usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Twin da Bula - Sabonetes, sabonetes, sabonetes...  

Categoria(s) ,

por Vivi




Diante das dúvidas diante da enorme variedade disponível de tipos de sabonetes - e de tantas promessas feitas pelos fabricantes - esse post é um beabá para começar a entender esse mar de alternativas quando a intenção é apenas tomar um banho gostoso!




Tipos

Opte pelo sabonete neutro se você não souber identificar seu tipo de pele. Assim não tem erro.

Sabonetes em barra: embora as novas fórmulas sejam mais emolientes (hidratantes) e suavizantes, eles tendem a ser mais sensibilizantes e podem ressecar a pele. Alguns contem 1/4 de hidratante e óleos vegetais em sua fórmula e conseguem atenuar o efeito ressecativo. Esses ingredientes, porém, não conseguem repor sozinhos a camada protetora de gordura eliminada durante o banho (ou quando lavamos o rosto), e, por isso, não dispensam o uso do hidratante convencional.

Sabonete líquido: é o tipo ideal para a maioria dos tipos de pele, principalmente as secas. Os líquidos cremosos são suaves, menos agressivos e possuem grande concentração de ingredientes umectantes e emolientes. Espalha-se melhor se usados com esponjas ou buchas durante a lavagem.

Mousse: é uma variação do sabonete líquido não cremoso com alto poder higienizante. Geralmente é mais perfumado e refrescante que os líquidos comuns e fazem mais espuma.
Sabonetes dermatológicos: geralmente são encontrados em forma de barra. São indicados para peles que apresentam algum tipo de problema. Contem em sua fórmula algum princípio ativo curativo, como enxofre, ácido salicílico e peróxido de benzoíla, que são substâncias antissépticas e antiacne.

Ativos indicados para cada tipo de pele


Depois de escolher a forma do sabonete, é sempre bom comprar um que tenha alguma substância ativa para seu tipo de pele. Alguns exemplos:

Peles sensíveis: alfa-bisabolol, que é derivado da camomila. Tem ação antiinflamatória, cicatrizante e antisséptica suave. Ou a própria camomila. O Aloe Vera e a calêndula também são indicados para peles sensíveis.

Peles mistas/oleosas: o enxofre, que tem ação antisséptica e queratolítica, indicado principalmente para peles acnéicas, o hamamélis, que tem ação adstringente e tônica, algas marinhas, que atua estimulando a pele e removendo o excesso gorduroso, etc.

Peles secas: alantoína, que é hidrolisada na pele formando uréia, que tem alto poder hidratante, a lanolina, que é obtida da lã de carneiro e é muito semelhante ao sebo (é sebo mesmo que fala!) humano, os óleos em geral (de amêndoas, uva, macadâmia), a uréia e por aí vai...

As privilegiadas com a pele normal tem essa preocupação a menos, podendo, por exemplo, usar um hidratante antiidade, clareador, ou apenas um hidratante com proteção solar.

Minha opinião como consumidora e farmacêutica


Em primeiro lugar, sabonete para o corpo é para o corpo e para o rosto é para o rosto, salvo aqueles dermatológicos que podem ser usados em várias áreas.

Como tenho a pele muuuuuito oleosa, prefiro as mousses e os líquidos. Acho que deixam a pele hidratada, sem ficar repuxando.

Os sabontes em barra, principalmente os específicos para pele oleosa, ressecam muito rápido, então vai a dica de cortar a barra em 2 ou 3 pedaços e guardar na caixinha as pates que não estão sendo usadas. Assim o sabonete não racha e não fica com aquele aspecto horroroso.

Sinceramente acho que sabonetes com hidratante não funcionam. Aquele, que todo mundo conhece, deixa minhas mãos secas, além de não espumar (o que não tem nada a ver com limpeza, mas eu gosto de espuma!) tem o toque muito seco na minha opinião.

Para qualquer tipo de pele, eu escolheria as mousses.

Cientificamente falando, não há diferença se esse ou aquele é melhor para esse ou aquele tipo de pele. Talvez um ingrediente ativo seja mais fácil de adicionar à uma formulação em barra, por exemplo.Aqui entra também o apelo comercial, como é o caso dos shampoos. Um sabonete em mousse é mais fácil de aplicar, de carregar, dura horrores, mas não quer dizer que aquele mesmo sabonete em barra tenha a eficácia menor.

O mais importante é descobrir o tipo mais adequado para a sua pele e seguir aquela rotina que estamos cansadas de saber: lavar, tonificar, hidratar; seja a pele seca o oleosa. Se seca, de manhã e à noite. Se oleosa, três vezes ao dia. E esfoliar semanal ou quinzenalmente.

Beijo!

Correspondente (Gêmea) Especial Pri

E atenção, já está no forno:

16 comentários

Marina Campos - Twin da Moda   says 19 de agosto de 2009 14:05

sabonete em mousse???te juro que nunca parei pra prestar atenção... que marca que vende isso??? COBAIA MODE ONNNNNN!!!

Adorei as informações!
Acabei de descobrir que preciso de um sabonete em mousse. hausha

Falando em sabonetes, talvez você possa me ajudar! Tenho uma pergunta que sempre quis fazer pra um dermatologista, mas nunca lembro quando vou em um: sabonetes antibacterianos como o Protex são mesmo diferentes dos "normais"? Todos os sabonetes não deveriam ser antibacterianos? E eles formam mesmo uma "barreira anti-bacteriana", ou é enrola-enrola de propaganda?

Só dúvida de consumidora preocupada com bactérias e propagandas enganosas :)

Bjos!

Valew as dicas
;)

adorei o Cascão ai
xD
hehe
mtu show seu blog parabéns
bjs
http://sodesaltoalto.blogspot.com/

pra mim sabonete é uma dificuldade já q tenho a pele seca. comecei a usar essa semana o shampoo Johnson ´para limpar o rosto e remover maquiagem, tem se mostrado muito bom até agora, não resseca a minha pele e tira 99% da make, aprovado.

Primeiramente, parabéens pelo post... mt bom msm!
Bom, como consultora Mary Kay posso falar dos produtos que uso e aprovo... Antes de conhecê-los nunca havia experimentado nada que chegasse próximo ao que eles proporcionam a pele...
O Creme de Limpeza 3 em 1 TimeWise® Combina ação antiidade com três funções essenciais: limpar, tonificar e esfoliar, revelando a aparência de uma pele mais jovem. Fórmula balanceada que permite o uso 2 vezes ao dia. Deve ser usado em conjunto com a loção hidratante, rica em emolientes que combina hidratação por até 10 horas ao exclusivo complexo TimeWise® que acelera o processo de renovação natural da pele, revelando uma pele mais firme, suave e com menos rugas e linhas de expressão.
Esses são específicos para o rosto e possui duas versões: uma para pele normal/seca e outra para pele mista/oleosa...
Não é propaganda de produto, é uma só uma dica.
Quem tiver interesse em conhecer melhor estes produtos pode entrar no site www.marykay.com.br ou entrar em contato com uma consultora de sua região.
Para quem eh de BH e região coloco-me a disposição para mais informações.
Bjuhh

Danizoca**

Ótimo post Pri!!! Sempre surgem duvidas na hora de comprar e na hora acabo levando nenhum!

Ahhh, contando os minutos para o projeto verão!!!

Aiai, sabonete tem sido um caoooos pra mim!
ASDIUAHSIDUHASD Eu uso um tempo fico com alergia da marca, dá moh coceira, dps do lux, passei pro johnsons, protex e finalmente parei no fofo da sessão infantil! kkkkkkkkk É de rir, vamos ver se volta...
bjos

Carina, os sabonetes anti-bacterianos são diferentes dos outros sim, pois tem ativos que garantem tal ação. Procuro sempre tomar banho com eles (a não ser que eu tenha que ficar muy cheirosinha naquele dia, hehehehe). Existe uma infinidade deles, mas acho que o Protex é o mais barato.
O sabonete mousse geralmente uso para o rosto, o Boticário tem um para peles oleosas que é tudo nessa vida!
Cinthya, você pode usar um sabonete líquido para bebês com ativos hidratantes para lavar o rosto, acho que o shampoo pode dar uma ressecadinha na sua pele. Deixe-o apenas para lavar os olhos.
Beijos!

Pri o post caiu como uma luva, tem dias q quero perguntar sobre o sabonete para o rosto na hr do banho. Tenho pele oleosa e estou usando os 3 passos da Clinique, lavo pela manha e a noite com o sabonete e em seguida os outros 2 podutos. A duvida: na hr q tomo um banho ao longo do dia, posso lavar o rosto com o mesmo sabonete q uso no corpo, como vc faz? Bjs e parabés pelo blog! Juli

pri, anotado, valeu

Juli, não não não. Sabonete para o corpo é para o corpo, para o rosto é para o rosto. Eu disse que geralmente uso para o rosto porque os sabonetes em mousse são mais caros, então eu uso os específicos só para o rosto, para durar mais.

Ok Pri, vou providenciar um sabonte pro rosto especifico pra pele oleosa(meu caso) pra deixar no chuveiro, para q possa usa-lo qnd tomar banho e deixar o Clinique dos 3 passos pra manha e noite. Bjs e obrigada! Juli

Então, por recomendação da minha dermato, estou usando Dermacyd (ele mesmo, sabonete íntimo) para lavar o rosto, já que estou passando creme com ácido retinóico. O que vocês acham, sempre fico na dúvida se limpa mesmo o rosto, ou se não vai me deixar com cravinhos, essas coisas. Bjs!!

Clau, se foi sua dermato que indicou, não posso contradizê-la! Beijos!

ha mais de 10 anos usei um sabonete liquido twinn
é de um laboratório na regiao de sp. não consigo mais encontra-lo. Este sabone é fantastico. combate até as verugas de hpv.Fui curada com o uso dele. Me ajudem á encontrálo.

Olá sou Josy, consultora de beleza Independente Mary Kay, são produtos de alta qualidade e envio p/ todo Brasil, para saber mais ou adquirir produtos e ate msm tornar-se uma consultora Mary Kay e fazer parte deste lindo mundo rosa entre em contato comigo!! bjsss
joseaniamesquita@hotmail.com

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação