usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Dicas para Compras pelo eBay (Parte 1)  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Nem todo mundo se arrisca a comprar pelo eBay, até por achar meio complicado, ou por se sentir insegura.

Sou compradora há tempos, e posso garantir que não é tão difícil assim de aprender a usar o site. Pra isso, preparei uma série de posts explicando o eBay tintim por tintim. Vamos lá?

Você vai precisar de:

• Ter uma conta no eBay (é auto-explicativo);

• Compreender e escrever um pouco de inglês;

• Ter uma conta no Paypal (assunto do próximo post).

Antes de tudo, recomendo muita cautela àquelas que resolverem se aventurar no eBay. Primeiro porque toda compra online, ou seja, toda venda não presencial, é uma caixinha de surpresas - já que não estamos diante do vendedor, nem vemos o produto na mão antes de comprá-lo. Segundo porque a internet é um campo fértil para golpes, e o vendedor, por estar fora do Brasil, está também fora do alcance da nossa lei de proteção ao consumidor.

Nunca levei cano no eBay, mas precaução e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Então vamos começar pelo básico, e cobrir todo o funcionamento do site. Fiquem sempre de olho nas minhas red flags, ok?

O BÁSICO:

1. Como Funciona o eBay?

É o mesmo esquema do Mercado Livre (ML): o vendedor anuncia o produto, você tira todas as suas dúvidas, e só então faz a compra. Um dos princípios básicos da política do eBay é a livre negociação de boa fé entre as partes. A comunicação é bem aberta, você pode inclusive pedir mais fotos do produto e até trocar email direto com o seu vendedor, coisa que já não rola no ML.

A única coisa que você não deve fazer é efetuar a compra por fora do eBay. Além de ser contra a política do site, se você combinar a compra diretamente com o vendedor, perderá a garantia oferecida pelo eBay.


2. Que garantia o eBay me oferece?

Existe uma garantia sobre a segurança na transação: fica assegurado que, após o pagamento, você receberá exatamente o produto que adquiriu. Nada a ver com a garantia do produto, hein gente, é garantia de se receber pelo que se pagou. Para saber se o produto tem a proteção do eBay é só procurar este selo aqui:



Ah! E não custa nada lembrar que a proteção do eBay também não protege contra o “não gostei”, nem contra o “mudei de idéia”, tá? Para o eles, o seu clique significa compra, e isso é um compromisso.


3. Como faço para acionar a proteção do eBay (e iniciar uma disputa)?

Digamos que você comprou uma sombra verde, e recebeu um produto de outra cor, ou quebrado. Você pode acionar a proteção, iniciando uma "disputa". Mas apenas se você tiver usado o PayPal como forma de pagamento - por isso ele é tão importante!

Você vai proceder em três etapas:

1) Você precisa, primeiramente, fazer uma tentativa amigável, entrando em contato direto com o vendedor. O eBay sequer toma conhecimento do problema. Ainda não é a disputa, mas é uma medida preparatória, ou seja, um pré-requisito antes de partir pra briga. Em 80% das vezes o problema se resolve aqui.

2) Caso isso não aconteça, você precisará abrir uma disputa pelo eBay Buyer Protection Policy (Política de Proteção ao Comprador do eBay). Você tem 45 dias após o pagamento para fazer isso. Essa é a segunda chance para o vendedor cumprir com o tratado. Isso é feito por meio de um formulário online (tem o link lá). Você relata o problema, o eBay contata o vendedor, e dá uma dura nele. Você receberá emails diários perguntando se o problema foi resolvido, e deve avisá-los assim que tudo estiver certinho.

3) Passaram-se 20 dias sem que o vendedor se dispusesse a resolver o problema? Aí você vai transformar a disputa em queixa. É aí que o bicho pega! O Resolution Center vai verificar o caso (seu relato com provas, incluindo fotos). Se concluírem que você tem razão, o pagamento é estornado.


Esse prazo pra abrir a disputa pode ser um problema pra nós do Brasil, já que os correios e a Receita às vezes demoram bem mais do que isso para liberar nossas mercadorias.



Não peça para o vendedor declarar um preço mais baixo com a intenção de fugir da receita aqui, pois você estará praticando fraude. E o eBay não tolera isso! Num caso de disputa, por exemplo, bastará que o vendedor mostre seu email sugerindo isso para que o site dissolva a questão. Aliás, corre a lendinha lá fora que brasileiro vive pedindo isso. Pega mauzão, viu?


Fonte


Tomando as devidas precauções, é comum que não haja problemas no eBay.

Eu, por exemplo, só precisei abrir disputa uma única vez. Motivo: logo após o pagamento, o vendedor fez a mágica do desaparecimento, e não respondeu mais emails. Lá pelo 40º dia abri a disputa para garantir o prazo.

Tenho para mim que o eBay deu uma prensa no sujeito, porque já no dia seguinte da disputa ele me respondeu informando o código de rastreamento. Realmente, ele já tinha postado na data combinada, então encerrei a disputa. Mas confesso que foi tenso.

Problemas acontecem, mas a proteção do eBay funciona! Só é preciso prestar atenção no selo de proteção, no prazo, e fazer o pagamento pelo PayPal, que é nosso assunto da semana que vem.

Até lá!

Renata Kelly (colaboradora - compras online)

21 comentários

Fantástico o post!!!! Parabéns pela iniciativa de mostrar, de forma tão clara, tudo o que muitas de nós tinha vontade de saber, e não tinhamos pra quem perguntar (eu pelo menos). Juro que agora, apos ter lido o post, me sinto muito mais segura em efetuar minha primeira compritcha por lá.

Bjks!
Danie
www.lindaecheiadegraca.blogspot.com

Amo os post esclarecedores. Mesmo que eu não use o e-bay sempre, é bom saber dos detalhes.
bjks
Mel

Que ótimo isso. Eu sempre tive medo de comprar no ML e no Ebay, sempre preferi as lojas.

Tenho uma dúvida, como fica agora com essa questão da retaliação aos Estados Unidos? Não está mais arriscado comprar no E-bay e outros sites americanos? Vcs sabem algo sobre isso? Estou querendo fazer uma comprinha na Brigette Boutique mas estou morrendo de medo.

Aproveitando essa parte 1, sobre problemas com vendedor, seguem minhas experiências:

- 1ª compra: comprei um produto, mas ele não chegou nem no Brasil, ou seja, extravio. Como o vendedor tinha me dado segurança de reembolso em caso de perdas ("We will be responsible for any damages or losses incurred in the shipping process."), e o preço era baixo - $3 - solicitei o reembolso com ele, diretamente. Depois de alguns dias e nada de resposta, solicitei a ele de novo através do formulário de contato dentro do ebay, que funciona como um e-mail, mas no servidor ebay. Ele me respondeu prontamente, mas nada de reembolso. Daí, abri uma reclamação e dei feedback neutro pra ele. Resultado: ele reembolsou no mesmo dia e daí veio a jogada: ele pediu pra eu retirar meu feedback, pq os feedbacks neutros equivalem a negativo e assim ele poderia ser suspenso, e que se eu deixasse assim, ele ia me negativar pra eu nunca mais poder comprar lá. Absurdo!!! Daí, comuniquei ao ebay isso, mas não sei no que deu.

- 2ª compra: ótimo vendedor. Demorou pra chegar, mas chegou, e ele sempre me perguntando como tava, se já tinha chegado, etc. Mas me cobrando pra eu colocar feedback ótimo qdo chegasse.

Dessas histórias conclui-se que: NÃO DÁ PRA CONFIAR NO "EBAY BEST SELLERS". Os 2 que eu comprei eram, mas eram pq forçavam os clientes a dar ótimos feedbacks.

Então a dica é: comprem com vendedores que você tem referência que são bons, como o tio coreano (abestlife) que várias blogueiras compram com ele.

Bjs

Barbara, ainda não sabemos como isso vai afetar nossas encomendas. Só esperando para ver mesmo.

Renata, ótimo post, bem legal a iniciativa!
que tal no final dar algumas dicas de lojas do ebay?

Oi Isabella, vc tbm é assidua no eBay? ADORO, hahaha! Já vi que vamos tricotar muito por aqui.

Chato isso da sua 1ª compra. Mas achei bacana a preocupação do 2º vendedor em saber se vc recebeu o produto.

E esse problema dos correios é chato tbm, viu! Meu cunhado é Beatlemaniaco e comprou um DVD no eBay. Daí passou um tempão e nada do treco chegar. Ele contatou o vendedor e acabou recebendo um novo produto. Aí passaram uns 8 meses e o 1º DVD chegou na casa dele. O cara tinha postado tudo certinho, mas os correios levaram uma vida para entregar. São situações excepcionais, mas a gente tem que ver o lado do vendedor também.

Ana Carolina, vai ter post com indicação de lojas no eBay também.

Espero que vcs estejam gostando das diquinhas.

bjs!

Oi, adorei o post e queria tirar uma dúvida , como fica a questão do imposto de importação e do frete. Como faz ? É caro? Como podemos calcular?

BJSsss, Vivi

Oi Renata entao amei o seu post do eBay bem explicativo nunca comprei pelo eBay mas queria dividir com vc e todo mundo que tem essas duvidas e sortes de vez enquanto entao eu fiz uma compra em um site de cosmeticos cosme-de não sei se conhecem mas enfim ele nao cobram frete para entregar fiz uma compra que eu gastei 81 dolares eu ja sabia que tava correndo um risco danado de ser tributada coisa que nunca me aconteceu, bom lendo um de seus post em que vc mostra aquele pedaço do sro dos correios deu que meu pacote conferido quando chegou mas dai vai ser entregue hj na minha casa liguei para os correios para perguntar se eu fui tributada a mulher que me atendeu disse que nao que vai ser entregue direto na minha casa, entao renata que maluquice aconteceu? to ate agora meu abobada com essa situação já aconteceu com vc?

beijoss

Oi Vivi, muito obrigada! O imposto de importação é 60% sobre o valor do produto + valor do frete. Já teve um post tratando com detalhes sobre o imposto, aliquotas, isenção e pedido de revisão do imposto.

Elenai, a informação "conferido" não necessariamente significa que vc foi tributada. Se vc tiver sido, vai aparecer bem grandão "TRIBUTADO". Na duvida, vá até a sua agencia de correios que lá, com o seu nome completo, eles verificam na hora se tem pacotinho para você. Se vc tiver sido tributada, o pacote vai estar na agencia aguardando a retirada. Aí,você nem precisa esperar o telegrama, já retira na hora.
Mas só se vc foi tributada, se não foi, aí tem que esperar chegar na sua casa mesmo. Boa sorte!

Bjs!

Muito legal esse post! Como escolher um vendedor "confiável", quantos feeds positivos ele deve ter no mínimo. Vendedor com altos feeds, pode vender produto falso?

obrigada

Conceição, infelizmente sim, isso pode ocorrer. Não acredito que um nº X de feedbacks lhe garanta autenticidade do produto. Alguns vendedores recebem mercadoria de terceiros e nem sempre eles sabem que vieram fakes junto daquele lote.
Mas o que vc deve obeservar no feedback dele pra se garantir é como ele se comporta quando alguem reporta uma fake ou outro problema com o item. Se ele enrola e fica discutindo eu corro. Se ele devolve a grana sem embaraços eu presumo que não houve má-fé. Enfim, é difícil saber, mas com o tempo você vai criando seus próprios critérios e aguçando sua intuição.

Bjks e boa sorte!

Renata, oieeeeee....
Vc sabe que teus posts sobre compra sempre tem pitaco meu,pq coleciono suas diquinhas...mesmo sendo sobre bolsas que jamais vou comprar...rsrs.
Sobre feedback no Ebay, que as meninas estão comentando, eu li num blog americano que até um tempo atrás os vendedores "compravam" o feedback, custava uns 3 dolares ( não lembro o preço exato, memória ruim).
Não existia nas normas do Ebay nenhum impedimento para este ato, então como pelas regras não era ILEGAL, começaram a fazer.
No blog em que li isto, o próprio blogueiro que contava tb reconhecia que tinha usado este mesmo expediente para ter qualificação.
Portanto, não importa o critério que adotemos, toda compra tem risco.
A gente tem que usar as dicas para tentar minimizar o prejuízo, e se algo acontecer ter nervos para aguentar a tensão de discutir em outro idioma até chegar a uma soluçaõ.
Beijos Renata, aguardo novos posts.

Eu sempre pesquisei este tipo de bolsa no ebay, mas nunca tive coragem de comprar pq acho que é um item muito caro pra se arriscar, mas que dá vontade, dá. Sobretudo em coisas que as lojas não mais disponibilizam, coleções antigas e lindas..

Nesse caso, eu acho que a pesquisa tem que ser muito minuciosa...
Desconfiar de preços excessivamente baixos, ou seja, leilões que começam a $9,00, olhar todos os detalhes da bolsa (já encontrei best seller com Louis Vuitton que de um lado tinha o LV normal e do outro o LV da bolsa era de cabeça pra baixo), fixar no acabamento (essa foi A dica), se o fecho é igual, se a costura é igual, se o tecido interno é o mesmo, se o bolso interno fica na mesma posição, se as proporções são as mesmas que as originais, enfim... É cansativo...

Muito boa a sua pesquisa, mas eu fiquei com uma pontinha de curiosidade. Vc á se arriscou a comprar bolsa de grife no ebay? :D

Beijos.

Cara Renata Kelly.
Estou precisando da sua ajuda.
Se trata do seguinte problema.
Dia 26 de maio de 2010 eu fiz uma compra no EBAY utilizando o paypal. Em alguns sites eu li pessoas dizendo para pedir ao vendedor declarar a menos para nao pagar imposto, infelizmente nao vi o seu site. Jà fiz muitas pesquisas sobre ebay na internet desde a minha compra.
Eu fiz o seguinte pedido ao vendedor, pedindo a ele que declarasse a menos:
I would be interested in your product.
I wonder if you can declare $ 47.90 or $ 46.90 when you send me, because the tax above $ 50 is too expensive.
Please could you do this?
And, "shipping $20 everywhere else", this includes Brazil, right?
Thanks.

Ele disse que nao faria isso por ser fraude respondendo o seguinte:
Sorry, declaring the wrong amount is considered fraud and we will not do that.

Disse a ele tudo bem. Ele disse que faria o frete 10 dolares a menos, ou seja, a 20 dolares.
Mas na hora de cobrar, ele cobrou 30, eu disse a ele que havia acordado 20, entao ele corrigiu o valor.
Atè aì tudo bem. Paguei e ele respondeu feliz:
Yup. will be shipped this week. thanks.

Entao, confirmou dizendo q na mesma semana iria enviar. Um dia antes ele disse que me enviaria o customs number.
Ok.
Esperei 20 dias e outra compra q fiz depois com outro vendedor chegou. Entao fiquei preocupado e resolvi cobrar o customs number q me havia prometido e q nunca me enviou.
Daì em diante foi uma guerra. Ele nao me respondia. Depois ameacei abrir uma disputa, entao ele respondeu, e fingia nao entender meus emails, como se eu nao estivesse falando um ingles claro. Depois qdo eu ameaçava novamente abrir disputa ele parecia querer ajudar. Depois de muito tempo ele me entregou um customs number que nem sei se é do meu produto realmente.
Depois disso continuei dizendo q nao chegou. Hoje faz 41 dias que nao chegou e nem aparece nada nos correios. E ele ofereceu me enviar o recibo, eu disse pra ele escanear ou tirar foto e me enviar. Ele parece que està sempre me enrolando. Disse que encomendou um scaner e està esperando chegar para me enviar. Eu disse pra ele tirar foto q seria mais facil. E nao responde mais.

Serà que vou ter problemas por causa do pedido para declarar menos? Ele disse que nao iria declarar e eu aceitei.
Um erro nao justifica outro. Eu acredito que estaria cometendo fraude se o produto assim fosse enviado. Ou seja, nao è por que eu pedi que cometi a fraude. O que vc acha? Amanha quero entrar com uma disputa.
Me ajude por favor.
Obrigado.
Carlos Augusto.
csimonetti18@hotmail.com

Cara Renata Kelly.
Queria apenas lembrar que o vendedor tinha 99.9% quando fiz a compra com ele e hoje tem 99.8% de positivo.
Praticamente 1 mes atras ele recebeu um negativo dizendo que ele nunca enviou o produto.
O comprador disse:
Seller never shipped and gave sarcastic email...Money refunded!
E o vendedor disse:
Due to this feedback we no longer sell to miserable 70 yr old women :) Thnx!

Estou com medo de nao ter enviado o meu produto.
Mas ele ficou muito feliz qdo paguei e disse q iria enviar na mesma semana. O que vc acha?
Voce acha que ele faria isso?
Ele tem 1191 vendas.
Eu tenho apenas 1 compra, que jah recebi positivo e fui muito elogiado pelo vendedor. E estou esperando esta segunda compra.
Obrigado.
Carlos Augusto.
csimonetti18@hotmail.com

Carlos,
Por precaução, abra a disputa no prazo. Não sei como o ebay vai resolver o assunto. O maximo que pode ocorrer é vc fechar a disputa posteriormente. Eu tentaria.
Espero ter lhe ajudado.
Um abraço, Renata.

Obrigado Renata.
Sinceramente nao sei o que vai dar, mas nao tenho escolha, seria loucura da minha parte nao abrir uma disputa.
Ele chegou a pedir para positivar ele, me confundir com um italiano, etc... As vezes, ele parecia sincero e pronto a ajudar, mas outras vezes parecia estar sendo sarcastico, debochando, como se nao estivesse nem aì.
Eu escrevi duas paginas de word para a disputa, mas parece q pode por fotos tbm? Posso entao dar printscreem dos e-mails nè? Se assim for, vai dar mais de 4 folhas.
Posso pedir uma indenizaçao simbolica no paypal? Tipo, eu pago taxas do cartao por ter utilizado dolar, alem do mais, fiquei sem o dinheiro por 40 dias. Isso è um absurdo, serà que eles dao um reajuste de pelo menos 5 dolares ou mais???
Gastei 80 dolares.
Jah olhei no site do USPS e nao verifica nada com o customs number q ele me deu, nem no site dos correios. Começa com LC meu numero.
Você já ouviu falar em danos morais para esse tipo de coisa??

De qualquer forma, muito obrigado Renata.
Aprendi algo muito importante em seu blog.
Nunca mais pedir para declarar a menos, diferente de outros sites.

Muito obrigado pela ajuda, se for possìvel responder este post, fico ainda mais agradecido.

Obrigado.

Carlos Augusto.

Olá Renata sei que nao tem muito a ver, mas comprei pelo Ebay dia 19-07 umas peliculas e uma capa de silicone para o meu celular htc desire. incrivelmente num vendedor do ebay por 3 U$$ mais 1 U$$ de frete pro brasil. aqui no Mercado Livre encontrei a mesma por 35 reais. Ja recebi do vendedor a confirmação do envio e paguei pelo Paypal, tenho meu cartao cadastrado lá entao eh bem tranquilo. Vou aguardar aqui. Parabens pelo site.

em algum post de como se cadastrar no ebay? hehee
obg!

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação