Dicas para Compras pelo eBay (Parte 3)
Categoria(s) colaboração, compras online (manual) |
por Ana Farias |
Já falamos sobre o que é o eBay, e sobre como as negociações são protegidas pelas compras com o PayPal.
Hoje vou falar sobre algumas escolhas que vocês podem fazer na hora da compra:
8. Escolhendo o item (new/used/pre-owned):
No eBay tem de tudo, mas tudo mesmo, inclusive muitas coisas usadas, que você poderá encontrar com as terminologias used ou pre-owned. Claro que as coisas usadas têm um preço muito melhor, e com certeza vão chamar a sua atenção. Aliás, tente não enlouquecer com as echarpes de grife, que saem por menos de 20 dólares!
E aí vem o alerta. Nossa política de importação tem restrição para a entrada de coisas usadas no Brasil. Nem tudo a receita examina, especialmente se for só um produto para uso pessoal, sem fins comerciais. Mas, se for pedir alguma coisa usada, esteja ciente de que a entrada destes produtos poderá enfrentar restrições.
9. Shipping & Handling (Frete e Envio):
Ao contrário das nossas comprinhas no Brasil, em que pagamos exclusivamente o valor do frete (shiping), centavinho por centavinho, no eBay é comum o vendedor cobrar também pelo manuseio da mercadoria (handling). Mas como assim? Simples. No shipping, o vendedor cobra o custo do selo, ou seja, o envio propriamente dito. Já o handling engloba a despesa pelo combustível, o tempo gasto nos correios, o papel bolha e a embalagem - que, convenhamos, PRECISA ser caprichada, já que o produto vem numa viagem looooonga e ninguém merece receber sombra esfarelada.
10. Seguro (Insurance):
A maioria dos vendedores oferece seguro no frete, cobrado à parte e opcional. Custa um pouquinho a mais, mas aí você vai dormir tranqüila. Para contratar o seguro, você tem que optar pelo frete com rastreamento (no caso o USPS Priority ou o Express).
Aquele frete mais em conta (First Class) não tem rastreamento. Portanto, ao contratar o seguro, você terá que mudar automaticamente o seu método de envio. Para coisas mais caras, acho que vale a pena contratar seguro. Mas vai de cada um.
Caso você precise acionar o seguro, é preciso envolver o seu vendedor, pois foi ele quem contratou o serviço nos correios do país de origem. Nunca precisei acionar, mas acredito que qualquer vendedor será solícito quanto a isso, já que é do interesse dele ser qualificado positivamente, e isso só ocorre caso você receba o produto.
11. Seguro x Alfândega:
Nunca tente negociar com o vendedor a declaração de um valor menor do que o que você pagou pelo produto. Além do problema de estar cometendo fraude, você ficará desprotegida caso a mercadoria se perca e o seguro precise ser acionado.
Imagine que você comprou uma bolsa de US$ 120, e que tenha contratado o seguro de transporte nesse valor. Ela desaparece no meio do caminho. Você aciona o seguro. O valor declarado para a alfândega foi de, suponhamos, US$ 50.
O site vai descobrir a fraude, e o seguro não será pago. Ou será pago com base nos US$ 50.
Até a próxima semana, quando falarei de políticas de envio e devolução!
Renata Kelly (colaboradora - compras online)