usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Corrija essa postura, garota!  

Categoria(s)

por Ana Farias




Se eu tenho alguma dor na coluna? Que isso. Eu SÓ tenho dor na coluna.

Melhorou muito quando eu fazia pilates, mas parei e ela voltou foi com tudo. Até que chegou um dia que eu quase não conseguia andar. Doía, gente, doía tanto. Aí, claro, fui ao médico. Mil radiografias e exames e suposições e horas de fisioterapia depois, nada resolvia, nada adiantava. Até que a dor passou sozinha. Da mesma forma que chegou, do nada, e perdurou por meses, um dia acordei sem ela.

Como morro de medo de ela estar só de butuca, me esperando esquecer do assunto pra voltar, procuro fazer sempre os exercícios que aprendi com a fisioterapeuta, e me informar sobre o assunto.

Uma das coisas que descobri foi que dor nas costas não está necessariamente ligada a problemas de coluna. Pode ser uma questão de má postura. Simples assim.


Ilustração

Daí que a vida inteira eu tive má postura. Sério, eu chego a ter inveja de quem tem aquelas mães pentelhas, sabem, aquelas que ficam repetindo dez mil vezes por dia "olha essa postura!", porque a minha nunca se incomodou com isso. Aí que hoje quando me dou conta estou há horas toda "relaxada", com o pescoço quase entrando pela tela do micro.

Então fiquem ligadas, meninas. Aquela dorzinha nas pernas, nos pés, nos ombros, joelhos e até na cabeça podem ser causadas por postura inadequada. Que também pode ser a causa de uma barriguinha persistente (sabem aquela barriguinha de magra? Às vezes nem é gordura localizada, fica a dica!).

O problema é que ficar de olho na postura é chatinho, né? E difícil, especialmente pra quem não teve mamãe treinadora. Uma coisa que ajuda muito é fazer pilates, ioga, RPG (Reeducação Postural Global), ou sessões de alongamento. Tem muito exercício que dá pra fazer em casa mesmo (desde que você não tenha problemas, né, a gente sabe que ninguém deve adotar uma rotina sem consultar o médico antes).

Esses movimentos aqui embaixo são ótimos pra fazer antes de dormir, e, se você tiver no clima, quando acordar também:



Mais exercícios legais pra se fazer diariamente estão AQUI e AQUI. São bons pra dar aquela alongada, o que melhora nossa atenção à postura, e relaxam a musculatura, o que dá um help nas dorzinhas. Antes de dormir, relaxem bastante o corpo. Tensão nessa hora é batata: noite mal dormida na certa!

No mais, procure respirar direitinho (inspire profundamente), dê uma boa espreguiçada de hora em hora, e não dê mole pra jacaré! ;)

Ana

Perguntinha: alguma moradora da RO interessada em me acompanhar em aulas de RPG? ;)

13 comentários

Ana,

eu tenho duas hérnias de disco há mais de dez anos, então sei bem o que é dor na coluna. E tudo por causa de má postura! Fui uma adolescente muito magra, quase sem músculos, que cresceu muito rápido e que, apesar de ter estatura média, sempre se encolheu por ser a mais alta da turma. Daí hoje posso dizer que a maior benção para quem tem alguma dor na columa, seja uma lombalgia qualquer ou até uma hérnia de disco, é encontrar um bom fisioterapeuta que entenda MUITO de biomecânica e saiba fazer uma avaliação global do seu estado. Quem encontrar o seu profissional perfeito, não largue e peça CIC, RG e telefone dos pais para nunca mais perder de vista.
Em tempo: tive sorte, achei ótimoS profissionaiS, hoje é difícil ter alguma dor e posso praticar toda a sorte de atividades que amo. Ótimo post!

Uma postura correta faz toda diferença!

Não adianta nada estar linda... e com uma postura de tartaruga...affff


Doreiii o post!

beijos

Pati
http://paticastilho-coisasafins.blogspot.com/

Acredite, eu tenho má postura por um motivo idiota...Eu cresci ouvindo Britney Spears e como toda adolescente eu imitava absolutamente tudo que ela fazia..A postura tb..rsrsrs...Agora eu tento mudar essa postura horrorosa mas n consigo..É difícil..
=1

Acho que dor nas costas é um problema comum hoje em dia, que senta direitinho na cadeira e para passar horas em frente ao computador? ou agacha direito pra pegar alguma coisa no chão? Já sofri muito com dores nas costas Ana, e mesmo assim não aprendi,kkk.

Bjinhos

http://dasmariazinhas.blogspot.com

Flor, recebeu meu e-mail???

Isabella Rabello   says 23 de junho de 2010 às 10:12

Até q não tenho problemas de coluna, mas de bursite. Já fiz trocentos meses de fisioterapia e fui liberada, mas o problema continua a voltar toda hora (mesmo eu usando mochila com pouco peso, alongando, etc.).
Sei que a solução é: exercícios físicos! Só que falta tempo (tempo mesmo). Só assim pra melhorar.

Quem já teve esse tipo de problema sabe: não há cura, só controle. F....

também sou da turma da dor. sugiro 2 coisas muito interessantes: lian gong, ginástica terapêutica chinesa criada por um ortopedista, com prática gratuita em vários lugares (www.liangong.com.br) e terapia craniosacral, que estou fazendo pra uma tendinite que não cura com os tratamentos convencionais. este tratamento é incrivelmente relaxante e está diminuindo bastante a intensidade da minha dor (www.upledgerbrasil.com). e boa sorte pra nós!!

É dor na coluna, ninguém merece, hérnia de disco, então... fico condoída... pq é uma dor muito forte, minha mãe foi parar no pronto socorro de tanta dor.

Eu "tive" dor nos ombros que se espalhava para a coluna... Vários ortopedistas, mil sessões de fisioterapia, mas o que me "consertou" foi a RPG. As dores pelas quais "sofria" além de físicas, tem fundo de stress tb, aí é uma salada... Mas, hoje as conheço e sei como lidar com elas, porém as dores "infernais" não sinto mais. Por isso, faço propaganda da RGP, pois para mim foi a salvação! A Isabella Rabello tem razão: não há cura, só controle, porém é possível ter uma qualidade de vida melhor.

Beijos

Pena que estou em SP, senão adoraria acompanhar nas aulas de RPG! Pois até hoje, com 23 anos, minha mãe fala: "Arruma essa coluna, menina!". rs...

Parabéns pelo blog, viu!?

Com um tempinho, passa lá no nosso!
www.thestylenotebook.com.br

Um abraço

eu tenho postura de corcunda! hahahaa
é uma coisa automática, quando eu vejo to toda curvada pra frente, mesmo endireitando a postura toda hora, sem perceber eu curvo a coluna de novo!
mas graças a Deus nunca tive dores de coluna, eu tenho mesmo é dores nas pernas de ficar com elas cruzadas aqui no pc. por isso faço alongamento 3x por semana, além de ginástica e musculação, importantíssimas pra fortalecer os músculos e ajudar na sustentação dos nossos ossinhos :)

Tb cresci ouvindo Britney e minha má postura não é culpa dela. Tô há meses enrolando pra ver se procuro alguma aula de RPG por aqui, mas a preguiça sempre fala + alto, acho q o post tá gritando "Toma vergonha na cara e va logo Ana!" =*

Fia,
acompanhar a aula de RPG q tu diz eh o q? Acompanhar sendo profissional ou uma colega p fazer com vc? Pq RPG eh individual... O que pode ser feito em grupo eh SGA (Stretching Global Ativo), que sao umas posturas no mesmo principio do RPG so q em pequenos grupos...
(sim, sou RPGista hahha,mas nao eh SP,to entre Natal e Zürich :D )
Algumas vezes a gente pensa em corrigir sozinho a postura,ficar se policiando... claro q isso ajuda muito, constroi a consciencia corporal. Mas as vezes (qse sempre na verdade) o corpo precisa de uma "ajudinha" externa, de flexibilizacao. Entao nao adianta a gente forçar a ficar "retinha" enquanto tem um mói de musculo puxando a gente pro lado errado... essa insistencia vai gerar mais desconforto do q beneficio. Ai que entra a importancia de um RPG, Pilates, ou outro tratamento corretivo, eh dar essa liberdade no comprimento do musculo,p que ele possa ficar no canto certo sem sofrimento (ai, fui clara? haha)
Boa sorte com a correcao postural :D

Fia,
acompanhar a aula de RPG q tu diz eh o q? Acompanhar sendo profissional ou uma colega p fazer com vc? Pq RPG eh individual... O que pode ser feito em grupo eh SGA (Stretching Global Ativo), que sao umas posturas no mesmo principio do RPG so q em pequenos grupos...
(sim, sou RPGista hahha,mas nao eh SP,to entre Natal e Zürich :D )
Algumas vezes a gente pensa em corrigir sozinho a postura,ficar se policiando... claro q isso ajuda muito, constroi a consciencia corporal. Mas as vezes (qse sempre na verdade) o corpo precisa de uma "ajudinha" externa, de flexibilizacao. Entao nao adianta a gente forçar a ficar "retinha" enquanto tem um mói de musculo puxando a gente pro lado errado... essa insistencia vai gerar mais desconforto do q beneficio. Ai que entra a importancia de um RPG, Pilates, ou outro tratamento corretivo, eh dar essa liberdade no comprimento do musculo,p que ele possa ficar no canto certo sem sofrimento (ai, fui clara? haha)
Boa sorte com a correcao postural :D

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação