usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Levei calote. E agora? (Lojas Nacionais)  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Volta e meia a gente recebe emails perguntando como proceder em caso de calote quando a “loja” é uma pessoa física atuando na venda de produtos.

Então - só pra situar - não estou falando de grandes sites, e sim de lojas não convencionais que encontramos pela net, e que não têm cadastro no CNPJ.

Vou tomar um cuidado muito grande para não generalizar, porque tem meninas que fazem vendas com a maior seriedade. Então vamos separar o joio do trigo, ok? Estou falando só dos casos em que a pessoa recebe o pagamento e não entrega o produto.

Então vamos lá!

Vendedores Online:

Se o(a) vendedor(a) é conhecido(a), bem recomendado(a), acho difícil que vocês venham a ter problema. Mas é sempre uma possibilidade com a qual a gente tem que trabalhar... Como essas lojas não estão registradas no CNPJ, acabam ficando à margem dos procedimentos usuais (que seriam: responder por isso no PROCON ou mesmo numa ação judicial). O problema é que normalmente quem compra só tem o email, e, no máximo, um telefone de contato do vendedor - coisas que podem ser mudadas rapidamente, deixando você a ver navios e sem dados nem pra processar o responsável.

Então como eu faço, Renata?

Novamente, recomendo precaução. Primeiro negocie para que o pagamento seja bem próximo ao recebimento da mercadoria e pague com o PagSeguro, que é bem parecido com o PayPal, só que para transações nacionais (eles não aceitam pagamento em moeda estrangeira, então não rola de comprar no exterior com ele – só aqui mesmo).

Com ele, você tem 14 dias a contar do pagamento para abrir uma disputa pelo, caso não receba a mercadoria. Passado este prazo, já era. Aí só resta buscar os dados da pessoa que vendeu e entrar na justiça, o que é mais chato e demorado.

Mercado Livre:

É cheio de lojas não convencionais (sem CNPJ). Já comprei muito lá no ML até o dia que levei um cano.

[silêncio sepulcral]

Vou contar a história toda só pra vocês saberem que o risco de levar calote é latente em todas as negociações pela internet. Aqui e lá fora. Nesse caso, eu não tinha usado o PagSeguro, faz tempo e nem sabia que a ferramenta existia.

Cismei que tinha que ter uma máquina de costura portátil para fazer bainha em calças (fazer barra para as paulistas). Sou baixinha e tava de saco cheio de gastar 40 reais no shópis cada vez que tinha que ajustar uma calça. Como a máquina custava 30, achei que era o melhor negócio do mundo. É, eu sei, doido pensa coisas estranhas. Enfim, coloquei na minha cabeça que só ia ser feliz nessa vida se fosse possuidora do diabo da máquina portátil.

Comprei uma da Singer no ML. Super prática, SE FUNCIONASSE! Troquei as pilhas e nada. Comprei pilhas novas e necas. Aí mandei um email pro vendedor que jurou por deus que testou ela antes de anunciar e que funcionava. Ok, me engana que eu gosto! Pedi ajuda ao ML pra reaver minha grana e o site nem tchuns pra mim. Responderam que eram apenas os intermediários e que eu devia me entender com o vendedor, que tomou chá de sumiço, por sinal.

Resultado: tomei um cambau bonito aqui mesmo, é mole? Mas é aquilo, se desse certo teria sido um bom negócio, e eu arrisquei. Podia me dar bem ou mal. E assim acontece com to-da compra.

Ah, em tempo: o lado bom do calote é que descobri a Zezé, costureira jóia aqui na minha rua, que faz bainha pela metade do preço. Menomale, né? ;)

Renata Kelly (colaboradora)

18 comentários

Oi, Rê!

E para quem quer comprar em brechós virtuais, acho que não custa dar uma passadinha antes no Sindicato dos Brechós para ver a reputação da vendedora.

Beijos e sucesso!!!

MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

Oi Renata tudo bem???
Graças a Deus nunca levei cano em compras on line.
Uso muuuuuuito o mercado livre e acabei aprendendo alguns macetes.
Sempre olhe a reputação do vendedor, se ele for vendedor novo sempre faça o pagamento com MERCADO PAGO - você paga diretamente ao mercado livre, dai o vendedor só recebe a grana depois que você receber o produto e liberar o pagamento. Se der algum tilte na transação, você reporta tudo ao ML, eles tentam negociar com o vendedor, ser não tiver acordo, vc devolve o produto e o ml devolve o $$$ pra vc.
Aconteceu uma vez com uma carcaça de celular que comprei, não cabia no bichinho de maneira alguma....rs... me devolveram tudo.
Então a dica é essa, o ML é ótimo mas cuidado com PRODUTOS FALSIFICADOS, e sempre compre de vendedores com histórico ou pague com o MERCADO PAGO.

Beijos

Renata e tem mais a respeito de comprar pela internet de pessoas fisicas aqui no Brasil. Agora com a nova lei de crimes pela internet,vc precisa ter a posse de toda a conversação,imprimir os e-mails e levar até uma delegacia de crimes virtuais,normalmente esse tipo de caso é visto como estelionato ,abrem um BO e começam a investigação. POde ser que vc não receba nem seu dinheiro,nem a mercadoria,mas eles pelo menos averiguam quem é mesmo a pessoa(pelo pagamento,deposito ou rastreamento da empresa do cartão de credito) para ir atras. Muitos são laranjas infelizmente,mas só do site sair do ar,já é um bom começo.

Nossa, até agora eu não levei calote pela net, mas vou rever meus conceitos antes de comprar. Ótima Dica!

Oi meninas, eu sou advogada, atuo apenas na área criminal, mas sei q a responsabilidade do Mercado Livre e de outros sites de leilões na web é solidária a responsabilidade do anunciante. Inclusive o TJ do Espírito Santo no Recurso inominado nº 6714/05, já condenou o ML a reparar os danos de um consumidor. A ementa do julgado é a seguinte "RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DA EMPRESA DE WEBSITE EM CUJO AMBIENTE SE DÁ A TRANSAÇÃO COMERCIAL. OBRIGAÇÃO DE RESSARCIR EVENTUAIS PREJUÍZOS DOS CONSUMIDORES."

Nos sites internacionais a coisa é mto mais complicada, a dificuldade de processá-los e as regras de direito internacional são diferenciadas...

Mas, acredito q apesar da demora da Justiça vale a pena ajuizar uma ação em desfavor dos sites mediadores, qdo se leva um calote.

bjokas

Olá!!
Cheguei ao blog pelo RT que a Sépha deu no Twitter e, nossa, que ÓTIMA indicação eles fizeram.. Gostei bastante, me peguei lendo posts de até um tempããão atrás, pois vi muita qualidade. Já vi que vou seguir sempre.

Quanto ao assunto do post... Já quase morri do coração uma vez. Comprei um iPod nos iiiiidos de 2005 pelo ML e o produto que o vendedor dizia ter 13 unidades pra pronta entrega, na verdade nem no Brasil estava. No fim, o Ipod chegou, depois de quase um mês e meio, é verdade, qdo deveria ter chegado em uma semana... Deu tudo certo, mas PENSEM o "quase heart attack" que eu tive qdo achei ter levado um calote de 950 reais...

Abordaram o tema muito bem, infelizmente o risco de comprar pela net nessas condições é alto, mas convenhamos.. se num valesse a pena, ninguém compraria, não?

Parabéns pelo blog!

Amo comprar pela internet! Minhas compras recentes foram de BIJOUS e através de blogs! E nos 2 fui muito bem atendida!
Agora, também recentemente comprei no SUMARINO uma máquina fotográfica semi profissional e recebi um liquidificador (com caixa no meu nome e nota fiscal no nome de outra pessoa). Deu muita dor de cabeça: milhões de e-mails, telefonemas com funcionários treinados pra dizer somente que o protocolo estava no sistema (E NADA MAIS)... 2 meses depois fazendo todos os passos falados por ele e com todos os telefonemas gravados, e-mails impressos, tentativas de resolução documentadas consegui resolver mas já tinha acionado meu advogado. Nessa última tentativa deu certo, mas confesso que NUNCA MAIS compro nada lá!

Eu ainda não fiz compras online (só em brechós), mas acho interessante procurar por pessoas que já tenham comprado em fulano ou siclano ...
minha primeira compra vai ser uma máquina de mini cupcake (*-*), e já fui atrás de informações, e consegui um vendedor confiável ^^

Agora, 40 pilas por uma bainha??? Aqui eu pago R$5,00 e ainda choro ...kkkkkkk

Oi Renata tudo bem??
Bem eu até agora só tenho dado sorte com minhas comprinhas virtuais. No Brasil já experimentei, Anita online, Sapatoonline, Submarino e no exterior também está dando certo mas até agora só em sites de maquiagens e no ebay também com maquiagem, e como vem dando certo, ontem pela primeira vez eu me aventurei em um leilão, (graças a sua ajuda com seus posts super bem explicados) comprei um lenço com estampa de caveiras baratinho pra fazer um teste, dei um lance aquele valor que aparece na caixinha, quando eu fui confirmar pediram pra eu dar um lance maior, tudo bem que era diferença de centavos mas eu parei por ali, lembrei do que vc escreveu que alguns vendedores ficam subindo os lances.
Quando abri meu e-mail tinha levado o lenço pelo valor do meu lance, fiquei super feliz por ter conseguido.
Agora preciso de um favor seu......,
Você conhece algum vendedor que possa me indicar, que venda bolsas em couro com boa qualidade e confiável, ou se não for em couro, mas que seja muito bem feita e com um material similar você poderia me passar?
Estou amando minhas aventuras pelo ebay, me imponho um limite pequeno por mês e não ultrapasso jamaissssssss!!!!!!

Beijossssssssssssssss

OI Renata td bem??

É muito frustrante levar calote, eu sou revendedora e vendi para uma colega que fazia aula de maquiagem comigo, ela fo tão cara de pau que pegou 3 paletas avon mais uns 3 pincéis e eu ainda dei um mega desconto p ela, isso foi em Janeiro, até hj ela não pagou 1 único centavinho p mim.

Eu estou começando uma loja virtual espero que fiquem satisfeitas, é muito difícil começar, pois vendo muita coisa aqui na minha cidade Campinas, torçam por mim, preciso muito!!

Comecei com uma promoção de uma paleta de 168 cores por R$ 90 reais.

Por favor me dê uma forcinha se for possível

bjsssssss

Lia

Nunca levei cano com as meninas que vendem em blogs e etc.
Levei clote de 1000 reais no ML, compra protegida com garanti de dinheiro de volta, já faz quase 3 anos e o Ml sempre que tento entrar em contato, deleta minha conta, diz que nunca existi no site e mimimi.

Hoje, uma amiga estudante de direito diz que tenho direito a receber isso de volta sim, ele tem que arcar com isso. Não sei se no meu caso já prescreveu, mas se vc tomou calote de Toda Oferta, Ml e afins, vá atrás dos seus direitos.

Sabrina, Juliana e Milly, ótimas dicas! Aprendo coisas excelentes com os comentários de vocês, sabiam? rss ;)

Coisas da Gigi, que sorte boa. Que continue assim!

Anonimo, é isso mesmo, o ML responde soldariamente, pq está na cadeia de consumo. O chato é que cada ida ao JEC custa 15 pilas só pra estacionar o carro. Não valia a pena a dor de cabeça e o tempo perdido.

Helena, só de ler o seu relato, eu é que quase tive um heart attack! Que sufoco, hein?

Ana Carolina, que chata esse sua experiencia com o submarino. Que bom que deu tudo certo depois, né?

Thays, 5 pilas a bainha? Vou me mudar pro seu bairro djá! rsss

Vera, vc nao imagina o quanto eu fico orgulhosa de vc estar se dando bem no ebay. Leilão sai sempre mais barato. Enjoy it! Vc quer um vendedor de bolsas no ebay ou aqui no Brasil?

Sempre Linda, que bom que vc deu a volta por cima. Sucesso pra vc!

Bjs, Renata.

Tive um problema parecido com um sem vergonha que vende maquiagem,, tal de Rodrigo Vips da Vips Cosmetics. Comprei um blush Chanel e só descobri que o produto era falso quando o troquei com uma amiga. Entrei em contato, ele foi grosso, mal educado e prepontente dizendo que o produto era original. Um caloteiro, picareta, sem vergonha! Mandei as fotos anexadas comparando os produtos e nada!
Perdi o dinheiro do blush e ainda tive que pagar as makes que havia trocado!

Bruna

Renata, quero um vendedor de bolsas no Ebay
Beijossssssssssss
Obrigada...fico aguardando!!!!!!

Oi Vera, das bolsas sem grife só comprei uma pelo ebay [era "inspired" numa Marc Jacobs], mas não curti a qualidade nem o acabamento. Então nem adianta te indicar o vendedor.

Mas... Na mesma ocasião, minha mãe pediu uma bem parecida [inspirada no mesmo modelo matelassado do MJ] que tinha qualidade bem superior, totalmente usável. Só que eu não estou conseguindo falar com ela pra pegar o nome dele. Conforme for, vira até post esse assunto.

Bjs!

Obrigada Renata!!!!
Seria perfeito um post sobre isto e óculos também seria legal viu??, porquê eu tenho visto umas bolsas lindas, mas ainda estou muito insegura quanto a qualidade.
Mas muito obrigada pela atenção,vou esperar as quartas ansiosamente
Beijos.

aqui em salvador fazem bainha no máximo por 7 reais, as costureiras de rua mesmo! no maior shopping da cidade tem uma loja que faz esses ajustes e cobra 11 reais, sendo que pode pagar com cartão de credito!
fiquei chocada com esse preço

Vera, comprar oculos pela internet eu acho mais dificil, pois tem a questão do tamanho (que deve obedecer às proporções das feições do rosto de cada um - e isso varia muito de pessoa pra pessoa] e da qualidade [dificilimo saber só pela foto se as lentes são de boa qualidade e, vc sabe, né? que as lentes vagabundas podem dar dor de cabeça, prejudicar a vista, etc]. Assim, a não ser que vc já conheça o modelo que te cai bem no rosto [e acomoda certinho no nariz] e saiba que o vendedor é confiável, acho melhor comprar parcelado aqui mesmo no Brasil, pq dá pra experimentar, entende?

Posso contar como EU faço o teste da lente? Dou uma batidinha de leve com a unha. Se for plastico o barulho é "tlec-tlec", se for lente boa o som é mais parecido com vidro. Ok, essa tá dificil de entender, mas faz o teste em uma lente boa e outra de plastico, que a diferença é nítida.

Lê, morro de invejinha de vcs aí em Salvador, viu? Aqui em SP a media de preços pra bainha é de R$ 20. Se for aquela "expresso" (que a costureira faz na hora enqto vc dá uma voltinha no shopping) pula pra R$ 40. Eu não sei o que é pior: se pagar o "expresso" ou ter que pagar 2 estacionamentos no shopping: um pra deixar e outro pra retirar dias depois. O bolso sofre, viu!!!

Bjs!

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação