usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

Controlando a Acne - II  

Categoria(s)

por Vivi




Já vimos que Acne é uma doença da pele e como ela se manifesta. Hoje vamos falar sobre algumas maneiras de prevenir manifestações mais agressivas.

Normalize já!
Acne está relacionada a ação de hormônios, portanto, essa é a primeira causa que deve ser investigada. Para isso é indispensável procurar um médico. Só ele pode fazer os exames clínicos e laboratoriais para um diagnóstico preciso e, se for o caso, tomar as medidas necessárias para regular os níveis hormonais.

Muitas vezes os exames vão acusar normalidade, mas a pele vai dizer o contrário. Nesse momento entra o fator crucial: a individualidade. O que é normal pra mim pode ser anormal para você. Os exames trabalham com índices médios de normalidade, por amostragem. O que fazer então? Quanto aos hormônios, pergunte ao doutor. Para a pele, existem coisas que você pode - e deve - fazer, independente dos resultados do laboratório.

Equilibre sua pele. Não é difícil saber qual é o seu estado normal de pele. É aquele em que ela demonstra estar saudável.

Pele saudável é luminosa e firme. Os poros não tem aparência dilatada e não há brilho excessivo. Mesmo que haja ruguinhas e linhas de expressão, elas não aparentam "dureza", não vincam a face como fissuras.

A pele hidratada não aparenta aspereza, não tem pontos de descamação evidentes. Enfim, pense num pêssego, nunca num maracujá de gaveta ou uva passa. Acredite, você vai reconhecer uma pele saudável assim que a sua atingir esse estágio.

Conseguir isso é mais fácil do que parece, mas demanda uma coisa que dificialmente admitimos não ter: disciplina. Mas é uma rotina forte mesmo, militar, espartana. Não adianta comprar todos os produtos e deixá-los no armário. Eles não têm ação por osmose e muito menos respeitam o dinheiro que você investiu na compra. Se você não aplicá-los, eles serão implacáveis, não farão efeito algum. Sem remorso.

Não adianta mentir pra você mesmo. Não me diga que você comprou tudo, usou tudo e nada resolveu. Eu sei que isso é uma meia verdade, sabe por quê? Porque eu também já menti pra mim. Também já gastei os tubos em produtos que, depois de três ou quatro dias, tinha preguiça de usar corretamente. Porque, vamos ser honestos, tem que se dedicar. Leva tempo, a gente chega cansada... É ou não é? Quem não abandonou a rotina "só hoje" que atire a primeira loção secativa.

Funciona melhor assim, regule a oleosidade excessiva. Esse é o primeiro passo. E é justamente aí que normalmente acontecem os equívocos.

A maior parte dos produtos aconselha o uso de limpadores específicos pra acne de duas a três vezes ao dia. Mas o fabricante conhece sua pele? Mesmo o seu médico, ele conhece o comportamento da sua pele 24 horas por dia, em todas as condições climáticas. Não. Só você conhece. Estou mandando você desobedecer o médico? Lógico que não! Estou pedindo pra você observar seu próprio corpo e conhecer suas reações. Em peles oleosas de verdade (não as apenas mistas) é bem provável que o uso de limpadores específicos para pele acneica duas vezes ao dia provoque o temido efeito rebote, onde o sebo é produzido em dobro, para compensar a agressão da limpeza.

Com essa informação constatada, na próxima consulta você deve informar seu médico. Só assim ele pode saber, não há outra maneira. Muitas vezes, não é o produto que não funciona, mas o modo de uso generalizado não é adequado pro seu caso.

Seu médico não dá espaço para conversa? Diga adeus e procure outro, por favor. Antes que você acabe acreditando que seu caso não tem solução. Tem, sim. Infelizmente os piores casos de acne são aqueles em que o paciente cansou de bater na mesma tecla e não ver resultados. Ele cansa e desiste, desiludido. Já parou pra pensar que talvez o tratamento de ponta, a novidade do momento, pode não ser o que você precisa? O nosso corpo é mais ou menos assim: se a gente super combate, ele super reage. Pode ser que você esteja passando com um tanque de guerra onde só cabe um carrinho de golfe. Por isso é importante buscar uma segunda, terceira ou quarta opinião quando nada parece funcionar. Um olhar novo pode ajudar muito.

Sugestão: lave o rosto pela manhã com um sabonete apropriado para a face, mas de limpeza suave. Use um tônico para peles oleosas, assim como um hidratante da mesma categoria.

Não deixe de hidratar sua pele. A oleosidade excessiva não significa hidratação. Fora esse sabonete da manhã, todos os outros produtos devem ser específicos para pele com acne. Inclusive o protetor solar obrigatório.

À noite a conversa é outra. Demaquile os olhos. Demaquile o rosto e, agora sim, lave a face com um sabonete para acne. Esse é o momento mais apropriado, porque você vai dormir com menos produtos no rosto, sem maquiagem, sem protetor. Sua pele não se sentirá agredida e, por isso mesmo ela não precisará da limpeza pesada pela manhã.

Use tônico, ele não é uma bobagem. O tônico certo (fuja do álcool, raramente ele vai te beneficiar, principalmente se você usar algum tipo de ácido) é "o" produto que vai promover o equilíbrio da sua pele. Hoje existe uma infinidade de loções controladoras de oleosidade, uma benção!

Use hidratante durante o dia e um ácido (com prescrição) à noite.

Seja fiel de verdade à sua rotina e depois volte aqui pra me contar se, depois de 30 dias, a aparência de sua pele não melhorou uns 80% só com esses cuidados!

Os outros 20% você alcança com os Tratamentos, que serão bem mais tranquilos em uma pele já equilibrada.

Esse post ficou grande demais...rs

Se não viu, leia também:Parte I

14 comentários

Vc já viu a Kate Perry na campanha da Melissa?É o assunto de hoje no blog,passa lá!
http://miltacylas.blogspot.com

Beeeijo!

Olha, bem que eu gostaria, mas controlar a pele não é tão simples assim.

Não se deve colocar a acne como um resultado da preguiça na pele. Só quem realmente sofre com ela entende o que é ter toda a disciplina do mundo e ver resultados mínimos.

Eu gostaria de ver posts feitos por quem vive ou viveu esse problema.

Adorei! Minha pele é MUITO oleosa e tenho muita dificuldade pra controlar. Agora estou usando alguns produtos adequadamente e, pela primeira vez em anos, está dando certo. Eu tenho 19 anos, comecei a me preocupar com acne e pele oleosa lá pelos 13/14. Ou seja, pode demorar, mas uma hora o bom dermatologista aparece! E os bons produtos.

Só uma coisinha: eu não gosto do protetor que a médica indicou, acho que ele tem muito cheiro de álcool. Vocês teriam uma indicação de protetor para peles bem oleosas?

Abraço!

Oi Vivi!

Muito boas as tuas dicas. O puxão de orelha coube direitinho para mim... ghuahauahuahua

Obrigada!

P.S.: Indiquei teus artigos no meu blog com link direcionando ao Trendy Twins, algum problema para você??

http://gewannabe.blogspot.com/

Beijos

Cocordo plenammente,tanto que agora q estou disciplinada é nitido o resultado na minha pele! Quero até o final do ano estar numa boa com ela,para então cuidar das marquinhas deixadas pelo caminho.
os produtos q uso são a base de ácido salicico a 0,05% e uso 2x ao dia. Impressionante como dá resultado se usado corretamente!
Bjs

Vcs sabem quem no Rio faz a terapia fotodinâmica? Acho que ela é a única salvação no meu caso, pois não quero tomar Roacutan e já passei e tomei tudo o que existe além disso e não funcionou.

Mudando de assunto: fiz uma compra ontem no Cherry Culture e eles pediram meu CPF. Mandei um e-mail perguntando e eles falaram que é para a Alfândega brasileira. Vcs estão sabendo de alguma coisa? Estou com a impressão que a taxação agora é certa.

Vivi, amei o post li tudoooo. Tenho pele com acne, não muita está bastante controlada, vou te mandar um e-mail, por que eu falo muito.
Beijooo, amei...!!!!

Adorei!!! Sofri durante muitos anos com a minha pele acneica e só depois que me propus a realizar a rotina com muita disciplina é que vi resultados!!!
Beijos

oi, eu já tive bastante acne...mas agora estou livre delas \o/

me identifiquei MUITO com a parte que diz: "Quem não abandonou a rotina "só hoje" que atire a primeira loção secativa."

srrsrsrs..é bem isso...nao é fácil e a vontade é de jogar tudo pro alto mesmo :/

leio o blog sempre que dá uma folguinha no trabalho, hj resolvi comentar pq ja passei por tudo isso..

parabéns pelo blog...mto legal :)
bjs

Oi Vivi, amei o post! Tenho a pele mista e sofro por não encontrar o equilibrio... se fico sem os produtos o óleo faz a festa, mas se uso sabonete específico (nada mto "forte") certas zonas ficam muito ressecadas! tanto q não posso nem passar pó compacto pq marca muuuiiitooooo! queria uma ajuda nesse sentido, o dermato não tá adiantando mesmo!
e queria tbm uma dica de tonico p/ peles oleosas SEM ALCOOL, pq vou na farmacia e leio a composição de TODOS e até hj não achei um sem alcool.
Um beijo enorme

Dica para Cela: Até hj nenhum filtro indicado pela minha dermato deu certo (Spectraban, Episol e até o famoso Anthelios deixou minha pele oleosa) e depois de anos de teste descobri dois que ficam perfeitos: o Minesol Actif FPS 30 OIL CONTROl e o Neutrogena DRY TOUCH FPS 30 (o FPS 55 já não fica tão sequinho). Até minha dermato perguntou o que eu tava usando e passou a indicar o Minesol!!!

Bjs
Carol

Preciso de disciplina para cuidar da minha pele! Há 5 anos atrás fiz tratamento com Roacutan porque tinha muita acne... a pele ficou perfeita e eu de3scuidei. Agora espinhas e cravos estão invadindo minha vida (não da forma que era antes, graças a Deus!) e eu preciso me disciplinar!
Post muito bom viu?
beijos

Clara, de modo algum eu disse que controlar a acne era simples e tampouco que ela é fruto de preguiça, você interpretou mal. Leia a parte I da matério e verá que enfatizei que acne não é sujeira ou desleixo. Mas o controle da oleosidade é, sim, o primeiro passo para combatê-la e a disciplina que isso demanda é crucial, isso é fato.

Meninas todas, obrigada pela leitura e dicas! O post de hoje é uma vitrine com alguns produtos. ;)

Bjusbjusbjus!

Olha eu já tive fases de desleixo, de auto-sabotagem e de bastante disciplina. E melhorou sim.

Mas não sarou: a acne continua aqui. E já tem 20 anos.

Minha pele não é mais tão oleosa, agora é mista e a acne está controlada. Acho que é a idade e também porque sou muito mais cuidadosa e disciplinada. E já experimentei muita coisa, as vezes só de ver a textura de um produto já imagino se vai dar certo, se vai dar acne.

Minha dermato falou que não tem cura, mas tem controle.

Mas eu ainda tenho pavor de acne.
Se plantar bananeira pelada no shopping sarar a acne eu planto.

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação