido que ajuda a fechar as cutículas.

Não é necessário aplicar essas soluções diariamente ou semanalmente. A indicação, principalmente da técnica 2, é antes daquela hidratação quinzenal ou mensal mais “caprichada”, para que a fibra capilar possa absorver ao máximo os condicionantes fornecidos.

Opinião do Gustavo
“A lógica é bem simples e até aí tem precedentes químicos, bioquímicos e fisiológicos. Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados e frágeis, então a remoção da barreira lipídica natural causaria mais dano ao invés de tratá-los, pois os outros produtos (condicionador, creme de tratamento e etc.) não conseguem repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural. Sem muitos problemas nas raízes, pois é onde se produz o sebo que, infelizmente, não consegue chegar até as pontas dos cabelos com muitas curvas, diferente de cabelos lisos, finos ou grossos, em que o óleo produzido na raiz rapidamente está em toda a extensão da fibra capilar. Nestes cabelos o shampoo não faria tanto mal, pois o condicionador consegue repor o sebo removido durante a lavagem.”





Esse secador de mãozinha é para não desmanchar os cachos(deve ser uma delícia!!!)
Os produtos da linha DevaCurl, específicos para essa técnica, podem ser facilmente encontrados nas lojas online que já conhecemos.

((OPA -OPA-OPA: leiam AQUI sobre alguuns 'poréns' que aconteceram com a Deva))
Obrigada, Suzi :)

Resumindo
Os cabelos cacheados são, por natureza, mais ressecados. As escamas capilares são mais abertas, o que faz com o fio perca sua hidratação natural e tenha mais dificuldade para reter os hidratantes que aplicamos. As curvas do fio impedem que o óleo produzido normalmente pelo couro cabeludo chegue até as pontas, que ficam ressecadas e quebradiças. A maioria dos shampoos contém substâncias que agravam esse quadro, daí a indicação de usar outro tipo de higienização do couro cabeludo e cabelos, ou um shampoo específico para esse tipo de tratamento, sem as substâncias “proibidas”.

Eu não me arrisco a testar, então quero ouvir a opinião das leitoras que fazem ou já fizeram o teste, ok?

Para saber mais:

· Fórum Afro Natural
· Blog Não vivo sem cosméticos
· Site Naturally Curly
· Comunidade No Poo/Low Poo no Orkut
· Blog Terapia Deva
· Site Cosmética em Foco

Obrigada, Gustavo!

Agora diga, amigha, você ainda acha que seu cabelo está sujo?



Beijo!

Correspondente (Gêmea) Especial Pri

54 comentários

Rá!

Eu tenho o secador da mãozinha!

Nossa!
A gente vive, vive e nunca vai ver de tudo, né?

Tô passada, amigas. Tipo, eu tenho super preçuiça de secar os cabelos (tb adorei osecador de mãozinha, o secador cafuné, rs), mas lavar os cabelos é tão libertador!!! Uma sensação tão boa...

Diferenças, né.

Bjks!

Ah, eu já tentei fazer noo e low, mas é tão chato e paranóico se privar de produtos que você sabe que são ótimos pro seu cabelo mas tem os sulfatos, silicones, petroquimicos e mimimi.
Fora viver analisando os rotulos dos produtos, se abster de descobertas maravilhosas por ter os "agentes do mal".


O low é menos radical, e bom pra quem tem uma raiz mais oleosa.

Eu sou aficionada por espuma. Adoroooooooooooooo, um John Frieda e Elseve me fazem super feliz com aquela espumeira e excesso de "agentes do mal". Meu cabelo é super seco, super, super, super, e como estou saindo de uma quimica está mais fragil, mais seco, e precisando de quase 1 litro de leave in por lavagem.

Quem tem cabelo seco não vai sentir coceira, e nem sujeira se seguir o procedimento a risca.

Low poo e no poo não são nojentos! O couro cabeludo fica limpo, e cmo você não vai usar nada que não seja soluvel em apenas água, não há pq ter nojo.

Pra quem tem interesse em começar, aconselho a começar pelo Low-poo, fora que no inverno é mais fácil se habituar.

Ah, e já soube de pessoas que conseguiram deixar de ter caspa com esse procedimento, além de ter diminuido a oleosidade.

Mas a maior parte dos dermatologistas não recomenda, tem uma matéria sobre isso no www.elinda.com.br

Tb odeio cabelo sujo, nojiinho!!
É triste lavar todo dia, ainda mais no inverno, e se não temos tanto tempo, tem q lavar de noite e tal, mas fazer oq!

Fiz um post sobre o shampoo seco, se quiser dar uma olhada! beijoo
www.dicasdecomadre.com

Pitaco loongo!!! Mas eu me empolguei!!

Eu faço o No Poo!!!

Os cabelos são lavados sim, mas não com shampoo! Eles ficam limpos, as raízes soltinhas e cheiroso. Lavo t-o-d-o-d-i-a, até no frio.
Oq eu uso (que ñ contém silicones, parafina e blá blá blá):
Condicionador Surya Morango para lavar
Condicionador Surya Maracujá para condicionar
1/2 limão misturado com o condicionador de morango 1 vez por semana
Gel de linhaça (150ml de água e 1 col de sopa de semente de linhaça fervidos por 5 minutos e guardado na geladeira em um embalagem pump)
Camiseta velha para o plopping

Lavo o cabelo com o cond. de morango como se fosse o shampoo e condiciono com o de maracujá. Seco o cabelo amassando com a toalha, passo o gel de linhaça e faço o plopping, que é uma técnica de amarrar os cabelos com uma camiseta velha/toalha de microfibra pra cima (aqui explica bem http://www.youtube.com/watch?v=O2qD38ZYX6A).

O gel de linhaça é maravilhoso, o cabelo demora uns 2 dias até se acostumar, mas eu não tenho mais frizz. Não tenho MESMO! Dá pra misturar essência de lavanda tmb! Eu faço um pouco de cada vez pq estraga, já que é natural! (eu uso esse mesmo gel como primer pra make-up pq minha pele é oleosa!!)

Eu não faço por esquecimento, mas o ideal é uma vez a cada 15 dias borrifar água morna com bicarbonato no cabelo seco, antes de lavar com o condicionador e limão.

Como era meu cabelo: tingido ressecado e cheeeio de produtos pra segurar. Eu fazia um mix de mousse, silicone e leave in pra ir em festa e conseguir dançar d ecabelo solto.

Agora: cacheado, hidratado, brilhante e macio. Parece que eu faço baby liss.

Eu tmb achei estranho, até que uma amiga começou a fazer e eu fui na onda. Parece complicado, mas não dá mais trabalho do que lavar com shampoo, condicionador e passar um creme sem enxágue.

Ah! Uma vez por semana deu hidrato com um óleo vegetal prensado a frio. Pode ser até azeite. Deixo horas no cabelo e lavo normalmente com o limão. Nesse dia ele fica meio estranho, mas no outri fica bastante hidratado.

Enfim, é uma técnica diferente e barata. Vc não precisa desse secador louco ou gastar muitos dinheiros com produtos DEVA... O resultado eu agarantcho ou seu dinheiro de volta!!! rsrsrsrs!!!

BEIJOS!!!!

OI meninas!
Sempre leio, nunca comento...hj resolvi por causa do assunto. Cabelos lisos, finos, oleosos, longos e MUITOS, uma peruca prá não por defeito! Lavar sempre é ótimo no verão, mas no inverno de SP tá dando não :(
O shampoo seco (uso o da Aspa, tubo prata com verde, média de R$19) ta quebrando o galho principalmente na franja e na região ao lado das orelhas, sabe? Onde fica aquele sebinho que parece que o cabelo tá molhado?
Ficar com aparência de limpo, fica, com certeza, mas o psicológico SABE que não tá, então tenho que esperar um tempo e "esquecer" que usei o fulano. Mas funciona muito bem!
Bjs!

Cruzes!
Concordo que lavar o cabelo eh libertador! Alem disso, mesmoq ue os cabelos sejam naturalmente mais ressecados (ou como resultado de quimicas, secadores e tal) usando bons shampoos ,mascaras e etc sempre dah pra manter a saude e brilho!

Eu jah ouvi falar que a Jessica SImpson eh uma das adeptas dessa onda e soh "higeiniza" seus cabelos 1 vez por semana!
Se eh verdade nao sei... mas acho dificil...
Mas anyway, ela tem um cabelo lindo!
BJs
Dri Miller

Ótima matéria!
Mas, cá pra nós, deixar de passar shampoo?! Jamais faria...Não sei vcs, mas eu não faria...
Com certeza ficarei de olho nas embalagens para ver a composição e não comprarei com estas substancias que devem ser evitadas... Já tá td anotadinho aqui no meu bloquinho... hehehe!
B-js...

OBS: To adorando o blog, entro tds os dias pra ver as novidds... Vcs estão de parabéns!

Valéria Pedrochi   says 24 de junho de 2009 às 14:38

Eu tenho cabelo enrolado mas nunca, jamais vou aderir a essa prática (ou seria não-prática?). Fiquei com nojinho só de ler..
Bjkas às twins!

Tive a (triste?) oportuindade de ver uma mulher na rua aqui onde moro em um estado quase lastimável como desse cidadão aí da foto. Hahahaha
A mulher tinha o cabelo INTEIRO num dreadlock único de sebo, sujeira, cabelos mortos e sabe-se lá mais o que. TRASH!!!
Eu tenho cabelo megahiperultra oleoso na raiz e seco nas pontas. Vivo num dilema por causa de shampus e tô resolvendo o problema com produtos mais hidratantes e lavagem diária. Pra mim tem dado certo. =)
Beijokas
Gabriela

CARACA, demorei pra entender O QUE ERA a ultima foto! hahaha que horrrrrror. se passo um dia sem lavar o cabelo, já me sinto sujinha. o meu é como o seu, fino e oleoso.

agora, sobre os produtos DEVA CURL, sugiro darem uma visitada no blog da equipe DEVAS brasileira (http://devas-brasil.blogspot.com/), pq as meninas que estavam usando os produtos feitos/vendidos no brasil estavam tendo reações/problemas SERIOS depois do uso prolongado do produto, como, por exemplo, cabelo caindo excessivamente ou ficando com algo parecendo "bolor" (vejam este post http://devas-brasil.blogspot.com/2009/05/devacurl-no-brasil-carta-do-fabricante.html).

eu mesma estava e estou super interessada em usar os produtos, mas a equipe do DEVA no brasil orientou as meninas pararem de usar ate que descobrissem o que estava acontecendo com a composição quimica (que, ao que parece, é diferente do DEVA original, fabricado lá fora)! então, fica essa mensagem de alerta...

suzi

Eca!!!! que cabelo é esse!! hauhauhauahuaha

Achei super legal esse secador de mãozinha ^^

BJus...Patrícia ;D

Sinto a mesma coisa, lavar o cabelo é libertador! E essa foto no final.. ai.. deu um embrulho no estomago :(

1.se vc for na dermato ela vai te dizer que nao se deve lavar o cabelo todo dia, e nem passar sabonete no corpo, só nas "partes", axila, pés.
2. se vc for num cabelereiro especializado em cachos ele vai te dizer a mesma coisa.
3. aqui no brasil a gente está acostumado a tomar muitos banhos e lavar o cabelinho, então essa proposta choca.
4. já tentei fazer, não consegui, me deu agonia, parecia q a raiz tava suja, apesar de continuar tudo cheiroso e o cabelo realmente ficar mais bonito.
5. não sei se consigo seguir, mas q funciona, funciona...
6. já ouvi falar muuuuito bem desses produtos da surya, vou ver se acho.
7. quem sabe pelo bem da ciência eu tente mais uma vez.
8. gente, e não é que não lava o cabelo, que isso fique bem claro. é apenas um modo diferente, não rola nojinho, fica tudo cheiroso, é apenas estranho para nós que estamos acostumadas a lavar o cabelo praticamente todo dia, o que aliás é crime pra quem tem cabelo cacheado.

É já tinha lido sobre isso, inclusive no blog do Gustavo rs. Até pensei em fazer, mas toda vez que entrava no banho não aguentava e tascava um shampoo bem cheeeeeio de espuma no cabelo (como disseram acima, John Frieda é rei rs). Além disso dessisti pq meu cabelo apesar de enrolado e finíssimo não é tão seco, com tanto frizz (um pouco até Gisele B. tem rs).

Prefiro abdicar de secador, chapinha, tintura e tratamentos químicos (isso sim estraga cabelo) do que do shampoo rs, mas dizem que os resultados são ótimos.

Bjs

Paulinha

meu cabelo tem prazo de validade, tipo 48h no máximo. se der 49horas e meia sem lavar o cabelo já começa a incomodar, eu preciso lavar. na época de frio é mais chato ainda pq a preguiça de secar toma conta do meu ser total, mesmo se eu tivesse o secador fofo da foto...
agora por exemplo, tenho que lavar o cabelo para aproveitar o "calor" do sol, mas a minha filha ta acordade e ala tem medo/pavor do secador (ela tem 1 aninho!)

eu queria muito o shampoo seco, para emergÊncias de sábado a noite e véspera de provas. alguém sabe um site onde eu possa encontrar? Porque em loja, aqui onde eu moro, tenho nem esperanças.

Ah, realmente gel de linhaça é ótimooooooooooo faça low/no ou nenhum dos dois. É ótimo e mega barato, mega barato.

Faço no poo e amo!!
Logico que o cabelo num fica sujo honey tem toda uma pratica meu couro nunca nunquinha ficou seboso Xeruuu se quiser passa no meu blog e vê meu cabelo.Ahhh faço a mais de seis meses

Eu nunca tentei fazer nenhuma das duas tecnicas, porque acho muito radical, mas li o livro da Lorraine Massey (que aliás tem óoootimas dicas de hidratações mágicas) e cheguei a conclusão de que podia adaptar algumas coisas para melhorar meu cabelo. Por exemplo, passei a lavar ele menos, de 2 em 2 dias (eu lavava todo dia, porque vira um fuá depois de dormir), e sempre com 1 mão de shampoo apenas (isso foi o que mais melhorou, meu cabelo ficou bem mais hidratado), e passei a usar produtos sem sal e silicone. Estou usando das marcas Ecologie e Viscaya e estou amando!! Nos dias que não lavo, dou uma borrifada com o spray de lavanda e modelo com algum hidratante sem enxangue, dá super certo, o cabelo fica como se tivesse sido lavado meninas!!
Pude perceber dessa forma que o No-poo deve realmente melhorar muito os cabelos cacheados, mas não é pra todo mundo. Eu mesmo de vez enquando dou uma caprichada no shampoo porque chega um momento que a sujeira acumula e você sente que precisa dar uma limpada boa.

então, nao sei porque mas nao foi o texto todo mas o que eu queria dizer é que eu sou dependente do shampoo, o anti-resíduos é item indispensável para minha sobrevivência
e que não consigo me imaginar "praticando" no poo/low poo

Fazer no/low precisa lavar os cabelos diariamente, no maximo dia sim, dia não.

Saiu uma matéria sobre isso na revistinha do Globo do dia 17/maio. Quem costuma guardar essas revistas pode dar uma olhada tbm.
Lá diz que já tem adeptos no Rio e indica até salões que usam os produtos No-poo e Low-poo.
Bjim.

Só de ler começou a coçar o couro cabeludo...
Meu picumã era crespo e eu tinha preguiça de lavar todos os dias ( fase adolescente sujinha), daí óbvio que pesava mais o cabelo, até alisava...de tanto óleo! Nojo, nojo, nojo!
De uns anos pra cá lavo todos os dias os cabelos e pra mim não eCxiste coisa melhor! Banho sem lavar os cabelos não é banho!

ps: Gostei dos termos "no poo" e "low poo", parece nome de raça de cachorro d dondoca...ahahaha

Bjos!

Meu cabelo é seco e cacheado. Eu já fiz no/low poo e ainda faço hoje mas em uma versão adaptada. Só deixando claro como algumas meninas falaram aí anteriormente, com essa técnica o cabelo é lavado SIM!!!
No começo eu fazia a técnica do bicarbonato antes do condicionador mas eu não sentia o cabelo BEM lavado. Não tentei a técnica do limão porque sempre tive medo de manchar a pele.
Como substituto do Bicarbonato no processo de higienização eu descobri um shampoo que não tem nenhum dos "agentes do mal" (silicones, lauril etc etc...): O ÈH orgânico!! Ele é ótimo, limpa direitinho e não resseca meu cabelo.
Depois de lavar o cabelo com Éh orgânico uso o condicionador de Maracujá da Surya que é uma beleza!
Uma coisa que fez bastante diferença no meu cabelo foi deixar de secar com toalha e passar a secar com toalha de papel ou com uma camiseta. Isso diminui muuuuiiitoooo o frizz do cabelo.
Outra coisa milagrosa é o gel de linhaça feito em casa. Ele deixa o cabelo divino!!!

Pra quem tem cabelo cacheado e seco eu recomendo muito diminuir o uso do shampoo ou buscar shampoos mais suaves porque diminue o ressecamento e mantém a oleosidade natural. Mas o mais importante é testar diferentes técnicas pra ver o que o cabelo se adapta melhor. É o nosso bom consumismo investigativo a serviço das nossas madeixas!!!

oi meninas,

ficar sem lavar o cabelo é horrível, às vezes a gente até deixa para lavar o cabelo no dia seguinte por causa do frio mas quando lava é uma benção, aos nossos cientistas por favor descubram outra cura para ficar com o cabelo lindo, bjsssss

eu tive dreads por dois anos e meio, e eram lavados e secos com o secador.
Agora fica sem lavar, me cheira muito mal heouheuiheiue

Ah, mas apesar de todas as explicações, continuo achando o procedimento todo um nojo rsrsrs
Eu já vivo olhando rótulo de alimento! Não que eu não olhe os de cosméticos, mas vamos combinar que é chato rsrsrs

Eu também amo lavar o cabelo! Isso porque eu tenho mais de meio metro de cabelón rs

Beijomeliga!

juro por deus q a pri pego pesado no cabelón lá do fim do post. sério, ânsia eterna! uahuah

aaah kd um fala uma coisa desse negocio de lavar mesmo.. eu tenho MTA psoriase no couro cabeludo, jah escute 500 zilhoes de coisas sobre isso e a real é que só lavando meu cabelo td dia é que melhora o couro... e com o shampu mais neutro do universo pra n afetar o ph e tal.. dai só me resta tratar dos fios direitinho pra num fica uma espiga neamm... td bem q meus fios nao sao encaracolados, sao mais pra lisos que pra qquer outra coisa, masssss...

mas juro, nem sei se encararia essa de nao usar shampu!

Três coisinhas!:

1.Adeline, o limão deixa o cabelo MUITO brilhante, tanto que eu deixo pra fazer "em dia de sair". Não mancha não, mas é claro que eu enxáguo bem e depois passo outro condicionador e enxáguo bem de novo!

2.E o fato que quem faz no/low poo lava os cabelos quase todo dia, não dá pra ficar sem lavar (ECA). Lavo todo dia msm, já cheguei a lavar de manhã e de noite por ter suado muito.

3.E bom, como eu tmb sou Vegan e vaidosa, ler rótulos pra mim é rotina, oq me fez conhecer mto bem qqr coisa que eu compro, seja comida ou cosmético!!

Beijos!!!

ps: a foto do final é pesada mesmo! rsrsrsrsrsrs!! Esse daí fez no poo DE VERDADE!

Sou dona de cabelos cacheados não muito obedientes e já experimentei os produtos DevaCurl. Sim, o cabelo fica liiiindo, mas eu achei a coisa impossível de ser levada pra frente sem o shampoo pelo menos no couro cabeludo. Tentei várias vezes higienizar o couro cabeludo só com o no-poo da linha e não dá: em duas horas, é sebo total. À noite, sinto que passei óleo no cabelo, vai me dando uma agonia danada que não dá mais.

Então, estou fazendo assim: deixo cair muita água, passo shampoo no couro cabeludo, no-poo nos fios e pontas e o condicionador da linha, enxaguando pouco, pra deixar a hidratação. Não faço isso sempre porque ainda tenho um pequeno estoque de produtos e não me desapego deles tão fácil, adoooooro produtos para cabelo auhsha. Mas devo dizer que, por causa dos produtos ou não, meu cabelo fica bem mais hidratado quando uso a linha.

Mas que lavar a cabeça com shampoo é muito gostoso, é!

Este comentário foi removido pelo autor.

Duas coisas....eu amo cabelo cacheado, sempre foi meu sonho ter...desde que perdi meus cachinhos aos 4 anos! e segundo...nao vivo sem meu shampoo pra cabelos beeem oleosos! nao rola esse lance de no poo....o meu é much pooo!
Beijos!

nossa eu nao sabia que os produtos deva eram p fazer low e no poo-alias eu so fiquei sabendo que existe isso nesse minuto.
com cabelo no estado que esta o meu,deu vontade de tentar...
tb acredito que o cabelo E LIMPO so nao e LAVADO da forma tradicional.
afinal alguem ja perguntou como e feita a lavagem a seco de uma roupa????
provavelmente rs nao e a tradicional e a roupa vem limpa..

vcs podem por gentileza publicar produtinhos do bem?tipo ese e organico,esses condicionadores mencionados da surya...queria entender melhor.
bjk

Surya tem produtos muitoooooooo cheirosos, e não são caros!!!

E vale lembrar que os Deva são bons por conta da técnica que precisa ser adotada pra fazer uso dos produtos, quem usa leave in da mesma forma que usa o one condition do Deva, sabe que fica muito bom!


A foto do final é no-poo, no-water...

Meu Deus, morri de coçeira só de ler!
Mesmo que digam que mesmo assim é lavado, só que sem shampoo, não me convenceu... eu amo shampoo!
Apesar do frio desgraçado que está fazendo esse ano em Porto Alegre, meu amado cabelo é lavado todos os dias. E o meu cabelo é normal p/ seco nas pontas (nada que um finalizador não resolva).
Beijos,
Cláudia

A DO REI esse post. Tenho suuper cachinhos e de uns dias pra cá estou usando eles assim, adooro eles, mãas..dá um trabalho - e uma preguiiiça - acordar mais cedo só pra laavar, secar, modelar e aiii sim acordar de vdd e ir trabalhar. :( Até que minha chapinha volte a seu lar, terei que continuar com o ritual. Enfim, de uns dias pra cá tenho lavado mais mesmo a raiz e o comprimento passo menos xampu e sempre meu dove salvador, ficou melhor pq os cachos nao ficam tao rebeldes, mas nao supooorto nao lavar o cabelo todo. >< Mas todos os dias..realmente não tem como nao ficar rebelde.
Vou comprar xampu amanhã e ver a fórmula! Vou testar o limão e o bicarbonato. To receosa com o limao, mas vou tentar mesmo assim, pq amanhã é dia da hidrataçao MASTER!

Muuito obrigada pelas informações. ;)
Beijos meninas

Eu queria ter o cabelo da Cyntia.... =D
Isso foi um elogio viu cyntia, não precisa tomar banho de sal grosso!!! AHAHHAHHAHA
Bjsssssssssssssssss

Achei tudo muito interessante (li mais de curiosa mesmo, pq meu cabelo tá mais pra liso do que ondulado, apesar de qdo pequena eu ter sido uma criança hiper cacheada) mas, pra variar, sempre que o assunto é "lavagem de cabelos" eu acabo lendo coisas que, digamos, me chateiam.
Desculpem o desabafo, mas acho que parte de cada um saber qual a frequência com que se deve lavar o cabelo. O meu não é oleoso, eu lavo dia sim, dia não ou fico no máximo 2 dias sem lavar e GARANTO que não sou nojenta e que ninguém ao meu redor tem "nojinho" de mim. Aliás, to pra conhecer alguém mais paranóica do que eu com o assunto limpeza. Pq eu não lavo todo dia? Por preguiça? Não, pq não gosto mesmo! Como a Cynthia disse lá em cima, boa parte dos dermatos recomendam que não se leve o cabelo todo dia, pq por mais que vc derreta embaixo do secador, seu couro cabeludo nunca vai secar por completo. Demora cerca de 24 hs pra esse processo se completar.
Não quero ofender e nem afrontar ninguém, mas sei lá, sinto que às vezes a gente faz julgamentos totalmente desnecessários.
Se esse técnica deixa o cabelo limpo, quem sou eu pra duvidar e quem sou eu pra dizer que a pessoa tem um hábito nojento??
Bom, é isso!

Gente, que emoção, meu 1o comentário em um blog!
Olha, meu cabelo é fino e beeem enrolado, sempre me deu trabalho. Confesso que me rendi às escovas (progressiva, inteligente, francesa e por aí vai) e hoje uso ele liso. Mas uma vez, há vários anos, segui o conselho de uma dermatologista e diluí o shampoo que mais gostava em água mineral. A proporção era tipo um dedinho de shampoo para o resto do vidro todo do shampoo com água mineral. A justificativa dela era quase a mesma da estória do no/low poo. E deu bem certo, viu? Meu cabelo ficou suuuper macio. E eu ainda completei enxaguando com água mineral depois do condicionador, hábito que tenho até hoje (pode me denunciar pro Green Peace) e juro que foi o que mais fez diferença em toda uma vida de peleja para a saúde do meu cabelo, mais do que qualquer shampoo carésimo. E, pra melhorar, os shampoos passam a render uma eternidade. Enfim, taí a dica pra quem quiser experimentar.
Bjins.
Cris

Caraca, o que que é aquilo no cabelo do cara da foto? Parece coco =x que nojo, eu abomino dreads com todas as minhas forças.

Mah, hahah, obrigada flor
Mari, gostei do seu comentário. Gente, lavar o cabelo todo dia faz mal, pode pergunar apra a sua dermatologista. Ok, se vc tem cabelo oleoso e tals, mas quem tem cachos dificilmente tem raiz oleosa. Beijos

Mariana,
Concordo totalmente com vc e coma Cynthia. Tenho cabelos alisados e lavo, em média, duas vezes por semana ( pq lavo, hidrato, faço escova e chapinha ) e sempre elogiam meu cabelo, por estar bem arrumado e cheiroso. Minha dermato foi rigorosa qdo, após análise do meu cabelo, afirmar que eu realmente não deveria lavar mais do que tres vezes por semana. E , fiz tratamento com Roacutan, o que deixou o cabelo mais ressecado e secou a oleosidade natural. Então acabo lavando e fazendo uma super hidratação com Kerastase ( foi o que melhor devolveu a vida dos cabelinhos, quase um tratamento médico), o que demanda um tempinho a mais ( coisa rara ) e dinheiro tb ( mais raro ainda). E repito, até hoje, ninguém reclamou do cheiro dos meus cabelo ( e tb sou rigorosoa com isso). às vezes falamos de nojo de coisas que desconhecemos e colocamos isso como verdades para todos os demais. Bjos

Só esqueci de dizer que fiquei chateada com alguns comentários, não com o texto que foi publicado aqui (que, ao meu ver, não tinha nada de "julgativo" - essa palavra existe?? rs)!
Bjos!

Glorinha, nessa lista da Comunidade No/low tem uma porção de liberados:

http://docs.google.com/Doc?docid=dgdr56mz_6hqz3x9fd&hl=pt_PT

Pri, desculpa mas preciiiiiiiiiso corrigir umas coisinhas. A primeira coisa é que a rotina no/low poo NÃO significa NÃO LAVAR O CABELO, pelo contrário! Significa parar de usar o shampoo comum ou só usá-lo esporadicamente, trocando o uso do shampoo por outras substâncias que agridam menos. No começo eu ficava desconfiada, achava que seria como passar o dedo em um prato cheio de gordura, ficaria sujo, ensebado e nojeeeeento. Puro preconceito meu. Faço low poo há um ano e meio, no poo ha 6 meses e meu cabelo tonhonhoim melhorou absurdamente, sério mesmo. Uso dia sim, dia não um higienizador pro couro cabeludo e fios sem sulfatos (um shampoo não shampoo... hehe), meu cabelo não é nem um pouco ensebado (até tende pro ressecadeenho embora eu hidrate toda semana) e parou de ter tanto frizz. Uso os produtos da linha Devacurl desde novembro e adoro!

Amigas, os termos "não lavar o cabelo", "nojinho", etc., são uma característica de eu me expressar, e eu não sou dona da vedade. Além do mais, coloquei a opinião de um colega que é supermegablaster estudioso e entendido do assunto. Só que eu, Priscilla, não me contentaria em higienizar o cabelo e o couro cabeludo sem não fazer espumão!Sei muito bem que certos ativos, como o Lauril, serve única e exclusivamente para fazer espuma, isso é até uma jogada de marketing, do mesmo jeito que os shampoos para cabelos secos são perolados e cremosos e os para cabelos oleosos são transparentes e mais gelificados. Isso tudo é para dar a sensação de limpeza aos consumidores, bem como a espuma e o cheiro que exala quando abrimos os frascos e cheiramos. Tudo isso influencia na compra!A espuma é nada mais nada menos que um efeito "placebo".

Super apoiado os comentários da Mariana e da Cíntia. Cada cabelo é uma realidade diferente e o que vale pra um não é regra pra outro.

P.S: Adorei esse post não só pelo conteúdo mas principalmente pelos comentários gerados a partir dele.

So um pitaco.
Tive meu cabelo destruido pelo salao Floreal, em Sao Bernardo do Campo, que eh o salao "irmao" do Deva que fica em Nova Iorque.
Quem quiser cortar os cachos nesse salao, va em frente, mas tingir ou fazer mechas, nem pensar. Sai de la com meu cabelo rosa. Justo eu que tinah feito as minhas mechas anteriormente no Frank Provost.
Quem quiser comprar os xampus e condicionadores No Poo/ Low Poo nesse salao, va em frente. Mas nao deixem ninguem fazer nenhuma quimica no seu cabelo nesse salao.

Camila (que agora tem que fazer hidratacao 3 vezes por semana para ressucitar o cabelo).

pessoal ng deixa d lavar os cabelos com esta técnica, apenas abolem o uso de shampoos (no poo) e shampoos com sulfatos (low poo)!!

Olá,incrivelmente meus cabelos secos ficam muuito mais bonitos,brilhantes, e ajeitados, depois e uns 3 dias que os lavei, e eles ficam ótimos até o quinto ou sexto dia[sem cheiro ruim,nem coceira].Acho que cada pessoa conhece o jeito de seu cabelo, e suas necessidades.
Abraço

Oi pessoal realmente essa tecnica de no poo é maravilhosa para quem tem os cabelos ressecados, a princípio é de se estranhar mas realmente funciona.Sou cabeleireira e indiquei essa tecnica para minhas clientes e elas adoraram, principalmente depois de uma progressiva ou relaxamento indico que na primeira semana elas lavem os cabelos somente com o condicionador ou máscara capilar.

sem comentário, isso é muito nojento, não prescisaficar sem pentear o cabelo para ter ele comprido aco isso um problema muito sério de cabeça dele, ele deve consultar um psiquiatra e fazer uma terapia com um bom psicologo cuitadinho bjs fica com deus

sou cabelereira si ele quizer dou um jeito nesse cabelo é só ele querer, ele é morador de rua? então mais do que certo alguém cortar o cabelo dele para não empestiar as pessoas de piolho é uma queatão de saude e bem estar de todos isso é sério pode dar uma epdemia de piolho non local onde ele fica

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação