usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Twin do Cabelo: Hidratação e Reconstrução, Qual a Diferença?  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Meninas, temos falado muito em hidratação aqui no Twins, né?

Então acho interessante deixar claro a diferença entre hidratar e reconstruir o cabelo, processos que se usados de forma equivocada podem resultar em cabelos duros, pesados, e até quebradiços.



A hidratação já é uma velha conhecida nossa. Ela dá emoliência aos cabelos, proporcionado maciez, leveza, brilho e movimento aos fios capilares, bem como o fechamento da cutícula capilar. O ideal, nunca vou cansar de repetir, é fazer uma vez por semana. Se o seu cabelo já é um espetáculo por natureza, rola uma vez a cada 15 dias.

Mas o que é a reconstrução capilar?

O cabelo é formado por queratina, que, por sua vez, é composta por 19 aminoácidos. Porém, as agressões naturais sofridas por nossos cabelos, somadas às agressões causadas por nós (tintura, alisamento...) provocam a perda destes aminoácidos. E é aí que entra a reconstrução, processo que repõe o que o cabelo perdeu.

A reconstrução geralmente é feita com tratamentos à base de queratina na fórmula, e possuem PH ácido. Como o nome bem fala, ela reconstrói o fio capilar, preenchendo as partes pororosas dos fios "doentes". Pra isso, o procedimento é o seguinte: o cabelo é lavado com um shampoo adstringente, que dilata os fios, deixando sua estrutura exposta. Depois são aplicados produtos com ativos emolientes, que são incorporados pelos fios. Finalmente, é aplicado um produto termoativado que age nas fibras capilares. Com o calor, os fios são selados, ficando protegidos.

Mas duas coisas importantes precisam ser ditas:

1) A reconstrução pode pesar os cabelos, deixando-os sem movimento. Por isso é de suma importância hidratar após o tratamento.

2) Produtos reconstrutores (shampoos, condicionadores, cremes, etc) não podem ser utilizados semanalmente sob aquela alegação de que suas melenas necessitam de uma “turbinada mega ultra power”. O excesso de queratina endurece os cabelos, tornando-os facilmente quebradiços.

Se o seu cabelo é virgem, macio, com movimento à la Gisele, amiga, você não precisa de reconstrução! Seus cabelos ficarão duros, e você gastará seu rico dinheirinho de bobeira.

O ideal é se informar com um profissional de confiança, que vai te dizer do que o seu cabelo realmente precisa.

Boa semana procês!

Beijos,

Correspondente (Gêmea) Especial Milena

Dúvidas e sugestões para milena@salaovalentina.com.br

Créditos da foto: site da Editora Abril

11 comentários

Oi Mi,
Adoro as suas dicas de cabelo!
Bjs.

Adorei seu post. Eu agora vou hidratar cada vez mais os cabelos. Venho fazendo isso há uns 2 meses e já notei diferença. Ainda mais agora que eu fiz luzes. Mais hidratação ainda.
Aliás, vc viu meu cabelo. Eu estava sentada do seu lado no Encontrinho Doce no sábado.
Beijos

po, achei tri bom! e acho que estou com esse problema... meus cabelos estavam pesados e agora comecaram a quebrar. preciso conferir meu creminho!

Aproveitando o post, vou perguntar: a hidratação catiônica entra como reconstrução ou hidratação simples? Obrigada.

Já vi alguns cabeleireiros conhecidos dizendo que cabelo saudável não precisa de hidratação.
Que é necessário só para quem tem química, que acaba por ressecar e danificar os fios.

Usar condicionador comun - o Pantene reconstrução (algo assim) - também corre o risco de quebrar o cabelo ou só um tratamento mais pesado pra acontecer isso?Fiz o photon hair e tenho cuidado triplicado desde então!
Bjs!

Milena,

Meu cabelo realmente está muuuuito ressecado, quebradiço, com pontas quintuplas e tudo o mais...
Mas tenho o cabelo muito seco, e agora que estou fazendo tratamento de espinhas com Roacutan, fico mais seco ainda. Então sempre tive por hábito lavar o cabelo 2 vezes por semana, quando tá muito calor lavo 3 vezes.

Ou seja, se eu hidratá-los 1 vez por semana, significa 1 lavagem sim/ 1 lavagem não hidratando? Não seria muito? Qual seria a melhor frequencia pra mim?

Obrigada, beijinhos

Milena,

Concordo com tudo o que você disse, mas simplificando: há cabelos e cabelos. Alguns cabelos precisam de certos produtos e outros não. E o que acontece é que mulher tem mania superlativa de achar que o próprio cabelo está sempre um bagaço, ultrarressecado, desidratadíssimo, megaquebradiço, fraquíssimo etc. E daí compram o produto com ultra-mega-power-maxi-ação quando na verdade não é disso que ela precisa. Mulher tem o péssimo hábito de "comprar canhão para atirar em mosca".

Parabéns pelos posts e por orientar a mulherada a usar os produtos certos nos cabelos!

Tenho me dedicado a promover cursos com consumidoras aqui no Rio EXATAMENTE abordando esse tema. Tem dado muito certo! No início todas ficas com ódio mortal de mim e muitas nem voltam mais, mas as que ficam adoram.
Tudo isso porque não há no mundo satisfação maior que ver a mulheres lindas, com cabelos bonitos e bem tratados e, o melhor, felizes!

Cassia, claro que lembro! Foi pra vc que eu dei a receita do suco de couve, com maçã e limão, não foi? Continue hidratando que você verá os resultados.
Renata, não conheço muito bem a catiônioa. Pergunte ao profissional que faz o seu cabelo, é mais seguro!
Ju, pode usar o pantene sim. Mas varia com um shampoo mais neutro. Todo dia não é legal.
Jessica, hidratar 1 vez por semana significa que você tem que hidratar uma vez a cada 7 dias!
Gustavo, obrigada! Palavra de profissional é sempre muito bem vinda!
Beijos,
Mi, Twin do Cabelo

Meu cabelo é bem fino, pouco, sem volume, muito oleoso na raiz e pontas um pouco ressecadas, acho meio enfraquecidas. Também tenho mechas e lavo todos os dias, porque minha raiz "vence". Já usei produtos que o deixaram pouco maleáveis - meio duros, acho que foi isto de reconstrução meio errada, ou muito produto. Tenho dificuldade para achar bons produtos a bons preços e a maioria dos hidratantes deixa meus fios pesados e opacos. sugestões?

Mi seu site faz o maior...

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação