usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Ainda Sobre Compras em Sites Estrangeiros: a Viagem do Pacote  

Categoria(s)

por Ana Farias




Bom, depois do post sobre compras no exterior, a Renata Kelly, que é meio que nossa Gêmea Honorária Pau Pra Toda Obra, mandou umas tabelas por email pra vocês (que por acaso não sejam azintímas das compras em sites do exterior) poderem ver como a coisa funciona.

O pacote faz muitas paradas antes de chegar na sua casa. Por isso é necessário beber uma boa dose de paciência...

Nem todos os sites disponibilizam rastreamento gratuito, mas, quando se recebe um número para acompanhar o pedido, é assim que a banda toca:

Você acessa, no site dos Correios, a seção de Ratreamento:



Escreva o código do pacote no espaço delimitado (duas letras + nove números + duas letras. Treze caracteres, não é à toa que vive dando xabu, né, gente), clique em "pesquisar", e aguarde.

Algumas coisas podem acontecer:

1 - Seu pacote ainda não está no Brasil:



O site indicou o envio, mas o código aparece como inexistente. Não se desespere, colega, o pacotinho tá viajando ainda, par avion. Tente de novo no dia seguinte, e no outro, e no outro. Às vezes eles não atualizam, às vezes tá demorando mesmo, mas um dia o pacotim aparece. Se demorar mais de 15 dias, aí sim entre em contato com o site, e, de preferência, com os correios também. É difícil, mas de vez em quando tem um funcionário bacana, que faz o possível pra te ajudar. Atenção: estamos falando em 15 dias pra aparecer o código no site do correio, não pra receber o pacote em casa!

2 - Seu pacote não sofre tributação:



É disso que a gente gosta! O pacote foi recebido no dia 24, passou pela receita e foi encaminhado para sua cidade sem dramas. Mas quantos "em trânsito"! Da alfândega pra casa da Renata, foram 14 inacreditáveis dias! Só na primeira parada em terras brasileiras, seis dias sem sair do lugar.

3 - Seu pacote sofre tributação:



Ah, coitada! Viram lá, recebido, conferido, TRIBUTADO, assim, em letras garrafais pra você ficar traumatizada pro resto da vida. Encaminhado EMIS NTS, "encaminhado para emissão de Nota de Tributação Simplificada". Isso é triste. Nesse caso, o pacote vai pra uma agência de Correios e fica lá esperando você ter dinheiro pra fazer a retirada lá mesmo (depois de um tempo é devolvido pro endereço de origem, então fiquem atentas). Como eu disse no outro post, o contato é feito por meio de um singelo bilhetinho deixado em sua portaria, ou caixa de correio. No meu dizia algo como conheceu, papuda?* - mas posso estar enganada.

Mas isso vale para compras com envio comum, okêis?

Caso o envio seja feito por uma empresa transportadora como a FEDEX, é ela que se responsabiliza por toda essa questão aduaneira (e, nesse caso, o recolhimento do imposto é condição sine qua non pro pacote seguir caminho, pois é parte do processo da empresa). Isso significa que, ao optar por um tipo de entrega mais rápido (e caro) você estará automaticamente assinando pra receber a tributação. E pior: além do imposto de importação, será cobrado ICMS + uma taxa de desembaraço alfandegário, o que, no final das contas, chegará próximo a 100% do valor que você pagou pelo produto.

A Patry deixou nos comentários a explicação das taxas: 60% do imposto de importação, 18% de ICMS, mais uma taxa da infraero (pelo tempo que a carga passou na zona alfandegária) e mais a taxa administrativa da transportadora. A empresa transportadora paga isso tudo, e depois cobra de você. Ah, e isso ocorre com TODAS as compras, mesmo as inferiores a U$50! E sim, optando pelo serviço a empresa liga pra sua casa, pede CPF, etc.

Com isso eu não estou absolutamente dizendo que a gente não deva comprar em sites no exterior, só explicando o que acontece. Eu VIVO fazendo esse tipo de compra, e só fui taxada uma vez, com um pacote da Benefit (comprei duas vezes lá, o primeiro pacote, gigante, chegou sem problemas, mas o segundo de U$52 dólares, foi taxado. Entretanto, uma compra da Coastal Scents, beeeem mais cara, num pacote beeeeem maior, não foi taxada).

A não ser que a compra seja algo de valor, ou que valha muito a pena pagar por ela duas vezes, prefiram sempre que os pacotes venham via Correios. Você pode dar a sorte de não ser taxada, e, caso seja, as taxas são menores. Só não acreditem muito nessa isenção para compras abaixo de 50 dólares! Nunca tive problema nenhum, mas conheço quem sempre os tenha... :(

Meninas, queria agradecer muito a todas que deixaram comentários lá no post 10 Coisas Sobre Compras no Exterior. Aprendi muito, viu! Vocês são umas amorecas!




*pra quem não conhece expressões do tempo do onça (como essa), "conheceu, papudo?" era muito utilizada por Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro, personagem de Chico Anysio. Sempre que o Calunga, ou ele próprio, se dava mal, ele dizia conheceu, papudo?, que significa algo como "perdeu, playboy" hoje em dia. Enfim. Se deu mal, otááááááriaaaaaa, era o que constava no bilhete que recebi dos Correios. Juro.

30 comentários

Ainda to com pacotinho 'em transito', so esperando e acompanhando =/

Adorei o post! Super útil!!!

Beijoss
Nane

Oii, Eu queria saber se todo tipo de frete internacional tem o numero de rastreio, porque eu fiz uma compra através do ebay fácil, e eles disseram que o vendedor não forneceu este código, aqui estou eu em prantos, porque faz mais de 40 dias que foi enviado e até agora nada da minha encomenda :(

Muito bom o post. :)

Só uma dica. Pra não precisar ter que ficar entrando no site dos correios é só usar esse link aqui : "http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=RB_________" e onde tá o "RB" é só substituir pelo seu código de rastreio. É bem prático.

beijos
:*

Nane, larga esse rastreamento, mulher! rs

Ingrid, nem todo site fornece número de rastreamento. Leia o post anterior pra entender direitinho, tá? Tem link nesse próprio post. Vc já contatou o site dos correios?

beijinhos

Como queria ter lido esse post antes de ter feito a encomenda. Passei por maluca. Rs... Muito obrigada pelos esclareciemntos.
Att,
Fabiana

Não, como faço pra falar com os correios? pelo site mesmo? perguntando sobre minha encomenda, sou totalmente leiga nessa área de compra internacional, falei sim, a mulher do ebay fácil disse que o jeito é esperar, affe.. :(

cuidados básicos garantem compras seguras
http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=6761&/WEBCOMMERCE+CUIDADOS+BASICOS+GARANTEM+COMPRAS+SEGURAS

Selo aumenta segurança em sites pequenos
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/selo-aumenta-seguranca-em-sites-pequenos-20091201.html

Dicas: como comprar de forma segura na internet
http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=10048&/DICAS+COMO+COMPRAR+DE+FORMA+SEGURA+NA+INTERNET

http://olhardigital.uol.com.br/blogs/post.php?id_conteudo=4571&/COMPRAS+ONLINE+VOCE+E+ADEPTO

Só entrei para dizer que sou solidária a você Má, sempre uso o "conheceu, Papudo?" e ninguém me entende!
Tamo junto, tamo junto, segura na minha mão.
Outra que uso e ninguém saca: "Da Xuliiiia, venhá cám."


*Essa é Alberto Roberto.

Beijo, Má!

Aff... vou escrever de novo ¬¬
Tem como uma encomenda "sumir" mesmo com rastreio?
Pois fiz duas compras em 25 e 29/11, uma já está 'em trânsito' pra manaus (yay!!) a outra não aparece 'nada' no site da usps: "Please check again later."
É da coastal inclusive!
bjuxxxx

amigas,
quanto aos 50 dólares isentos,
é fácil de entender: só não é tributado o valor de até 50$ se a compra for feita de pessoa física (lá) pra pessoa física (aqui). se for de empresa (coastal,morangão, etc) pra pessoa física (no caso nós) pode ser até um dólar que se eles quiserem taxar, podem.


bju

Fabi, na verdade, se vc não tivesse pirado, a gente não teria aprendido todas essas coisas sobre envio por fedex! :)

Ingrid, entre no site e procure por "contato". Não é uma coisa muito rápida não, viu, quando precisei foi demorado, mas resolveram. :)

Fer, brigada pelos links.

Tatiii, jura que vc conhece! às vezes me sinto tãããããooooo jurássica! ahaha Bom saber que tem outras "dinas" comigo, segurando minha mão! rs beijooo

Aline, tem como sumir sim. Uma vez mandei um pacote pra outro país, a pessoa lá não recebeu o pacote, e ele ficou perdido durante uns sete meses. Quando deu 4 meses e meu amigo disse que não tinha recebido, acionei o site dos correios com meu número de rastreio, que POR ACASO tinha guardado! Três meses depois, quando eu já tinha desistido, chegou o pacote aqui em casa, todo remexido, mas chegou.

Isso mesmo, Bia! Eu tinha esquecido dessa info. Vou atualizar o post, tá, brigada!

beijim!

Só complementando: de PF pra PF até $50 e declarado como "gift".
As nossas comprinhnas, sejam de $10 ou $100, sempre podem ser taxadas... :(

Além disso, qto aos tributos, o ICMS é imposto estadual. Logo, verifiquem os percentuais de seus estados tb!

E os impostos têm como base de cálculo o valor do produto + o valor do frete!!!

Tb há a possibilidade do fiscal pirar, ou seja, não concordar c o valor atribuído e arbitrar um valor base para o imposto (eles jutificam como sendo fraude!). Ex. Vc comprou um perfume de $45 e o fiscal arbitra $70.
É, amores!! Isso é possível...

Portanto, cautela nas comprinhas e mttasss figass para não ser taxada!!!! kkkkkkkkkkkk

Bjsssssss

Ain... vou esperar mais um pouco antes de enlouquecer totalmente!
Bjuxxx

Meninas, excelentes posts! Amei os dois!
Faço compras na Cherry Culture e Eyeko, que gosto muito. Não optei pela entrega mais rápida, então faço exercícios diários de controle da ansiedade! hehehehe

Tenho um pacotinho da Sasa para chegar, que segundo eles foi enviado perto do dia 25/11 e aqui ainda nem consta no site dos correios. Mas eu que tenho que me controlar. Uma hora chega.

Posso dar uma sugestão? Podia ter um bate papo com alguém especializado nisso, para explicar melhor essa questão de ser taxada, o que acham?

Ah! Li o post anterior, falando do e-mail da Fedex e tudo mais. Pois não é que ontem recebi um igualzinho? Achei que tinha sido taxada por causa da Sasa, mas lendo o e-mail vi que era vírus, eles pedem dados pessoais, nem comentam meu nome, nem a compra. Mas dá para pensar que é original, da Fedex mesmo.

Se vcs quiserem, depois mando para vcs verem, acho que ia ser uma boa avisar o pessoal.

Mais uma vez, parabéns pelo assunto!

Beijos!

Ana, eu ia falar que a isenção de imposto de importação é só entre pessoas físicas, e não entre pessoa jurídica (nossas lojas preferidas) e pessoas físicas (as lockas do cartão de crédito...), mas a Bia já mandou ver na informação!

Bah gurias, como eu queria ter lido esse post tipo semana passadaaaaa..
Fiz um compra na Coastal e na tentaviva de fazer algo certo depois de tanto depoimento que li sobre a demora e o descaso da coastal, escolhi o frete por Fedex. O negócio chegou em uma semana oO. Mas em compensação, paguei 89 reais de taxa sobre os produtos que comprei que no total tinha dado 64 dólares.
Queria morrer neh.. quase 200 reais por uma paleta, um blush e dois glosses =(
E realmente, as taxas são obrigatórias. Só que o ICMS é 17%, e não 18% como vcs falaram, exceto alguns estados que é 12%, mais as outras taxas tipo II e IPI e etc, aff neh!

Mas eh assim que se aprende neh, fazer o que ehehehe
Agora jah sei e espero que ajude vocês a não cometerem este erro =)

Beijooo

Gente... vou dar a minha humilde contribuição...
Qnd trabalhava com exportação/importação um despachante aduaneiro me explicou que essa questão da taxação é feita por amostragem, ou seja, é aleatorio. A encomenda pode cair no canal verde, onde sua mercadoria passa livre livre; ou no canal amarelo, onde ela é tributada pelo valor da nota fiscal apenas; ou no canal vermelho, o mais triste de todos, onde o fiscal abre o pacote e analisa se confere ou nao com o declarado na nota fiscal.. é aqui q ele decide se tributa pelo valor da nota ou pelo q acha justo!
Entao, qnd encomendo alguma coisa seeeeempre mentalizo o verde!!! kkkkk
Espero ter ajudado. E se eu estiver enganada por favor manifestem-se!!!
Bjsssssss

ALine bustamante

xará.. :D
É isso mesmo!! tava lendo uns foruns muito loucos ai eles explicaram isso mesmo... e não me engano ainda tem o azul...

Aline Lima

ALine bustamante

xará.. :D
É isso mesmo!! tava lendo uns foruns muito loucos ai eles explicaram isso mesmo... e não me engano ainda tem o azul...

Aline Lima

Ai, Ana!

Tive uma PÉSSIMA experiência com o Bleudamme. Comprei uns produtos deles e eles enviaram com rastreamento e tudo. Eu ficava conferindo no site dos Correios brasileiros e nada. Depois de muito esperar, liguei nos Correios. Eles então me informaram que o objeto não tinha dado entrada no Brasil e a informação que eles tinham é de que ele tinha sido barrado na "Receita Federal" americana. Entrei em contato com o site e eles disseram que nada poderiam fazer. Resultado: muita chateação, dor de cabeça e dinheiro perdido.

Beijos e sucesso!!!

MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

Gente!!!!!!!!!!!!!
O pacote da Coastal chegou antes de todas as outras compras!!
que 1000!!!
bjuxxxxx

So pra constar
Nao necessariamente aparece TRIBUTADO no rastreamento. Hoje mesmo fui buscar uma compra (do morangao) que no rastreamento nao estava como tributado, e sim, fui taxada.
Antes de chegar o papel em casa, vai aparecer no site para buscar na agencia.

Ainda bem que mesmo com a taxa a compra valeu super a pena!!
Beijos

gnnnnnnnnnt ameeei o post!
comprei 2 perfumes no morangaoo.. e infelizmente fui taxada =\\\ por 87 reais.. dizem que eles reembolsam né esse valor, alguem ja foi reembolsada?! besoo

Post muito útil!!! Parabéns, meninas!

HAHAHAHA morri de rir com o bilhetinho!

Gente, ótimo post. Fiz umas compras na Eyeko mês passado e tava meio perdida em relação a essas siglas loucas dos correios. Mas tudo chegou certinho ontem, sem taxas nem nada ;)

Oi!

Adorei o post! Já linkei lá no meu blog. Depois dá uma passadinha lá para conferir!

Beijos e sucesso!!!

MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

oiii eu fiquei com uma duvida, dizem que para não ser taxada o maximo em comprar seria $50 dolares certo? porem existem pessoas que compraram menos que isso e foram taxadas, a minha duvida é, tem como comprar mais de $50 e não ser taxada? e quando se compra mais de $50 dolares e você não é taxada é porque o fiscal simplismente não viu o preço no pacote ou deixou passar batido??

beijooos

ROhH, só se vc der sorte. Leia a pergunta nº 9 deste post, que lá tem muitos esclarecimentos.

http://www.trendytwins.com.br/2010/02/sobre-compras-no-exterior-faqs-2.html#comments

Bjs e boa sorte!

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação