Twin da Bula: Sobre Alergias
| Categoria(s) colaboração, desvendando a bula |
por Ana Farias |
Quem nunca teve aquela coceirinha nos olhos, nos braços, nas mãos e aqueles “calombinhos” pelo corpo todo?
Quem é reconhecidamente alérgico e/ou tem rinite sabe bem o que é isso, mas quem não tem e de repente começa a se coçar todo deve investigar a causa do problema.
E o problema geralmente está mais perto de nós e em algum produto que achamos ser inofensivo. Cresce assustadoramente o número de alergias e dermatites de contatos com cosméticos, devido à grande utilização de conservantes, preservativos, pigmentos e resinas para aumentar a vida útil e a cor dos produtos.
Hoje em dia a indústria cosmética está de olho no filão de produtos orgânicos, já que os consumidores estão mais atentos aos rótulos e às substâncias reconhecidamente tóxicas. Podem notar que muitos produtos já vêm com a inscrição “PABA free”, “tolueno free”, “formaldeído free”, que são aditivos responsáveis pela maioria das dermatites de contato (irritação da pele devido ao contato com alguma substância que cause alergia ou inflamação).
No exterior, onde os direitos dos consumidores são mais respeitados, a grande maioria dos cosméticos já é fabricada com o mínimo possível de substâncias sintéticas, priorizando o uso de ativos naturais, como o “selo verde” que a Sephora concede aos produtos que têm essa preocupação com seus consumidores (já falei sobre esse selo em um post aqui).
O grande vilão das alergias e responsável pela maioria delas é o esmalte, nosso amado de todas as semanas. O esmalte possui muitas substâncias químicas para aumentar sua cor, durabilidade e secagem rápida.
Há algum tempo havia pouquíssimas opções de esmaltes hipoalergênicos (menos “tóxicos”, sem os aditivos sabidamente alergênicos), caros e com cores “xoxas”. Hoje esse quadro já está se revertendo devido ao crescente aumento de casos de alergia a eles.
E para quem acha que alergia a esmalte só se manifesta nas mãos está enganado. A maioria das reações é nos olhos e na face, pelo contato direto das mãos com esses locais. Pois é, se você tem uma coceira nos olhos irritante e que não passa nunca, o problema pode estar nas suas unhas.
O que fazer?
Em primeiro lugar, é imprescindível fazer o teste de toque recomendado pelos fabricantes, principalmente com as tinturas de cabelo. E não é porque você usa aquele produto há 10 anos que não está suscetível a ter uma alergia.
Em segundo, tentar investigar a causa, por eliminação. Esmalte, perfume, brincos, pulseiras, cremes, etc.
Se nada disso resolver, dermatologista, sempre.
Beijos e até a próxima!
Correspondente (Gêmea) Especial Priscilla
pri.rezende@trendytwins.com.br




