Sobre o Reembolso do Strawberrynet
Categoria(s) compras online, S.A.C. |
por Ana Farias |
Meninas, eu e a Vivi cansamos de dizer que somos contra pedir reembolso do Morangão.
Isso porque achamos que quem compra fora sabe que está correndo o risco de pagar a terrível taxa de importação - isso pra qualquer compra, inclusive abaixo de U$50! Quem vende enviando como sendo de pessoa física pra pessoa física, ou colocando um valor abaixo do verdadeiro corre riscos. E quem recebe o pacote, se for pego pela alfândega, se não me engano, está sujeito a cobrança de taxação total, não sei se multa.
O Strawberrynet, até onde sei, é o único site que oferece reembolso em caso de cobrança de taxa. Quem decide se beneficiar dessa alternativa, geralmente o faz achando que a empresa tem tanto lucro vendendo pro Brasil que isso não deve nem incomodar.
Bom, eu realmente não sei por que eles têm essa opção. Provavelmente é pra assegurar que clientes de outros países possam comprar sem o medo de quem sabe serem taxados. Outros países que não o Brasil. Porque no Brasil não ser taxado é a exceção, não a regra. E eu duvido muito que uma empresa iria topar arcar com a dívida que eles com certeza têm com a inacreditavelmente gulosa receita de nossa terrinha. Seriam eles bonzinhos? Mega compreensivos?
É muito pacote taxado SIM, é só ver os relatos de internet. Não sei a porcentagem, mas isso só eles podem saber, não dá pra chutar um número. Eu nunca tinha sido taxada antes, tenho uma amiga que é taxada sempre. Em princípio, todos esses pacotes deveriam ser taxados, e quando não são é caso de sorte, por vários fatores que já discutimos por aqui.
Eu sinceramente não entendo por que pedir reembolso pra única empresa que o oferece. Porque se a compra foi em qualquer outro site, perdeu, playboy, é pagar ou pagar. Como in the name of god a gente pode pensar que "não faz mal pedir reembolso, já que eles oferecem"? É a mesma maneira de pensar de uma tia minha, que não pôde ir pra escola, porque casou cedo, teve 493827138 filhos, precisava trabalhar na roça, e hoje acha que pode ficar com a mangueira ligada o dia inteiro, que essa história de que a água pode acabar é mentira, que é só olhar pro lado e ver quanta água tem no mar.
Pra tudo nesse mundo existe uma consequência. O Morangão é uma empresa. Qualquer detalhe que ataque sua margem de lucro vai ser levado à sério, e sofrer um contra-ataque. É muita ingenuidade achar que poderíamos comprar sem medo de pedir ressarcimento sempre que necessário, e que isso nunca reverteria contra nós mesmas. Pior: contra nós todas.
Já faz uns meses que tenho ouvido das meninas nos comments e emails que o site está cobrando um valor diferenciado para as clientes brasileiras. Como eu passei um bom tempo sem comprar nada por lá, não pude checar isso. Mas a Thays Xavier percebeu o extra numa compra, e mandou um email pra empresa, perguntando se era algum erro ou se os valores estavam corretos (uma diferença de U$7 numa compra de U$39, já com os 7,5% do desconto de fidelidade).
Abaixo, a resposta do site:
Dear Thays,
Thank you for your e-mail.
Unfortunately, it has been necessary to increase prices in order to cover taxation costs.
We expect in general that our prices remain very competitive and the free shipping plus 5% for 3 or more products and up to 10% off for loyalty are added benefits of shopping with us.
We sincerely apologise for the inconvenience and if you have any further queries, please feel free to contact us again.
Yours sincerely,
Ben Lui
Customer Services
Como diz a Thays no email que mandou pra gente, "finalmente estamos pagando o preço pelos reembolsos". Todas nós.
Agora, bora chupar juntas essa manga. :x
Má
Ps: pra quem não entende inglês (tradução livre, por favor não peguem no meu péééé): Querida Thays, obrigada por seu email. Infelizmente, foi necessário aumentar os preços para que pudéssemos cobrir os custos de taxação. Esperamos que no geral os preços continuem competitivos, e que o envio gratuito, mais os 5% de desconto na compra de 3 produtos ou mais, mais o desconto de fidelidade que pode chegar a 10%, sejam benefícios que tornem atrativas as compras no site. Pedimos desculpas sinceras pelo inconveniente. Para qualquer outra dúvida fique à vontade para nos contactar. Sinceramente seu (hahaha) Atenciosamente, Ben Lui, Atendimento ao Consumidor.
Post ótimo da Clau no Dazzleblog, AQUI.
Que fique claro que não estou defendendo a empresa! Acho que o Morango deveria ter acabado com o reembolso pro Brasil, e não aumentado os preços. Porque aí ficou aquela velha história: o justo pagando pelo pecador. [ditado popular que significa que quem nada fez arca com as consequências de algo que outro fez]