usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Dicas para Compras pelo eBay (Parte 4)  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Continuando nossa série, hoje vamos falar sobre vendedores do eBay.

Precisando esclarecer dúvidas, ou querendo contar alguma experiência boa ou ruim, usem os comentários, ok?


12. Por que a qualificação de compradores e vendedores é importante?

Em se tratando de internet, ninguém está livre de se deparar com um caloteiro que recebe sua grana e não faz a entrega, ou que entrega produto diferente do combinado, ou até falsificado. Por isso, é fundamental a precaução antes da compra. Fiquem de olho na qualificação (reputação) do vendedor.


13. Como faço para conhecer o Feedback Profile do vendedor?

Moleza! Basta clicar no número entre parênteses que fica ao lado do nome do vendedor. Você será redirecionado para a página de feedback profile dele, e vai encontrar todas informações que precisa.




14. Quais informações devo procurar no feedback do vendedor?

Em minha opinião, o vendedor não precisa ter 100% de reputação. Se um vendedor tem 15.000 vendas e uma negativação, penso que o cara não pode ser tão mal assim. Afinal são 14.999 bolas dentro, contra uma única bola fora! Mas isso é de cada um, claro, só estou dizendo como é o meu critério.

Depois de ver o percentual de negativações do vendedor, procuro o comentário do insatisfeito para saber se tem fundamento, e se o vendedor respondeu à reclamação informando que resolveu o problema. Só depois decido se faço ou não a compra com ele.

Problemas sempre podem acontecer. O que faz diferença é o empenho do vendedor pra resolvê-los.


15. Como qualificar o vendedor na pós-venda?

Ao final de cada compra, você e seu vendedor vão se qualificar mutuamente. Os quesitos que você vai avaliar são aqueles pintadinhos de azul no quadro da pergunta 13.

No quesito “tempo de envio”, tem que considerar que é uma compra internacional, passa pela Receita, ANVISA, etc. Então, não é pra avaliar o tempo que levou para chegar até a sua casa. Aqui você deve avaliar quanto tempo ele levou para postar o seu produto.

Se ele enviou no dia seguinte, vale as 5 estrelinhas. Se demorar uma semana para postar, já perde ponto. Só não vale tirar estrelinhas por conta da demora nos correios. Lembre-se que você está avaliando o vendedor e não os correios ou a Receita!

No quesito “taxas de frete”, também vale a regra do bom senso. Essas qualificações são muito importantes para os vendedores. Já li lá no fórum do eBay que se o vendedor ficar abaixo da média, o eBay pode bloqueá-lo.

Então, meninas, não custa nada ter cuidado na hora de qualificar, para não cometer nenhuma injustiça. Afinal, queremos que eles continuem enviando para o Brasil, né?

Vale lembrar que todos os vendedores têm acesso às qualificações que você deu anteriormente em outras transações, então cuidado com reclamações e negativações infundadas. Em longo prazo, isso pode ser voltar contra você!


12. O vendedor disse que não envia para o Brasil. Por quê?

O eBay permite que o vendedor estabeleça suas próprias regras, inclusive para onde enviar. Muitos vendedores já foram prejudicados por maus compradores no Brasil e deixaram de trabalhar com a gente, o que é uma pena.

Só para exemplificar: há brasileiros que pedem o produto pelo frete mais barato (sem rastreamento), e abandonam o produto caso ele pare na receita. Como o vendedor não tem como rastrear o pacote, não consegue provar (numa disputa pelo eBay) que o enviou corretamente. Resultado: precisa estornar o valor que recebeu pelo produto, e acaba bancando o prejuízo. Isso não atrai simpatia, né?

Outro relato bem comum dos vendedores é que compradores internacionais retiram pontos na qualificação por causa do preço do frete! É importante ter bom senso na hora de qualificar os vendedores. O envio internacional é mais caro (claro!), mas, uma vez que o comprador concordou com esse custo, não me parece correto retirar pontos do vendedor depois.


12. Existe uma política de devolução e prazo para pagamento?

Cada vendedor tem a sua própria política. Alguns aceitam devolução, outros não; e o prazo de pagamento varia. Por isso, leia com muita atenção o anúncio do produto escolhido. Ele é a sua maior garantia no eBay.

O anúncio é o contrato entre comprador e vendedor. Acontece de o vendedor colocar uma foto de rímel marrom, mas avisar que a venda será de um rímel preto. Fiquem atentas aos detalhes, pois o que importa é a descrição. A foto pode ser meramente ilustrativa.


13. O que é combined shipping?

É um valor combinado de frete, para quando você pede mais de um produto com o mesmo vendedor. Assim, ao invés de ser cobrada por dois pacotes, você pode conseguir um desconto colocando tudo na mesma embalagem.

Essa prática é bastante comum no eBay, jamais vi um vendedor se negar a fazer combined shipping. Pelo contrário! Pra ele, quanto mais produtos você escolher, melhor. Você é que precisa tomar cuidado para não terminar com um pacotão gigantesco encalhado na receita! Às vezes é mais negócio dividir em duas faturas, pagando dois envios, do que correr o risco do pacote ficar tão grande que vai chamar a atenção dos fiscais da receita. Além do imposto, a encomenda demora mais ainda.

É necessário informar o vendedor sobre sua opção pelo combined shipping, esperar a fatura que será emitida por ele após a compra do seu último produto, e pagar TUDO JUNTO. A maioria dos anúncios tem instruções sobre como proceder.



Espero que vocês estejam gostando dessa série de perguntas e respostas sobre o eBay.

Semana que vem vamos falar dos leilões (os famosos auctions)!

beijinhos

Renata Kelly (colaboradora – compras online)

17 comentários

Oi!
Vim lhe convidar para participar da promo de aniversário do meu bloguinho! Hoje é o último dia para concorrer a um adesivo decorativo Gecko e amanhã iniciam as inscrições para o sorteio de um lindo jogo americano da Marca Roupa!
Um abraço,
Maura
coisasdamaura.blogspot.com

Renata,
Tive um problema no e-bay e não sei se meu nome pode ser "negativado". Fui tentar fazer uma compra e antes de fazer o pagamento mandei uma mensagem para o vendedor pedindo para ele manter apenas um frete, já que estava comprando dois produtos e o frete estava sendo cobrado em dobro. Infelizmente não conhecia o combined shipping. Mas o vendedor não me respondeu e ficam chegando mensagens no meu mail falando que eu tenho que pagar pelos produtos. Existe alguma "punição" para o comprador caso a compra não seja efetuada?
A propósito, estou adorando essa série de informações sobre compras internacionais.
Beijos.

Ana Carolina Santana   says 7 de abril de 2010 10:15

Renata, estou gostando bastante das dicas. Eu comprei apenas umas três vezes pelo E-Bay mas vc esclareceu algumas dúvidas que ainda permaneciam. Eu estou realmente ansiosa pelo post sobre os leilões, que é algo que me interessa mto mas tenho mto medo e não sei como proceder. Eu li uma vez num blog q a menina comprou uns 10 batons da Nyx por apenas alguns cents. E que dá pra fazer lances pequenos e levar bons produtos. Mas quero mais informações antes de me arriscar.

Valeu pelos esclarecimentos.

Bjos.

Apesar de bater ponto aqui religiosamente todo santo dia, este é meu primeiro comentário.
Quero dizer que estou adorando as dicas de Ebay, e espero ansiosamente pela parte de "leilão".
Burramente dei um lance num leilão sobre um "monte" de coisinhas para o cabelo, pq faltavam 2 minutos para acabar.
Era meu primeiro leilão...vi só o lance e mais nada.
O leilão saiu 3 dolares....uau, que máximo, né?
Mas ao pagar, vi que o valor do frete era 25 dolares!!!!!!!!!!!.....quase desmaiei.
Fui ler direitinho a página do indivíduo e não constava nada disto.
Preferi pagar do que discutir, pq o erro foi meu, (por desconhecimento), não buscar a informação completa.
E o "montinho" demorou séculos para chegar.
O vendedor, ao ver que eu não dava feedback, se ofereceu para reenviar, mesmo sem eu pedir, pq ele sabia que tinha me sacaneado.
Eu disse que agradecia, mas não precisava reenviar nada.
Ele ainda enviou outro e-mail dizendo que me por X dolares ( a quantia nem lembro mais), me mandaria 50 peças...e com rastreio....rsrsrsrs.
Dias depois recebi a encomenda, dei 5 estrelas em tudo e fim
Ele, no feedback enviado para mim, encheu de exclamações, elogios e agradecimentos.
Pudera...como não elogiar a otária que não fez uma reclamaçãozinha sequer???
Mas estou aprendendo...kkkkkkkk
Beijos
Elisa

Tá sabendo do novo "must have" coleção Penélope da Risqué + Accessorize ? Uma linha toda chique, rosa. Eu fiz um post falando sobre ele, se quiser saber mais tá aqui o link.
http://approax.blogspot.com/2010/04/risque-accessorize-colecao-penelope.html

Xoxo,
Kelly

Cassia, para o eBay o seu click em "comprar" é um compromisso. Pelas regras do eBay, se você não pagar, poderá ter sua conta de ebay negativada e reportada pelo vendedor como "NON PAYING BIDDER" (comprador que nao honrou o compromisso de pagar pelo produto). Apenas para fins de esclarecimento, uma vez eu questionei o vendedor sobre essa questão do frete (por que não poderia incluir outros produtos no mesmo frete depois de fechada a compra) e ele explicou que é o eBay que nao permite, pois isso poderia ser uma forma de fraudar a comissão do site. Ou seja, nao é má vontade do vendedor, é controle do ebay mesmo. Depois de fechada e emitida a fatura, nao pode alterar nadica de nada.

Ana Carolina, o ebay tem muita coisa legal e barata. Eu já arrematei um vestido da CK novo por 6 dolares num leilão. São oportunidades, mas tem que fuçar muito até encontrar uma assim e ler tudo cuidadosamente pra nao cair em fria (ex. prestar atenção no vlr do frete, se o item tem algum defeito, se é autentico, etc).

Elisa, adorei ler o seu "causo". Se isso servir de consolo, saiba que eu já dei muita cabeçada no começo também (mas muita mesmo, aos pouquinhos vou contando nos posts, kkk!). No proximo post vai ter muita dica para comprar em leilões.

Bjs!

Patrícia Maia   says 7 de abril de 2010 16:20

Não sei se vcs já viram a notícia do jornal "O Globo", mas finalmente alguém (Defensoria Pública) está fazendo algo para alertar sobre os problemas dos Correios: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/05/correios-defensoria-publica-da-uniao-investiga-problemas-procom-estimula-reclamacoes-916254022.asp

Adriana Araujo   says 7 de abril de 2010 18:51

Olá Renata!

Como estou louca por uma paleta de sombras da Coastal (aquela grande matte) e como já ouvi falar do "Tio Coreano" que vende as mesmas palestas da Coastal, beeemmm mais barato, já andei fuçando no Ebay e vi que é complicadinho mesmo... A correria não me deixou ler seus posts diretinho, mas vou agrupá-los e fazer uma sessão estudo para eles, antes de me aventurar...

Ah! Tb andei fuçando no Amazon... Menina o que é aquilo? Fiquei doidinha, mas tb vi que é mais complicado ainda...

Afinal, depois do susto da ANVISA se eu aprontar mais uma... meu marido me põe de castigo... rs

Parabéns pelo post e pela sua atenção graciosa!

Beijos

Aonde ver os motivos das negativas? Só achei os positivos dos compradores...

Oi Adriana, o Tio Coreano tem coisas ótimas.
Amazon então... Babo no teclado! Mas o problema do Amazon é restrição para mandar pro Brasil (umas coisas eles entregam, mas outras eles já travam na hora do pedido). Uma pena!

Conceição, é na mesma tela dos positivos. Mas vc tem que ir procurando (mudando a página lá embaixo). Pra facilitar, eu coloco a opção de "200 items per page"), aí fica mais fácil procurar as negativas.

Valeu Renata!

Não tem como não gostar destes posts é bem explicado se bem que eu sempre tenho dúvidas rsrsrsrsr, vc acredita que fiz minha primeira compra no Ebay o mês passado e quem me ajudou muito foi o "SwetesPerson" e na segunda eu fiz uma confusão, que eu nem sei ainda no que vai dar rsrsrsrsrsr, Estes posts vai ser uma referencia pra todo mundo que se interessa por compras on-line porque o Ebay tem tudo...claro que temos que ter cuidado...mas vale a pena.
Beijosssssss

Renata, fiz uma compra teste pelo e-bay e optei pelo frete mais barato. Não tenho rastreamento, então como sei quando ele foi parar na receita?

Renata!!!!!!!! indica pra gente alguns endereços no ebay que você comprou e foi confiável,e deu tudo certo.
Por favor

Obrigada

Aí vai uma dica: ao fazer uma busca, sempre filtro os resultados por "Price + shipping: lowest first", o site vai pedir para você informar o seu país, clique em Brasil (óbvio), e irá aparecer na primeira página o valor do produto + o frete.

Amigo Secreto, o frete sem rastreamento é sempre uma surpresa. Na verdade, vc só saberá se foi taxada quando receber. Mas eu nao desprezo esse frete nao, viu? Pra coisas baratinhas, acho ele tudibom!

Vera, esse post tá na fila, rsss!

Luana, bem lembrado. A pena é que esse metodo nao traz o valor do 'combined shipping'.

bjs!

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação