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por Vivi




Todas certamente se lembram desse post, que acabou se transformando em um concentrado de experiências e opiniões sobre o atendimento nas lojas MAC no Brasil.

Lembrando que ele começou absolutamente sem pretensões, baseado nos relatos que recebíamos de vocês, leitoras, e do que vivenciamos pessoalmente nas visitas às lojas.

Com uma repercussão tão intensa, não poderíamos simplesmente deixar que aqueles relatos ficassem perdidos nos arquivos do blog, afinal, o tema em questão girava em torno de uma das marcas mais queridas por nós, make-up addicteds. Sendo assim, o post e seus comentários foram encaminhados para a gerência da MAC Brasil.

E é com satisfação que repasso agora o feedback, fornecido pela empresa, que demonstrou se preocupar sim, muito, com o que acontece com cada uma de nós, cada vez que visitamos uma de suas lojas.

Com os depoimentos fornecidos pelo Twins, foram feitas análises quantitativas e qualitativas dos comentários, o que significa que eles analisaram o que aconteceu e onde.

De acordo com esses dados, as gerências foram convocadas e cada uma recebeu o relatório com os relatos referentes à sua loja.

Com esse documento em mãos, começou a etapa de identificação e solução dos problemas. A empresa garante que, quem teve uma experiência difícil em uma visita anterior não terá a mesma impressão em sua próxima visita. Falhas no treinamento e na avaliação do atendimento foram identificadas e corrigidas.

Além da qualidade de seus produtos, a MAC aposta muitas de suas fichas no diferencial de seus Make-up Artists. Afinal, é por suas mãos que toda a mágica acontece, já que tão importante quanto o produto, um resultado excelente depende de técnica.

Para que essa expertise fique evidente, o consumidor precisa se sentir a vontade em uma loja MAC. Precisa querer se entregar aos cuidados, ouvir as opiniões, avaliações e indicações de produtos e texturas adequados para seu biótipo. Por isso a importância dos seus relatos naquele post. O que foi testemunhado ali formava uma fotografia preocupante, já que é inconcebível que o cliente de uma marca se sinta intimidado em se aproximar de um ponto de venda.

Tomando como base a opinião de vocês, consumidoras, muitas coisas foram modificadas. Foco nos treinamentos, análise de desempenho pessoal de cada profissional. Tudo isso para que esse ciclo de confiança se solidifique. Para que a consumidora/fã da MAC enxergue em suas lojas uma ponte, que liga seus desejos aos profissionais que podem torná-los realidade, os make-up artists.

Fica então o convite da MAC: visitem as lojas, testem os produtos, conversem. E saibam que sua opinião não é apenas importante, mas decisiva.

Boa

A MAC também pede para avisar que as lojas recebem pelo menos 2 novos produtos a cada quinzena e convida suas consumidoras a sempre "dar uma passadinha" para conhecer esses produtos, afinal, todo mundo sabe, chegou-acabou!
Tem que ser esperta para ficar atualizada nos lançamentos ;)

26 comentários

Fico feliz por saber que existe essa preocupação e que os desabafos foram levados em conta para um fim super produtivo para ambos os lados: o da marca e o das que a consomem.

Mas devo confessar que não posso deixar de ainda me sentir receosa agora que a Sacks está revendendo MAC. Se antes ouvia-se que a cliente entra na loja para descobrir sua cor e depois encomendar no exterior ou comprar em freeshop, espero que o pensamento dos make up artists não seja o mesmo: que a cliente entra na loja para comprar em 12 vezes pela Sacks e acabar não atendendo adequadamente.

Mas isso é mero comentário de cliente traumatizada... rs Vou dar um voto de confiança às ações da marca.

Bjos, meninas!

Meninas,

Eu fui uma das pessoas que deixou comentário (negativo) e que não entrava na MAC nem amarrada por conta de ser maltratada.

Mas eis que, dia desses, passeando com minha mãe pelo Shopping Morumbi, vi a MAC e 1) queria a Carbon e uns outros produtinhos, mas 2) será que eu vou ter que me estressar de novo???. Mas daí decidimos entrar e, olha, que diferença!

Fomos SUPER bem tratadas. A moça nos ajudou a escolher os produtos com tranquilidade e atenção, o caixa foi super simpático... Eles (re)ganharam uma cliente.

Na hora eu pensei que nosso choro coletivo aqui do blog tinha adiantado. :)

Vocês estão de parabéns pela iniciativa e a MAC está de parabéns por ter ouvido as consumidoras.

Beijinhos!

Fui ler os relatos do outro post e fiquei assustada... vai abrir uma MAC aqui em minha cidade esse ano e fiquei até com medo de entrar lá! rs
Mas a pergunta que não quer calar é: por que uma vendedora de loja se acha? Por que ela se acha melhor que as clientes? Sério, fia, você é VENDEDORA DE LOJA. Desde quando isso é motivo pra ser esnobe?

E o pior é que eu acho que o "fui suuuuper bem atendida" e o "fui suuuuper mal atendida" tem muito a ver com a cara da pessoa, se eles acham que a cliente tem dinheiro ou não. Com certeza uma vendedora que tratou mal alguém não trata mal todas, se entrar lá uma com bolsa da Gucci (como falaram), a coisa muda. Triste.

Excelente notícia!! Parabéns ao Trendy Twins pela iniciativa, e parabéns à MAC por fazer algo a respeito...agora já posso entrar na loja. rsrsrs
Bjs, Flavia

Oi Vivi,
Como eu disse no post anterior,já fui muito bem tratada na MAC,e ignorada várias vzs.
A semana passada,na 5a feira a tarde,fui a loja da MAC no Iguatemi. Dos 3 itens que procurei,batom sombra e delineador,não tinha nenhum,e a vendedora não fez o menor esforço para ser simpática...ao contrário. Ou seja,pelo que percebi,nada mudou! Varia de vendedor pra vendedor...falta treinamento rígido de funcionários
Bjs.

Assim, esperamos, ser bem tratadas neh?!

bjs

nossa, que ótimo! não fiquei sabendo de toda essa discussão, mas tive uma experiência bem desagradável no Duty Free de São Paulo... estava com muuuita pressa, então passei correndo por ali enquanto meu pai pegava as malas, e pedi pro vendedor um delíneador em gel preto e ele me deu um paintpot marrom! Sai tão correndo que só fui ver depois na sala de embarque pro meu outro voo, fiquei super decepcionada.

Patrícia Centeno   says 19 de outubro de 2009 15:25

Puxa, que legal.
Era de se esperar que eles se importassem mesmo, afinal de contas, ninguém quer perder tantas clientes em potencial.
Sendo assim, vou me animar em dar uma chegadinha na MAC Iguatemi Porto Alegre.
Depois passo aqui pra dizer qual foi :-)

Ai meninas! Que ótima essa resposta.

Curioso que ontem mesmo, olhando o site da sacks, vi que não tinha nenhuma (!) base do que "acho que seria minha cor" da M.a.c. Comprar essa base sem experimentar é horrível! Olha o prejú!
Aí, voltando rs.... Eu vi que não tinha nenhuma base e comentei com a minha mãe. Ela me soltou um: A gente vai na loja de Ipanema e compra pra você.
E eu negando veementemente: Não, não, não! Tô afim de ser maltratada não! hahahaha
Contei o que tinha lido no post e ela ficou bege (bege xôxo, não bege saudavel da Mac! hahahaa)

Ótimo d+ vcs se importarem com a gente!
Beijão!

Conheci a MAC numa viagem aos EUA e o antedimento foi PERFEITO! Nunca vi vendedores tão atenciosos, pacientes e prestativos como lá. Comprei de tudo inclusive. Mas, realmente, aqui no Brasil, a maioria das lojas (e não só a MAC) tem atendimento ruim. Eles acham que porque algum dia vc não está com a melhor roupa do mundo, vc não pode comprar ali. Eles não te conhecem, te olham de cima a baixo, te julgam e atendem mal. Morro de vontade de experimentar os produtos da MAC na loja aqui de BH, mas só a cara que os vendedores tem me dão preguiça. Acabo comprando quando viajo ou por internet.

Que MARA isso!!! A gente se sente importante quando percebe que as pessoas se importam conosco...Vou conferir a dieferença no atendimento nesse sábado mesmo. Estou pretendendo passar pela MAC do Analia Franco..aqui em Sampa. Vamos ver se os atendentes me surpreendem!!!

Bjs

Olá... Vim aqui dizer que já senti as duas faces de atendimento na mac. Eu queria muito indicar a vendedora RAQUEL da MAC do Pátio Savassi em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi uma gracinha de pessoa comigo e não ganhei nada pra dizer isso, nem uma amostra. Acho que educação e gentileza são para todos, clientes, vendedores, qualquer ser humano merece respeito!

Oi Mônica
Eu frequento a MAC do Anália e gosto muito,o pessoal é muito bom e atencioso, a Carla e a Adelice são ótimaa e o Alex faz umas makes lindas, to doida pra fazer uma vip class com ele.
Beijos

Muito ! Nuito legal a iniciariva de vcs e a resposta da MAC ! Parabéns !

Vamos ver se isso trará resultados, pois existem rumores de uma loja MAC no Salvador Shopping aqui na Bahia, quero ver só o tratamento atendentes x clientes :)

Que bom que a MAC manifestou sobre as críticas!

Eu ainda não fui numa loja física da MAC, mas fiquei chocada com os comentários e com o preconceito de alguns vendedores. Será que teremos que ir de terninho ou de alta costura para sermos bem atendidas em lojas de marca? E quem disse que pela "estampa" vc sabe se aquela pessoa tem grana ou não?
Já vi muito vendendor quebrar a cara por não tratar bem clientes endinheirados só pq estavam sem grandes produções.

Quando fui na MAC aqui de BH, logo que abriram, fui super mal-tratada e passei um tempão sem voltar!
Nem lembro o nome da pessoa que me esnobou lá, ainda bem!
Pois um dia voltando lá, tempos depois, fui super bem atendida pela Letícia!

Acabou que seu tratamento fez que a primeira ida a MAC ficasse no passado, pois ela foi um amor!

bjuxx a todas!

Meninas, meninas admiro mais esse blog por conta desse post. Só assim - afinal os blogs assim como o Youtube já é uma nova mídia há mto tempo e necessita que seja levado em conta tudo o que rola nos blogs mais acessados assim como alguns vídeos lá no YT - podemos ter respeito e atenção nas lojas, sejam MAC ou quaisquer outra. A frase definidora foi: "...é inconcebível que o cliente de uma marca se sinta intimidado em se aproximar de um ponto de venda." Se assim for eles vão vender O QUÊ e PRA QUEM, baby??? SEm clientes não há venda, simples assim. Parabéns meninas. Muitos parabéns... BEIJÃO!!
Veronicamod

O Trendy é utilidade pública! Parabéns, meninas!!!

Não é por acaso que este é definitivamente um dos meus top5 blogs do Brasil! Sou fã de vocês!!!

bjooo

Aconteceu com a minha mãe uma vez o seguinte: ela entrou numa loja dessas mais carinhas, que vende roupas mais caras, sabe? Foi bem tranquilona, já que era num shopping perto de casa e ela foi meio que com a roupa que estava mesmo. Chegou lá, olhou a vitrine, entrou, perguntou de um vestido. A atendente deu OUTRO valor pra ela, maior do que o que estava na vitrine. Minha mãe objetou, e a atendente disse que o valor da vitrine estava errado, e ainda teve a pachorra de perguntar se ela teria dinheiro pra pagar a peça. A parte mais engraçada é que, embora a atendente não soubesse, minha mãe era amiga pessoal da DONA da loja, e mandou chamar NA HORA. Não preciso dizer que a mulher levou um sabão, acho até que perdeu o emprego.
Não foi numa MAC, mas aprendi com ela: se for mal tratada por algum vendedor, chamo o gerente. E se não resolver ainda pego o nome de todo mundo e encaminho pra rede, se for o caso! Agora, se nem assim me derem um feedback decente, é pra dar adeus pra marca, né?
O que já me aconteceu foi ser solenemente ignorada na Daslu, mas nem liguei. Pelo menos olhei o que eu quis e não fui filmada da cabeça aos pés. Entrei e saí.
Espero realmente que a MAC tenha melhorado. Estou planejando ir lá fazer a tal beauty class.
Beijos, meninas!

eu li só agora o post antigo sobre mal atendimento, mas preferi comentar nesse aqui... quando a mac curitiba, no shopping müller, tinha acabado de inaugurar, fui lá toda animadinha pra fuçar em tudo e a doente mental da vendedora pediu pra eu me ater apenas ao que eu ia levar, para ela não ficar tirando muita coisa pra me mostrar. é óbvio que me despedi educadamente e voltei às compras no mercado livre, hahaha, adoro!!! mas depois desse post vou ver se eu volto lá e consigo ser bem atendida!!!

bjos meninas!!!

Bom demais saber que nossas reclamações importam para eles...vou colocar um link pra esse post lá no meu blog, pra todo mundo ficar sabendo!! :)
Bjos

Por falar em MAC, vcs poderiam falar um pouquinho sobre as mascaras... Ando pesquisando pq quero um BOA e só vi gente reclamando... Inclusive qeria saber mais sobre os Primes para cilios.
Bjus, Clau Speroto

Aiiii vcs ñ alcançam as da Espanha(Alicante no Corte Ingles) tambem ñ? Nunca mais tentei depois de duas tentativas frustadas! Elas sao muito antipaticas, olham tipo avaliando se vou ou ñ comprar algo, quando na verdade queria uma aproximaçao, um sorriso e convite para experimentar os produtos, ñ comprei nada por conta dessas caras de tudo menos de vendedor q ta ali para apresentar e vender a marca, uma pena :( Ju.

Pena que só vi agora o outro post!!
Fui com minha irmã em uma MAC de BH (shopping Pátio) e a gente recebeu o pior tratamento que eu já vi. Fora a falta de educação, venderam uma cor de base errada, e para trocar foi ainda pior... Tenho um trauma gigante da MAC depois disso. Compro várias outras maquiagens caras, mas nunca mais quis dar um centavo pra MAC.
Lis

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