usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Twin da Bula: O Perigo Mora no Vidrinho Colorido  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Continuando o post da semana passada, o esmalte é comprovadamente o maior causador de alergia (ou dermatite de contato) entre os cosméticos. Mas por que, Bial?

Porque é um produto que precisa ter cores duradouras e brilhantes, secagem rápida, boa textura e durabilidade, daí o uso de milhões de aditivos químicos.



E entre esses milhões de aditivos, há um bom número deles causadores de alergia em seus usuários, alguns já bem conhecidos. Se você tem ou desconfia que tenha alergia a esmaltes, consulte seu dermato ou alergologista e preste atenção na presença dos seguintes componentes no rótulo do vidrinho mágico e colorido que tanto amamos:

. Tolueno (ou Toluol): responsável por 95% dos casos de alergias, o tolueno é um solvente de baixo custo utilizado na maioria dos esmaltes;

· Formaldeído: usado como conservante e endurecedor de unhas, está presente na resina do esmalte, responsável pela aderência e durabilidade do produto. O uso do formaldeído é proibido nos EUA, Canadá e em alguns países da Europa;

· DBA (dibutilftalato): usado como plastificante (deixa o esmalte mais flexível e menos quebradiço). Algumas marcas vêm substituindo o DBA pelo ACTB (Acetiltributilcitrato), que tem a mesma eficácia do DBA e é seguro à saúde;

· Cânfora: a cânfora também é usada como plastificante e sua concentração máxima permitida em esmaltes é de 4%, segundo norma da ANVISA*;

· Mica: pigmento utilizado em esmaltes cintilantes e perolados, também pode desencadear uma reação alérgica.

A maioria dos esmaltes importados não contém essas substâncias, como Chanel, Zoya, Revlon, OPI, alguns da Eyeko, Argento, Sally Hansen, Artdeco, Essie, Bourjois Very Verniz, etc.

No Brasil, todos os esmaltes da Colorama são livres de tolueno e formaldeído. A Risqué e a Impala têm suas linhas hipoalergênicas, a Allergic Center fabrica esmaltes sem tolueno, formaldeído e DBA. Quem souber de outras marcas, contem para nós!

E, além do esmalte, as bases, coberturas extra-brilho e óleos secantes também podem desencadear uma dermatite de contato. Lembrando que qualquer pessoa pode desenvolver alergias, a qualquer momento.

No próximo post vou falar sobre acetona e removedores de esmalte, quem tiver alguma dúvida, é só mandar email!

Beijos e até a próxima!

Correspondente (Gêmea) Especial Pri
pri.rezende@trendytwins.com.br

Vale a pena saber mais:
*Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Revista ECO 21

10 comentários

É mesmo heim Pri...eu nunca tinha pensado em quantas funções o esmalte precisa ter,rs.
É verdade ou mito que a acetona resseca as unhas? Já tentei usar removedos,mas não me adapto.
Bjs.

No fim do mes eu vou para os EUA e vou me acabar na sephora!!

Olá! É a primeira vez que comento, mas adoro o teu blog =) Estou cada vez mais viciada em esmalte (ou verniz como se diz em Portugal)!

Também criei um blog para falar destas coisas girlie que adoramos.. Se quiseres passa lá: http://blog-da-beleza.blogspot.com/.

Beijinhos

Pri, eu sou alérgica ao Formaldeído e à Tosilamida, que são encontrados nos esmaltes como Risqué, Impala, Ana Hickman, Naty, Big Universo, Guga entre outros. À pouco tempo descobri dois tupiniquins baratinhos que também não dão alergia. São eles: Elle Gold (que tbm tem na versão hipo, mas não segura na unha) e Mohda (que é muito bom por sinal).

Beijos

Acho o assunto alergia muito pessoal!
Cada caso é um caso e só com o médico especialista que você consegue resolver o seu problema.
Eu descobri minha alergia a pouco tempo e os esmaltes da "Colorama" provocam alergia em mim!
O que não ocorre em outras pessoas alérgicas que suportam esmaltes desta marca.
Ah, e em nenhum exame que fiz, sangue e aquele de contato, apareceu o componente químico da alergia.
Desconfiamos até que fosse emocional mas no tira-põe dos esmaltes vimos que ele era o vilão.
Ai... Só sei que é horrível ter alergia!
Horrível!

Pri, perguntinha...
Quem é alergica pode usar solventes, óleo de banana, em esmaltes que começam a endurecer?!
Beijokas

Angel, eu não aconselharia, já que você é comprovadamente alérgica. Mas você pode fazer o teste, tipo passar em uma unha só e ver o resultado. Se não acontecer nada, mesmo assim use com parcimônia (só se for aquele esmalte Chanel MARA). Acho que vc possa ser alérgica ao pigmento da Colorama, já que os testes não acusaram nada. E é a treva pra gente que adora um esmaltinho né, amiga? Beijo grande!

É por isso que eu tenho alergia de Risquè e não tenho de colorama...o problema é que as cores do riqué são muito mais lindas...aff fazer o que né...melhor do que ficar parecendo um guaximim!

Que medo!
é claro que cada pessoa tem a sua alergia, e nem todas são alérgicas a essas substâncias, mais vale alertar que eu tava olhando aqui o meu Jade da Big Universo e ele tem TODAS elas, exceto mica.
Então já fica avisado pra quem é alérgico: olhem bem o rótulo dos esmaltes antes de usar.
Nunca tinha prestado atenção nisso. Ótima matéria meninas!

Bom saber que a colorama é livre desse composto... Gosto dos esmaltes da marca.

Realmente é preciso ficar atento, muito mais na hora de comprar ofertas de bacia né?

Beijão
Aramantha
http://maoslindas.blogspot.com

gente me senti na minha aula de quimica agora
otteion tolueno FIKDIK, graças a deus nunca tive alergia com esmalte! adoro o blog

beijoos may

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação