Levei calote. E agora? (Lojas Internacionais)
Categoria(s) colaboração, compras online (manual) |
por Ana Farias |
Já comentamos aqui milhares de vezes que internet é uma mão na roda para compras. Dá pra pesquisar os melhores preços, procurar resenhas do produto, uma praticidade incrível! Mas (que ninguém se iluda) esse mundo virtual esconde reveses também.
Se o seu fornecedor for uma loja registrada direitinho no Brasil é fácil: a lei do consumidor e o PROCON estão aí pra isso mesmo. Mas e quando a loja é fora do Brasil? Ou ainda: quando a loja, mesmo estando no Brasil, não é registrada com CNPJ? O que fazer?
Primeiro vamos tratar das internacionais e, na semana que vem, das nacionais, ok?
Loja Virtual no Exterior:
Por experiência, sei que dificilmente alguém leva um cano em loja grande. Mas pode ocorrer um problema de extraviar, de quebrar no trajeto ou de vir produto errado. O que não é um calote declarado, mas – na prática – o efeito é o mesmo, já que você não recebe o que queria.
Então o melhor remédio continua sendo a prevenção. Dê preferência aos fretes com rastreamento (todas as lojas oferecem isso, só que algumas cobram esse frete por fora). E faça o pagamento pelo PayPal, atentando para o prazo de 45 dias para eventual reclamação.
Mas e quando a loja não trabalha com o PayPal?
Aí não tem solução. Você tem que trabalhar não apenas com o “custo x benefício”, mas também com o “risco x benefício”. É o caso da Feel Unique, uma loja que eu adoro, mas que não aceita o PayPal. Aí fico cabreira de arriscar por 2 motivos: primeiro porque meu cartão já foi clonado por um maluco-beleza que gastou 900 reais numa pizzaria em Porto Alegre. O valor foi estornado, mas ficou o receio. Segundo que, sem o PayPal, se eu tiver algum problema (exemplo: receber o produto errado) fico dependendo da boa vontade da loja para reaver o dinheiro.
E qual o melhor frete?
Antes de escolher o frete, procure saber como eles agem em casos de extravio nos correios. Algumas lojas embutem o frete no preço do produto. Outras trabalham com preço mais enxuto e oferecem (à parte) a contratação de seguro ou envio com rastreamento. Aí depende de você ver o que é melhor: se é pagar mais um pouco e ficar garantida ou se prefere manter tudo mais em conta e pedir sem o rastreamento.
Só pra exemplificar, peguei o disclaimer da Cherrie Cosmetics. Reparem que eles não se responsabilizam por extravios quando o cliente escolher o frete sem rastreamento:
Há quem ache isso injusto. Mas, justo ou não, é uma combinação prévia. Sabe aquele ditado que diz que “tudo que é combinado antes não sai caro”? Então, é bem por aí. Fica a critério de cada um, sabendo da situação atual dos nossos correios e da demora da Receita, escolher se prefere a segurança de um frete com rastreamento ou o risco de um frete mais barato sem rastreamento.
Loja no eBay:
Valem as mesmas regras aí de cima com 3 observações adicionais, que a gente já falou em posts anteriores mas não custa nada relembrar:
1. Verifique o feedback do vendedor – aqui não é só pra olhar quantos produtos ele já vendeu, mas procurar saber como ele age quando dá problema. Se ele devolve o dinheiro sem embaraços, ok. Se ele fica discutindo, fuja!
2. Verifique se o produto tem a proteção do eBay.
3. Nunca, jamais cometa erros primários como fechar a compra por fora do eBay ou pedir pra declarar um valor mais baixo na alfândega (isso é fraude e o eBay não perdoa! Basta o vendedor mostrar ao eBay um email seu pedindo isso que a sua proteção vai pro saco e a sua disputa naufraga).
Esse lance de fechar a compra por fora do eBay é a maior roubada. Há pouco tempo atrás, eu perguntei o preço do frete para o Brasil a um vendedor. O cara me respondeu dizendo que normalmente não manda para cá, mas que no meu caso abriria uma exceção, blá-blá-blá, desde que eu efetuasse o pagamento por fora do eBay. Há-Há-Há! Eu devo ter cara de otária, né? Nem respondi, pois se o cara não mandar o meu produto eu vou reclamar pra quem?
Vejam que o eBay alerta de forma ostensiva para que você não feche a compra por fora, pois isso vai contra a política do site e você perde a proteção deles:
Ao contrário das lojas no Brasil, onde você compra e tem todos os direitos do consumidor garantidos, as compras internacionais pela internet têm “regras” bem peculiares e oferecem outras ferramentas de proteção ao comprador (PayPal, etc). E nossa melhor garantia é observar esses detalhes e rezar pra dar tudo certo.
Na próxima semana, vamos falar das lojas no Brasil que não têm CNPJ.
Bjs e até!
Renata Kelly (colaboradora)