usuários online
 
 
 
Fashion Import
 
http://trendytwins.com.br/img/tit_categorias_novo.jpg

http://trendytwins.com.br/img/imagens/tit_girls.jpg
Faça parte desse grupo

http://trendytwins.com.br/img/tit_arquivos.jpg
http://trendytwins.com.br/img/tit_leitura.jpg

Pescando Dúvidas - Tintura  

Categoria(s)

por Vivi




Sempre surgem algumas dúvidas nos comentários. Algumas são simples e dá pra responder lá mesmo, outras merecem que se volte ao assunto.

Vou falar aqui de uma que surgiu na semana passada: como funcionam as frações de cores em tintura de cabelos.

Tintura
Falei em 1/3 e 2/3 e acabei dando um nó na cabeça de algumas pessoas, com toda razão.
Primeiro queria lembrar uma coisa: faz mais de 15 anos que uso tintura, então são horas e horas de salão, que junto com a curiosidade natural da pessoa, me permitiram entender um pouco de colorimetria. Então, fica meu conselho: quando for mudar a cor dos cabelos, sempre procure um salão. Seja honesta com o profissional e diga que pretende fazer os retoques em casa e peça para que ele lhe explique a proporção das tintas. A cada três ou quatro meses, pelo menos, volte ao salão pra verificar se os fios não estão manchados. O bom profissional vai entender que é uma opção sua e certamente vai te ajudar, até porque a gente não frequenta salão só para tintura, né?

Bom, a tinta em embalagem profissional vem assim, em tubos. Para cada tubo cheio (50g) você precisa de uma embalagem de oxidante (75 ml - água oxigenada) apropriado para a cor.

Minha intenção hoje não é, de jeito nenhum, ensinar como tingir os cabelos em casa. Prefiro mesmo que vocês aprendam in loco, com um profissional. Mas queria ilustrar a questão das frações de tinta:


Ficou pelo menos um pouco mais fácil entender como é feita a proporção?

No meu caso, 1/3 de cor pura + 2/3 de cor fantasia (ignorem os nomes das cores na foto, foi só para ilustrar).

Lembrando que eu uso a cor pura para melhor cobertura de fios claros e brancos. Dá mais intensidade e durabilidade ao tom desejado, que no meu caso é marrom médio avermelhado.

Dica:

Nunca preparem a mistura em potes metálicos, sempre cerâmicos ou plásticos, tá? O metal reage com os químicos.

Quando comprar tintura profissional, não esqueça de comprar um pincel (que é reutilizável); oxidante e luvas avulsas. Dentro da caixinha da tinta só vem o tubo de produto e as instruções, não é como nos kits para uso doméstico.

6 comentários

Além do potinho plástico, as luvas que são fundamentais, uma escovinha de dentes além do pincel, também é 10. A escova de dentes vai até onde não conseguimos com o pincel, que passa de uma vez. Essa dica é incrível.
Tinjo meus cabelos em casa a mais de 15 anos, por opção de cor mesmo. Não possuo cabelos brancos, mas gosto de diferenciar a cor sempre que possível.
Beijão ...
Eliana.
Mogi Guaçu/SP.

Oi Vivi, adoro essas dicas, porque são coisas que na maioria das vezes a gente tem que ir "desvendando" com o tempo e a experiência, ninguém lembra de explicar.
E acho que vale lembrar, nessas embalagens de tinta profissional, tem uns risquinhos indicando os 3/3 na lateral do tubo.
um beijo

Oi Vivi, tenho bastante cabelo branco. O que seria a cor pura?
bjusss Cristianne, Curitiba/PR

Acho super válido manter um bom relacionamento com o profissional que vai cuidar dos seus cabelos pq, se algo der errado, ele vai ter muito trabalho para te ajudar...
http://www.viajandonabeaute.wordpress.com

Obrigada, meninas!

Cris, cor pura é aquela mais básica, sem "fantasia" como acinzentado dourado essas coisas.

As cores puras são dois números e terminam em .0 (exemplo 6.0)

Beijus!

A minha mãe usa tinta keune, que a gente compra no mercadolivre (geralmente só tem em distribuidor). e fica ótimo!

Já a minha avó compra a tinta e vai no salão. Aí eles dão um desconto pelo material ser dela. O salão diz que não compra Keune pq o pedido mínimo no distribuidor é R$700,00....

Postar um comentário

2010 Trendy Twins - todos os direitos reservados Desenvolvido por Projecto Comunicação