usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Tipos e Acabamentos de Sombras Para Olhos  

Categoria(s)

por Vivi




Todo mundo que passa por aqui a-do-ra uma novidade. O problema é quando as novidades são tantas que nos perdemos em meio delas!

Para facilitar um pouco a vida das gathas garothas brasileiras, resolvemos fazer um petit guide, dos tipos de sombras disponíveis e os tipos de acabamento que elas proporcionam. A tarefa de reunir essas informações parecia simples a princípio, mas só até perceber que a literatura a respeito é pobríssima em português, por isso, desculpa aê, mas a blogueira aqui precisou recorrer ao inglês e francês, portanto, paciência comigo e corrijam qualquer tradução macarrônica que eu tenha feito, por favor.

Sombra para olhos
Em Inglês - eyeshadow (Tecla SAP - aiexédou)
Em Francês - ombre à paupières (SAP - ombr'àpôpiér)

TIPOS
Compacta - como o próprio diz, ela é prensada, compactada, até formar um bloco sólido de produto.
Em inglês pressed.

Em pó solto (pigmento ou pigs, para as íntimas) - pigmentos de cor e demais ingredientes vêm em forma de pó solto. A aplicação requer um pouco mais de cuidado, mas a coloração na pele é mais intensa.
Em inglês loose powder.

Creme - a textura cremosa pode ser utilizada na forma de lápis (um pouco mais resistente, mais 'dura'), de khôl ou kajal, com textura cremosa e pigmentação intensa ou ainda em pastilhas, para aplicação com pincel. Requer aplicação criteriosa, já que o excesso pode se acumular na linha da pálpebra ou linhas de expressão. Requer retoques constantes ou um bom fixador, principalmente quando usada por quem mora em regiões de clima quente, já que esse make, literalmente, pode fazer seu look derreter.
Em inglês cream/stick.


ACABAMENTOS
Acetinado - Alta coloração e brilho sutil. Em uma comparação simples, seria semelhante ao efeito 'perolado', onde o brilho não se sobrepõe à cor.



Cintilante - Alta coloração e alto brilho. Partículas brilhantes são identificadas em meio a coloração, mas de forma harmônica. A idéia é mostrar a coloração com brilho evidente.



Metálico - Média coloração e altíssimo brilho. Algumas tonalidades podem adquirir aparência de "brilho molhado". O acabamento metálico não permite muitas variações na coloração, como subtons, por exemplo. O resultado é a cor base, com altíssimo brilho.



Matte ou Opaco - de efeito aveludado e opaco, completamente sem brilho. Resulta em uma maquiagem de acabamento natural e perfeito em peles bem preparadas. Felizmente o mercado começa a oferecer mais opções de cores nessa textura, que até pouquíssimo tempo, só era encontrada em importados.



Asa de Borboleta - em uma comparação - muito bem humorada - à coloração das asas das borboletas, algumas sombras metálicas, principalmente em pó solto, começaram a ser denominadas como "iluminadoras asa-de-borboleta". Requer mão firme, ótima iluminação e MUITO bom senso na aplicação. Entre os profissionais a "asa-de-borboleta" não é muito utilizada, por seu efeito dramático e após super exposição nas telenovelas mexicanas. Utilizada quando a intenção é brilhar, sem contornos ou cores definidas. Guarde para as noites à fantasia.

((Atualização)) - AQUI a Thais, do Coisas de Diva, ensina como a asa-de-borboleta pode ser usada de forma digna!

Iluminador - Tons de pele, com brilho (sutil) ou sem; utilizados para realçar pontos específicos, criando 'pontos de luz' para compor o look geral. Qualquer sombra em tom mais claro do que a pele pode ser utilizada como iluminadora. Também podem ser utilizados tons de cor mais claros do que o contraponto. Por exemplo, sombra lilás claríssima para iluminar o canto interno da pálpebra em violeta acetinada ou matte.


Iridiscente - Cor com alta luminosidade. Poderíamos dizer que são cores 'abertas', com alto brilho e reflexão da luz.

Glitter - literalmente, purpurina solta. Usado na Marquês de Sapucaí ou em baladas pré-teen. Requer fixador poderoso.

A verdade é que o tipo de acabamento interfere diretamente na coloração que a sombra terá sobre a pele. Lembrando que estamos falando aqui da sombra pura, sem potencializador.


Dúvidas? Adendos?
Gritaí!

AQUI tem um post da Marina, do 2Beauty, sobre os acabamentos das sombras MAC.
AQUI um post do Maketerapia, sobre os acabamentos de sombras, batons e blushes, também da MAC.

Boa
Cliquem nas imagens para vê-las em tamanho maior.
Todas as fotos foram feitas à partir do meu obsceno acervo pessoal.
Nenhuma sombra foi maltratada para a realização deste post. Apenas as asa-de-borboleta encontram-se em processo judicial contra essa blogueira por dano moral, mas detalhes do processo não podem ser divulgados.

19 comentários

Eu sou Maria do bairro amo uma asa de borboleta... discreta

hahaha
Bem lembrou da Maria do Bairro, né?
Elas tem cores bem bonitas, Thielly, por isso eu disse bom senso, porque a mão não pode pesar, para conseguir esse efeito discreto bacana ;)

Bjim!

Ai gata, vc viu os milhares de acabamento q tem a MAC? Tem frost, lustre, velvet, matte, matte2, ave maria. tive q me arriscar ao escolher a cor pelo site. aqui no brasil ainda falta opção! me parece que 90% é cintilante, afe. cintilante só a noite

A Marina, nossa Deusa e diva, tem um post sobre os acabamentos da Mac, Cin! Vou linkar ali na frente.

Bjk!

meodeos...
um manual sobre sombras!
gamei!
bjs

Vivi, Asa de Borboleta é VIDA, Aa de Borboleta é AMOR!!!!!!!

Adoreeei o post, principalmente o senso de humor...
Beijocas mais esclarecidas sobre acabamentos de sombras, kkk...

Boa, obrigadíssima!!!!
Muito esclarecedor seu post. Bjs!

É humilde mas foi feito com carinho, Angel :)

Viu, Sister, eu não achei nada em inglês sobre "butterflies wings eyeshadows"... e em francês, heim, seria "ailes d'papillon"???

Ceci, amanhã tudo isso pode mudar rsrsrs

Vim te convidar para o meu primeiro sorteio.
Espero que participe.
http://www.cherrybomb81.blogspot.com/
Beijos :***

Vivi,

Me indica umas sombras nacionais com efeito matte. Please!!

Realmente, você só vê esse acabamento nas importadas!!!

Arrasaou no Post Vivi!
Ótimas dicas!!!
Perfeito!

Bjoks

Valeu viu Vivi...eu tava aqui, me recuperando da crise de abstinência, já que minha saúde...digo saldo anda me impedindo de consumir sombras e vc me dá uma dessas...Pô, acabo de perceber que minha coleção está incompleta!!!!!
Racaída no fds...certeza!!!! rsrsrs
Excelente didádica amigham...amei
beijos

Pri, essas que mostrei são Mary Kay. Eles têm 10 cores opacas (todas minerais).

A Contém 1G tem atualmente 3 pigmentos opacos (branco, marrom e preto) e mais três cores na palette Dia - a minha predileta - (Sépia, Taupe e Marrom). Tem também 8 cores leeendas nas sombras compactas, aquelas que vem com espelhinho atrás.
Nos Duos há 06 opções onde uma das cores é opaca.

A Yes! tem 5 sombras compactas opacas(pink, natural brown, vermelho bordô, terracota, black night)

O Boticário tem o trio de sombras Mate e algumas cores opacas em outros trios.

Duda Molinos tem a cor 05, Marrom.

A palette Catharine Hill tem cinco cores opacas.

Ufa...

rsrs

beijo!

Adorei o post... Vc podia dar exemplos de marcas de cada tipo pra gente comprar, ou comparar com as que temos... ficaria interessante....

Bjks

Também naquelas paletas tipo Costal Scents tem uma que é só de cores neutras e mais da metade é matte.
Eu tenho a paleta dia da Contém e é o máximo!

Eu sou maria do Bairro também, adooro a asa de borboleta kkkkkk

Viviii!

Adorei que você linkou o Coisas de Diva por aqui!

E também achei muito bom esse seu post sobre sombras, ficou super completinho. Parabéns!

Beijão!

Vivi, por favor, poderia me dizer o número dessas sombras compactas opacas da Yes!, quero comprar no site, mas eles só têm os números.
Beijos

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação