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Dicas para Compras pelo eBay (Parte 3)  

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por Ana Farias




Já falamos sobre o que é o eBay, e sobre como as negociações são protegidas pelas compras com o PayPal.

Hoje vou falar sobre algumas escolhas que vocês podem fazer na hora da compra:


8. Escolhendo o item (new/used/pre-owned):

No eBay tem de tudo, mas tudo mesmo, inclusive muitas coisas usadas, que você poderá encontrar com as terminologias used ou pre-owned. Claro que as coisas usadas têm um preço muito melhor, e com certeza vão chamar a sua atenção. Aliás, tente não enlouquecer com as echarpes de grife, que saem por menos de 20 dólares!


E aí vem o alerta. Nossa política de importação tem restrição para a entrada de coisas usadas no Brasil. Nem tudo a receita examina, especialmente se for só um produto para uso pessoal, sem fins comerciais. Mas, se for pedir alguma coisa usada, esteja ciente de que a entrada destes produtos poderá enfrentar restrições.


9. Shipping & Handling (Frete e Envio):

Ao contrário das nossas comprinhas no Brasil, em que pagamos exclusivamente o valor do frete (shiping), centavinho por centavinho, no eBay é comum o vendedor cobrar também pelo manuseio da mercadoria (handling). Mas como assim? Simples. No shipping, o vendedor cobra o custo do selo, ou seja, o envio propriamente dito. Já o handling engloba a despesa pelo combustível, o tempo gasto nos correios, o papel bolha e a embalagem - que, convenhamos, PRECISA ser caprichada, já que o produto vem numa viagem looooonga e ninguém merece receber sombra esfarelada.


10. Seguro (Insurance):

A maioria dos vendedores oferece seguro no frete, cobrado à parte e opcional. Custa um pouquinho a mais, mas aí você vai dormir tranqüila. Para contratar o seguro, você tem que optar pelo frete com rastreamento (no caso o USPS Priority ou o Express).


Aquele frete mais em conta (First Class) não tem rastreamento. Portanto, ao contratar o seguro, você terá que mudar automaticamente o seu método de envio. Para coisas mais caras, acho que vale a pena contratar seguro. Mas vai de cada um.


Caso você precise acionar o seguro, é preciso envolver o seu vendedor, pois foi ele quem contratou o serviço nos correios do país de origem. Nunca precisei acionar, mas acredito que qualquer vendedor será solícito quanto a isso, já que é do interesse dele ser qualificado positivamente, e isso só ocorre caso você receba o produto.

11. Seguro x Alfândega:

Nunca tente negociar com o vendedor a declaração de um valor menor do que o que você pagou pelo produto. Além do problema de estar cometendo fraude, você ficará desprotegida caso a mercadoria se perca e o seguro precise ser acionado.

Imagine que você comprou uma bolsa de US$ 120, e que tenha contratado o seguro de transporte nesse valor. Ela desaparece no meio do caminho. Você aciona o seguro. O valor declarado para a alfândega foi de, suponhamos, US$ 50.

O site vai descobrir a fraude, e o seguro não será pago. Ou será pago com base nos US$ 50.

Até a próxima semana, quando falarei de políticas de envio e devolução!

Renata Kelly (colaboradora - compras online)

11 comentários

OI Renata! vc conseguiu algum tipo de confirmação daquela questão do Paypal? Porque eu tô muito curiosa a respeito disso, porque eu se eles estão mesmo aceitando pagamento com débito direto do banco, eu não tô conseguindo acessar essa opção.

Obrigada,

Mônica

meninas, sabe o que seria legal? se pudessem colocar o link das partes 1 e 2 para quem, como eu, não viu! ou até mesmo para quem quiser relembrar... :)

beijos.

Muito esclarecedor, como sempre! Pedir seguro no first, não pode então? Pedir pelo first, é seguro? Pelo qual tipo de enviu, vc costuma usar?

Sugestão: Poderia se fazer um post, só com vendedores confiáveis! Seria 10!

bjus

Essa coisa do frete me deixou p.. essa semana!

Estava procurando um produtinho e achei + de 20.000 opções. Classifiquei por 'Price+Shipping=Lowest First', que coloca em ordem crescente de preço total, já com frete pro Brasil. Só que fui conferir e NENHUM dos ditos vendedores que entregam no Brasil o fazia. Em quase todos tinha a seguinte frase:

"Shipping and handling
Item location: Hong Kong, Hong Kong
Shipping to: N. and S. America, Europe, Australia
Excludes: Russian Federation, Andorra, Belarus, Bulgaria, Estonia, Gibraltar, Italy, Macedonia, Moldova, Monaco, San Marino, Serbia, Slovakia, Ukraine, Cameroon, Egypt, Liberia, Nigeria, Reunion, South Africa, Tunisia, Uganda, Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, French Guiana, Guyana, Peru, Uruguay, Venezuela, Brunei Darussalam, Hong Kong, Malaysia, Philippines, Thailand, Vietnam, Afghanistan, Bangladesh, China, India, Japan, Korea, South, Pakistan, Sri Lanka, Iraq, Israel, Jordan, Saudi Arabia, Turkey, United Arab Emirates, Antigua and Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Cayman Islands, Costa Rica, Dominica, Dominican Republic, El Salvador, Grenada, Guadeloupe, Guatemala, Honduras, Jamaica, Martinique, Nicaragua, Panama, Saint Lucia, Saint Vincent and the Grenadines, Trinidad and Tobago, Virgin Islands (U.S.), Guam, Bermuda, Greenland, Mexico "

Ou seja, eles colocam como se vendessem pro Brasil, quando na verdade enchem de exceções e incluem nosso país nessa lista. Já entrei em contato com o ebay, pq acho que isso não tá certo. Se não entrega aqui, então não fala pro ebay que entrega só pra aparecer na pesquisa. Tô aguardando a resposta do site...

Serve como mais um alerta: olhem o item "Shipping and Payments" antes de fechar a compra!

Bjs

Rê,
To com uma dúvida cruel...rs, nunca fiz nenhuma compra internacional, sempre que quero algum produtinho compro das meninas que revendem, mas em dezembro um blog (até conhecido, e que me parece ou parecia ate confiável) fez um sorteio de uma caixa de cosmeticos e euzinha, que não ganho nem rifa de quermece..rs, fui sorteada. Porém, pelo que me parece, segundo os e-mails que recebi da dona do blog, o produto viria dos EUA, e assim, em janeiro ela me retornou um e-mail dizendo que o produto havia voltado pra lá. Achei estranho pq os correios não deixaram nenhum aviso, dai entrei em contato com a dona do blog de novo, e ela me disse que por ter sido enviado no modo economico os correios não deixavam aviso, contudo, me enviou um e-mail informando ter enviado novamente o produto no dia 03/02/2010, e me enviou esse codigo LC441021964US - A dona do blog me disse que esse código funcionaria só qdo a mercadoria chegasse aqui no Brasil, e até hoje nada. Olho religiosamente, igual retardada..rs, esse codigo todos os dias no site dos correios, fiquei até amiga do carteiro la do meu bairro de tanto que eu pergunto pra ele se nao tem nenhum produtinho pro meu endereço, mas...nada. Já to cansando dessa saga....em busca do prêmio perdido..rs, mas enfim, gostaria de saber se é comum demorar tannnto pra chegar um produto dos EUA (moro no interior de MG, mas há civilização aqui..rs), e se esse código é válido mesmo, ou se fui vitima de uma farça só pra angariar seguidores pro tal blog. Brigadinha...e valeu pelas informações tão válidas que vc sempre expõe aqui no blog! bjks!

Olá, Renata!
Fiz minha primeira compra no Ebay ainda não recebi a mercadoria mas gostei do atendimento do vendedor. E agora: já devo deixar o feedback ou melhor esperar o recebimento do produto?
Seus post são ótimos.Abs.

Obrigada, Meninas. AdoGo quando vcs adoGam o post, rsss!

Monica, mandei o email para o PP pedindo este esclarecimento e estou aguardando a respota formal deles para postar aqui. Por telefone, o atendente do PP disse que, no Brasil, ainda nao conseguiram implantar este sistema da c/c, por conta da restrição do Bacen para o envio de remessas ($$$) p/ o exterior, mas que eles estão trabalhando nisso para que possamos usar a c/c também. Entretanto, no site diz o contrário: "Com o PP, você pode pagar com [...] CONTA BANCÁRIA [...]". Enfim, informações contraditórias. Em razão disso, quero o respaldo desta posição oficial do PayPal sobre isso antes de postar para vocês.

Sara, vou ver com a Ana se dá pra fazer uma tag do eBay, ok?

Isabella, isso rola direto, infelizmente...

Conceição, eu uso muito o fisrt class quando é coisa baratinha (esmalte, batom, etc). Nunca tive problema de extravio. Para coisas mais caras, eu nem pestanejo: tem que ter rastreamento. Nestes casos, uso o priority que é um pouco mais caro. Mais pra frente vou indicar alguns vendedores em quem eu confio.Vou tentar umas promoções para vcs tbm.

Juliana, é isso mesmo, este codigo provavelmente é do first class (sem rastreamento). Assim, vc não consegue ver o 'CAMINHO' do pacote. Só depois que vc receber a encomenda é que vai aparecer na internet a informação "entregue em xxxx".

bjs!

Oi!

Comprei essa semana no eBay (primeira vez! haha), e pelo que vi, realmente não dá pra comprar com cartão de débito no PayPal não =/

Juliana, eu também recebi esse código de rastreio, e dá pra usar ele no site dos correios dos Estados Unidos www.usps.com
Inclusive sobre o seu item está:

Label/Receipt Number: LC44 1021 964U S
Class: First-Class Mail International
Service(s): International Letter
Status: Acceptance

Your item was accepted at 6:11 PM on February 3, 2010 in DANBURY, CT 06810. No further information is available for this item.

Então, existe né?!
No site do correios do Brasil, acho que só dá pra ver depois que chega aqui... talvez ainda não tenha chego. Se perdeu no caminho, pra variar?

Bom, até queria peguntar pra Renata, esse código de rastreio aí funciona mesmo ou é um mais baratinho qualquer? Pq meu pacote foi enviado na segunda feira e até agora só aparece isso no site do USPS:

Service(s): International Letter
Status: Electronic Shipping Info Received

The U.S. Postal Service was electronically notified by the shipper on March 28, 2010 to expect your package for mailing. This does not indicate receipt by the USPS or the actual mailing date. Delivery status information will be provided if / when available. Information, if available, is updated periodically throughout the day. Please check again later.

Bjs!

Para Isabella Rabello:
Menina, eu tb fico de saco cheio com essa história no Ebay. Coloco lá na pesquisa WORLDWIDE, mas não adianta, vem sempre um monte de "ships to: United States"'. Me dá uma raiva, além de vc ir toda empolgada com sede ao pote e nada, te faz perder um tempão!!!!

Outra coisa que vale ser falada é a questão de envio de vários produtos. Fiquei super decepcionada com o método de muitos vendedores. Normalmente, numa loja online a gente coloca um produto no carrinho e o frete dá X, daí compra mais um e o frete dá X+1,00... mais um e X+2,00... e vai aumentando aos poucos, já que só passa a aumentar pelo peso. Já no eBay, muitos espertões cobram o valor de cada frete SEPARADO (X+Y+Z...), o que para mim é um absurdo, pois no fim vai ser um pacote único. É bom ficarem atentas a isso.

Eleonora, só se deixa o feedback (qualificação) para o vendedor após o recebimento do produto. Se não for assim, como fica se vc receber uma coisa completamente diferente? Já pensou? ;)

Estefany, para evitar a multiplicidade de fretes é só perguntar ao vendedor como é a política de "combined shipping" (frete combinado) dele. Atenção que varia de vendedor para vendedor, ok? Ah! E vc precisa avisar ANTES a ele que vai comprar tais e tais itens para que ele faça uma fatura só. Por algum motivo, que ninguem jamais soube me explicar, o eBay não permite que se adicione produtos se a nota já foi fechada e paga. Então, se vc deseja continuar comprando com aquele vendedor, avise a ele que quer o 'combined shipping' e peça que ele emita uma nota só com todos os itens + o valor do frete combinado. Se vc pagar os produtos separadamente, vai acontecer isso que vc falou (X+Y+Z= 3 fretes integrais). E vc tem toda a razão, sai uma fortuna desse jeito!

bjs!

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