usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Quando o Pacote Para na ANVISA  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Se seu produto já parou na ANVISA, levanta o dedo!

Há um tempinho atrás, uma leitora nos mandou email contando que comprou um BB Cream num site do exterior, e que, chegando ao Brasil, ele foi direto pra ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Então, achei importante alertar vocês que nós não temos apenas a “barreira econômica” dos impostos de importação (que visam a proteção do mercado e do parque industrial nacional). Há outras barreiras, entre elas a ANVISA.



Uma das funções da agência é fiscalizar e controlar os produtos que entram no país.

A maioria dos cosméticos possui ácidos, conservantes, e outros ingredientes que, conforme a concentração, podem ser potencialmente perigosos pra nossa saúde. Para que possam ser comercializados no Brasil, eles precisam ter um registro que só é fornecido após muitas análises técnicas. Embora seja muito chato ficar esperando o parecer da agência, ela existe pra nossa própria proteção.

Parte dos produtos que importamos, especialmente os de grandes marcas, já possui um registro no Brasil pela ANVISA, o que faz com que sejam liberados sem maiores problemas. Mas, quando importamos um produto que ainda não é comercializado no país, caso do BB Cream, é possível que a agência impeça sua entrada.

Duas coisas podem acontecer então: o destinatário recebe o comunicado de que o produto foi devolvido ao remetente, ou é exigido do importador (você) que se providencie uma série de informações sobre composição do produto, com declarações de uso e finalidade.

A não ser que você esteja disposta a seguir com o registro do produto (na qualidade de importadora), acho mais fácil deixar que o produto seja devolvido ao remetente. Depois, contate o vendedor e combine com ele a devolução do valor. Menos o frete, claro, já que o produto chegou a ser enviado.

Comigo só aconteceu uma vez algo parecido, e foi o que fiz.

Se alguém já tiver enfrentado este processo administrativo de registro na ANVISA, e quiser nos contar como foi nos comentários, só vai enriquecer o post. Fica o convite! :)

Renata Kelly (colaboradora - compras online)

18 comentários

Eu fiz uma compra na Eyeko em Janeiro e logo após a chegada da encomenda ao Brasil e a liberação alfandegária (Customs Clearance) ele foi enviado para a ANVISA. Ficou parado por lá umas 2 semanas e foi enviado para o meu endereço sem nenhum problema. O pacote não chegou nem a ser aberto! Acho que essa fiscalização é mesmo uma loteria... Bjos

Olá, Renata!
Isso também aconteceu comigo, quando comprei um depilador a laser em novembro do ano passado. A ANVISA solicitou meus dados e queria saber qual seria o uso do aparelho. Como já estava dando por perdido mesmo, respondi à ANVISA dizendo que era para uso pessoal, para remoção de pelos em pequenas áreas, e qual não foi minha surpresa quando o aparelho foi entregue em casa, 15 dias depois, sem nem ser tributado!
Acho que vale a pena tentar explicar à ANVISA o que você pretende com o produto e se eles negarem, como o envio ao remetente é automático, aí sim combinar um reembolso com o vendedor.
Beijos,
Juliana

Eu coleciono bonecas e uma vez comprei uma boneca moranguinho (aquela que tem cheirinho de frutas) e o pacote que estava com o aroma forte da boneca foi parar na Anvisa... eles abriram o pacote, depois lacraram novamente e enviaram pro meu endereço.

Nossa, nem sabia desse risco.

Ate hoje so comprei tranqueiras eletronicas e coisas geeks, maior problema que ja tive eh ter que pagar taxa de importacao. Comprei varias vezes mas fui taxada apenas uma vez

Eu ia comprar umas makes, bom saber que tem esse risco, mesmo sendo muito aleatorio e questao de sorte msm

muahhh

Eu estou usando o BB CREAM, vcs podem me informar se passou direitinho? Fiquei com medo agora kkkkk
bjuss

AINDA não entendo pq as lojas internacionais hj pedem nosso cpf ao finalizar uma compra SE nossos orgãos não utilizam essas informações.

Nossa amiga Anvisa uma vez barrou meus suplementos (inneov) e solicitaram receita médica e uma declaração dos meus responsaveis legais autorizando o uso desses suplementos... Até ai ok!

Se não fosse por um pequeno detalhe: tenho 25 anos!!! Informação esta que qualquer orgão governamental teria acesso consultando meu cpf, que estava na proforma que acompanhava meus suplementos de beleza!

Beijos!

OBS: Anvisa e Receita Federal são loteria mesmo... eles coletam por amostragem.

Bela, que sorte que deu. Emana um tiquinho disso aí que eu vou jogar na megasena, hehehe!

Juliana, obrigada por contribuir com a sua experiencia. Muito bom saber disso :)

Renata, minha xará! Estou rindo sozinha imaginando o que deve ter passado pela cabeça do fiscal da Anvisa. Deve ter pensado que tinha uma torta inteira dentro da caixa, hahaha!

Chris, essas encomendas do exterior são sempre uma caixinha de surpresas. Tem que considerar todas as possibilidades.

Bia, dificil saber, viu! O meu BB Cream passou pela Anvisa sem problemas. Mas é aquilo, né? No fundo, no fundo, nem a gente sabe o que tem ali, pois vem tudo em japones.

Bjs e obrigada pelas contribuições!

Karine, o cpf deve ser para conferencia do cartão de crédito, não é não?

Aconteceu c a minha irma esses dias. Ela recebeu uns temperinhos e um queijo da Italia, mas ela recebeu o comunicado q voltou...ela ficou doida rs

Ah eu tb tive 1 caixa de Inneov (vieram duas numa boa), e tb levei uma receita e 1 FOLDER falando do q era o Inneov, (eu tinha pego na Droga Raia e tava na minha bolsa)...E eles mandaram pra minha casa dp de 1 semana, sem taxas nem nada.
bjuX

Eu comprei na Cherry duas paletas de sombra que tb foram paradas pela Anvisa. Mas como foi via fedex foi tudo muito rapido. Eles mandaram telegrama so pedindo declaraçao de uso e finalidade, como era só sombra não precisei nem registrar no cartório. Uma semana depois o pacote ja estava na minha casa. E nem foi aberto!
Michele

Comprei uns batons Illamasqua ficaram uns 10 dias na ANVISA e agora vejo no rastreamento que foram para a fiscalização.
Estou tensa esperando chegar.

Legal o tópico! Acho muita má vontade da ANVISA pedir para que o comprador envie um relatório explicado a finalidade do uso do produto X. Bastaria eles fazerem umas pesquisa de 15 segundos no Google. Isso seria mais rápido e prático tanto para eles quanto para nós.

Oi, Rê!

Adorei o post! Já linkei lá no meu blog. Depois dá uma passadinha lá para conferir!

Beijos e sucesso!!!

MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

alguem que ja teve produto indo para a Anvisa e depois liberado para a receita, foram taxados?

Kamila, voce recebeu seu produto, to na mesma situacao


ricardo

Ricardo, a Anvisa e a Receita são 2 órgãos diferentes. Cada um exerce uma função distinta na entrada do produto no país. Assim, o seu pacote pode parar na Anvisa e passar batido pela Receita ou ser tributado. Depende da interpretação de cada órgão.

O fato de parar na Anvisa, nao elimina o risco de parar também na Receita (onde poderá ser tributado ou não, depende do valor, do tipo de envio, etc). Já teve um post só explicando quais as regras para tributação dos pacotes.

Bjs!

Quero comprar este produto Pueraria Mirifica

www.pueraria-gold.com

sera que barram ?

comprei coisinhas na eyeko, dai olhei no rastreamento dos correios, e estava na anvisa. esperei até que me avisassem sobre a retenção, mas uns dias depois, o pacote chegou aqui em casa. acho que liberaram tranquilamente.

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação