usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Teste dos Protetores  

Categoria(s)

por Vivi




Está fervendo na rede e a Mari deixou também o link aqui pra gente.

A Pro Teste Associação de Consumidores realizou testes comparativos com dez marcas de protetor solar com FPS30. O barulho todo se dá pelo resultado um tanto assustador: 8 deles foram reprovados.

Leiam a matéria completa AQUI.

Muita calma nessa hora, porque o assunto é sério e preocupante. Estão listadas aí empresas/laboratórios enormes, com histórico longo de atuação no mercado de protetores. Não estamos falando de curiosos que fabricam os produtos no fundo do quintal. É preciso analisar todas as infos para considerar tudo isso.

A maior alegação dos fabricantes é que os testes são diferentes dos aplicados por eles. E quem diz quais são os parâmetros aceitáveis para os produtos no Brasil é a ANVISA.

Pela leitura não consegui entender se os produtos estão fora das especificações ou se saíram do padrão só quando submetidos aos extremos nos testes.

Se a proteção estiver realmente falha, aí é um problema de grandes proporções, porque falharam os fabricantes E TAMBÉM o orgão fiscalizador. Aí não pode. Aí tá tudo perdido.

Quanto a utilização da substância potencialmente cancerígena, também compete aos orgãos reguladores proibir o uso através de legislação. Se existir na lei e o fabricantes descumprirem, problema deles e por isso eles responderão. Agora, se a substância é perigosa, mas não existe a proibição do uso no Brasil, aí o problema é nosso mesmo (consumidores), porque será descaso de quem deveria estar de olho nessas tecnicidades, já que o consumidor comum ( ou seja, nós) não tem como saber de tudo e muito menos legislar sobre o que está disponível no mercado. Isso já acontece há muito tempo com a Dipirona, por exemplo. Ela é proibida quase no mundo todo e consumida em larga escala no Brasil.

E agora?

Agora eu não sei de mais nada, amighas. Vou perguntar pra quem sabe e quando tiver novidades, conto pra vocês.

Boa

30 comentários

oi, troca um câncer de pele por um linfoma????
oi??? substâncias cancerígenas?
MORRI

Fiquei abismada com a lista!!!! Vou no dermatologista sexta com ela em mãos rsrs

Acabei de ler isso no Uol!

Que absurdo! É mal comparado a uma camisinha furada: vc acha q está protegida e depois de um tempo descobre a roubada...

Com saúde não se brinca e protetor solar deve ser encarado com seriedade!

Fabricantes: abram os olhos.... suas consumidoras (nós) agradecem!

Amigas, esses resultados não são surpresa para nós farmacêuticos, dermatologistas, químicos, etc. Como eu já havia dito em um post aqui no TT, a legislação do Brasil é muito antiga e falha quanto à regulação de cosméticos, dermocosméticos e até de medicamentos. Muitas substâncias tóxicas proibidas em vários países é livremente utilizada no Brasil, como a benzofenona, oxibenzona, parabenos, etc. E a indústria, na sua maioria, não quer saber se essa substância pode ser tóxica ou não. Já fui convocada pela chefa Má para escrever um post comentando esses resultados, aguardem.

Muito bom a mídia divulgar isto...

há cerca de um ano, meu dermato me recomendou usar protetor manipulado, com fps 100, exatamente porque não confiava tanto em protetores industrializados por causa dessa substância que é proibida no exterior (ele fez especializações nos EUA e disse que o FDA é muito mais rigoroso nesse aspecto).

só por isso estou tranquila, porque tenho muitos históricos de câncer na família e não vivo sem protetor solar nem dentro de casa.

o que me surpreendeu aí foi o cenoura&bronze, de verdade.

Com este clima doido q tá o mundo, filtro solar é necessário sempreee!! acho q essas grandes empresas devem tomar providências urgentes para a satisfação de seus clientes. Estes Testes de ação UVA/UVB são muito importantes. Espero que as empresas devem tomar alguma atitude e os consumidores correrem atrás também. Já que o protetor solar não é um produto tão acessível assim, porém necessário para a saúde da pele.

Sinceramente, uma vez vi uma reportagem como essa mas sobre suplementos alimentares, assunto que entendo bastante, e essa revista escreveu uns absurdos, perdeu totalmente minha credibilidade. Nem vou levar muito a sério essa reportagem, mas se souberem novidades nos avisem! Beijos!

Oii
Aqui no site da folha tem a tabela:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u660153.shtml
Que medo disso viu?????
Beijos
Michele

Márcia Gabrielle

Nossa estou chocada!! Eu uso protetor FPS 30 TODOS os dias acreditando que estou protegida! Isso é um absurdo eu tenho histórico de câncer na família, amor a minha pele e a saúde!
Eu uso o Episol oil free mas na embalagem não fala a composição do protetor e eu não sei se tem o benzophenone-3, alguém ai sabe????

Tipos...

E agora?

Tá, preciso concordar que não esperava nada de Cenoura&Bronze

Até o La Roche?
E agora? Quem poderá nos defender?

Eu li, e como defensora do uso diário de protetor solar, fiquei mega chocada!

Não ficou claro quem fez os testes. Anvisa ou Pro Teste?
Acho essa informação importante também.
Vou aguardar o post da Pri!
Bjs...

Eu uso o da Roche-Posay por recomendação do dermatologista, que disse que prefere esse e o Episol...

Beijinhos!

Gemeas, boa e má, estou sorteando de presente de Natal o corretivo Cle De Peau? Se gostarem mando o link, não vou deixar aqui para não ser chatinha.

Nossa....ainda bem q o meu passou...mas de fato, o que tá teeenso é o órgão fiscalizador ter falhado tb!
medaaaa!

Eu li o artigo hoje e realmente me preocupou.Porque as vezes pagamos caro por um La Roche e não é "tão bão" assim.Agora sempre que for usá-lo vou ficar com a dúvida me atormentando.Mas .....não podemos esquecer que existe uma Máfia em tudo ! Principalmente na indústria farmacêutica.Proibiram a dipirona , mas para o paracetamol substituir . Só que se estudarmos a fundo o paracetamol tb é um veneno , e sinceramente falando , não é tão eficaz para febre e dor como a dipirona ,pelo menos na minha experiência clínica( odontologia).
Agora sempre que for usar o protetor na minha filha ( tenho o da Natura) irei lembrar que ele possui a subst. cancerígena.Mas tb lembrarei que a Loreal , que venceu todos os testes , faz teste em animais e a Natura não ! Que dureza !O pior nisso tudo é a Anvisa! Acho que deveríamos escrever para os laboratórios questionando os produtos citados no artigo.
bj

Nossa...que coisa séria!!!
Eu confiava tanto no Nívea....e agora???
Bjs.

Se os protetores solares que são específicos para nos proteger não fazem o que promotem... o que dirá o hidratante, base... que tem filtro solar junto??

Não deve servir pra nada, my god!!

Oiiiiiiiii gente....
Vim aqui dizer que tô rosa-chiclete. Mas até NIVEA??? ohhh... que ruim..
E a avon hein?! que feio. uso um creme clareador que diz que tem fps e quando uso ele não uso protetor, agora murchei! =/
Mas mudando de assunto mas ainda no mesmo, uma vez um dermatologista me disse que não existia fator de proteção acima de 35 fps, que esses maiores eram propaganda enganosa, alguem sabe se é verdade?
Eu uso FPS 15 porque é suficiente para o meu tom de pele (sou negra!), mas agora FPS 100 como a amiga disse acima eu não entendi!
ME AJUDE. QUERO MAIS INFORMAÇÕES.

Eu li esta reportagem ontem e fiquei preocupada. Com o sol que anda fazendo por aqui, como sair sossegada na rua se o filtro solar não funciona como deveria? Realmente é assustador.

Beijo

Gentê,
Ainda bem que meu sweetheart é o L'Oréal Solar Expertise e funciona mesmo!
Agora vou passar para as friends que nunca ouvem o meu conselho e ficam tostando no sol!
bjs

Gente, tô apavorada! Comprei baldes do protetor Banana Boat antes de ontem, vou passar 15 dias na praia e sou alérgica ao sol (detalhe!), e gastei o que não tinha em protetor (quase R$ 200,00). Eu tinha ficado entre o Loreal e o Banana, e acabei optando pelo importando, mania de achar que importado é melhor...uh! O pior é que arranquei as etiquetas da drogaria (mania minha) e joguei no lixo, junto com a NF, ou seja, não dá nem para trocar.
O que faço??? Não tenho condições de jogar tudo isso fora e comprar tudo de novo, mas como vou usar um produto sabendo que estou correndo risco de desenvolver câncer. E o que eu faço com todos os anos acumulados de uso desses produtos??? Pára o mundo que eu quero descer!


Bjsss
Cris

Gente, tô apavorada! Comprei baldes do Banana Boat antes de ontem! Vou ficar 15 dias na praia e sou alérgica ao sol (detalhe!!), e gastei os tubos (quase R$ 200,00) só em protetor solar. Fiquei em dúvida entre o Loreal e o Banana, e acabei optando pelo segundo porque achei a consistência mais sequinha, e porque, né, a gente tem mania de achar que importado é sempre melhor. O pior é que eu tirei todas as etiquetinhas da drogaria (mania minha) e joguei no lixo junto com a nota fiscal, ou seja, sem chance de troca. O que eu faço agora? Como vou usar um produto sabendo que ele pode me provocar um câncer? Não tenho condições $$$ de jogar tudo fora e comprar tudo de novo, é muito caro! E o que eu vou fazer com todos os anos acumulados de uso desses produtos até então?
Pára o mundo que eu quero descer, agora!

Bjsss
Cris

Bah, menina, isso é super sério... Mas lendo a matéria do Uol Notícias cita alguns pontos duvidosos, e até a insatisfação das marcas, que sequer foram comunicadas do estudo. Então, temos mesmo é que ser criteriosos, seguir as orientações dadas pela ANVISA até agora, pelo menos até que eles se acertem... Pelo que entendi também, a ProTeste quer igualar nossos produtos aos Europeus, em questão de segurança, acho válido, mas tudo é preciso ter calma, não é assim! Outros estudos, devidamente registrados, deverão ser realizados, né, gente!!!

Vivi, uma idéia é a gente bombardear a ANVISA atrás de melhores explicações, né!!! Se todas nós começarmos a enviar email pedindo esclarecimentos, talvez eles nos respondam alguma coisa!

Esse post é bárbaro, temos que ficar ligadas!!!
Beijoooo

Muito bacana publicarem a notícia com a opinião - super relevante - do blog. Aproveitei o gancho para falar disso lá no Das Marias. Parabéns pela informação com opinião!

Flores, quem está em dúvida sobre a composição do protetor que usa, só tem uma saída: SAC.

Sobre cobrar explicações e orientações da ANVISA, acho válido, sim. Mas vamos esperar uns dias. A coisa lá deve estar fervendo e se falarmos com eles agora, vão dar uma resposta pronta.

Bju!

Ah, não disseram se entre os produtos testados estavam protetores faciais e corporais. Só divulgaram que todos tinham fps30.

uso o nívea sempre. to TRISTE com esse resultado. é fazer a gente de idiota. sou super branca e minha pele ta sofrendo com o calor. um absurdo

A Pro Teste é uma associação civil SEM FINS LUCRATIVOS . Faz parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Se tem coisa por aí, certamente a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Anvisa que tem que se explicar!

Dani

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação