usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Twin da Bula: Argila e Fango (É de Comer ou de Passar no Cabelo?)  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Muitos ainda se perguntam quais são os objetivos e as funções da argila. Mais do que um barro ou areia, ela é um tratamento natural (não gosto desse termo "tratamento natural" porque muita gente pára de tomar os medicamentos prescritos por seus médicos para fazer "tratamentos naturais". Mas, no momento, não me veio outro termo na cabeça!).

Acredita-se que suas propriedades normalizadoras se devem às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais de sua composição (manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio e outros). É muita coisa boa para a pele junta!

Existem vários tipos de argila, separadas por cores:

A Argila Amarela é rica em Silício, que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele. Por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos.

A Argila Branca, ou Caulim, é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado, resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo ao da pele, e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar e cicatrizar.

A Argila Cinza, Wilkinita ou Bentonita, contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água (a sílica absorve água, já viram aqueles saquinhos com umas bolinhas que vêm dentro de medicamentos manipulados? É sílica, para reter a umidade), sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas e manchadas.

A Argila Marrom possui baixo percentual de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido a sua pureza. É eficaz contra a acne e tem efeito rejuvenescedor dos tecidos.

A Argila Preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular.

A Argila Vermelha é uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É antiestressante, redutora de medidas.

A Argila Rosa é a mais suave de todas as argilas. É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes.

A Argila Verde ou Montemolinorita, tem origem francesa. Sua coloração se deve à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. É indicada para as peles oleosas e acneicas, e também para cabelos oleosos.

Por serem produtos puros, as argilas não degradam o meio ambiente. São usadas tanto em estética quanto em terapias. É fundamental que as conheçamos para poder utilizá-las corretamente. Os tratamentos serão potencializados, o dinheiro será bem gasto... o que é fundamental!



O fango é encontrado “pronto” na natureza, na forma de lama vulcânica imersa em água termal (ou comercializado na forma de pó para ser preparado).

Já viu pessoas se "enlameando" em termas, SPA's, praias? Aquilo é o fango natural. Mas ele pode ser obtido também a partir da argila, que permanece até dois anos em maturação nessa água vulcânica/termal. Durante este período, ela absorve uma grande quantidade de substâncias benéficas para a pele e para o organismo em geral. Por exemplo, águas sulfurosas, que contêm enxofre e são indicadas para acne, dermatites e dores musculares (quem já foi à Araxá/MG já tomou! E fede igual o inferno!). Mas, conforme sua fonte de origem, a água também pode ser ferruginosa, ou bicarbonada, rica em vários minerais.

De coloração escura e aparência cremosa, o fango tem diversas aplicações: tonifica os tecidos, revitaliza a pele e equilibra a secreção sebácea.

Espalhado sobre a pele, ele absorve substâncias tóxicas, retira células mortas e realiza uma limpeza profunda na área tratada. Ao mesmo tempo, cede seu conteúdo, rico em oligoelementos.

Pode ser usado no complemento do tratamento da celulite, pois os oligoelementos ajudam a eliminar as toxinas retidas nos tecidos. Ele também melhora as trocas metabólicas e atenua o aspecto da celulite (para uma ação mais rápida, podemos utilizar calor, que dilata os poros e aumenta a permeabilidade da pele).

Principais indicações do fango:

Peles oleosas: equilibra a produção sebácea e ajuda a evitar o aparecimento dos comedões.

Peles sensíveis e secas: acrescentam-se ativos hidratantes, ajudando a reter a umidade.

Peles envelhecidas: para peles castigadas pelo sol e desidratadas, pode-se acrescentar ativos nutritivos, como vitaminas A, E e C, cremes e óleos.

Peles mistas: pode ser misturado a algas.

Peles ásperas: pode ser utilizado para esfoliar a pele, deixando-o secar e posteriormente hidratá-lo aos poucos, realizando movimentos de fricção (conforme ele seca, basta borrar água termal no rosto).

Também é possível acrescentar ácidos aos fango para promover esfoliação química (mas jamais use ácidos sem consultar um dermatologista!).

Resumindo: O Fango é uma argila misturada à água termal, e cada cor tem uma ação.

Uso a máscara de argila branca do Boticário (minha pele é oleosa) e acho MARA. No momento, estou testando a argila preta, que dizem ser a mais completa: serve para máscaras faciais, esfoliações do rosto, corpo e couro cabeludo (que eu não sei fazer, quem souber por favor me ensine!).

Estou meio iniciante nesse ramo, então aceito sugestões, dicas e perguntas também, para aprendermos juntas! É só escrever pra pri.rezende@trendytwins.com.br.

Beijos!

Correspondente (Gêmea) Especial Pri

23 comentários

Eu já fui a Araxá e comprei sabonetes e água termal de lá. Também tem a água termal de Ibirá-SP, mas nunca experimentei com argila (esta água é excelente para pele, cabelos e para ser igerida. Tem ação cicatrizante e os próprios médicos da região recomendam os banhos termais. A água tem gosto de metal/sal, e a gente não consegue afundar na banheira).
Nunca experimentei estas outras argilas, masfiquei interessada.

Excelente post Pri. Completíssimo e bom de ler.
Ow que vontade de "mergulhar" nessa argila e sair renovada.
Eu uso a máscara de argila da Flores & Vegetais, não opera nenhum milaaagre, mas deixa a pele mais macia e sequinha.

Eu vendo argilas, e tenho clientes, que estabilizaram até cancêr usando-a combinada com os tratamentos "comuns".
A argila verde é a mais vendida aqui em Curitiba e em Joinville.
Adoro posts assim que esclarecem alguns "mitos" sobre a argila; Ainda tem muita gente que acha que produtos naturais são coisa de "curandeiro".

Ah eu já fiz no couro cabeludo, misturei a argila a um creme de cabelo daqueles potões bem baratos e deixei por uma hora.
A caspa diminuiu consideravelmente e o cabelo ficou "limpo" e cheiroso. Depois de lavar fiz a rotina normal de secar e passar a chapinha pra "abaixar" os arrepiados e o cabelo parecia saido de capas de revista hehehe.

Super legal este post,Pri!
Eu tb uso a máscara de argila branca no rosto,e adoro.Gostaria de aprender também como é que usa no cabelo a argila negra,e qual é seu efeito.
Bjs.

Ai Dafni, que loosho! Vou fazer assim no meu picumã também, depois conto aqui! Beijo e obrigada!

Tenho a pele super oleosa, então toda semana aplico uma máscara de argila branca. Compro no Mundo Verde RJ(bem baratinho),misturo água mineral e deixo secar bem. Maravilha para a pele, controla a oleosidade e deixa a pele mais clara e luminosa. Acho que o saquinho de argila sai por volta de R$ 2,50, um ótimo tratamento e um precinho baratex!
Beijos

Nossa, adorei as diquénhas!
E não sabia que a argila tinha tantas funções assim!
Muito bom mesmo! ^^

Aaah, queridonas, está rolando uma super-mega-promo no Lovely Planet.
Espero que participem!

Espero vcs.

Beijuus

vc sabe aonde eu arranjo pra pele sensivel??

bjs mari

Nossa, que ótimo esse post. Já faz uns meses que estou querendo usar uma dessas máscaras de argila, mas sempre vou deixando passar. Só não sabia que existiam tantos tipos.. Estou seguindo vocês, tá.

Morei na europa ha auguns anos e usei a argila em tratamentos anti selulites comprava sempre aqueles potoes grandes e eu amava, aqui no brasil eu nao sabia aonde comprar, e comecei a pesquizar, adorei os comentarios, se como aqui no brasil pode comprar a argila verde, gostaria de fazer em casa, e aceito sugestoes, com receitas baratinhas.

Dani

Prizoca arrasouuuu!!
ADOREI o post menina, sempre tive grandes dúvidas sobre a argila. Obrigada!
Beijos meninas.

Eu já vi no mar morto! Muitas pessoas se lambuzam disso lá na praia mesmo!!Dos pés a cabeça.
rs...
bjos

Mariane Martins Manso

as pessoas de pele sensivel geralmente usam a rosa, e não ficam com ela no rosto muito tempo.
20 min, no máximo!

Beijos

Oi Pri! Oi meninas!
Adorei estes esclarecimentos a respeito da argila! Devo confessar que nunca acreditei muito nestes tratamentos mais "naturebas" rs. Mas agora estou bem curiosa pra fazer essa máscara de argila.

Pri, gostaria de tirar uma dúvida contigo, quem sabe até pode ser a sugestão de um post: sabe aqueles tratamentos caseiros, como rodelas de pepino e batata nos olhos pra combater olheiras, mel e aveia ou mel e açúcar para esfoliação, você acredita que isto funciona? Tem algum fundamento "científico" nestes tratamentos caseiros?

Beijos!

Muito legal o post! Obrigada pelas explicações completíssimas!

Tenho uma dica de produtos q usam "primos" da argila.
Comprei mês passado um hidratante para corpo da Ahava (morangão) e amei, a marca usa com componente principal a lama do Mar Morto.
E o preço é bem acessível.
sou massoterapeuta e uso argila inclusive para tratar dores musculares são excelentes!
beijos.

O correto é "Montmorilonita"! Trabalho bastante com argila (mas não na parte estética do assunto, trabalho com solos).

Adoooro argila! A marca Flores & Vegetais tem uma de argila branca com pepino que clareia MUITO a pele! Fica linda!

Aninha, alguns têm sim! Vou fazer um post com umas "receitinhas" legais! Beijo!

Também adorei o post, totalmente esclarecedor! E já usei máscaras de fango. São muuuuitíssimo boas! Respeito totalmente!

adorei este post. é completo, bastante informativo.

eu faço uso da argila verde frequentemente e posso atestar q é bastante eficaz. faço esfoliação facial e deixo no rosto por uns 20 minutos. sinto na hr o efeito, a circulação sanguínea ativada na hr, além de deixar minha pele bem limpinha e super macia.

uso no corpo todo. principalmente nas axilas, virilha e pernas antes da depilação. deixo por uns 10 minutos no corpo todo e depois tomo banho normalmente. minha pele fica limpíssima, super macia, as áreas mais escurecidas como cotuvelo, joelho, virilha e axilas, clareiam. as cicatrizes tb. qdo passo o hidratante no corpo, minha pele parece absorver melhor o produto e minha pele fica uma coisa de diva. adoro! dizem q é excelente antes do bronzeamento, pq a pele ganha uma cor uniforme e mais dourada. vou experimentar neste verão.

pelo menos uma vez por mês eu faço esfoliação do couro cabeludo. como eu uso leaving td dia, por mais q eu lave bem os cabelos com shampoo, sempre fica resíduos de produto. depois q passei a fazer isso, meus cabelos parecem q estão crescendo mais e melhor. isso pq desobstrui as raízes. tb sinto q a hidratação q faço logo depois faz melhor efeito.

então, sou adepta e incentivo todas as mulheres a usarem a argila dos pés à cabeça. funciona menmo.

bjs!

Estou querendo comprar argilas em Joinville, alguem pode me passar nome de lojas e telefones pra eu entrar em contato?
Filomena

Olá,
Bom dia a todos.
Os benefícios da argila são muitos realmente.
Além de ser um produto natural, proporciona uma limpeza profunda na nossa pele.
A regeneração das nossas células nos auxiliando no combate ao envelhecimento e sendo uma ótima forma de nos manter lindos e saudáveis.

A marca TESOURO DA TERRA chega ao mercado para oferecer produtos excelentes e totalmente seguros. Todos os nossos produtos são registrados na ANVISA.
E possuem um extremo controle na sua produção.

Conheça o nosso site:
www.tesourodaterra.com.br

Estou a disposição para esclarecer duvidas e enviar os produtos.

tesourodaterra@tesourodaterra.com.br

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação