usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Twin da Bula: Maquiagem do Mal  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Atire o primeiro batom quem não tem um item de maquiagem vencido no fundo da nécessaire! Ou que a data de validade já sumiu da embalagem de tão antiga?

Eu não atiro porque tenho, amigas (façam o que eu falo, não façam o que eu faço)!

Hora de abrir a gaveta e fazer uma operação pente fino: jogue fora sem dó nem piedade as que tiverem a data de validade vencida. Mesmo se for aquele blush Givenchy (gi.vân.chí) m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o! Pesquisas indicam que nove entre dez mulheres usam maquiagem com o prazo de validade expirado, e isso não é nada bom, pois o que deveria embelezar pode acabar causando danos à pele.

O contato do produto com o ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos, por isso é necessário o uso de conservantes, mas que atuam apenas por um período de tempo, ou seja, a vida útil do produto, que é indicada pela data de validade. Depois desse prazo, começa a festa dos bichinhos nos batons, rímeis, bases, etc., que podem resultar em alergias e infecções, como conjuntivite. Se a pele estiver com alguma lesão, como uma espinha, por exemplo, o resultado pode ser ainda pior.

E os problemas não acabam por aí. O uso inadequado e exagerado da maquiagem também tem seus perigos. Um exemplo: adoramos passar lápis dentro do olho, na linha d’água, não é? Para ficar com aqueles olhos de Maya e com a esperança de encontrar algum Raj dando sopa por aí? Então. Essa prática repetida altera o pH da lágrima, prejudicando sua função que é a de proteger os olhos, o que faz com que infecções apareçam facilmente.

Um alerta também para o troca-troca de makes com as amigas. Em buatchy rola muito isso, né? A gente ta lá, no banheiro e: “Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, você tem o batom M.A.C (m.é.c, mas eu falo MAC mesmo) da Yvone! Deixa eu passar, deixa?”. O herpes muitas vezes é transmitido pelo batom, mesmo que a amiga não apresente nenhuma lesão na boca, mas o vírus está lá, escondidinho. E tem uma coisa mais bonita que uma ferida de herpes na boca? Mentalize a cena antes de pedir um batom emprestado. E se a colega chega abafando com um rímel Phenomen’Eyes (a.k.a “carrapicho”)? Claaaaaaaaro que vamos querer testar o bichinho, néam? Pois é, o carrapicho loosho, phyno e caro pode ser um transmissor de conjuntivite em potencial.

E os pincéis, esponjas e afins? Como vocês são meninas super-antenadas e espertas, nem preciso dizer que devem ser lavados de 15 em 15 dias no máximo (de preferência semanalmente e se possível higienizados com produto específico após cada uso).

Lembrete: todos os produtos devem, OBRIGATORIAMENTE, informar sua data de validade. E, se você é daquelas que, como eu, joga a caixinha no lixo, confira primeiro se há a data de validade impressa no produto. Caso contrário, cole uma etiqueta com a data na embalagem.

Correspondente (Gêmea) Especial Pri

13 comentários

nossa eu comentei isso da data de validae com uma amiga outro dia mesmo. a maioria dos produtos não tem data impressa na embalagem, o que é um absurdo, porque tem gente que esquece (autobiográfico) que depois de um tempo o produto vence... principalmente quando aquele produto phynérrimo tá com preço baixíssimo, geralmente ta com a validade mais perto do que os que a gente compra por precinho normal. (com perfume isso já aconteceu comigo umas duas ou três vezes... e só tem um ano que eu compro pela net)
Semana passada chegaram dois produtos para mim, da Natura:
o batom .zip acerola data de validade só na caixa, fabricado no Brasil
blush natura faces amanhecer, data de validade no produto
o porém é que esse blush é fabricado na Argentina, alguém sabe me dizer se é só uma coincidência ou se aqui no BRasil não temos essa obrigatoriedade e em outros paíeses é exigido a data de validade no produto.
concordo que usar produto vencido é furada, mas veja, se eles não colocam essa data na embalagem você pode se enganar e se esquecer, se eles colocam e você resolve usar, o risco é seu, consciência sua.
eu sempre falo que vou colar etiquetinhas, já falei para minha mãe fazer isso, mas adivinham onde já está a caixinha do meu batom?

ótimo tema
beijos

Putz, esse post veio na hora exata! Tenho uma mega dúvida hehehe...os produtos que comprarmos aqui no BR vem com data de validade. Na caixa (como se alguem guardasse a dita cuja como ja foi falado), massss os produtos que comprarmos la fora não vem como data de validade. E aí!? Eis a questão!?
Já me disseram tb que se tratando de pó, dura-se a vida toda (diz um maquiador profissional), porem já vi uma palete podre com o pó todo mofado numa dessas ferinhas de rua. Que nojo!

E aí?


Fernanda.

Só um comentário sobre o lance da herpes no batom e tals: estima-se que 70% da população mundial tenha o virus da herpes, só que ele fica inócuo e não desenvolve a doença, e somente em algumas pessoas a doença se desenvolve e aperece as feridinhas, então o cuidado pra não pegar herpes pode ser meio inútil já que é bem possivel que a pessoa já tenha o virus. A minha casa é um belo exemplo disso eu, meu irmão e meu pai, temos(embora eu só tenha tido ferdinhas uma 3 vezes na vida toda), já minha mãe que nunca tomou nenhum cuidado, nem quando estavamos com a feridinha aberta, beija na boca, usa o mesmo copo, mesma toalha e etc...nunca apresentou feridas. É quase certeza absoluta que minha mãe possua o virus já que ele é transmissivel por estas vias e nós nunca tomamos cuidado, porém ela nunca manifestou a doença.

Vc sabe onde fica as data de validade dos blushs da mac e corretivo studio fix, nem na caixa nem na embalagem eu consegui encontrar...

Pri, uma boa parte dos meus produtos nem tem prazo de validade; acabo indo pela aparência e/ou cheiro.

Tenho um rímel transparente da Avão que uso pra arrumar sobrancelhas que já faz um tempo que tenho, ó... E nem tem data de validade.

Ouvi dizer que rímeis depois de abertos tem uma validade de 3 meses, confere? Conferindo ou não, acho bem dificil jogarmos nossos MACs e Lancômes da vida fora em 3 meses, ainda mais pra quem tem altos rímeis diferentes.

Que mundo injusto, né?

Amorecas, nas minhas pesquisadas pelos bares da vida, já me disseram que produtos americanos não teriam data de validade estampada porque partiriam da premissa que enquanto está fechado (logo, sem entrar em contato com o ar), estaria tudo bem, e que só depois de aberto começaria a valer um prazo X que não lembro qual é. Imagino que o prazo dele fechado varie de acordo com o tipo de produto, e que não seja coisa de 100 anos, né, gente.

Esse lance do rímel tb me incomoda muito. EU tenho uns 30, e não uso todos ao mesmo tempo. Alguns eu só experimentei, outros uso em certas ocasiões. Aí faço o que, jogo tudo fora pq já foram abertos há mais de 3 meses? Aliás, 3 meses é uma data exagerada?

E essa das empresas não colocarem a data na embalagem: quem é a louca que guarda tudo nas devidas caixinhas? :s

Gente, sobre o vírus da herpes, é o seguinte, ele fica latente no organismo e se manifesta em situações de estresse ou de baixa do sistema imune, então você pode até beijar, dividir utensílios com uma pessoa que tenha herpes quando ela não estiver manifestando a doença que vocÊ não vai se contaminar... mas sendo sinceras? nem por um MAC valhe o risco!

Ana, eu também sinto isso sobre o rímel,há uns trÊs meses atrás publicaram isso na woman's health e agora todo mundo tá falando disso. mas por mais que tenha princípios científicos eu vou pagar para ver. eu não sou uma muçher forte o suficiente para jogar fora meu chanel de 6 meses de idade e umas 10 aplicações!!

O lance da validade dos cosméticos me lembrei de onde ouvi falar, aqui ó: http://bulledebeaute.wordpress.com/2009/03/25/como-saber-a-validade-dos-produtos-de-beleza/

Bulle de Beaute.

Peguei herpes através de um batom de uma menina q estudava comigo (ódeeeo)....
Tem q tomas cuidado meeeesmo!!!

Como eu já postei antes, eu nunca tinha visto nas makes importadas, e fui procurar mais uma vez, então notei um desenho bem pequeno de uma embalagem aberta, tipo uma latinha com um número escrito dentro, tipo o corretivo mac 24M, o benetint 12M, eyecon 6M, será que esse símbolo pode ser inidicativo de validade? Vcs já viram isso em algum lugar?
Eu pensei tb que pode ser sobre quanto tempo a embalagem demora para se decompor... vai saber!

Bjos

Thays, acho que faz mais sentido ser a validade do produto depois de aberto, já que plástico não demora meses pra se decompor.

Vou colocar uma tabelinha com a vida útil dos cosméticos recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os produtos da MAC vem com a data na caixinha (que eu sempre jogo fora) então o ideal é colocar uma etiquetinha com a data colada no produto, pelo menos naqueles que a gente sbe que vão durar muito. Quem for mais nojentinha (eu sou!) pode mergulhar seus batons em álcool 70% e enxugar suavemente com um papel toalha ou deixar secar sozinho mesmo, as meninas fazem assim na MAC. TODO produto cosmético tem prazo de validade sim, só as maquiagens minerais que não sei se foram reguladas pela Anvisa ainda. E as normas dos EUA e Europa são diferentes das do Brasil, por isso a confusão. Vou falar mais sobre isso e com os cuidados que devemos ter para evitarmos as contaminações, tanto de makes quanto de pomadas, lip balms, etc.
Beijos!

"Norma da Anvisa determina que cosméticos tragam informação na embalagem.

Produtos fechados podem durar, em média, dois anos.
Produtos de maquiagem com o prazo de validade vencido podem causar problemas à saúde. Uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que os cosméticos tenham, na embalagem, o prazo de validade.

O tempo de duração dos produtos deve ser rigorosamente testado antes de chegar ao consumidor. “O prazo de validade é o período no qual o produto mantém as características originais dele, como cor, odor e seu aspecto. Para determinar isso são feitos testes de estabilidade”, diz Tatiane de Santi, farmacêutica.

Com tanta variedade de produtos de beleza, fica até difícil escolher. Ainda assim, é importante ter cuidados com a saúde e, na hora de comprar, verificar o prazo de validade, tanto na embalagem externa quanto na embalagem interna do produto.

O prazo de validade é de, em média, dois anos para o produto fechado. Depois de aberto, o tempo de duração tolerável chega a seis meses.

Segundo especialistas, não dar importância a pequenos detalhes na hora da compra e uso da maquiagem e outros produtos de beleza pode causar incômodo. “Principalmente alergias e contaminação ou infecção por bactérias. A maquiagem vencida pode ser um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, e que vão poder ocasionar infecções na pele e alergia, principalmente na região dos olhos, ou uma conjuntivite alérgica”, afirma Flávia Ohde, dermatologista."

Fonte: www.g1.globo.com

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação