Quando o Pacote Para na ANVISA
Categoria(s) colaboração, compras online (manual) |
por Ana Farias |
Se seu produto já parou na ANVISA, levanta o dedo!
Há um tempinho atrás, uma leitora nos mandou email contando que comprou um BB Cream num site do exterior, e que, chegando ao Brasil, ele foi direto pra ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Então, achei importante alertar vocês que nós não temos apenas a “barreira econômica” dos impostos de importação (que visam a proteção do mercado e do parque industrial nacional). Há outras barreiras, entre elas a ANVISA.
Uma das funções da agência é fiscalizar e controlar os produtos que entram no país.
A maioria dos cosméticos possui ácidos, conservantes, e outros ingredientes que, conforme a concentração, podem ser potencialmente perigosos pra nossa saúde. Para que possam ser comercializados no Brasil, eles precisam ter um registro que só é fornecido após muitas análises técnicas. Embora seja muito chato ficar esperando o parecer da agência, ela existe pra nossa própria proteção.
Parte dos produtos que importamos, especialmente os de grandes marcas, já possui um registro no Brasil pela ANVISA, o que faz com que sejam liberados sem maiores problemas. Mas, quando importamos um produto que ainda não é comercializado no país, caso do BB Cream, é possível que a agência impeça sua entrada.
Duas coisas podem acontecer então: o destinatário recebe o comunicado de que o produto foi devolvido ao remetente, ou é exigido do importador (você) que se providencie uma série de informações sobre composição do produto, com declarações de uso e finalidade.
A não ser que você esteja disposta a seguir com o registro do produto (na qualidade de importadora), acho mais fácil deixar que o produto seja devolvido ao remetente. Depois, contate o vendedor e combine com ele a devolução do valor. Menos o frete, claro, já que o produto chegou a ser enviado.
Comigo só aconteceu uma vez algo parecido, e foi o que fiz.
Se alguém já tiver enfrentado este processo administrativo de registro na ANVISA, e quiser nos contar como foi nos comentários, só vai enriquecer o post. Fica o convite! :)
Renata Kelly (colaboradora - compras online)