usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Pele: dúvidas, dúvidas, dúvidas!  

Categoria(s) ,

por Vivi




E aí, amorecas?

Estou "de molho", já contei para vocês. Mas olhem só que coincidência bacana! Quando fizemos o Trendy Meeting na Dermage em SP, surgiram várias dúvidas sobre "cuidados com a pele" nos comentários. Fiz uma compilação deles e enviei para a Giovana, farmacêutica que foi nossa palestrante (e que faz parte da equipe de desenvolvimento de produtos da Dermage), para que ela nos colocasse uma luz nesse túnel looongo que é o beabá da pele bonita.

Então hoje, eu aqui, dodói, recebi via Suzana - queridíssima - as respostas que a Giovana preparou pra gente!

Peço desculpas então pela minha "licença médica" interrompendo os posts antiidade - que voltarão provavelmente na segunda (enviem happy thoughts, please!) e deixo vocês com a especialista.

Beijoka!

Boa

1 - O tipo de pele muda ao longo da vida?
Sim, e vários fatores podem influenciar, como idade, variações hormonais e questões ambientais.

2 - Existe um jeito específico para aplicar cremes na área dos olhos? Que diferença isso faz?
Recomenda-se a aplicação da parte interna para a parte externa dos olhos. Isso porque, ao aplicar o creme, você facilita a drenagem linfática na região, estimulando a circulação, evitando o acúmulo de líquidos.

3 - Sobre os filtros solares químicos e físicos: qual a função e quando devemos optar por um ou outro?
O Filtro Químico (quase a totalidade dos filtros) transforma a radiação solar em energia (calor). O Filtro Físico (destaque para o Dióxido de Titânio) tem seu mecanismo de ação por reflexão, isto é, ele reflete a radiação solar ao formar uma barreira na pele. Algumas pessoas possuem alergia ao filtro químico. No pós-peeling e pós-laser, onde a pele se encontra sensibilizada, é melhor dar preferência ao uso de filtro solar físico, que não costuma sensibilizar a pele. Fatores solares (FPS) altos, acima de 30, possuem filtros físicos e químicos associados. Filtro solares para bebês possuem apenas filtros físicos. O filtro físico, não tem uma cosmética muito boa, já que deixa a pele esbranquiçada. Como recurso, a indústria cosmética coloca um pigmento no tom da pele, para mascarar esse efeito esbranquiçado. Pessoas com melasma (mancha marrom na pele), deve fazer uso de protetores solares contendo filtro físico na composição.

4 - Cremes para cuidados específicos têm uma ordem de aplicação que deve ser obedecida? Exemplo: creme anti-idade para área dos olhos + redutor de olheiras + creme de revitalização (tratamento) facial.
Depende dos ativos do produto e do tipo de veículo. Produtos muito oleosos devem ser usados sempre por último.

5 - Sabemos que o ideal é utilizar produtos de uma mesma linha, para potencializar resultados. Mas quando isso não é possível, o que NUNCA deve ser aplicado concomitantemente? Ex: ácido retinóico + salicílico + AHA em produtos diferentes usados de uma vez só.
Deve-se evitar usar produtos contendo ativos potentes e com a mesma finalidade, como no exemplo acima (3 ativos com ação esfoliante = grande chance da pele descamar e ficar extremamente irritada).

6 - O que significa não-comedogênico?
Significa que o produto não tampona os poros; não forma comedões (cravos e espinhas).

7 - Peles oleosas ou mistas precisam de hidratação?
Sim. Toda pele precisa de hidratação, umas mais, outras menos. Quando falamos em pele oleosa, falamos que essa pele tem excesso de óleo. Quando falamos em hidratação, falamos em água.

8 - Qual a importância da etapa de "tonificação" nos cuidados básicos (limpeza, tonificação, hidratação)? Tônico e adstrigente são a mesma coisa? Todo tipo de pele precisa de tônico?
A tonificação é importante para normalizar as características fisiológicas e funcionais da pele, complementando o processo de limpeza e preparando a pele para os cuidados posteriores.
O adstringente também complementa o processo de limpeza da pele, retirando resíduos difíceis de sair e resíduos que possam ter restado de produtos de limpeza, preparando a pele para os produtos da etapa de tratamento. Porém, o adstringente, além das funções comuns aos tônicos, fecha temporariamente os poros, ajudando a controlar a oleosidade da pele. Logo, é um produto de escolha para peles oleosas.

9 - Por que existem seruns que precisam ser aplicados antes dos cremes? O serum sozinho funciona?
O serum sozinho funciona, mas quando você associa um serum a um creme, está potencializando a ação dos produtos.

10 - Acne e envelhecimento são problemas distintos. Posso usar um produto anti-acne e um anti-idade ao mesmo tempo?
Sim. A pele com acne necessita de cuidados especiais. Mas é preciso prestar atenção na escolha do veículo do anti-idade: ele precisa ser livre de óleo, para não aumentar a acne nem tamponar os poros.

Agradecemos muito à Giovana & Suzana pela colaboração e o carinho com que tratam o Twins :)


PS: meninas, não deixem as dúvidas consumirem vocês! Não se esqueçam que nossa Pri da Bula é farmacêutica e pode responder, via email, perguntas específicas que vocês queiram fazer, e que também podem (e devem!) sugerir pautas para os posts dela. É só enviar para nosso email de contato e nossa Gêmea da Bula ajudará a desvendar os mistérios por trás dos frascos.

6 comentários

A última dermatologista que consultei me disse que no inverno é recomendado lavar o rosto só com água morna, sem sabonete ou qualquer loção de limpeza.
É seguro?
Não tive coragem de tentar :(

Muito importante fazer um post sobre pele, pois muita gente tem batalhões de dúvidas!

Não deixe de conferir meu blog www.trendoftheworld.blogspot.com

Melhoras pra você!!!

;D

Alice

Tenho mais uma dúvida: dizem que a maquiagem (mesmo que não tenha FPS) já é uma barreira que impede a ação dos raios solares na nossa pele, como se fosse um filtro físico. É verdade?
bjus!

G.R: eu sou totalmente contra qualquer tipo de atitude extrema. Não lavaria o rosto com detergente, mas só com água tb já é demais, né? Tudo bem que ela é dermato, mas acho que foi um conselho que não vale a pena arriscar. Há muitas loções e sabonetes suaves no mercado :)

Thamy, assim que possível farei uma visita!

Obrigada, Alice! :)

Pri, é verdade, sim, mas é um filtro muito fraquinho e cheio de "furos". É como tentar se proteger com um tecido do tipo "tule", sempre entrará um pouquinho de luz pelas frestas. No mínimo FPS15, isso se vc não fizer exposição direta (carão no sol). Se for se expor, mesmo que seja dirigindo, por exemplo, não custa bloquear com fps30. Melhor prevenir, né?

Beijos, amores :)

gente, adorei!
inclusive eu tenho uma dúvida.. eu tenho 19, quase 20 anos, mas testei uma amostra grátis do renew rejuvenate.. um novo pra 25 anos e amei :o
e é porque nem usei mto, mas so na primeira aplicação ja senti diferença!
será que eu já posso usa-lo? mesmo sem ter 25?
ah e quem ja tiver, pode testar e aprovar :D hahaha

beijoos :)

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação