usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

A Equação Custo x Risco x Benefício  

Categoria(s) ,

por Ana Farias




Comprar em site internacional tem mil vantagens.

A loja nunca fecha. Dá pra comprar de madrugada. Tem novidades que ainda não chegaram ao Brasil. Sem falar no principal: é muito mais barato.

Só que, na empolgação, a gente acaba esquecendo um detalhezinho: o produto está no outro lado no globo! Pra chegar até a nossa casa, ele tem que viajar muito. E é aí que aparecem os riscos: e se extraviar nos correios? E se quebrar na viagem? E se o produto vier errado? E se eu levar calote? E se eu for taxada?

Todos esses e se são preocupações justas, e muita gente me pergunta como agir nesses casos. O melhor é sempre a precaução, claro, mas nem assim estamos 100% protegidas de um infortúnio. A verdade é que não tem solução milagrosa. Nas compras internacionais o risco é inerente.

Então preparei uma listinha que pode ajudar quem ainda se sente perdida ou insegura com as compras internacionais. Vamos a ela?

Regra nº 1 - Programação e Controle

Eu sei que a tentação é grande, mas cuidado pra não se empolgar demais e pedir coisas que você não precisa. Lembre-se que além do valor do produto tem o frete, o seguro (se for o caso), e o imposto. Sabem aquele ditado do olho maior do que a barriga? Aqui o cuidado é pro olho não ficar maior que o bolso (êpa!).

Claro que essa programação pode variar de acordo com o perfil de cada uma, mas eu recomendo que se tenha em mente que toda compra internacional pela internet traz consigo algum risco, que nem sempre pode ser evitado. E ninguém quer perder dinheiro, né?

Regra nº 2 - Conheça os Riscos

Quem já aplicou na bolsa de valores conhece bem a dinâmica do perfil conservador, moderado e arrojado. Em outras palavras: quanto maior o risco, maior o ganho e vice-versa. E por que eu estou falando de investimentos? Porque nas compras internacionais pela internet é a mesma coisa. O produto é sempre mais barato do que aqui, mas esse benefício vem com todos os e se que falei acima (extravio, tributação, etc). Só que, para eliminar esses riscos, o custo total aumenta consideravelmente. Que dilema!

Bom, cada caso é um caso. Tem coisa que vale a pena pedir pelo frete sem rastreamento [risco máximo], e outras que nem pensar em arriscar. Com o tempo, cada uma vai criando seus próprios critérios para decidir entre o mais seguro e o mais barato.

Regra nº 3: Mitigando os Riscos

A gente já falou disso, mas não custa nada relembrar. Pague com o PayPal e preste atenção no prazo de 45 dias para reclamação. Isso é bem mais eficaz do que ficar bombardeando o vendedor ou a loja com perguntas ("onde está o meu pacote?"). Afinal, depois de postado, eles (assim como você) não têm nenhum controle sobre o pacote.

Se você quiser eliminar o problema de extravio, contrate o seguro de transporte. E aqui entra outra despesa: para contratar o seguro de transporte é necessário fazer um upgrade no seu método de envio, optando por um com rastreamento, que (claro!) também tem seu custo.

Estão percebendo porque eu fiz a comparação com investimentos? Quanto maior o risco, maior o ganho. Lá fora, eles usam a expressão no pain, no gain (sem dor não há ganho) e é bem por aí, viu?

Regra nº 4: A Equação Custo x Risco x Benefício

Muita gente me pergunta como fazer para evitar todos esses riscos e continuar pagando bem baratinho. Infelizmente, essa situação win-win (ganho-ganho) não existe. Quando a loja oferece essas ferramentas de segurança (frete com rastreamento e seguro) e a gente dispensa pra pagar mais barato, estamos assumindo esse risco - e não adianta reclamar depois!

Não tem escapatória, é o famoso cobertor curto: ou pagamos pela segurança, ou assumimos o risco. Não dá para aplicar dois pesos e duas medidas, é preciso considerar todos esses fatores antes de fazer a compra do exterior.

E o melhor remédio continua sendo a precaução e a análise do custo x risco x benefício daquela compra, que vai variar conforme o perfil de cada uma.

Para quem tem perfil super conservador e prefere segurança máxima, aí o melhor seria comprar em lojas no Brasil mesmo, onde o risco é próximo do zero, porém, em contra partida, o custo vai lá nas alturas.

Pra quem admite um certo risco, mediante um certo ganho (perfil moderado), já dá pra considerar pedir de fora, com um frete rastreável e seguro de transporte, lembrando do risco da taxação, claro.

Já para aquelas de perfil arrojado, dispostas a correr todos os riscos para fazer uma bela economia, aí vale tudo!

Querem saber como é que eu faço? Na semana que vem eu conto!

Renata Kelly (colaboradora)

19 comentários

Olá Renata!

Com seus guias e um pouco de sorte, até hoje minhas comprinhas, que não são de valores altos, mesmo com frete sem rastreio, chegaram tudo ok.

E, é como você disse: sempre tem risco! E eu os assumo.

A praticidade é grande, minha lista de desejos já está enorme, mas eu seguro a onda para não extrapolar.

A única coisa que já me acostumei é que, as vezes, principalmente em relação a cores, a tela do PC não é fiel ou a foto não é boa... e quando chega... Hummm... não era aquilo que esperava... rsrs... Depois de umas 2 comprinhas assim... já estou preparada para isso também...rsrs

Beijos

Eu já comprei muito em sites internacionais, principalmente maquiagem (tipo mais de 20 vezes). Sempre compro um valor relativamente pequeno, porque fico pensando que, se extraviar, o preju não vai ser tão grande.

Comprinhas de maior valor, só no Morangão, porque tem rastreio, e se eu for taxada (o que já aconteceu algumas vezes), eles creditam o dinheiro do imposto no cartão.

E eu não gosto muito do Paypal porque sou meio ansiosa, e já aconteceu de levar 24h para liberarem a compra (no Morangão), quando paguei com Paypal. Pagando no Visa direto, a compra já é aceita e enviada quase na mesma hora.

Só digito o número do meu cartão qdo a página começa com 'https" (e não só "http"), o que indica que é uma conexão segura.

As minhas lojas preferidas, em questão de garantia e rapidez de entrega, são o Morangão, a Brigette's Boutique, a Asos e a Cosme-de.

Com essas eu não me preocupo mesmo, sempre chega direitinho. A Brigette's envia para o BR como pessoa física, então, até U$50,00, não há risco de ser taxada.

Espero ter ajudado!

Eu sou do tipo Indiana Jones. Já comprei em loja com rastreio, sem rastreio, dos EUA, de Hong Kong, da Europa.... Só me certifico de checar as referências das lojas por aí (santo google!) e não comprar muito. E claro, só compro quando o valor compensa mesmo - incluindo o imposto na conta. Até hoje deu tudo certo, com apenas 2 percalços: uma encomenda taxada no Morango que demorou 2 meses (nunca compre no fim do ano) e a mais recente, que também levou 2 meses pra chegar, mas sem imposto. Tinha caído no limbo do Correio de Hong Kong. Um conselho: se não souberem falar inglês, procurem alguém que saiba pra ajudar no contato com as lojas. Facilita muito, viu?

As minhas compras graças Deus sempre chegou certinha, mesmo pedindo sem rastreio e com rastreio, pq esses nossos correios vou te contar ninguém merece!
Minha caixa de correio é pequena e fica no lado de fora, e eles simplesmente deixavam na parte de cima, qualquer pessoa podia pegar, isso pela preguiça de voltar com o pacote, é f..., várias vezes meu vizinho me entregou meu pacotinho do correio. Não sumiu por milagre, ainda bem que tenho anjinhos me protegendo!!

Oi linda amei o post, muito bom!!

Eu faço compras internacionais, eu faço assim: se o valor do produto é muito baratinho não peço o rastreio, se for mais de $10 eu peço o rastreio!!

bjssssssssssssssssss

Lia

Um pouquinho off-topic: alguém já comprou na loja makeupbrasil.com? É que só lá tem Bumpits pra vender, e eu estou querendo muito, mas nunca ouvi falar da loja, e no google tb não tem muita coisa... Agradeço!

Eu raramente faço compras internacionais, quando compro na maioria das vezes, peço de lojas do Brasil mesmo..e super importante isso que você falou, que devemos comprar apenas o que vamos realmente usar.

Nada de olho maior que a barriga, porque as vezes nos empolgamos e acabamos comprando demais!

Um beijo x:*

Eu me arrisco bastante mas apenas em compras de valor baixo. Em compras de alto valor, eu dei azar pq fui taxada (e não foi barato, não... mais de 130 reais!!!!). Foi um perfume que eu comprei no Morangão.
.
.
.
E tem outra: se vc for ansiosa, eu aconselho a não comprar. Eu tb fiz uma compra em Hong Kong pelo E-bay e já faz mais de dois meses e só agora o pacote apareceu no site de rastreamento dos Correios. Aliás, todas as minhas compras demoram mais de 45 dias!
.
.
.
Mas eu ainda acho q compensa. Principalmente alguns produtos mais caros, como perfumes ou produtos para a pele. Eu prefiro me arriscar a ser taxada do que comprar no Brasil, onde eu não teria $$ pra comprar.
.
.
.
Rê, tenho apenas elogios a seus posts. Continue nos informando sempre!


Bjos.

Eu já comprava maquiagem em sites internacionais e até agora todas chegaram, e só em uma que eu fui taxada, inclusive foi na minha primeira aventura internacional na Coastal, mas nunca mais até agora, inclusive já voltei a comprar lá e sem taxas.
Mas devido a querida Renata, com seus posts comecei a me aventurar no ebay e tá ótimo, já comprei maquiagem, curvex do Shu acabou de chegar um lenço de caveira e eu encomendei um outro agora...enfim minhas compras chegam até que rápido em média uns 26 dias.
E compro coisas relativamente de valor baixo, e estou louca pra comprar uma bolsa, mas tenho medo de que as fotos não sejam tão boas ou de ser taxada, mas uma hora eu chego lá...
Obrigada Renata continuo esperando seus posts com ansiedade.
Beijossssssss

Gente, já fiz umas 30 compras internacionais desde lojas a ebay. Nunca fui taxada e só levei calote 1 vez(o paypal me devolveu a grana!!)A única coisa ruim é o tempo!!Demora muitooo!!!
Mas acho que vale a pena!;)
Acho que é sorte msmo né!!Rs..

GEEEEENTE, estou surtando aqui! Encasquetei com o batom da Ticiana Villas Boas, ela está no ar agora no Jornal da Band, alguém sabe qual é?

Olá! Quero que conheça a BubbleGum, nossos colares, pulseiras e flores para cabelo. Seja seguidora do nosso blog! Bjokss, Thá

Menina, ai que meda de ser taxada kkk!! Começei a me aventurar pela net e correios,já na primeira vez levei gongo. Os correios extraviou meu pacotinho, já a segunda compra da Cherry (sem rastreio) chegou lindo, lindo, lindo em 26 dias. Não vou mentir me empolguei, comprei no E-bay, no tio coreano e também comprei um kit de pincéis no site da Sigma,(tudo pelo Paypal, tudo de bom esse site) estou aguardando e pedindo a proteção de Deus para que tudo chegue em perfeitas condições e tão rapidinho como as coisinhas da Cherry! Ah no ebay tem ratreio já os pincéis não.
Renata, parabéns viu? Todos os calouros como eu, deveriam ler um manual desses antes de se aventurar por ai, já estou como Indiana rss!

post muito bom
poiss eu n compro pelo medo e por n ter cartao rsrss

mais eu acho q sou do risco onde topo tudo kk
mais sempre coinsciente que pode nao chegar, preferindo lojas onde somos bem atendidas
que facilite caso o produto n chegue.. beijoss
www.belezadoce.blogspot.com

Renata,

lembra-se do post onde vc falava de comprar coisas falsas? Então, acabei de cair em uma armadilha dessas. Comprei uma loção da Clinique no e-bay. Demorou horrores pra chegar mas hj chegou. Ela veio sem caixa, embalada em um saquinho plástico desses de produtos chineses e não veio lacrado. Ah, que merda! Agora perdi a grana e tô com medo de usar o produto pq com certeza é furada.

O que eu faço?

Oi Renata td bem?
Muito boas suas dicas, mas eu tenho uma dúvida e gostaria de saber se você poderia esclarecê-la: eu comprei no site da cherry culture uns produtos e coloquei o nº do meu cartão, mas esqueci de colocar os nºs de trás (aqueles 3 números de segurança) porque é minha primeira vez comprando com cartão de crédito O.o
Pensei que o site não fosse aceitar, mas pelo contrário, não só aceitou, como disse que o status da venda é "completed". Eu queria saber se eu comprei de verdade porque ainda não fui debitada no meu cartão de crédito.
Ficaria muito feliz se vc me ajudasse porque não sei se compro de novo as mesmas coisas que comprei para garantir meus produtos no site.
Grata Ivy

Adriana, vc tem toda razão, as cores das bases, sombras e batons mudam completamente na tela. Aí a gente tem que saber direitinho a cor exata antes de pedir. É um saco, né?

Lizz, que dica boa essa que vc acabou de dar sobre o "https". Realmente, eu não sabia disso, vou pesquisar certinho pra poder escrever um post.

Caroline, morri de rir com a comparação com o Indiana Jones, hahaha! Eu tbm tenho um lado Indy pra essas compras.

Anomina, os correios nunca estiveram tão ruins como agora e ninguem sabe explicar porque. E que vizinho legal o seu que guarda o pacotinho até te entregar, hein?!

Lia, essa é um ótima tecnica, pois se sumir a gente não perde muito, né?

Lizz, não conheço essa loja, mas já fiz um post recomendando que (nesses casos em que a gente nunca comprou antes) se mande um email pra pessoa perguntando sobre a politica de devolução deles, como fazem se o pacote sumir, se aceitam paypal, quem é o dono, etc, etc. Não é uma garantia, mas pelas respostas ficará mais facil perceber se é confiável ou se tem cheiro de roubada.

Camilla, sábias palavras as suas, pq o risco (assim como o beneficio) acaba sendo nosso mesmo.

Ana Carol, obrigada pelos elogios. eu tbm acho que "no geral", computando todas as compras, acaba valendo a pena.

Vera, pra quem começou com medo, vc está me saindo a própria Indiana Jones, hahaha! Orgulho, hahaha!!!

Alana, conta pra gente como foi a sua experiencia com o paypal devolvendo a sua grana. Foi tranquia a disputa? Precisou só de fotos? Ainda há muitas duvidas neste sentido das leitoras, então se vc quiser contar como foi a sua experiencia, pode até virar post. Obrigada!

Sarah, isso no sei responder, quem sabe mandando 1 email pra Band? :)

Lis, obrigada! Eu adorei essa comparação com o Indiana Jones, vcs são muito criativas, kkk!

BelezaDoce, realmente atendimento é tudo, né não? Faz uma diferença!!!

Ana Carol, o eBay tem por politica combater a venda de produtos falsificados (embora ele proprio reconheça a dificuldade em fiscalizar). Mas como vc tem o produto em mãos, tire fotos e manda um email pro ebay contando que recebeu produto falsificado. Como é um assunto do interesse deles, tenta (mesmo que esteja fora do prazo do paypal), pois pode ser que eles estornem seu pagamento. Não custa nada tentar. Ah! e se vc não se importar, me manda fotos desse clinique mequetrefe, pra gente postar e alertar o pessoal.

Ivy, às vezes o sistema de cobrança pela internet falha (sabe-se lá por qual motivo) e a loja só vai perceber isso lá na frente ou qdo vc reclamar. Então, pra não demorar séculos até alguém perceber o problema, acho que o melhor seria mandar um email perguntando se o pagamento da compra/pedido nº tal está completo ou se ainda está pendente. e, claro, vai acompanhando a fatura do cartão de credito peal internet pra não ser cobrada 2 vezes.

Bjs meninas e obrigada pelo carinho habitual!!!

Estou por aqui há tanto tempo. Vcs sempre foram tão simpáticas, respondendo e-mails, dúvidas, que já me sinto amiga. E como amiga não podia deixar de avisar do meu bloguinho e chamar pra vcs visitarem.
bjos adoooooooooooro!

Só tentei comprar em site internacional uma vez, foi o livro no Amazon. Três meses depois recebi um e-mail dizendo que não foi possível encontrar o meu endereço e o pagamento seria estornado. Poxa, fiquei frustrada, porque queria muuuito aquele livro. Agora sempre compro nos sites de livrarias nacionais, sempre têm os que eu procuro.

Com outros tipos de produtos eu nunca precisei, mas agora fico com os dois pés atrás.

Bjos

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação