usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Twins da Moda - Do it Yourself: Jeans!  

Categoria(s) ,

por Vivi




Última parte do nosso Especial Jeans!

Depois que todo mundo já aprendeu a usar, a se inspirar nos looks mostrados aqui, tá na hora de aprender a fazer seu jeans do verão! Sim, fazer, pois pra quê gastar dinheiro com mais uma calça se você provavelmente tem algumas encostadas no armário?

Fiz esses tutoriais com calça porque era o que eu tinha sobrando em casa, mas dá pra fazer com qualquer peça jeans (saia, short, colete, camisa...).O mais importante é que as peças NÃO TENHAM ELASTANO NA COMPOSIÇÃO (o stretch ou lycra), pois esse “elástico” é sintético e já é tingido, daí não vai pegar o efeito desejado. Melhor que o denim seja 100% algodão pra ficar mais legal. É super simples, não requer habilidade nenhuma em trabalhos manuais e praticamente tudo que você vai precisar tem na sua casa!

LEMBRETE: quando for usar água sanitária, use SEMPRE roupas velhas que possam manchar e luvas de borracha pra não detonar a pele das mãos! Se você não tem confiança em fazer tudo assim, a olho, vale pegar pedaço de jeans velho, testar e treinar antes de fazer o definitivo!

ACID WASH
O acid wash nada mais é que o jeans todo manchado, como se estivesse respingado. Existem dois jeitos de fazer esse efeito: como se fosse um tye dye usando barbante ou com aqueles bicos de spray, sabe? O resultado fica mais evidente se tiver um contraste bem forte entre o tom do jeans para o tom do desbotado. Se o jeans tiver lavagem mais clara, como o que eu usei, vale a pena tingi-lo antes com aqueles corantes de tecido com nome de índio. Custa SUPER baratinho e é mega fácil de fazer, só seguir as instruções do tubinho. Lembrem-se que a cor do tecido molhado sempre é mais forte quando seco...


Você vai precisar de:
· Luvas de borracha pra não acabar com a pele
· Roupa velha pra usar
· Balde
· Elásticos, barbantes (que eu esqueci de por na foto) ou recipiente com bico de spray
· Pano velho
· Água Sanitária com cloro
· Peça em jeans
· Varal e pregadores



#1: Passe a peça na água e ponha pra secar e quando estiver um pouquinho úmida, comece o processo.

#2: Pegue a peça, vá amassando e amarrando como se fosse fazer um tye dye (nas calças faça um em cada perna). O efeito varia de acordo com a quantidade de amassados e amarrações e com a força que você põe pra amarrá-los, pois é aí que a água sanitária vai penetrar ou não.



#3: Com a peça já dentro do balde, vá jogando a água sanitária por cima, e quando acabar, jogue fora o que sobrar de líquido (no caso, não deu pra segurar o balde, jogar a água e tirar foto ao mesmo tempo, então vocês imaginem o processo!). Quando a peça estiver molhada, mas deixar de pingar, estenda-a no varal onde bata muito vendo e larga lá, com as amarrações ainda (eu fiz tudo com a peça já estendida no varal, pra poder tirar foto, e dá certo também).

#4: Quando estiver quase seca, tire as amarrações pra ver o resultado, se ficou faltando algum lugar, pegue um pano velho molhado com a água sanitária e aplique no local. Após o efeito ficar pronto, lave a peça normalmente e se joga no amaciante pra ela ficar molinha de novo.


#1: Pendure a peça úmida no varal, pra ficar mais fácil de espirrar o produto.

#2: Coloque a água sanitária no tubo e comece a espirrar na peça aos poucos, tanto na frente quanto atrás, formando manchados. Vai com calma, espirra um pouco, deixa pegar um pouco o efeito pra você ver bem onde foi parar, senão tudo vira uma mancha só.


#3:
O legal é ir variando a intensidade da borrifada pra criar efeitos diferentes, regulando pelo bico do spray. Deixe secar e vá observando como andam as manchas, se necessário, borrife mais. Aqui dá pra ver que o efeito é rapidinho, logo depois que eu borrifei já deu uma clareada.

#4: Após seco, lave da mesma forma que no passo acima.



DELAVE
O jeans délavé é todo esbranquiçado, como se fosse gasto pelo tempo, porém com alguns resquícios do tom antigo na partes mais grossas e próximas às costuras. Esse efeito não precisa de um contraste grande, então dá pra usar qualquer tom de jeans. Eu usei uma calça com lavagem azul clara, e deu super certo.

Você vai precisar de:
· Luvas de borracha pra não acabar com a pele
· Roupa velha pra usar
· Balde
· Água sanitária com cloro
· Água
· Pano velho
· Peça em jeans
· Varal e pregadores



#1 e 2:
Comece molhando a peça e da mesma forma do acid wash. Encha metade do balde com água morna e adicione a medida de 3 xícaras de água sanitária a ele (você pode adicionar mais ou menos produto de acordo com a brancura que quer na peça). Quando o jeans estiver pouco úmido, mergulhe-o no balde com essa mistura, tendo certeza que tudo foi molhado.



#3: Estenda no varal onde bata um pouco de sol e vente bastante. Assim, os excessos do líquido vão descer para a barra, tirando o excesso de cima pra que aí fique com a diferença de tons nas partes mais grossas. Tome o cuidado de ir sempre torcendo o fim da peça pra tirar a água que escorre pra lá, pois corre o risco de amarelar – e sempre amarela um pouquinho. Nunca esqueça de olhar na parte de trás da peça!

#4: Se em alguma parte ficar sem branquear, molhe um pano velhinho na água sanitária e aplique na área.

#5: Quando seco ou quando o efeito desejado já estiver visível, lave a peça normalmente com mais amaciante pra tirar a “dureza” da peça. O jeans vai ficar clarinho e com alguns pontos na cor original, geralmente onde a costura é mais grossa.

Nem preciso falar duas vezes que se alguém relar a mão na água sanitária deve lavar MUUUUUUUUUUUUUUUUITO bem a área, porque mancha toalha, roupa alheia, mancha tudo! É só ter cuidado!



JEANS RASGADO

Com certeza é o jeito mais fácil de modificar seu jeans. Você pode deixar mais ou menos rasgado, ou apenas desgastado. O jeans pode ter qualquer lavagem, pode ter passado pelos processos anteriores, tanto faz. O único cuidado é ficar com o nariz longe da peça e prestar atenção pra não cortar os dedos!



Você vai precisar de:

· Peça em jeans
· Algum material duro pra apoiar e proteger a peça embaixo (tipo caderno)
· Giz de lousa ou de costura
· Tesoura afiada
· Estilete afiado
· Pedra pomes (aquela de pé)

#1: Primeiro, vista seu jeans e, com o giz, marque os locais onde você deseja o efeito: cós, joelhos, dobras do tecido no quadril, cotovelos, punhos, golas...

#2: Retire a peça, ponha o apoio entre o tecido pra proteger o outro lado e pra ficar mais duro e, com algum desses itens acima, comece a raspar seu jeans. Pedra pomes e lixa fazem desgastes e estilete e tesoura rasgam mais fácil.

#3: Raspe sempre no sentido horizontal, pois se rasgado, vai desfiar (isso ocorre pelo sentido da trama do tecido). Eu particularmente prefiro usar o estilete, dá pra ir devagarinho, só fazendo aquele puído e depois ir aumentando a pressão, mas eu sou muito ansiosa e gosto de resultados mais eficientes! Vá devagar, sem muita pressão pro atrito ser semelhante ao que aconteceria com o tempo, e assim você corre o risco de estragar menos sua peça e ir vendo o resultado que quer certinho. Cuidado com rasgos, não os façam muito grandes pois a tendência com o uso é aumentar! Se cortar com tesoura, esfregue a pedra pomes depois para já desgastar as fibras.

#4: Depois de terminado, molhe a calça e centrifugue na máquina de lavar pro efeito ficar mais real ainda.

E então, não é super facinho?


Elas usam assim:



Lembram do post colaborativo dos chapéus, onde as leitoras mandaram fotos e tal? Que tal vocês mandarem fotos dos jeans que vocês fizeram? Eu ia amar ver os diferentes resultados!!!

Espero que tenham gostado!

Beijos!

Correspondente (Gêmea) Especial Marina

11 comentários

Que bacana, vou tentar fazer com alguma calça minha! Ótima dica!

Beijos

adorei.... tava doida um um delave e um acid, mas nao tinha grana pra comprar os dois e agora eu jah vou fazer o meu delave!

obrigada meninas@@

bjs mari

Os jeans ficaram super legais ^^
Mas tenho peninha e medo de fazer e não ficar bom "/

Caramba, que legal, essa semana mesmo eu vi uma reportagem num canal americano falando algo parecido... Só que o seu post está muuuuuuito mais completo... JURO!
Beijocas estaladas e estreladas,
Dendê

Tudo muito explicadinho mesmo. Valeu a dica. Bjss

Muito obrigada Marina! Amei o post! Adoro coisas DIY pq no final das contas são coisas simples de fazer e viram peças únicas... agora é só escolher a peça pra modificar, ajudou muuuito mesmo! :)

Beijos!

Só digo uma coisa: VCS SÃO SEN-SA-CIO-NAIS!!!

Mariana Martins Lehnen   says 17 de setembro de 2009 às 09:54

Oi meninas!
Dá pra fazer um jeans rasgado com lixa.
É só lixar o local desejado, que ele vai desgastando. fica lindo!

Excelentes dicas. Fiz e o resultado fcou muito bacana.Parabéns.

haha que perfeito esse tutorial, acho que foi um dos melhores que já vi :)

Amanda:
Nossa, perfeito! Tudo explicadinho..
Vou fazer e direi aqui como ficou :D
Beijos =*

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação