Dicas para Compras pelo eBay (Parte 1)
Categoria(s) colaboração, compras online (manual) |
por Ana Farias |
Nem todo mundo se arrisca a comprar pelo eBay, até por achar meio complicado, ou por se sentir insegura.
Sou compradora há tempos, e posso garantir que não é tão difícil assim de aprender a usar o site. Pra isso, preparei uma série de posts explicando o eBay tintim por tintim. Vamos lá?
Você vai precisar de:
• Ter uma conta no eBay (é auto-explicativo);
• Compreender e escrever um pouco de inglês;
• Ter uma conta no Paypal (assunto do próximo post).
Antes de tudo, recomendo muita cautela àquelas que resolverem se aventurar no eBay. Primeiro porque toda compra online, ou seja, toda venda não presencial, é uma caixinha de surpresas - já que não estamos diante do vendedor, nem vemos o produto na mão antes de comprá-lo. Segundo porque a internet é um campo fértil para golpes, e o vendedor, por estar fora do Brasil, está também fora do alcance da nossa lei de proteção ao consumidor.
Nunca levei cano no eBay, mas precaução e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Então vamos começar pelo básico, e cobrir todo o funcionamento do site. Fiquem sempre de olho nas minhas red flags, ok?
O BÁSICO:
1. Como Funciona o eBay?
É o mesmo esquema do Mercado Livre (ML): o vendedor anuncia o produto, você tira todas as suas dúvidas, e só então faz a compra. Um dos princípios básicos da política do eBay é a livre negociação de boa fé entre as partes. A comunicação é bem aberta, você pode inclusive pedir mais fotos do produto e até trocar email direto com o seu vendedor, coisa que já não rola no ML.
A única coisa que você não deve fazer é efetuar a compra por fora do eBay. Além de ser contra a política do site, se você combinar a compra diretamente com o vendedor, perderá a garantia oferecida pelo eBay.
2. Que garantia o eBay me oferece?
Existe uma garantia sobre a segurança na transação: fica assegurado que, após o pagamento, você receberá exatamente o produto que adquiriu. Nada a ver com a garantia do produto, hein gente, é garantia de se receber pelo que se pagou. Para saber se o produto tem a proteção do eBay é só procurar este selo aqui:
Ah! E não custa nada lembrar que a proteção do eBay também não protege contra o “não gostei”, nem contra o “mudei de idéia”, tá? Para o eles, o seu clique significa compra, e isso é um compromisso.
3. Como faço para acionar a proteção do eBay (e iniciar uma disputa)?
Digamos que você comprou uma sombra verde, e recebeu um produto de outra cor, ou quebrado. Você pode acionar a proteção, iniciando uma "disputa". Mas apenas se você tiver usado o PayPal como forma de pagamento - por isso ele é tão importante!
Você vai proceder em três etapas:
1) Você precisa, primeiramente, fazer uma tentativa amigável, entrando em contato direto com o vendedor. O eBay sequer toma conhecimento do problema. Ainda não é a disputa, mas é uma medida preparatória, ou seja, um pré-requisito antes de partir pra briga. Em 80% das vezes o problema se resolve aqui.
2) Caso isso não aconteça, você precisará abrir uma disputa pelo eBay Buyer Protection Policy (Política de Proteção ao Comprador do eBay). Você tem 45 dias após o pagamento para fazer isso. Essa é a segunda chance para o vendedor cumprir com o tratado. Isso é feito por meio de um formulário online (tem o link lá). Você relata o problema, o eBay contata o vendedor, e dá uma dura nele. Você receberá emails diários perguntando se o problema foi resolvido, e deve avisá-los assim que tudo estiver certinho.
3) Passaram-se 20 dias sem que o vendedor se dispusesse a resolver o problema? Aí você vai transformar a disputa em queixa. É aí que o bicho pega! O Resolution Center vai verificar o caso (seu relato com provas, incluindo fotos). Se concluírem que você tem razão, o pagamento é estornado.
Esse prazo pra abrir a disputa pode ser um problema pra nós do Brasil, já que os correios e a Receita às vezes demoram bem mais do que isso para liberar nossas mercadorias.
Não peça para o vendedor declarar um preço mais baixo com a intenção de fugir da receita aqui, pois você estará praticando fraude. E o eBay não tolera isso! Num caso de disputa, por exemplo, bastará que o vendedor mostre seu email sugerindo isso para que o site dissolva a questão. Aliás, corre a lendinha lá fora que brasileiro vive pedindo isso. Pega mauzão, viu?
Fonte
Tomando as devidas precauções, é comum que não haja problemas no eBay.
Eu, por exemplo, só precisei abrir disputa uma única vez. Motivo: logo após o pagamento, o vendedor fez a mágica do desaparecimento, e não respondeu mais emails. Lá pelo 40º dia abri a disputa para garantir o prazo.
Tenho para mim que o eBay deu uma prensa no sujeito, porque já no dia seguinte da disputa ele me respondeu informando o código de rastreamento. Realmente, ele já tinha postado na data combinada, então encerrei a disputa. Mas confesso que foi tenso.
Problemas acontecem, mas a proteção do eBay funciona! Só é preciso prestar atenção no selo de proteção, no prazo, e fazer o pagamento pelo PayPal, que é nosso assunto da semana que vem.
Até lá!
Renata Kelly (colaboradora - compras online)