Dicas para Compras pelo eBay (Parte 4)
Categoria(s) colaboração, compras online (manual) |
por Ana Farias |
Continuando nossa série, hoje vamos falar sobre vendedores do eBay.
Precisando esclarecer dúvidas, ou querendo contar alguma experiência boa ou ruim, usem os comentários, ok?
12. Por que a qualificação de compradores e vendedores é importante?
Em se tratando de internet, ninguém está livre de se deparar com um caloteiro que recebe sua grana e não faz a entrega, ou que entrega produto diferente do combinado, ou até falsificado. Por isso, é fundamental a precaução antes da compra. Fiquem de olho na qualificação (reputação) do vendedor.
13. Como faço para conhecer o Feedback Profile do vendedor?
Moleza! Basta clicar no número entre parênteses que fica ao lado do nome do vendedor. Você será redirecionado para a página de feedback profile dele, e vai encontrar todas informações que precisa.
14. Quais informações devo procurar no feedback do vendedor?
Em minha opinião, o vendedor não precisa ter 100% de reputação. Se um vendedor tem 15.000 vendas e uma negativação, penso que o cara não pode ser tão mal assim. Afinal são 14.999 bolas dentro, contra uma única bola fora! Mas isso é de cada um, claro, só estou dizendo como é o meu critério.
Depois de ver o percentual de negativações do vendedor, procuro o comentário do insatisfeito para saber se tem fundamento, e se o vendedor respondeu à reclamação informando que resolveu o problema. Só depois decido se faço ou não a compra com ele.
Problemas sempre podem acontecer. O que faz diferença é o empenho do vendedor pra resolvê-los.
15. Como qualificar o vendedor na pós-venda?
Ao final de cada compra, você e seu vendedor vão se qualificar mutuamente. Os quesitos que você vai avaliar são aqueles pintadinhos de azul no quadro da pergunta 13.
No quesito “tempo de envio”, tem que considerar que é uma compra internacional, passa pela Receita, ANVISA, etc. Então, não é pra avaliar o tempo que levou para chegar até a sua casa. Aqui você deve avaliar quanto tempo ele levou para postar o seu produto.
Se ele enviou no dia seguinte, vale as 5 estrelinhas. Se demorar uma semana para postar, já perde ponto. Só não vale tirar estrelinhas por conta da demora nos correios. Lembre-se que você está avaliando o vendedor e não os correios ou a Receita!
No quesito “taxas de frete”, também vale a regra do bom senso. Essas qualificações são muito importantes para os vendedores. Já li lá no fórum do eBay que se o vendedor ficar abaixo da média, o eBay pode bloqueá-lo.
Então, meninas, não custa nada ter cuidado na hora de qualificar, para não cometer nenhuma injustiça. Afinal, queremos que eles continuem enviando para o Brasil, né?
Vale lembrar que todos os vendedores têm acesso às qualificações que você deu anteriormente em outras transações, então cuidado com reclamações e negativações infundadas. Em longo prazo, isso pode ser voltar contra você!
12. O vendedor disse que não envia para o Brasil. Por quê?
O eBay permite que o vendedor estabeleça suas próprias regras, inclusive para onde enviar. Muitos vendedores já foram prejudicados por maus compradores no Brasil e deixaram de trabalhar com a gente, o que é uma pena.
Só para exemplificar: há brasileiros que pedem o produto pelo frete mais barato (sem rastreamento), e abandonam o produto caso ele pare na receita. Como o vendedor não tem como rastrear o pacote, não consegue provar (numa disputa pelo eBay) que o enviou corretamente. Resultado: precisa estornar o valor que recebeu pelo produto, e acaba bancando o prejuízo. Isso não atrai simpatia, né?
Outro relato bem comum dos vendedores é que compradores internacionais retiram pontos na qualificação por causa do preço do frete! É importante ter bom senso na hora de qualificar os vendedores. O envio internacional é mais caro (claro!), mas, uma vez que o comprador concordou com esse custo, não me parece correto retirar pontos do vendedor depois.
12. Existe uma política de devolução e prazo para pagamento?
Cada vendedor tem a sua própria política. Alguns aceitam devolução, outros não; e o prazo de pagamento varia. Por isso, leia com muita atenção o anúncio do produto escolhido. Ele é a sua maior garantia no eBay.
O anúncio é o contrato entre comprador e vendedor. Acontece de o vendedor colocar uma foto de rímel marrom, mas avisar que a venda será de um rímel preto. Fiquem atentas aos detalhes, pois o que importa é a descrição. A foto pode ser meramente ilustrativa.
13. O que é combined shipping?
É um valor combinado de frete, para quando você pede mais de um produto com o mesmo vendedor. Assim, ao invés de ser cobrada por dois pacotes, você pode conseguir um desconto colocando tudo na mesma embalagem.
Essa prática é bastante comum no eBay, jamais vi um vendedor se negar a fazer combined shipping. Pelo contrário! Pra ele, quanto mais produtos você escolher, melhor. Você é que precisa tomar cuidado para não terminar com um pacotão gigantesco encalhado na receita! Às vezes é mais negócio dividir em duas faturas, pagando dois envios, do que correr o risco do pacote ficar tão grande que vai chamar a atenção dos fiscais da receita. Além do imposto, a encomenda demora mais ainda.
É necessário informar o vendedor sobre sua opção pelo combined shipping, esperar a fatura que será emitida por ele após a compra do seu último produto, e pagar TUDO JUNTO. A maioria dos anúncios tem instruções sobre como proceder.
Espero que vocês estejam gostando dessa série de perguntas e respostas sobre o eBay.
Semana que vem vamos falar dos leilões (os famosos auctions)!
beijinhos
Renata Kelly (colaboradora – compras online)