usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Levei calote. E agora? (Lojas Internacionais)  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Já comentamos aqui milhares de vezes que internet é uma mão na roda para compras. Dá pra pesquisar os melhores preços, procurar resenhas do produto, uma praticidade incrível! Mas (que ninguém se iluda) esse mundo virtual esconde reveses também.

Se o seu fornecedor for uma loja registrada direitinho no Brasil é fácil: a lei do consumidor e o PROCON estão aí pra isso mesmo. Mas e quando a loja é fora do Brasil? Ou ainda: quando a loja, mesmo estando no Brasil, não é registrada com CNPJ? O que fazer?

Primeiro vamos tratar das internacionais e, na semana que vem, das nacionais, ok?

Loja Virtual no Exterior:

Por experiência, sei que dificilmente alguém leva um cano em loja grande. Mas pode ocorrer um problema de extraviar, de quebrar no trajeto ou de vir produto errado. O que não é um calote declarado, mas – na prática – o efeito é o mesmo, já que você não recebe o que queria.

Então o melhor remédio continua sendo a prevenção. Dê preferência aos fretes com rastreamento (todas as lojas oferecem isso, só que algumas cobram esse frete por fora). E faça o pagamento pelo PayPal, atentando para o prazo de 45 dias para eventual reclamação.

Mas e quando a loja não trabalha com o PayPal?

Aí não tem solução. Você tem que trabalhar não apenas com o “custo x benefício”, mas também com o “risco x benefício”. É o caso da Feel Unique, uma loja que eu adoro, mas que não aceita o PayPal. Aí fico cabreira de arriscar por 2 motivos: primeiro porque meu cartão já foi clonado por um maluco-beleza que gastou 900 reais numa pizzaria em Porto Alegre. O valor foi estornado, mas ficou o receio. Segundo que, sem o PayPal, se eu tiver algum problema (exemplo: receber o produto errado) fico dependendo da boa vontade da loja para reaver o dinheiro.

E qual o melhor frete?

Antes de escolher o frete, procure saber como eles agem em casos de extravio nos correios. Algumas lojas embutem o frete no preço do produto. Outras trabalham com preço mais enxuto e oferecem (à parte) a contratação de seguro ou envio com rastreamento. Aí depende de você ver o que é melhor: se é pagar mais um pouco e ficar garantida ou se prefere manter tudo mais em conta e pedir sem o rastreamento.

Só pra exemplificar, peguei o disclaimer da Cherrie Cosmetics. Reparem que eles não se responsabilizam por extravios quando o cliente escolher o frete sem rastreamento:



Há quem ache isso injusto. Mas, justo ou não, é uma combinação prévia. Sabe aquele ditado que diz que “tudo que é combinado antes não sai caro”? Então, é bem por aí. Fica a critério de cada um, sabendo da situação atual dos nossos correios e da demora da Receita, escolher se prefere a segurança de um frete com rastreamento ou o risco de um frete mais barato sem rastreamento.

Loja no eBay:

Valem as mesmas regras aí de cima com 3 observações adicionais, que a gente já falou em posts anteriores mas não custa nada relembrar:

1. Verifique o feedback do vendedor – aqui não é só pra olhar quantos produtos ele já vendeu, mas procurar saber como ele age quando dá problema. Se ele devolve o dinheiro sem embaraços, ok. Se ele fica discutindo, fuja!

2. Verifique se o produto tem a proteção do eBay.

3. Nunca, jamais cometa erros primários como fechar a compra por fora do eBay ou pedir pra declarar um valor mais baixo na alfândega (isso é fraude e o eBay não perdoa! Basta o vendedor mostrar ao eBay um email seu pedindo isso que a sua proteção vai pro saco e a sua disputa naufraga).

Esse lance de fechar a compra por fora do eBay é a maior roubada. Há pouco tempo atrás, eu perguntei o preço do frete para o Brasil a um vendedor. O cara me respondeu dizendo que normalmente não manda para cá, mas que no meu caso abriria uma exceção, blá-blá-blá, desde que eu efetuasse o pagamento por fora do eBay. Há-Há-Há! Eu devo ter cara de otária, né? Nem respondi, pois se o cara não mandar o meu produto eu vou reclamar pra quem?

Vejam que o eBay alerta de forma ostensiva para que você não feche a compra por fora, pois isso vai contra a política do site e você perde a proteção deles:



Ao contrário das lojas no Brasil, onde você compra e tem todos os direitos do consumidor garantidos, as compras internacionais pela internet têm “regras” bem peculiares e oferecem outras ferramentas de proteção ao comprador (PayPal, etc). E nossa melhor garantia é observar esses detalhes e rezar pra dar tudo certo.

Na próxima semana, vamos falar das lojas no Brasil que não têm CNPJ.

Bjs e até!

Renata Kelly (colaboradora)

18 comentários

Maravilhosa matéria, afinal compramos muito do exterior, principalmente do Ebay, vcs tão arrasando nas resenhas...

Bjs das gurias

www.gauchasnamoda.blogspot.com

Eu morro de medo de comprar em lojas internacionais por isso mesmo!!
=1

Oi Renata eu tava no encontrinho da clinique não sei se vc lembra de mim, uma mestiça enxerida eheheh.
Vc sabe me dizer se esses 45 dias para reclamar pelo pay pal são dias úteis ou corridos?

bjs Joice

Gosto mto destes posts, mto informativos. Sugiro um post com vendedores confiáveis e recomendados e/ou uma "lista negra" dos piores vendedores do Ebay.
Compro muito no Ebay, mais de 100 vezes, apenas uma vez levei um golpe de um vendedor, a primeira vista, superconceituado, 100% de feedback positivo.
Me enviou um batom Myth da Mac totalmente diferente do original, acredito que tenha sido um produto original, porem com defeito de fabricação, porque além da cobertura ser diferente (não era satin), ele derreteu-se todo.Além disso, era sem caixa e a bala estava arranhada.
Negativei o vendedor, ele entrou em contato, enviei fotos e ele sugeriu que eu aceitasse o cancelamento da venda que me daria o crédito de volta. NUNCA FAÇAM ISSO! Esperem receber o dinheiro para aceitar o cancelamento! Ele não devolveu o dinheiro, e o que é pior: uma vez que vc fecha um caso no Resolution Center, vc não pode mais reabrir mesmo que o motivo seja diferente.
Aí vai o link do figura, eu suuuper desaconselho: http://myworld.ebay.com/*allura*?ssPageName=ADME:X:AAQ:US:1181
Bjoks!
Ps.:Agora esse aqui eu mais que indico, já comprei mais de 20 vezes, vem tudo embaladinho e caprichado: http://myworld.ebay.com/crestwar?ssPageName=ADME:X:RTQ:US:1181

eu sou louca pra comprar em lojas internacionais, mas nao kero arriscar a ter o produto trocado, dinheiro perdido, dor de cabeça e coisas do genero

se querem dica, já ouvi mto dizer:

NAO COMPRE NO EBAY

pq o que deve vir de coisa por ele.. É AI QUE ALGUMS FISCAIS MALANDRINHOS SE APROVEITAM sabem que dentro de um container do ebay vai ter cheio de coisas qua as pessoas querem muito, são fabricadas no brasil e compram pelo internet pra pagar mais barato. ELES ABREM E TE COMBRAM O IMPOSTO DO MESMO jeito...

(espero que nao bloqueiem esse meu coment rsrsrsr pois é a pura vdd)

Isso não é dica. Quando você compra no Ebay não vem em um container específico, aliás, nem vem em container, vem de avião mesmo, através do correio do país ou uma transportadora. Sugiro que você se informe antes de escrever bobagens.

Amore, tá rolando um sortei lá no blog... Beijos e beijos.

http://www.raqueltrevisi.com.br/blog

Olá Renata,

Sempre acompanho suas resenhas e adoro!!!
Quero muito comprar uma meia nesse site (http://www.sparkipuss.com/tights.htm) não conheço essa loja, mas a autora do Blog Achados do dia já comprou lá e disse que a entrega foi bem rápida.
Além disso não tenho Pay Pal, quero comprar no cartão, vc acha que ele pode ser confiável?
Devo enviar um email antes de efetuar a compra???

Obrigada!!!!

Karina e Katia, obrigada! É sempre bom um elogio de vocês;)

Ligadona e Éris, realmente tem risco, mas sabe que mesmo assim o saldo final é positivo? Pelo menos no meu caso. Pra cada 20-30 compras 1 dá problema.

Joice, claro que me lembro de vc, rsss! Você pode abrir uma disputa em até 45 dias [CORRIDOS]a partir da data de pagamento. Aí o vendedor vai entrar em contato pra ver se resolve. A partir daí vc tem mais 20 dias [corridos] para transformar a disputa numa reclamação (se o cara nao resolver, claro). Se a disputa não for resolvida ou transformada em uma reclamação em até 20 dias, ela será encerrada automaticamente pelo paypal. Se for aberta a reclamação nesse prazo de 20 dias, o PP vai decidir com base nas provas (emails e fotos) se vc deve ou nao ser reembolsada. Capite? rss!

Amanda, sabe que já tentaram fazer um "cadastro" dos vendedores safados do eBay (tipo um serasa pra consulta geral), mas o problema é que eles mudam o ID e continuam vendendo.

Red Glamour, o eBay é um site que intermedia negociações, nao é bem uma loja. As encomendas vem separadas, cada vendedor manda a sua. E a gente deve sempre computar no preço final o valor do imposto, pois não dá pra fugir, infelizmente <:0

Thalita, não conheço essa loja especificamente, mas nao custa nada mandar um emailzinho perguntando como eles agem em casos de estravio. Aproveita e pergunta se esse shipping oferecido tem rastreamento e seguro. O problema do cartao de credito em site é dificil responder, pois algumas meninas já comentaram que tiveram cartoes clonados logo após uma compra no morangão. Ou seja, dificil saber onde os hackers e crackers vao atacar.

Beijos!

Não tenho coragem de comprar de sites internacionais. Prefiro pagar um pouquinho mais e comprar de vendedoras que trazem para o Brasil e são confiáveis.
Mas estão de parabéns pelos posts informativos de falsificação. Super úteis!
Bjos*

Gostaria de comentar que, realmente, a CHERRIE COSMETICS é o pior "site" a escolher; tive uma péssima experiência, e nunca recebi o blush Orgasm da NARS que comprei em 30 de março deste ano, tendo tido um prejuízo de quase US$ 42.00; nenhuma argumentação com o pessoal da Cherrie Cosmetics adiantou: ao contrário: ficaram me enrolando para que esperasse mais um pouco, pois a entrega ainda estaria "dentro do prazo estimado", e afinal, quando fui consultar as regras do PayPal, verifiquei que eu tinha perdido o prazo de 45 dias para abrir uma disputa e tentar receber o dinheiro de volta; achei a postura do "site" Cherrie Cosmetics a pior possível, e um desrespeito inaceitável com a consumidora brasileira, pois eles sabem que não podemos tomar nenhuma providência mais séria, como, por ex., um processo, em virtude da distância; enfim, não pude fazer nada, além do que eu disse a eles que faria, que é DIVULGAR A TODAS AS PESSOAS, E PARA O MAIOR NÚMERO DE BLOGS, PARA QUE NINGUÉM COMPRE NADA NESTE SITE, POIS É UMA FURADA SEM TAMANHO, e espero de coração que as leitoras não tenham o prejuízo e aborrecimento que tive, boicotando, mesmo, este site, pois só assim, com a diminuição das vendas e a má-propaganda, vão tomar vergonha e tratar o consumidor (que deveria ser o bem maior) como merece, e não com o descaso e até mesmo, má-fé com que fui tratada. Quero ressaltar, ainda, que estou bastante acostumada a fazer compras em sites internacionais, além do eBay, enfim, compro pra caramba, mas NUNCA tive problema nenhum dessa natureza; nas poucas vezes (talvez duas ou três) em que o produto não chegou, eu recebi o dinheiro de volta, ou reenviaram o produto com um pedido de desculpas; de qualquer maneira, parabéns pela excelente matéria e bjs a todas, mas não se esqueçam: NÃO COMPREM NADA NA CHERRIE COSMETICS !!!!!

Sou nova no ebay e no final de abril fiz uma compra de produtos Nyx. Até agora não recebi nada, então mandei um e-mail para a vendedora e ela me disse que só reembolsará o valor dos produtos (sendo que o valor do frete é quase o mesmo valor que eu paguei pelos produtos). Esta semana entrei com uma disputa no Paypal. Ela me mandou uma mensagem dizendo a mesma coisa. Creio que terei que transformar minha disputa em reclamação. Eu gostaria de saber como eles agem no caso de não recebimento de uma mercadoria?
Obrigada

Nossa Renata, muito bom este post e eu continuo fazendo minha apostila com o que você posta sobre o Ebay e tal.... rsrsrsrsrs
Evelyn, não estou defendendo a " CHERRIE" até porque nunca comprei lá, mas compro em outras lojas inclusive no ebay e até agora tem dado certo, já tive que esperar até 62 dias para chegar uma encomenda, mas chegou.
As vezes o que aconteceu com você foi um extravio, dentro do nosso país mesmo,(ou ainda vá chegar) não consigo acreditar que uma loja que muitas meninas compram, inclusive muitos blogs indicam, seja desonesta. Quanto ao atendimento a clientes eles não devem ter muita paciência mesmo,porque pelo que observo há uma ansiedade enorme, com muitos e-mails e tal da parte de quem compra e detalhe.. a maioria com um inglês "tupiniquim" rsrsrsrsr, o que pode não ser o seu caso claro!!!
A ASOS é outra que demora muito mais de 60 dias
na maioria das vezes.
E finalmente por estas e outras coisas como: atrasos nos correios, extravios, ansiedade nossa.
Muitas lojas não querem mais vender para o Brasil ou estão aumentando muito o valor do frete, caso da ACW.
E AMANDA já pedi pra Renata um post sobre endereços mais ou menos confiáveis (porque a pessoa pode deixar de querer ser honesta vai saber...rsrsrsrsrsr), vamos ver se ela vai nos presentear com isso.
Beijos Renata!!!!!!!!

Eu estou com 2 encomendas "perdidas" pelo correio. Já comprei dessa loja antes (Nompareil Boutique) e sei que eles enviaram a encomenda. Mas os FDP dos correiros nao entregou. Não tem como botar a boca no trambone e exigir minha encomenda dos correios??? que ódio dessa gente desonesta!!!
Bjosss

Daniella, eles analisam as especificidades de cada caso. O reembolso pelo valor do produto é incontroverso, tanto que a propria vendedora já se ofereceu pra restituir. Mas o valor do frete vai depender do que foi combinado com o vendedor (verifique o anuncio do produto).
Bjs

Olá, há pouco tempo me aventuro no mundo das compras internacionais, mas até que tenho dado sorte (pé de pato, mangalô 3x!), por isso não tive que me preocupar com reembosos e reclamações.
Minhas experiências:
Morangão, 3 compras, 25 dias e 15 dias de espera, sem taxas, com rastreio, a 3ª tá a caminho ainda.
Cosme.de, 7 compras, tempo médio de espera de 20 a 25 dias, sem taxas, com rastreio.
Kiss and Makeup, 1 compra em 09/05, chegou em 18/06, sem rastreio, sem notícias, achei que ia ficar sem pacote, mas chegou, ave! sem taxas.
Briggete's, 2 compras, sem rastreio nem nada, mas chegou em 14 dias! Sem taxas!
Asos, 1 compra, um maxipacote, já tava esperando a taxa, sem rastreio (nem número tinha para tentar consultar), chegou em 21 dias e sem taxas!
Usei Pay pal em todas as compras. Gostei do atendimento de todas as lojas.

Quanto ao E-bay, ainda não testei minha sorte. Até porque fiz minha primeira compra no ML este ano, sou muito crua...meio bocó mesmo. Postem suas experiências meninas!

Bjos!

Olá!! Gostaria de saber como é que eu faço pra saber se o produto tem a proteção do eBay, e se em caso de extravio vou receber o dinheiro de volta?

Obrigada!!

^^
=*

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação