Twin da Moda: Trocando o Branco Pelo Colorido
| Categoria(s) colaboração, moda |
por Ana Farias |
Sou apaixonada por cores, daquelas que conseguem ficar horas admirando uma caixa de lápis só por causa da imensidão de tons presentes, que baba nos potinhos de sombra pelo arco-íris que ele oferece aos olhos, e acho que a maior graça em se vestir está no poder que a gente tem de misturar tudo isso.
Agora, eu fico pensando nos médicos, enfermeiros e todos os profissionais da saúde que quase obrigatoriamente têm que usar BRANCO. Todos os dias. No look inteiro. Chatice que enjoa né? Já ouvi depoimentos de profissionais que fogem dessa cor nos momentos fora do trabalho, por não aguentaaaarem mais a monocromia.
Aí eu sei também que tem gente que abusa da cor nos acessórios, mas convenhamos, isso TAMBÉM enjoa! Às vezes a gente precisa de uma corzinha na blusa pra dar uma animada, não é mesmo? “Mas pode usar cor então?” Claro que pode! E uma solução perfeita pra fugir do branco e continuar na mesma proposta de cor clara, o que é super importante conservar, é usar os tons pastéis e os tons neutros! Azul clarinho, lilás e verde água são cores que passam uma sensação de calma, de conforto e ficam lindos se combinandinhos com o branco. Amarelinho parece que anima a relação profissional-paciente, vai dar a sensação que você está mais próximo, não é mesmo?
Por você se vestir de uma forma diferente, seus pacientes vão parar pra pensar que você é um profissional inovador, que escapa daquela frieza do branco total, fora que fica lindo né? Acreditando nisso ou não, acaba funcionando como uma cromoterapia, já que todas as cores possuem uma mensagem específica.
Os tons neutros como os nudes, cinzas, azul marinho, os tons puxados pro dourado ou pro prata vão criar essa mesma proposta, porém de uma forma mais sóbria, já que eles passam essa mensagem de informalidade. Na maioria dos casos, a gente sempre busca combinar essas cores básicas com outra bem colorida, usando-as como base, nesse nosso caso "médico" são elas que funcionarão como ponto de cor sobre uma base branca.
Mas também não é preciso ficar combinando tudo com branco! Usar parte de cima e de baixo da mesma cor, mas de tons opostos (um claro e um escuro) é super válido e ficar maravilhoso. A monocromia dessas cores diferentes também fica um arraso.
Pode até ser que em hospitais não se possa fazer essa mudança “colorida”, não sei como isso funciona, se existe alguma coisa contra o uso de cores, mas quem trabalha em clínicas ou em consultórios próprios, nossa, pode e deve abusar desse arco-íris! Agora, se mesmo podendo usar alguns toques de cor, você estiver desconfortável em ser a única peça colorida de um hospital todo, não abra mão do jaleco ou de um casaco branquinho! Uma das minhas médicas sempre usa esse artifício quando lança mão das cores, segundo ela "o jaleco me deixa com mais cara de médica".
O uso de estampas tem que ser muito bem pensado. Nada muito extravagante e que de preferência tenha nuances de branco, pra não ficar chamativo demais. Aí abusa dos complementos da mesma cor e use de novo o truque do jaleco.
Dica importante: manera nos acessórios muito barulhentos e chamativos, procure usar sapatos fechados, confortáveis e que não façam tanto barulho e perfume forte é uma péssima idéia, principalmente às 8 da manhã com pacientes passando mal ao redor. Cuidado com decotes e comprimentos, pois você vai lidar com outras pessoas. Feito isso, bom trabalho!
Eu juro que eu tentei fazer o post com combinações de pessoas reais, mas minha internet é algo que não colabora! Daí lembrei que fazia tempos que não colocava montagenzinhas do Polyvore por aqui... Então nem adianta me perguntarem de onde são as peças! Beijos!
Correspondente (Gêmea) Especial Marina




