10 Coisas Sobre Compras no Exterior
Categoria(s) S.A.C. |
por Ana Farias |
Recebemos quase todos os dias emails e comentários perguntando sobre como proceder ao se comprar em sites estrangeiros.
Geralmente a coisa é muito simples:
1 - você precisa ter um cartão internacional para fazer o pagamento; mesmo o sitema paypal exige que você tenha um pra se registrar. Fora do Brasil, ninguém tem como receber pagamento por depósito bancário - a não ser que o site tenha um representante no Brasil, ou seja organizado por brasileiros que mantenham conta em bancos nacionais. Se a opção não é dada pelo site, não adiante escrever perguntando se pode pagar por depósito, é perda de tempo;
2 - a cobrança é sempre feita em dólar, e o valor será estipulado no seu cartão pelo câmbio do dia do fechamento da fatura (ou seja, pode ser cobrado pra mais ou pra menos). Então, se você comprou um batom por 33 reais no Morangão, por exemplo, que dá a opção de ver o valor em moeda brasileira, isso não significa que na fatura do seu cartão será cobrado assim "trinta e dois reais em compra no Strawberrynet". Virá o valor da compra em dólar: "quinze dólares em compra no Strawberrynet", e, ao lado, o valor correspondente em reais de acordo com o câmbio, o que pode significar 35 reais, 30 reais, etc (isso porque o dólar está estável. Caso contrário, é uma incógnita).
3 - no próprio dia, ou pouco depois, você receberá um email com detalhes sobre a compra (o que comprou, por quanto, seu nome e endereço, etc). Quando o envio for efetuado por eles, novo email será enviado, avisando. Isso pode demorar um pouco, dependendo da época e da estrutura do site (mas nunca mais que uns dias).
4 - um pacote demora pelo menos 7 dias pra chegar na sua casa. Mas pode demorar mais de um mês também! Quando a gente faz esse tipo de compra, não adianta ficar ansiosa esperando, tem que ter paciência. Desde que sai da empresa, sua encomenda vai passar por mil lugares até chegar na sua casa (correio do país de origem, alfândega brasileira, central dos correios, agência da sua cidade, até chegar a você). O problema, geralmente, é na hora do pacote chegar ao país. A alfândega pode despachar no mesmo dia ou sabe-se lá quanto tempo depois. Por isso, espere pelo menos 30 dias antes de começar a se preocupar. Não fique escrevendo pro site toda hora querendo saber onde está o pacote - especialmente quando você não paga pelo serviço de rastreamento.
5 - você sempre correrá o risco de ser taxada quando a compra chega ao Brasil. E a taxa geralmente é de 60% sobre o valor total da compra (incluindo a taxa de envio). Não tem como garantir que isso não vá acontecer, e, infelizmente, é mais fácil ser taxada se você mora fora do eixo Rio-Sampa. Isso não é motivo pra você, amiga de outro estado, ter preconceito com quem mora nesses lugares! A questão é muito simples: imaginem a quantidade de pacotes que chega todo dia no Rio. Daqui eles são separados e distribuídos para os outros estados. A quantidade de trabalho aqui é muito maior do que a que um fiscal do Amapá vai ter, por exemplo. Aqui, todos os pacotes de todas as partes do mundo para várias partes do Brasil. No Amapá, apenas os pacotes enviados para lá. Então a possibilidade do fiscal carioca fazer vistas grossas pra um pacote é muito maior do que a de um fiscal macapaense deixar de cobrar pela taxa.
6 - cada site cobra um valor pelo envio, não tem uma regra. Alguns têm um valor só pra qualquer envio, independente do tamanho do pacote, outros cobram por número de produtos na cestinha, outros não cobram nada. De uma forma geral, eles não oferecem rastreamento, e quando oferecem é um serviço pago por você, o que torna a encomenda bem mais cara. Caso você seja taxada quando o pacote chegar ao Brasil, esse valor é contabilizado, isto é, você não paga imposto apenas sobre o valor da compra, mas também sobre o valor do envio, como eu disse acima (que coisa justa, né, gentem. NOT).
7 - assim como existem pessoas e pessoas, existem sites e sites. Fiquem de olho nas críticas, pesquisem na internet antes de decidir pela compra. As centrais de relacionamento com as compradoras podem fazer toda a diferença. Exemplo pessoal: não compro mais na Coastal Scents porque, apesar de ter recebido minhas duas encomendas direitinho, fui mega mal atendida pelo sac do site (um dos pacotes levou mais de um mês pra chegar). Além disso, todas as meninas que mostravam as compras diziam ter recebido brindes, mesmo que tivessem comprado só uma sombra. Pois bem, eu fiz uma compra gigante, paleta 88 e kit de pincéis, e não ganhei nem bom dia. Por outro lado, tenho uma história de amor eterno pela Asos: entrei em contato pra saber onde estava meu pacote após um mês, e descobri que ele havia sido extraviado. Fui super bem tratada, a atendendte trocou mil emails comigo, e me reenviou os produtos sem custo extra, como deve ser.
8 - comprar em sites estrangeiros é uma aventura! Se você não dá conta da emoção, e prefere não correr riscos, opte por pagar mais caro e comprar numa loja ou site brasileiro. O produto já está aqui, com imposto pago (ou seja, você tem como se planejar para fazer o pagamento), e o pacote demora uns 2 ou 3 dias no máximo pra chegar até você. Ah, claro, e você pode parcelar em até 12 vezes, que nem carnêzinho das Casas Bahia (coisa que é impossível em compras no exterior).
9 - falando em parcelamentos, uma dica de amiga: nunca compre mais do que o seu bolso permite! De nada adianta comprar no exterior mais barato, se, além do risco de ser taxada em 60% pelo lindo governo brasileiro, você ainda ficar pagando mínimo de cartão durante meses, juros em cima de juros. No final, sua economia terá sido nada, niente, rien, niets, nichts, τίποτα, ничего, 아무것도, 何も, 没什么, nothing at all! Napá-dapá.
E foi justamente a Asos que me fez escrever esse post.
A leitora Fabiana entrou em contato com a gente pra alertar sobre o que ela interpretou como sendo uma fraude: após uma compra no site, ela recebeu um email da Skynet Worldwide Express, dizendo que a empresa havia recebido o pacote dela, que o enviaria para o Brasil, e que um agente brasileiro entraria em contato pra cobrar o imposto de 60% sobre a encomenda.
Isso nos leva ao ponto central desse post:
10 - a cobrança de imposto, quando aplicada, é feita pelo governo brasileiro, e não por terceiros. Como? Você não receberá nenhum tipo de email; vai receber em casa, pelo correio, uma notificação. Na nota estará escrito onde retirar o pacote, e o pagamento da taxa é feito na própria agência dos Correios onde você irá buscá-lo (geralmente a agência central da cidade). Assim, você que é newbie em compras de internet: não dê ouvidos a nenhum tipo de email como o recebido pela Fabi. Chuta que é macumba! [Atualizando: essa regra vale para casos de envios comuns, via correio normal, e não para os feitos por transportadoras internacionais, caso do Fedex e da Skynet. No caso da Fabi, como ela pagou um envio diferenciado, esse email provavelmente é verdadeiro. Leiam o comentário da Renatinha Kelly-super-fofa pra entender melhor. Aliás, segundo ela, se o envio for feito por Fedex, por exemplo, a taxação é certa.]
Beijinhos, e boas compras!
Má